BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
 
  Folha Online > Mundo > Paquistão
BUSCA
HISTÓRIA RECENTE
Democracia só deve voltar ao Paquistão em outubro de 2002
(14/09/2001)

da Folha Online
do Banco de Dados

O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, prometeu recentemente eleições gerais e o retorno da democracia para outubro de 2002, quando o golpe de Estado que o levou ao poder faz três anos. As eleições para o Parlamento e para as Assembléias das Províncias vão acontecer de 1º a 11 de outubro de 2002.

O Exército do país governou em 27 dos últimos 54 anos. Musharraf planeja fazer reformas na Constituição, atualmente suspensa, para introduzir mecanismos de fiscalização do poder. As mudanças serão feitas após debate público. Acredita-se que ele dê à Presidência mais poder. Leia mais

Saiba mais sobre a Índia e o Paquistão
Paquistão significa "terra dos puros". O elemento unificador do Estado do Paquistão foi a religião islâmica, uma vez que o Estado é formado por povos de diferentes etnias e línguas.

O poeta e filósofo Mohamed Iqbal foi o primeiro a articular o conceito de Paquistão, ao propor, em 1931, a formação de um Estado muçulmano separado da Índia.

Durante a campanha pela libertação da Índia da dominação britânica, o líder dessa campanha, o Mahatma Gandhi, lutou por de uma Índia unificada, que abrigasse tanto hindus quanto muçulmanos e se posicionou radicalmente contra a criação de um Estado muçulmano separado.

A 3 de junho de 1947, entretanto, foi anunciado um Plano de Separação, aceito, pelo lado muçulmano, pela Liga Muçulmana Pan-Indiana e pelo Congresso Nacional da Índia. Em 14 de agosto do mesmo ano, nasceu o novo Estado, que abrangia o Punjab Oriental, o Sind, o Baluquistão, a Província Fronteiriça Norte-Oriental e Bengala Oriental.

Desde o seu nascimento, o Paquistão sofreu crises políticas permanentes, com uma sucessão de golpes de Estado, tendo o Exército do país governado em 27 dos últimos 54 anos, o último deles em 1999, que levou ao poder o atual presidente Pervez Musharraf.

A questão da Caxemira
A partilha feita pelos ingleses deixou uma área problemática, a Caxemira, região montanhosa ao norte dos dois países rica em minerais. Grande parte da população da região é muçulmana e quer a anexação ao Paquistão, país muçulmano, o que a Índia nega. A Caxemira levou Índia e Paquistão a três guerras (1948-1949, 1965 e 1971).

A questão nuclear
Os dois países, em situação de extrema rivalidade, buscaram desenvolver ao máximo sua infra-estrutura militar. Em 1998, conquistaram o status de potências atômicas, após realizarem testes com artefatos nucleares.

 Fotos

Pervez Musharraf, presidente do Paquistão

Abdul Salam Zaeef, embaixador afegão

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.