Livraria da Folha

 
03/05/2010 - 18h18

Flip terá casal de historiadores Maria Lucia Garcia Pallares-Burke e Peter Burke

da Livraria da Folha

Arte
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

O casal de historiadores Maria Lucia Garcia Pallares-Burke e Peter Burke confirmou presença na 8ª edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty). A brasileira e o inglês farão parte do time de escritores escalados para o evento na cidade do sul fluminense entre 4 e 8 de agosto.

Especialista em Idade Moderna Européia, Peter Burke dividirá na Flip mesa com o historiador americano Robert Darnton, um dos principais teóricos do livro. Burke, por sua vez, é um dos autores de "Uma história social da mídia" (Jorge Zahar, 2004).

Professor Emérito da Universidade de Cambridge, Peter Burke já publicou no Brasil, entre outros títulos, "História Social do Conhecimento" (2003), "O Que é História Cultural" (2005), ambos pela Jorge Zahar, e "A Escola dos Annales" (1997, Unesp).

Nascido em Stanmore em 1937, Burke é ainda Membro da Escola dos Annales - movimento historiográfico que empresta o nome da conceituada revista francesa "Revue des Annales".

Ao lado da curadoria da Flip, Maria Lucia Burke é uma das responsáveis pela programação da homenagem ao sociólogo brasileiro, que abrange a conferência de abertura e três mesas de debates. Ela tem participação confirmada em uma das mesas, dedicada às obras menos conhecidas de Freyre.

É de Maria Lúcia um dos mais importantes estudos sobre o autor de Casa Grande & Senzala: Gilberto Freyre: um vitoriano dos trópicos (Unesp, 2005). Professora aposentada da faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Maria Lucia publicou ainda As muitas faces da história (Unesp, 2000), entre outros.

Também estão confirmados para a programação oficial da edição de 2010 da Flip os ingleses Terry Eagleton e William Boyd, o irlandês Colum McCann, o indiano Salman Rushdie, o israelense Abraham B. Yehoshua, a iraniana Azar Nafisi, o brasileiro Fernando Henrique Cardoso, a cubana Wendy Guerra e os americanos Lionel Shriver, Robert Darnton, Robert Crumb, Gilbert Shelton e William Kennedy.

 
Voltar ao topo da página