Livraria da Folha

 
17/05/2010 - 09h05

Terminar uma novela é melhor do que ter um orgasmo, diz Silvio de Abreu; leia trecho

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro traz fotos, entrevistas e roteiro de cenas clássicas
Livro traz fotos, entrevistas e roteiro de cenas clássicas

O paulistano Silvio de Abreu, 68, estreia nesta segunda-feira sua novela "Passione" com a missão de superar a audiência de "Viver a Vida", trama de Manoel Carlos que lidera o ranking de pior ibope da década.

A trama de "Passione" contará a busca de Bete (Fernanda Montenegro) pelo filho, tirado dela pelo marido, Eugênio (Mauro Mendonça). Na Itália, o filho, já grande, é Antonio (Tony Ramos) e vive com a mãe, Gemma (Aracy Balabanian).

Segundo o autor, a novela será divida em duas partes. A partir do capítulo 100, a história deve ganhar contornos de suspense policial, provavelmente com um assassinato.

Silvio de Abreu, responsável por sucessos como "Torre de Babel" e "A Próxima Vítima" é um dos entrevistados do livro "A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo", dos jornalistas André Bernardo e Cintia Lopes.

A obra, lançada pela editora Panda Books, traz entrevistas com 10 novelistas como Glória Perez, Gilberto Braga, Walcyr Carrasco, Manoel Carlos e Aguinaldo Silva. Em seu depoimento Silvio de Abreu diz em tom de brincadeira que "colocar ponto final em novela é melhor do que ter um orgasmo".

Divulgação
Silvio de Abreu, autor de "Passione", é um dos entrevistados do livro "A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo"
Silvio de Abreu, autor de "Passione", é um dos entrevistados do livro "A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo"

Leia trecho de "A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo".

*

O que você costuma sentir quando coloca o ponto final em uma novela?

Toda vez que termino uma novela me sinto aliviado. Por mais prazer que tenha tido com as histórias que inventei, com a reação do público, com o assédio da imprensa e sucesso de maneira geral, acordar sem ter a obrigação de produzir quarenta páginas é mais do que um sonho. Colocar ponto final em novela é melhor do que ter um orgasmo. (risos)

Mas como é o seu processo de criação? Até onde sabemos, você gosta de trabalhar pela manhã e sempre escreve os primeiros trinta capítulos sozinho, sem colaboradores. Que outros hábitos -- ou manias - você tem quando este escrevendo uma novela?

Depois que a novela estreia, fico dedicado a ela 24 horas por dia. Não saio, não leio, não assisto nada. Vejo os jornais por cima só me aprofundando em notícias imprescindíveis, escrevo durante todo o período; só paro para comer, dormir e assistir ao capítulo do dia. Antes da estreia, gosto de ir aos estúdios, conversar com os atores, falar dos personagens, conversar com os produtores, figurinistas, cenógrafos, sonoplastas, para passar as minhas ideias. Depois, deixo o barco correr e me comunico com eles ou para elogiar ou para reclamar quando acho necessário. Gosto que trabalhem com liberdade e respeito, cada um na sua função. A harmonia e a confiança da equipe e do elenco no projeto são de capital importância para o sucesso da empreitada.

*

"A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo"
Autores: André Bernardo e Cintia Lopes
Editora: Panda Books
Páginas: 284
Quanto: R$ 45,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página