Livraria da Folha

 
25/01/2010 - 08h43

SP 456 ANOS: Coleção revela diversidade de São Paulo aos jovens leitores

da Livraria da Folha

São Paulo é uma cidade ampla e complexa demais para ser abordada em um único livro e talvez até mesmo usando um único estilo literário. As quatro obras da coleção "Ópera Urbana", criada pela editora Cosac Naify, usam diferentes estilos para apresentar a cidade ao público infantojuvenil.

-

Divulgação
Uma obra de terror inspirada na estética dos cemitérios da cidade
Uma obra de terror inspirada na estética dos cemitérios da cidade

O primeiro livro da coleção é "Cidade dos Deitados", que foi premiado com o Jabuti 2009 com o 2º lugar na categoria Juvenil. Trata-se de um livro de terror todo preto, repleto de esqueletos, figuras estranhas, rostos assustadores. Na narrativa, à meia-noite, sexta-feira 13, o pneu de um carro fura em frente ao cemitério. Este é só o começo da aventura narrada por uma garota que foge de uma festa sem graça, sem imaginar o que aconteceria depois. A autora Heloisa Prieto conduz o leitor por esta cidade habitada por seres deste e de outro - mundo.

A obra foi ilustrada por Elizabeth Tognato retratando vultos fantasmagóricos e bastante realistas e inspirada nos túmulos antigos da cidade. O livro traz, além de informações sobre cemitérios importantes, diversas curiosidades sobre o tema, sugestões de filmes e bibliográficas, poemas, esculturas tumulares, túmulos de famosos, entre outras.

-

Divulgação
Obra apresenta de forma criativa a influência modernista no Ibirapuera
Obra apresenta de forma criativa a influência modernista no Ibirapuera

Já o grande protagonista de "Surfando na Marquise" é o Parque do Ibirapuera, em uma narrativa que se passa hoje mesmo, dia 25 de janeiro. Neste aniversário da cidade, um surfista prateado passeia pelas ondas da cidade paulistana, do centro até o parque. Esboço de livro-imagem, a história também é contada pelas placas e sinais gráficos que permeiam as páginas. Por meio das ilustrações, os olhos do leitor se posicionam sobre os do narrador, e o acompanham por um passeio em meio ao verde e às tribos que o frequentam: punks, skatistas, patinadores, ciclistas, bad boys.

O livro também traz as principais atrações do Parque do Ibirapuera e a programação gratuita. Conta quantas pessoas visitam o local todos os dias, os destaques dos acervos dos museus, personagens que são a cara do parque, outros parques importantes pelo mundo, a quantidade de lixo produzida no Ibirapuera, espécies da fauna e da flora e texto exclusivo do arquiteto Nabil Bonduki sobre a vocação modernista do Ibirapuera. Obra finalista do Prêmio Jabuti 2009, concorreu a estatuetas nas categorias Juvenil e Ilustração de livro infantil ou juvenil.

-

Divulgação
Revela as tribos e a arquitetura do principal cartão postal da cidade
Revela as tribos e a arquitetura do principal cartão postal da cidade

Uma viagem através de desenhos da Avenida Paulista, um dos maiores cartões-postais de São Paulo. A autora Carla Caffé, diretora de arte do filme "Central do Brasil", desenhou as principais referências arquitetônicas da região nas calçadas, no metrô e nas galerias, reconstruindo a evolução arquitetônica da via ao longo de seus mais de cem anos. O resultado é "Av. Paulista".

Segundo a autora, o principal objetivo da obra foi tirar a discussão sobre a cidade dos círculos de urbanistas, mas integrar a esse diálogo personagens comuns da Avenida Paulista como camelôs, officeboys, banqueiros e o público infantojuvenil. As principais construções de região são belamente retratadas, como o Masp, o parque Trianon, o SESC, a Casa das Rosas e o Conjunto Nacional. O livro também possui textos nos quais a autora discorre sobre o seu trabalho, além de fotos históricas.

-

Divulgação
Pai e filho apresentam visões diferentes sobre São Paulo
Pai e filho apresentam visões diferentes sobre São Paulo

Em "Montanha-Russa", entrelaçam-se dois narradores com duas perspectivas diferentes sobre a cidade. O pai que passou a adolescência na década de 1970, em plena ditadura militar, e o filho que vive seus 13 anos nos dias de hoje. O parque de diversões é o cenário escolhido pelo Fernando Bonassi para este encontro de gerações, retratado por dinâmicas e bem-humoradas ilustrações de Jan Limpens.

O libreto é uma viagem pela história dos parques, com fotos que mostram o aperfeiçoamento da montanha-russa e de outros brinquedos. Como nos almanaques, traz informações curiosas sobre o tema, além de alguns inventores e questões da física que envolvem o funcionamento das atrações. Livro finalista do Prêmio Jabuti 2009, concorreu a estatuetas em duas categorias: Juvenil e Ilustração de livro infantil ou juvenil.

 
Voltar ao topo da página