Livraria da Folha

 
01/02/2010 - 18h52

Fotógrafo dá aula prática sobre captação de imagem; veja sugestões de livros

FABIANA SERAGUSA
colaboração para a Livraria da Folha

O fotógrafo gUi Mohallem, que participou de projetos de fotografia e educação na França e na Austrália, realiza o curso Fotografia: uma Experiência Prática neste fim de semana, no centro cultural B_arco (região oeste da capital paulista).

Como as vagas para o sábado já se esgotaram, uma outra turma acaba de ser confirmada também para este domingo (7), das 10h às 18h30. A inscrição custa R$ 200 e deve ser feita por telefone (0/xx/11/3081-6986) ou e-mail (contato@obarco.com.br).

Sérgio Zacchi/Divulgação
gUi Mohallem (foto), que ministra curso no B_arco, sugere três livros
gUi Mohallem (foto), que ministra curso no B_arco, sugere três livros

Destinado a profissionais e amantes da fotografia, o curso tem como objetivo mostrar não apenas os princípios fundamentais desta arte, mas também experimentar os princípios da temperatura de cor, comportamento de luz, lentes, diafragma e exposição. A ideia é fazer com que o aluno obtenha um amplo domínio sobre as variáveis que influenciam a captação da imagem, por meio de experiências proporcionadas aos participantes.

Para saber mais sobre a influência dos livros nas práticas fotográficas, a Livraria da Folha pediu indicações de leitura para gUi Mohallem --que, em meados de 2007, passou a se dedicar exclusivamente ao seu trabalho como fotógrafo, e, em 2008, fez sua primeira exposição individual em Nova York, chamada de "Ensaio para a Loucura".

Logo abaixo, veja duas fotos que fazem parte do seu acervo. Para outras informações, acesse o site e o blog de Mohallem.

*

gUi Mohallem/Divulgação
Fotos de gUi Mohallem, que realiza curso prático de fotografia neste fim de semana, em SP
Fotos de gUi Mohallem, que realiza curso prático de fotografia neste fim de semana, no centro cultural B_arco

*

Livros indicados por gUi Mohallem

Divulgação
Livro foi escrito para o público de cinema e tem linguagem acessível
Livro foi escrito para o público de cinema e tem linguagem acessível

"50 Anos Luz - Câmera e Ação", de Edgar Moura
"Eu adoro este livro porque ele explica muito bem o comportamento da luz nas mais variadas situações, a partir da observação dos fenômenos naturais, como o sol, a nuvem, o céu e a lua. Ele foi escrito pro pessoal de cinema mas a linguagem é super acessível."

"Yanomami", de Claudia Andujar
"O livro da Claudia Andujar é certamente um dos meus preferidos. Ela dedicou grande parte da sua vida à luta daqueles índios, e essa entrega e esse respeito a gente consegue ver nas imagens. É de se emocionar."

"Universos da Arte", de Fayga Ostrower
"Nesse livro, Fayga relata sua experiência de dar aulas de história da arte para um grupo de operários em plena ditadura militar. De um jeito muito lindo e sutil, a gente vai aprendendo, junto com eles, a ler as imagens de uma forma mais desautomatizada e entende um pouco seus mecanismos e ferramentas."

 
Voltar ao topo da página