Livraria da Folha

 
24/01/2010 - 17h20

Imprensa Oficial lança livros em comemoração aos 456 anos de São Paulo

da Livraria da Folha

Em comemoração aos 456 anos da cidade de São Paulo, a Imprensa Oficial do Estado lançará quatro livros dedicados à memória paulista em evento nesta segunda-feira.

Será lançado "Miguel Costa: um Herói Brasileiro", de Yuri Abyaza Costa, que faz um retrato de um dos mais ativos e influentes ativistas das revoltas das décadas de 1920 e 1930. Abyaza Costa é seu neto e escreveu a obra a partir de pesquisas em cartas, livros, revistas, jornais, fotografias e gravações, além de depoimentos de familiares, como o seu pai, Miguel Costa Junior, que esteve com o personagem do livro na Argentina durante o período revolucionário.

Outro lançamento "Rubens Ianelli", editado em parceria com o Museu Afro Brasil e que reproduz diversos períodos de criação do pintor, desenhista e escultor, além de médico. Textos curtos assinados por críticos de arte como Fabio Magalhães, Emanoel Araújo, Paulo Ramos Machado e Otoni Mesquita, falam sobre o artista e complementam a obra juntamente com uma síntese cronológica da vida e da obra redigida pela escritora Mariana Ianelli.

Será relançado "Breve história do Estado de São Paulo", de Marco Antonio Villa, que apresenta a história do estado dividida em dois períodos distintos: o caráter provinciano da sociedade que perdurou por mais de três séculos e outro que abrange a sua constante evolução econômica e social.

"Palco Paulistano", da fotógrafa Vania Toledo, também será relançado. A obra é uma coletânea de imagens da produção teatral em São Paulo entre 1963 e 2007. Com dezenas de fotografias preto-e-branco, acompanha atores e atrizes em peças como "Macunaíma", "Hair", "O Balcão", "Cemitério de Automóveis" e "My Fair Lady".

O evento ocorrerá no Museu Afro Brasil e haverá apresentações de chorinho, samba, frevo e baião, com o grupo Regional Brasileiro, e de música eletrônica.

*

Lançamentos da Imprensa Oficial do Estado
Quando: 25 de janeiro, a partir das 13h.
Onde: Museu Afro Brasil (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque Ibirapuera - Portão 10).
Ingresso: Grátis.

Comentários dos leitores
Marcio Fontes (19) 06/10/2009 00h17
Marcio Fontes (19) 06/10/2009 00h17
Se o Sarney quer a mudança da Constituição no aspecto político/administrativo, certamente é para ele se aproveitar ainda mais das benécies burocráticas, ajudando seus aliados e seus familiares, a despeito do seu Estado e do povo brasileiro. Temos que ficar com uma pulga atrás da orelha, quando esse "senhor" fala. sem opinião
avalie fechar
Alziro Ribeiro da Silva (7) 05/10/2009 20h55
Alziro Ribeiro da Silva (7) 05/10/2009 20h55
Lendo declaração de certos politicos a gente fica com pena deles, dizer que a constituição delegou direitos a saude e não indicou fontes de recursos e zombar do povão, pagamos 40% em impostos. sem opinião
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1636) 05/10/2009 19h53
Rui Ruz Caputi Caputi (1636) 05/10/2009 19h53
Nossos políticos são habeis na arte da disuassão, em distrair o povo dos reais e inadiáveis problemas brasileiros.
O erro não está na constituição, ou não totalmente. Talvez venha a responder por 10 % da encrenca que aí está.
Por que esperou-se 21 anos da promulgação da carta para vir essa avalanche de impropérios contra nossa carta magna?
Querem tramar algo?
O povo já não é mais tão bobinho. Quando os politicos falam um pingo, o povo já tem uma frase completa.
Não, definitivamente o defeito não é da constituição,. mas sim dos que foram constituidos de poder emanado do povo.
A questão se dá com a apatia do cidadão, esse tanto faz, qualquer um, é isso o que nos penar enquanto cidadãos.
A reforma que precisa ser feita é de carater, honra e patriotismo. Gostei quando o Pelé falou em Copenhagem que dá a vida ao nosso país.
É isso que faltam mais Pelés, mais bom exemplo de honestidade, virtude e cidadania.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (45)
Termos e condições
 
Voltar ao topo da página