Livraria da Folha

 
05/02/2010 - 10h59

Nós somos milhos ambulantes, diz best-seller que investiga cadeia alimentar

FABIANA SERAGUSA
colaboração para a Livraria da Folha

O jornalista e escritor norte-americano Michael Pollan decidiu investigar cada uma das etapas de produção dos alimentos industrializados que nos são oferecidos nas prateleiras dos supermercados para descobrir o que as pessoas estavam realmente comendo.

Divulgação
Jornalista investiga cadeia alimentar e diz que praticamente tudo é milho
Jornalista investiga cadeia alimentar e diz que praticamente tudo é milho

Para isso, durante cinco anos percorreu milhares de quilômetros visitando fazendas industriais, agricultores alternativos e abatedouros, conversando com técnicos de engenharia alimentar, ecologistas, criadores de gado e cientistas.

Os detalhes e as informações perturbadoras adquiridas com essa experiência estão reunidos em "O Dilema do Onívoro" (Intrínseca), que ficou mais de 50 semanas na lista dos mais vendidos do "New York Times" e foi incluído nas listas dos melhores do ano das principais publicações dos EUA.

Já no capítulo inicial, Pollan expõe e explica uma série de exemplos que comprovam uma de suas conclusões: a de que todos nós somos milhos ambulantes. Leia um trecho:

"Você é o que você come, costumamos ouvir, e se isso é verdade, então aquilo que mais comemos é milho --ou, mais precisamente, milho processado. É o milho que alimenta o novilho que se transforma no bife. O milho alimenta a galinha e o porco, o peru e o cordeiro. Os ovos são feitos de milho. O leite e o queijo e o iogurte, que antes vinham das vacas leiteiras que se alimentavam no pasto, agora costumam vir de vacas [...] que passam toda sua vida útil num estábulo, comendo milho. O milho está no creme para o café, no iogurte congelado e na refeição semipronta, na fruta em lata, nos doces, nas sopas e misturas para bolos".

*

"O Dilema do Onívoro"
Autor: Michael Pollan
Editora: Intrínseca
Páginas: 480
Quanto: R$ 39,92
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou na Livraria da Folha.

 
Voltar ao topo da página