da Folha Online
Cercado de atenção por conta dos acontecimentos fora das telas, "The Ghost Writer" foi apresentado ontem no festival de Berlim. Roman Polanski, responsável pelo filme, está preso em um chalé suíço aguardando a definição da decisão que a Justiça de Los Angeles tomará a respeito das acusações de fazer sexo com uma garota de 13 anos.
Fabrizio Bensch/Reuters |
Pierce Brosnan dá autógrafos em exibição do filme "The Ghost Writer", ontem em Berlim |
Assim, o diretor não pode comparecer à apresentação de seu novo trabalho, deixando a função a cargo dos produtores Robert Benmoussa e Alain Sarde, o roteirista Robert Harris, o músico Alexander Desplat e os atores Ewan McGregor, Pierce Brosnan e Olivia Willians.
Harris é o autor do livro "O Fantasma", que serviu de inspiração para Polanski. Os dois trabalhavam juntos no roteiro de "Pompéia", quando o escritor falou de seu novo trabalho. Ao explicar do que se tratava, o diretor não se interessou.
Mais tarde, quando o livro ficou pronto, uma cópia foi enviada e Harris foi procurado com uma proposta para fazer a adaptação. Foi durante a sua pós produção que o pedido de extradição foi feito, obrigando Polanski a acompanhar a montagem e finalização através de material enviado pelo correio.
"O Fantasma" foi publicado no Brasil em 2008 pela editora Record e traz a história de um escritor "fantasma" que assume o lugar de outro que morreu. Seu trabalho é dar forma à biografia de Adam Lang. Primeiro ministro britânico ao longo de quase uma década que vê o seu mandato abalado pela explosão de bombas no metrô de Londres.
O momento do lançamento é delicado, uma vez que seu ex-secretário de Relações Internacionais ameaça levar seu nome à Corte Internacional, mas 10 milhões de dólares foram pagos pelas memórias do político. As condições impostas são: estar nas livrarias dentro de dois anos e Adam Lang não pegaria leve nas críticas à Guerra contra o Terror, na qual era ativamente engajado.
Autor e biografado reúnem-se em sua casa de veraneio para evitar interrupções sendo que as exigências não estão nem perto de serem cumpridas. Inicia-se então o thriller, já que a morte do primeiro escritor foi envolta em mistério. No cinema, Ewan McGreggor dá vida ao "fantasma" e Pierce Brosnan ao político biografado.
*
O Fantasma
Autora: Robert Harris
Editora: Record
Páginas: 322
Quanto: R$ 42,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha