Livraria da Folha

 
31/01/2010 - 18h23

Veja obras do escritor e crítico literário Wilson Martins

da Livraria da Folha

O escritor e crítico literário paulista Wilson Martins morreu no sábado, aos 87. Radicado em Curitiba, Martins morreu em decorrência de complicações cirúrgicas, cinco dias após sofrer uma operação para extração da bexiga.

Veja a matéria completa sobre o falecimento de Wilson Martins.

Conheça também os principais livros escritos por este que foi um dos maiores críticos literários brasileiros, assim como uma coletânea de artigos que discute o seu legado intelectual.

-

Divulgação
Diversos autores discutem o legado intelectual do crítico e escritor
Diversos autores discutem o legado intelectual do crítico e escritor

"Mestre da Crítica"

Editado em convênio com a Imprensa Oficial do Paraná, este livro reúne textos de vários autores, nacionais e estrangeiros, em homenagem àquele que é considerado o maior crítico literário brasileiro de todos os tempos.

Entre os que escrevem sobre o professor emérito da Universidade de Nova York estão Ivan Junqueira, Moacyr Scliar, Josué Montello, Antonio Candido, Affonso Romano de Sant´Anna, Edson Nery da Fonseca, José Mario Pereira, Antonio Carlos Secchin, Luiz Antonio de Assis Brasil.

A obra traz também um caderno de fotos de Wilson Martins.

-

Divulgação
Coletânea traz mais de uma centena de artigos e ensaios de Martins
Coletânea traz mais de uma centena de artigos e ensaios de Martins

"Ano Literário (Vol. 1)"

Este livro reúne 112 artigos publicados por nosso mais importante crítico literário entre 1º de janeiro de 2000 e 29 de dezembro de 2001. Na apresentação, o autor lembra uma definição célebre: "o crítico é o homem que sabe ler e ensina os outros a ler - ler realmente, isto é, saber o que a leitura significa no quadro dos valores literários e intelectuais". Para o poeta Affonso Romano de Sant'Anna, Wilson Martins "não tem compromissos nem à direita nem à esquerda, não cultua as academias, não se prende a nenhuma escola literária. Todas essas características transformam-no numa figura incômoda, mas necessária".

Há também um segundo volume, o "Ano Literário (Vol. 2)", que apresenta artigos de Wilson Martins publicados em 2002 e 2003 em vários jornais brasileiros, sobretudo do Rio de Janeiro e Curitiba. Segundo Miguel Sanches Neto, que assina a apresentação, "mesmo tendo escrito ensaios fundamentais, como os sete volumes da História da inteligência brasileira, painel insuperável das manifestações intelectuais do país, o que caracteriza o pensamento deste autor é uma gramática crítica. Ele lê o Brasil de forma metonímica, a partir dos lançamentos, sem propor estruturas analíticas artificiais, e sim vendo em cada obra a identidade da nação".

-

Divulgação
Livro que cria grande um panorama da crítica literária nacional
Livro que cria grande um panorama da crítica literária nacional

"Crítica Literária no Brasil (Vol. 1)"

Este livro traz a história da prática da crítica literária no Brasil desde o nascimento até o fim do século 20. Wilson Martins faz a classificação dos autores não pelas doutrinas que seguiam, mas sim pelas suas verdadeiras linhagens espirituais, averiguando de que maneira coexistem, aproximam-se ou repelem-se, dentro de cada momento histórico. A obra mostra o ponto de vista do autor e seus julgamentos.

No segundo volume, "Crítica Literária no Brasil (Vol. 2)", o pensador prossegue com sua jornada de criação de um panorama da produção da crítica literária no Brasil.

 
Voltar ao topo da página