Livraria da Folha

 
03/02/2010 - 10h01

Descubra a cor do seu cérebro e veja quem combina com você; leia trecho

da Folha Online

Divulgação
Faça o teste, descubra a cor do seu cérebro e melhore suas relações
Faça o teste, descubra a cor do seu cérebro e melhore relações

Quem tem o cérebro amarelo é responsável, pontual e sério, já os de cor azul são criativos, honestos e carinhosos. O cérebro verde indica alguém inteligente e comedido, enquanto o laranja é dinâmico, diplomático e espontâneo.

O livro "A Cor do Seu Cérebro" (Editora Novo Conceito), escrito pela educadora norte-americana Sheila N. Glazov, explica cada uma destas definições e traz testes para que o leitor descubra qual é sua cor. O método usa como base um instrumento de avaliação desenvolvido em 1942, que relaciona as quatro funções da personalidade, estabelecidas por Carl Jung: sensação, pensamento, intuição e sentimento.

Por meio de tabelas, jogos e textos breves, o livro mostra como funcionam as relações amorosas, de trabalho, familiares e amizades entre pessoas de diferentes cores, além de deixar em evidência as principais origens de conflitos. A autora também ensina quais as profissões e os ambientes de trabalho ideais para cada um dos tipos de cérebro, relatando as similaridades e diferenças entre cérebros amarelos, azuis, verdes e laranjas.

Abaixo, leia um trecho do livro que mostra as diferenças de atitudes em relação às festividades.

*

Expectativas e Frustrações

A frustração pode acontecer a partir de expectativas que podemos ter em relação às festividades familiares ou às ocasiões especiais.

Cérebros Amarelos esperam que tudo corra da forma como planejaram e se frustram quando isso não acontece. Uma senhora de Cérebro Amarelo aprendeu a se confortar com este antigo ditado: "O homem põe, e Deus dispõe". Entretanto, não foi reconfortante quando o serviço de bufê que ela havia contratado para uma celebração se atrasou por duas horas. Ela ficou tentada a dispensá-lo, mas perguntou: "Quero estar com a razão ou feliz?"

Cérebros Azuis não gostam de entrar em confronto e esperam que as pessoas compreendam por que são tão sentimentais em determinadas situações. Era a primeira vez que um casal não tinha nenhum dos filhos em casa para celebrar o Natal. A mãe estava chateada porque seu marido não entendia o porquê de ela não ter entrado no "espírito de Natal". E o marido, por sua vez, havia ficado irritado porque acreditava que a esposa estava exagerando.

Cérebros Verdes nem dão nem recebem muita informação dos outros. Entretanto, esperam que aqueles que os conhecem bem consigam ler suas mentes. Uma mulher viciada em trabalho estava frustrada porque seu marido e seus filhos não entendiam como ela ficava tão absorvida pelo trabalho que esquecia de ligar para casa, já que estava atrasada para as festividades do Halloween.

Cérebros Laranja querem diversão e ficam desapontados quando não conseguem. Um jovem estava entusiasmado à espera da família no seu resort de esqui favorito. Na última hora, um primo precisou cancelar. Ele demonstrou sua frustração dizendo ao primo o seguinte: "Eu compreendo, mas descer a montanha ou esquiar de costas não será tão divertido sem você!"

*

"A Cor do Seu Cérebro"
Autora: Sheila N. Glazov
Editora: Editora Novo Conceito
Páginas: 150
Quanto: R$ 32,90
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou na Livraria da Folha.

 
Voltar ao topo da página