Livraria da Folha

 
18/05/2010 - 16h07

Obcecado pela ideia de suicídio, ator abandona palco, no livro de Philip Roth

da Livraria da Folha

Divulgação
Romance acompanha a queda de um ator teatral veterano
Romance acompanha a queda de um ator teatral veterano

O renomado ator Simon Axler sobe mais uma vez ao palco, como fizera centenas de vezes em sua carreira, mas agora, aos 65 anos, ele descobre que não consegue mais atuar. A partir daí, sua vida entra numa espiral de perdas: a mulher vai embora, o público o abandona e seu agente não consegue convencê-lo a retomar o trabalho. Obcecado com a ideia do suicídio, Simon se interna numa clínica psiquiátrica.

Em meio a essa desesperadora impotência artística, Simon se envolve numa relação com uma mulher mais jovem, homossexual, filha de um casal de atores que ele conheceu na juventude. Nasce daí um desejo erótico avassalador, um consolo para uma vida de privação, mas tão aberrante que leva, não ao conforto, mas a um desenlace ainda mais sombrio.

Essa longa viagem noite adentro é relatada pelo vencedor do Pulitzer Philip Roth conforme o autor desnuda todos os artifícios que usamos para nos convencer de nossa solidez. Todos os aspectos de nossas vidas - talento, amor, sexualidade, esperança, energia, reputação -, tudo isso vira pó.

Em "A Humilhação", Roth, com 77 anos, retoma a decadência da velhice e o tema da perda, conforme fez em obras como "O Animal Agonizante", "Homem Comum" e "Fantasma Sai de Cena". O autor confirmou recentemente presença na Flip 2010.

 
Voltar ao topo da página