Livraria da Folha

 
06/05/2010 - 13h25

Medalha Paulo Freire 2010 premiará experiências e aplicações do EJA

da Livraria da Folha

Bel Pedrosa/Folha Imagem
Pedagogo Paulo Freire defendia que a leitura e a escrita são práticas de liberdade
Pedagogo Paulo Freire defendia que a leitura e a escrita são práticas de liberdade

As inscrições para a concessão da Medalha Paulo Freire estão abertas até 28 de maio. Neste ano, o prêmio será entregue às experiências do EJA (Educação de Jovens e Adultos) vinculadas à alfabetização, e como elas são aplicadas no Ensino Fundamental e Médio.

Cada entidade ou instituição pode inscrever um projeto, com experiências educacionais iniciadas até novembro de 2009. O resultado será divulgado em 16 de setembro de 2010.

Organizado pelo MEC (Ministério da Educação), o evento busca identificar e estimular atividades educacionais que promovam políticas, programas e projetos que contribuam para a educação de jovens e adultos no país.

A premiação tem caráter estritamente cultural e social. O pedagogo e educador Paulo Freire (1921-1997) defendia que a leitura e a escrita são práticas de liberdade. Para ele, ler era uma forma de interpretar o mundo. Freire elaborou a "pedagogia do oprimido", que mistura o existencialismo cristão com o materialismo histórico marxista.

Acesse o edital e a ficha de inscrição. Para mais informações, entre em contato ou pelo e-mail redeformacaoeja@mec.gov.br ou pelo tel.: 0/xx/61/2022-9163.

 
Voltar ao topo da página