Livraria da Folha

 
26/04/2010 - 15h38

Walcyr Carrasco examina preconceitos e diferenças em três novos livros infantojuvenis

da Livraria da Folha

Renato Rocha Miranda/Divulgação
Walcyr Carrasco, autor da nova novela das 19h, "Caras & Bocas"
O escritor pretende combater todos os tipos de exclusão em seus livros

Além de escrever novelas bem sucedidas, crônicas para adultos e peças de teatro, Walcyr Carrasco sempre se dedicou à literatura infantojuvenil. Autor de mais de duas dezenas de livros para crianças e adolescentes, Carrasco lança agora pela editora Ática três novos títulos, que têm um importante elemento comum: tratam com afinco de questões delicadas, temas difíceis na vida das crianças.

Em "A Ararinha do Bico Torto", Nina é uma pequena arara que quase morre de inanição, rejeitada por sua família por ter nascido com o bico imperfeito. Ajudada por Pedro, um fotógrafo profissional, e por seu filho, Mário, ela se recupera e vira a atração do viveiro do garoto e tem muitos filhotes.

Carrasco também tematiza diferenças e como lidar com elas em "Pituxa, a Vira-lata". O livrinho narra a história de Alice, uma menina meio metida que só quer saber de seus cachorros de raça e não gosta que a mãe, Clara, dê atenção a um morador de rua e sua cadela vira-lata. A garota só se rende a Pituxa quando ela adota os filhos de Sissi, sua cachorrinha de estimação que não resiste a um parto complicado.

Veja lista com livros de Walcyr Carrasco

Exclusão e amadurecimento são questões que aparecem no terceiro título, "Meus Dois Pais", que aborda um tema polêmico: o casamento entre homossexuais e a forma como os filhos de um dos parceiros recebe a mudança drástica. Após a separação de seus pais, o menino Naldo vai viver com o pai e Celso, com quem dividem o apartamento --quando descobre que os dois são mais do que amigos, o menino foge para a casa da avó. Depois de uma série de acontecimentos, ele se reconcilia com a família e fica feliz por ter o amor de todos.

Os novos títulos de Carrasco inauguram a coleção "Todos Juntos", lançada pela Ática para minimizar preconceitos e esclarecer temas delicados para os pequenos. As três histórias do escritor cumprem muito bem esse papel.

Divulgação
Os três lançamentos provocam reflexão sobre temas delicados
Os três lançamentos provocam reflexão sobre temas delicados, como o casamento gay do pai de um garotinho
 
Voltar ao topo da página