Livraria da Folha

 
20/05/2010 - 19h10

Livro examina a "legalidade" da ditadura militar brasileira

da Livraria da Folha

O cientista político Anthony W. Pereira investigou a legalidade das ditaduras de três países da América do Sul e destacou as principais características jurídicas existentes antes, durante e depois dos regimes ditatoriais.

Divulgação
Livro explica como se construiu a dissimulação legalista da ditadura
Livro explica como se construiu a dissimulação legalista da ditadura

Brasil (1964-1985), Chile (1973-1990) e Argentina (1976-1983) foram os países escolhidos para a pesquisa. Pereira mostra como os sistemas jurídicos desses países sobreviveram e se adaptaram no período e, o mais curioso, qual o interesse dos governos em "legalizar" as ditaduras.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

"Ditadura e Repressão" (Paz e Terra, 2010) traz o resultado da análise sobre a interação entre o autoritarismo e o estado de direito. O exemplar apresenta um capítulo para cada nação.

No prefácio do livro, o diplomata Paulo Sérgio Pinheiro comenta que "o atraso do acerto de contas no Brasil com os torturadores parece estar sobredeterminado pelos termos da resposta dada na ditadura ao enigma da `legalidade autoritária'".

O título é esclarecedor para quem busca entender o período. No fim, o autor ainda pondera sobre outros países: Portugal de Salazar, Alemanha de Hitler, Espanha de Franco e os Estados Unidos pós-11 de setembro.

*

"Ditadura e Repressão"
Autor: Anthony W. Pereira
Editora: Paz e Terra
Páginas: 336
Quanto: R$ 40,00
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página