Livraria da Folha

 
08/04/2010 - 21h00

Fazer networking dá trabalho, consome tempo, mas combate isolamento; leia trecho

da Livraria da Folha

Divulgação
Autor orienta como fugir do isolamento no trabalho com bons contatos
Autor orienta como fugir do isolamento e manter contatos
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Adicionar amigos e seguidores em redes sociais, como Orkut, Twitter e Facebook, é um dos caminhos para ampliar sua "networking", reconhece José Augusto Minarelli, autor de "Superdicas de Networking para Sua Vida Pessoal e Profissional", mas ele recomenda prudência e bom senso na hora de aderir aos sites de relacionamentos.

"Seja cauteloso ao montar seu perfil e ao incluir fotos nesse tipo de site, pois ninguém sabe onde essas informações podem parar e que usos vão fazer delas. Evite colocar textos e fotos comprometedoras, porque podem cair nas mãos, por exemplo, de um profissional de seleção ou de pessoas mal-intencionadas", escreve Minarelli, fundador e presidente da Lens & Minarelli Associados, consultoria especializada em transição e aconselhamento de carreira para executivos.

No formato de bolso, o livro é dividido em 60 tópicos sobre os desafios de construir uma rede de contatos no ambiente corporativo.

"Ser conhecido e conhecer as pessoas certas é um grande negócio. O sucesso pessoal e profissional é conseguido e mantido com mais facilidade pelas pessoas que têm uma boa rede de relacionamentos", defende Minarelli, que também é educador, conselheiro profissional e palestrante.

Leia abaixo um trecho de "Superdicas de Networking para Sua Vida Pessoal e Profissional".

*

Apresentação

Saiba o que é networking

Networking está na moda, mas pouca gente sabe realmente do que se trata e o pratica de forma correta. Portanto, fica até mais fácil começar dizendo o que NÃO é networking. Networking não é trocar cartões, não é ser membro de comunidades e grupos de discussão na internet, não é se associar a entidades profissionais e estar em todos os eventos para ganhar visibilidade. Também não se trata da exploração de relacionamentos para benefício pessoal e unilateral.

Networking é uma atitude, um jeito de viver, que valoriza a convivência em benefício de todos. Para fazer networking corretamente, é preciso ter genuíno interesse pelas pessoas, respeito, solidariedade e reciprocidade. É uma via de mão dupla que permite formar e cultivar uma rede de pessoas com as quais você estabeleceu um vínculo. Networking se faz por interesse sadio, portanto, não é uma atividade interesseira.

Networking produz um capital supervalioso, o capital social, que vale mais que dinheiro em muitas situações da vida. Quem tem uma boa rede de relacionamentos tem mais poder e possibilidades. Fazer networking requer atenção, prontidão, organização de registros e habilidades de relacionamento e comunicação. Dá trabalho, consome tempo, mas vale a pena pelos benefícios recebidos e proporcionados.

Adotado como atitude de interesse e solidariedade, o networking aproxima as pessoas e as afasta do isolamento e do egoísmo muito comuns em nossos dias.

Esta concepção de networking é mais humanista e difere do modelo norte-americano que é mais focado em business. Neste Superdicas, o modelo proposto também pode aumentar a sua empregabilidade e/ou capacidade de gerar mais e melhores negócios, mas este não é o único foco do networking como o concebemos e praticamos.

Vamos lá! Eu convido você a conhecer mais sobre o verdadeiro networking, mostrando como colocá-lo em prática com sucesso em seus assuntos pessoais e profissionais.

José Augusto Minarelli

*

"Superdicas de Networking para Sua Vida Pessoal e Profissional"
Autor: José Augusto Minarelli
Editora: Saraiva
Páginas: 136
Quanto: R$ 11,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página