BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
 
  Folha Online > Mundo > Fujimori
BUSCA
Era Fujimori

28.jul.90 - Fujimori assume a presidência no lugar de Alan Garcia, após derrotar no segundo turno o escritor Mário Vargas Llosa

8.ago.92 - Fujimori baixa um pacote de medidas econômicas chamado ‘Fujishock‘, para frear uma hiperinflação com taxa anual superior a 7.000%.

5.mar.92 - O presidente fecha o Congresso e os tribunais de Justiça com o apoio das Forças Armadas em um ‘autogolpe‘. Passa a ter poderes ditatoriais.

9.jun.92 - Em um golpe para a subversão, Victor Polay, líder do MRTA (Movimento Revolucionário Tupac Amaru), é capturado.

12.set.92 - Cai Abimael Guzman, líder do grupo subversivo Sendero Luminoso, em uma ação considerada um sucesso fundamental do governo para frear uma luta armada que custou ao país mais de 25 mil vidas.

13.nov.92 - Fujimori conspira um golpe militar encabeçado pelo general Jaime Salinas.

29.dez.93 - É promulgada uma nova Constituição, que abre o caminho para a segunda reeleição de Fujimori. Fevereiro de 1995 - Começa o conflito com o Equador sobre limites de fronteira.

28.jul.95 - Fujimori assume a presidência pela segunda vez consecutiva ao ganhar as eleições contra o ex-secretário-geral da ONU Javier Perez de Cuellar.

1996 - Fujimori se divorcia de sua esposa, Susana Higuchi. A filha mais velha, Keiko, assume as funções de primeira-dama.

17.dez.96 - Membros do MRTA tomam a residência do embaixador do Japão e fazem quase 500 pessoas como reféns, que vão libertando gradualmente até ficarem com apenas 72, incluindo o chanceler Francisco Tudela.

22.abr.97 - Após 126 dias de tensão, comandos das Forças Armadas entram na residência e libertam os reféns. A popularidade de Fujimori sobe para 67%.

13.jul.97 - O governo retira a nacionalidade peruana do empresário israelense Baruch Ivcher, depois que sua televisão transmite denúncias de violações dos direitos humanos por parte dos militares. A popularidade de Fujimori começa a cair. Em dezembro, a inflação registra pela primeira vez uma taxa anua de um dígito, 6,5%.

26.out.98 - Um acordo de paz é firmado com o Equador, abrindo o caminho para a instalação dos novos limites de fronteira na Cordilheira do Condor

13.nov.99 - Peru e Chile assinam uma ata que termina com os assuntos pendentes do Tratado de 1929, feito após a Guerra do Pacífico no fim do século 19.

27.dez.99 - Fujimori anuncia sua decisão de concorrer a Presidência pela terceira vez.

31.jan.2000 - Fujimori declara que manteve contato com militantes do Sendero Luminoso, que o ajudaram a capturar seus líderes.

5.abr.2000 - Jenny Vargas, chefe da Onpe (órgão responsável pela organização das eleições) de Chachapoyas, capital do Departamento de Amazonas, renuncia ao seu cargo por não concordar com supostas irregularidades que estariam ocorrendo para beneficiar o presidente Alberto Fujimori, candidato à ‘re-reeleição‘.

5.abr.2000 - A OEA (Organização dos Estados Americanos) declara irregularidades no processo eleitoral dois dias antes do primeiro turno da eleição. ‘(A eleição) Exibe um quadro reiterado de insuficiências, obstáculos, irregularidades e abusos que impediram os cidadãos de contar com as condições suficientes para uma competição eleitoral de acordo com os fundamentos e práticas de um exercício efetivo da democracia.‘

9.abr.2000 - Fujimori vence com 49,87% dos votos validos, Toledo obtém 40,24%. A oposição e observadores internacionais denunciam fraude generalizada pró-Fujimori.

28.mai.2000 - Sem concorrentes, Alberto Fujimori conquista seu terceiro mandato consecutivo como presidente do Peru. A votação no segundo turno foi marcada por forte abstenção por parte dos eleitores, violentos distúrbios e novas denúncias de fraude.

30.mai.2000 - Toledo convocou uma marcha nacional para o dia 26 de julho para, segundo ele, ‘impedir a posse de Fujimori‘, marcada para o dia 28.

28.jul.2000 - Fujimori assume seu terceiro mandato consecutivo na Presidência do Peru, enfrentando manifestações da oposição e muitas dúvidas sobre o futuro político e econômico do país.

14.set.2000 - Uma rede de TV peruana exibe uma gravação em vídeo na qual Vladimiro Montesinos, braço direito do presidente peruano, Alberto Fujimori, entrega dinheiro a um oposicionista que passou para o lado do governo. Um grupo da oposição pediu a prisão de Montesinos e a renúncia de Fujimori, reeleito para seu terceiro mandato consecutivo em 28 de maio.

15.set.2000 - Fujimori faz reunião de emergência com ministros por causa do vídeo. Estados Unidos pedem medidas enérgicas contra a corrupção. A Igreja católica considera o caso vergonhoso, e a oposição suspende o diálogo com o governo até que afaste Montesinos.

16.set.2000 - A Igreja pede a saída de Montesinos para a "saúde moral" do Peru. A OEA exige o afastamento do assessor de Fujimori. O presidente convoca novas eleições gerais.

17.set.2000 - Fujimori anuncia que vai convocar eleições gerais "o mais breve possível" e diz que não vai participar delas.

22.out.2000 - Ministro da Justiça apresenta um "plano nacional de reconciliação", que inclui anistia a militares envolvidos em casos de abuso aos direitos humanos em ações contra o terrorismo e o narcotráfico.

22.out.2000 - Montesinos desembarca em um aeroporto militar peruano. Fujimori ordena uma busca de seu ex-assesssor.

25.out.2000 - Fujimori manda prender Montesinos

11.nov.2000 - Fujimori convoca eleições para o dia 8 de abril de 2001

01.nov.2000 - Congresso corta mandato de Fujimori e abre caminho para convocação de eleições

19.nov.2000 - No Japão, Fujimori anuncia renúncia

22.nov.2000 Congresso do Peru destitui Fujimori por "incapacidade moral" e empossa no cargo o presidente da Casa, o moderado Valentín Paniagua

24.nov.2000 - O procurador peruano José Ugaz anuncia que instaurou um inquérito contra Fujimori sob a acusação de enriquecimento ilícito

01.dez.2000 - Fujimori diz à agência de notícias Kyodo que não tem a intenção de voltar a seu país, mesmo que sua presença seja requisitada pela Justiça.

11.dez.2000 - Governo do Japão afirma que Fujimori é cidadão japonês

12.dez.2000 - Fujimori afirma que se sente peruano e que não renunciará a isso. Disse, porém, que a sua nacionalidade japonesa será "um escudo contra a perseguição política" que ele diz sofrer no Peru.

22.dez.2000 - O governo peruano promulga uma lei anistiando os militares e civis que no final de outubro se rebelaram nos Andes contra Fujimori.

27.dez.2000 - Fujimori se diz vítima de "inquisição" em artigo para maior jornal japonês

13.fev.2001 - Fujimori é formalmente acusado de enriquecimento ilícito e malversação de recursos públicos pela procuradora-geral do Peru, Nelly Calderón

23.fev.2001 - O Congresso peruano aprova a cassação da imunidade que Alberto Fujimori tinha como ex-presidente e o torna inelegível por dez anos, por "abandono de seus deveres"

02.mar.2001 - O juiz Miguel Castañeda, da Corte Suprema do Peru, ordena que Fujimori compareça à Justiça para responder às acusações de abandono do cargo e não-cumprimento de suas obrigações como chefe de Estado

24.mai.2001 - Procuradora-geral do Peru, Nelly Calderón, apresenta ao Congresso denúncia contra Fujimori, a quem acusa de "homicídio qualificado" por seu suposto envolvimento no massacre de 15 pessoas por um esquadrão da morte militar em 1991

23.jun.2001 - Vladimiro Montesinos, ex-braço direito de Fujimori é preso aem Caracas (Venezuela)

25.jun.2001 - Governo do Japão descarta extradição de Fujimori

02.ago.2001 - Justiça do Peru emite uma ordem de prisão internacional contra Fujimori, após declará-lo "réu ausente" por não ter prestado depoimento no processo pelo delito de abandono de cargo

28.ago.2001 - O Congresso peruano acusa formalmente Fujimori de crimes contra a humanidade cometidos no início dos anos 90.

13.set.2001 - A Suprema Corte do Peru pede a prisão do ex-presidente Alberto Fujimori

05.out.2001 - Fujimori é denunciado por enriquecimento ilícito, peculato e desvio de fundos por uma comissão parlamentar.

30.out.2001 - Congresso acusa Fujimori de desvio de verba

20. nov 2001 - Justiça bloqueia bens de Fujimori

25.fev.2002 - Foragido no Japão, Fujimori lança livro sobre combate ao terrorismo. Em ‘"Alberto Fujimori Combate o Terrorismo", ele relata suas experiências em 15 anos de combate à violência rebelde esquerdista

30.mai.2002 - A Suprema Corte do Peru abre o caminho para que o governo peça ao Japão a extradição de Fujimori

14.jun.2002 - O governo do Peru aprova resolução para pedir ao Japão a extradição de Fujimori

19. nov 2002 - Fujimori anuncia, no dia em que sua destituição do poder completou dois anos, que voltará ao Peru e que será candidato à Presidência
04.jan.2003 -A Corte Suprema peruana declara inconstitucionais quatro decretos de Fujimori que impediam plenas garantias de defesa no julgamento de réus suspeitos de terrorismo

09. mar.2003 - Por meio da Interpol (polícia internacional), o Peru renova o pedido para que Fujimori seja preso e extraditado devido a acusações sobre sua ligação com a morte de 15 pessoas, em 1991

15. mai.2003 - Ministro da Justiça Fausto Alvarado diz que Peru irá ao Tribunal Internacional de Justiça de Haia para provar a nacionalidade peruana do ex-presidente Alberto Fujimori se o Japão rejeitar seu pedido de extradição.
 Imagem
AP
Reprodução de vídeo que mostra o ex-assesor presidencial Vladimiro Montesinos brindando a vitória de Fujimori para seu 2º mandato

Fotomontagem
Montagem mostra Montesinos logo após ser capturado (à dir.) e há oito meses, antes da fuga

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.