Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Governo Obama

O democrata Barack Obama é o primeiro presidente negro e o 44º da história dos Estados Unidos. Ele sucede o republicano George W. Bush, que deixou a Casa Branca com nível de rejeição recorde depois de se envolver em duas guerras e de viabilizar o início da crise financeira global.


Mais resultados: Anteriores 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Próximos
Comentários dos leitores
Paulo Martins Martins (41) 09/10/2009 21h56
Paulo Martins Martins (41) 09/10/2009 21h56
Patético esse tal de "Prêmio Nobel" não?
Quais são os reais critérios para isso!
Não acompanho muito, mas fica a dúvida: Se os critérios para o "da paz" são esses, imagino quais são os outros para os cientistas e literatos.
Coisa esdrúxula essa! Afinal quem escolhe?
sem opinião
avalie fechar
Van Der Burg (99) 09/10/2009 21h31
Van Der Burg (99) 09/10/2009 21h31
Obama é agraciado com o nobel da paz numa escolha totalmente baseada em critérios políticos arbitrários.
Enquanto isso o Mahatma Gandhi, o maior líder pacifista do século XX, e um dos maiores da História nunca mereceu esta distinção.
9 opiniões
avalie fechar
mario pedrosa (221) 09/10/2009 21h08
mario pedrosa (221) 09/10/2009 21h08
Esta premiação foi um equívoco e diminuiu a relevância do evento. 7 opiniões
avalie fechar
Axel Alves (30) 09/10/2009 21h05
Axel Alves (30) 09/10/2009 21h05
O leitor Marcos Cunha cita opiniões de Delfim Netto a capacidade do brasileiro em saber votar. Qual a moral que Delfim Netto tem de falar em qualquer coisa referente a Democracia? Delfim Netto ddefende isso porque ele foi ministro de um governo que não recebeu nenhum voto. Marcos Cunha, procure outro guru pra te orientar sobre democracia e processos eleitorais. sem opinião
avalie fechar
José Vitor (75) 09/10/2009 19h56
José Vitor (75) 09/10/2009 19h56
"Opinião: Nobel da Paz para Obama é estímulo e voto de confiança"
Esse Nobel é uma vergonha!!!
Os americanos continuam bombardeando o Afganistão e o Paquistão, continuam os 150.000 soldados no Iraque, Guantânamo continua funcionando, os israelenses continuam roubando as terras e matando os palestinos (com permissão dos americanos, é claro).
Aqui prá nossas bandas tem as SETE bases militares que os americanos vão instalar na Colômbia, vizinho do Brasil. E tem a história mal-contada de Honduras, onde o golpista Goriletti continua posando de manda-chuva, e tudo indica que vai continuar assim, com as bençãos americanas por baixo dos panos.
Prá terminar, tem os 625 bilhões de dólares que foram aprovados para orçamento militar do presidente "Nobel da Paz"...
Foi a pá de cal no Nobel da "Paz"...
28 opiniões
avalie fechar
fabio mutti (1) 09/10/2009 18h37
fabio mutti (1) 09/10/2009 18h37
Eu fiquei surpreso com a premiação, mas é bom ressaltar que a vitória de Obama presidencial criou uma imagem diferenciada acerca das eleições democráticas, além da igualdade étnica entre os povos. Obama é o Presidente americano não por ser negro, mas sim por ser um homem preparado para tal cargo. Realmente não podemos citar os seus feitos, como é o caso do democrata AL gore, mas pelo simbolismo que ele emana somado com a esperança criada em todo o planeta, ele realmente é merecedor. sem opinião
avalie fechar
sérgio dourado (370) 09/10/2009 18h29
sérgio dourado (370) 09/10/2009 18h29
Como todo mundo,ou grande maioria mundial,quase caí da cadeira quando abri esse site e vi o anúncio do prêmio Nobel da Paz para Obama.O prêmio é um modo de reconhecer os esforços universais de alguém ou uma instituição,e ao mesmo tempo incentivar a prática daquilo.Mas o que fez objetivamente o pres. dos EUA para merecê-lo?Concordo que com Obama,ou talvez,SEM BUSH,o mundo já seja um lugar naturalmente MENOS belicoso,pois agora a grande potência não mira mísseis intercontinentais em porta de potências não menos perigosas e não atiça a violência mundo à fora.Mas e o Obama o que fez,faz ou fará?Já disse aqui,que mesmo com um negro na presidência,a casa continuará branca..Portanto,o prêmio vem em direção oposta ao que sempre foi sua pauta:reconhecer avanços concretos de atitudes que influenciaram ou influenciarão atuais e futuras gerações.Portanto,resta analisar se o prêmio foi tipo:"vai Obama,confiamos em vc!".Guantánamo não foi fechada;mísseis serão construídos para defender interesses,soldados norte-americanos e parceiros dos EUA na Europa;morrem mais civis do que Talibãs no Afeganistão e no Iraque;há um clime de guerra contra o Irã e a Coréia do Norte no ar;QUE PAZ É ESSA?É claro que o prêmio pela tentativa de desnuclearização das potências é uma falácia;pois o próprio governo de Obama pretende desenvolver menos bombas,mas mais poderosas e com tecnologia nuclear:o que é melhor pra eles mesmos..Só Alice no País das Maravilhas para acreditar num coelho de cartola mesmo... 1 opinião
avalie fechar
O único presidente que merece o premio nobel da Paz é o presidente LULA. O Sr. Obama se cumprir a promessa de invadir o IRÃ vão ter que pedir o premio de volta. O Sr Obama até hoje não falou em destruir nenhuma ogiva nuclear americana tambem não fez nada para despoluir o planeta. O premio da PAZ parace que foi distribuido para puchar o saco do Sr Obama, foi uma vergunha. Pelo que sabemos o EUA continua produzir ogivas nucleares em alta escala por isso não tem moram para cobrar dos outros se dão mau exemplo. 1 opinião
avalie fechar
almiro santos (1) 09/10/2009 17h50
almiro santos (1) 09/10/2009 17h50
Como pode ganhar o prêmio Nobel da paz um homem que mantém guerra em dois paises, várias bases militares espalhadas pelo mundo e bombardeia até a lua. 2 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 09/10/2009 17h19
João Carlos Gagliardi (2328) 09/10/2009 17h19
Prêmio Nobel da Paz, para Obama? E ele está surprêso?
Garanto que estou muito mais surprêso que ele...
Mas como pode ser?
Na boa, só queria entender...
Não completou sequer 1 ano de mandato, participa de pelo menos 2 grandes conflitos armados, não resolveu absolutamente nada na questão Israel / Palestina...
Em resumo, não fez "xongas" e fatura um Nobel da Paz?
Acho que cochilei e perdi algum capítulo, só pode ser isso...
24 opiniões
avalie fechar
Carlos Fonseca (4) 09/10/2009 17h13
Carlos Fonseca (4) 09/10/2009 17h13
Precisa-se de tempo para construir um império! Você pode tê-lo planejado nas idéias, mas leva muito mais tempo para pô-los em prática.
Com certeza baseado nisso que Obama levou o prêmio Nobel.
Ele ainda tem que enfrentar o inimigo intelectual que atua na mente de seus adversários. É como construir um templo. E templo de sabedoria as vezes leva décadas e como toda construção inicia-se com as fundações que só aparecem depois de você descer nos buracos ( limpá-los, prepará-los ) em que elas vão sustentar o edifício.
Por isso e só por isso ele mereceu o Nobel.
Portanto a visão do grupo que analisou o Nobel da Paz foi mais além do que os analistas de todo mundo enxergaram.
sem opinião
avalie fechar
Marcos cunha (79) 09/10/2009 16h12
Marcos cunha (79) 09/10/2009 16h12
CARLOS MARTINS, GOSTEI MUITO DO SEU COMENTÁRIO, ja dizia Delfim Neto na década de 80, que o brasileiro não sabia votar, no tempo dos Coronéis dava-se pares de sapatos, hoje eles dão renda família e compram os votos da maioria das pessoas, que na grande maioria são analfabetas e não tem informação e nem noção do que realmente acntece em Brasília, lamentável nos dias de hoje tanta maracutaia e nada acontece. 2 opiniões
avalie fechar
Marcos cunha (79) 09/10/2009 16h02
Marcos cunha (79) 09/10/2009 16h02
Eu acho que fizeram uma injustiça, o nosso LULA é quem deveria ganhar este nobel, depois de tudo que houve em nosso país, com todas as maracutaias sem derramar uma gota de sangue, o Sarney, Marcos Valério, Delúbio, a família Sarney, etc, etc., etc...
Com tudo isto nem uma gota de sangue, com certeza ele mereceria este premio.
Esta registrado meu protesto.
18 opiniões
avalie fechar
JOEL ANTONIO (39) 09/10/2009 15h54
JOEL ANTONIO (39) 09/10/2009 15h54
Boa. Os que estao criticando, é principalmente por ele ser negro e ser americano. Mas ele conseguiu pacificar os EUA, e cria uma esperança de que os americanos finalmente possam viver sem guerras, e consequentemente o mundo. (ces que queriam o Lula, estao loucos. Ele nao passa de um fanfarrão 7 opiniões
avalie fechar
Kelly Mattos (1) 09/10/2009 15h34
Kelly Mattos (1) 09/10/2009 15h34
Torço pelo Obama, e fui durante todo tempo a favor de sua candidatura. Entretanto acredito que este prêmio foi precipitado e paradoxo. Precipitado porquê como outros já o disseram ainda não houve ações efetivas, e paradoxo porque estamos falando do Presidente do USA, uma das maiores fontes de discórdia e envolvimento em guerras no mundo... Quando não a criam, tomam partido tornando-se parciais. isto não é incentivo a Paz... Acredito que lutar por esta causa seja obrigação de um presidente Americano, visto o estrago que já fizeram, portanto, não é mérito!!! Digo isto com absoluta isenção, pois como disse acima sou fã do presidente americano e admiradora dos Estados Unidos como potência, mas temos que separar as coisas. 3 opiniões
avalie fechar
Ricardo Cardoso (10) 09/10/2009 15h13
Ricardo Cardoso (10) 09/10/2009 15h13
Nobel da Paz? Os Estados Unidos estãola dentro do Iraque mandando bala, no Afeganistão e se armando até os dentes sem parar e o presidente deste país ganha o Nobel da paz??? Questionavel, duvidoso e incoerente. Talvez o nobel precisasse direcionar seu prêmio (quantia expressiva de dinheiro) para quem não tem. Premiar ao invés de gente famosa e rica, gente pobre que luta honestamente sem recursos. Isso sim seria ajudar a quem fomenta a paz. Tantos líderes comunitários de favelas do Brasil, da Africa e pessoas que no mundo todo anonimamente levam sua ideologia e ajudar ao próximo a risca mereciam sim ser os verdadeiros vencedores deste prêmio. Mas talvez isso tire a pompa, os flashes e o burburinho da premiação. 3 opiniões
avalie fechar
Carlos martins (70) 09/10/2009 15h06
Carlos martins (70) 09/10/2009 15h06
Gostei dos comentários do Republicano ele tem razão, me lembrou de questões internas do Brasil, aqui a saude pública é um lixo!!!, a educação uma porcaria!!, a segurança pública pior que do afeganistão, afinal morre-se mais gente aqui do que em guerras é uma carnificina!!, corrupção discarada aprovada por uma constituição que defende ex presos/exilados politicos, tudo muito caro, gasolina a mais cara do mundo, afinal temos 25% de alcool nela " é só enganação", 37% de carga tributária e nada retorna, se comparar-mos com paises de primeiro mundo nossos combustíveis, energia eletrica, telefonia entre outros se verá que pagamos caríssimo por tudo isso e ganhamos bem menos...muito menos...esse é o milagre do jeitinho brasileiro que leva milhóes a ficarem com seus nomes sujos, depois de tudo isso Lula tem 80% de aprovação, viva aos espelhinhos que Lula de a seu povo....quanta alegria!!!. 3 opiniões
avalie fechar
Luiz Antonio (46) 09/10/2009 15h03
Luiz Antonio (46) 09/10/2009 15h03
Parabéns ao Comitê do Nobel pela escolha de Barak Obama como Prêmio Nobel da Paz de 2009. Acertaram. Lula deve receber esse prêmio depois da eleição do seu sucessor, para inveja mortal do FHC (PSDB), o grande fiasco da eleite nacional. E mais interessante, quando Lula for Prêmio Nobel da Paz o DEM já será um partido nanico do porte do PPS e outras porcarias do gênero. 1 opinião
avalie fechar
Carlos Fernandes (5) 09/10/2009 14h38
Carlos Fernandes (5) 09/10/2009 14h38
Este tipo de evento tira a credibilidade das instituições.
O que fez este senhor neste pouco tempo de governo pela paz?
Lembro da ABL dando cadeira de imortal a Sarney e R. Marinho.
Pobre humanidade que não tem talentos para homenagear.
1 opinião
avalie fechar
Gabriel Ramos (115) 09/10/2009 14h28
Gabriel Ramos (115) 09/10/2009 14h28
""Estou surpreso e honrado", diz Barack Obama sobre prêmio nobel". Caramba, eu também estou muito surpreso!!! O nobel da paz está totalmente descaracterizado! Virou um apretecho político! Imaginem a quantidade de pessoas no mundo que morrem tentando levar comida as desabrigados por guerra que são esquecidos!!! E os presidentes norte-americanos, os senhores da guerra, sendo agraciados! Oh, céus!!! 6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1744)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página