Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Governo Obama

O democrata Barack Obama é o primeiro presidente negro e o 44º da história dos Estados Unidos. Ele sucede o republicano George W. Bush, que deixou a Casa Branca com nível de rejeição recorde depois de se envolver em duas guerras e de viabilizar o início da crise financeira global.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximos
Comentários dos leitores
mauro guanandi (72) 11/12/2009 10h13
mauro guanandi (72) 11/12/2009 10h13
senhor moderador:
Permita-me postar uma observação bem educada sobre as ponderações do senhor investigador de policia Saraiva.
As bombas atomicas cairam sobre Hiroshima e Nagasaki.
Entretanto, uma semana após a data em que cairam, se nao tivessem caído, uma carga de bombas atomicas seria jogada na Califórnia por forças japonesas, em submarino nazista que JA ESTAVAM A CAMINHO. E ISTO APÓS A CAPITULAÇÃO DOS NAZISTAS!
Após a primeira bomba, em Hiroshima, o Japao nao capitulou...ou seja, apenas após a segunda bomba (sendo esta de plutônio, ao contrario da de hiroshima, de uranio).
Até a segunda guerra mundial, os japoneses foram os exercitos mais sanguinarios do mundo....pesquise sobre as atrocidades que eles fizeram na Korea e Mandchuria e outras regioes da China.
Os alemaes, junto com os japoneses, estes sim queriam dominar o mundo na espada. qualquer filme da época retrata seus ditadores e suas intenções nada pacíficas.
Portanto, ao contrário do que o detetive faz querer parecer, os estados Unidos nao sao nem inventores nem tem o dominio de exclusividade do uso da violencia no mundo.
Mauro, plantador de arvores.
54 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (319) 11/12/2009 08h38
Chris Maria (319) 11/12/2009 08h38
Sr.marcio B. (63) 10/12/2009 23h51, bom dia.
Em primeiro lugar gostaria de lembrá-lo que este é um espaço destinado a livre expressão do pensamento desde que não se venha a faltar com o respeito a outrem.
O Sr. me perguntou "me diga qual é a inconsistência do meu comentário"?
► O Sr. disse "nos EUA as mulheres são livres desde a formação do país"
Não sei qual a exata noção que o Sr. tem sobre a liberdade da mulher nos EUA e recomendo que faça uma pesquisa. Lá, os custos da violência contra a mulher variam entre US$ 5 bilhões e US$ 10 bilhões ao ano.
►O Sr. disse "eu recomendo uma pesquisa de menos de 1 hora na história da formação dos Estados Islâmicos, para entenderem qual é o papel da mulher na sociedade islâmica". Não é com uma rápida pesquisa com menos de uma hora que se conhece com profundidade a formação de qualquer sociedade. Muito menos sobre o papel da mulher no mundo. Nós, mulheres do oriente ou do ocidente, sabemos perfeitamente bem sobre as questões que nos cercam.
Para finalizar, concordo com o Sr. quando diz "Antes de discorrer sobre o simples apoio ou não apoio em qualquer assunto, as pessoas devem entender com um mínimo de profundidade o assunto, antes meramente repetir mecanicamente o que outras pessoas falam". Tenha um bom dia.
136 opiniões
avalie fechar
Cyro Pamplona (1) 11/12/2009 07h53
Cyro Pamplona (1) 11/12/2009 07h53
Concordo em genero e numero com nosso amigo saraiva.
Ganhar um nobel da paz na maioria das vezes está mais ligado a politica do que a qualquer coisa.
Eleger um presidente negro e muçulmano nd mais foi que uma jogada de marketing nos estados unidos para atrair a confiança do oriente e do resto do mundo.
Esta ultima crise com certeza já era prevista desde a era Bush mas acredito mto pouco que bush ou outro presidente teria uma popularidade tão boa para que conseguisse tal apoio do congresso americano para que ajudassem bancos e instituições privadas com dinheiro na casa dos BILHOES.
A História da humanidade demonstra que todo grande império um dia cai.
Não foi desta vez, mas ainda em vida espero ver isto acontecer pois já um país que vende papel em troca de dinheiro um dia há de ser desmascarado. xD
Cyro Pamplona 20 anos (Estudante de Sistema de Informação)
37 opiniões
avalie fechar
marcio B. (96) 11/12/2009 01h36
marcio B. (96) 11/12/2009 01h36
Joel Saraiva , me parece que o premio nobel da paz subiu à cabeça do Obama, e este Obama esta demonstrando que ele é notadamente um covarde.
Do meu ponto de vista, a mera possibilidade de , como o Sr. mesmo disse, os EUA apertarem um botão e acabarem com seus inimigos era uma eficiente intimidação aos olhos dos inimigos dos EUA. Com a subida de governantes fracos e volúveis como BUSH e muito mais agora com o OBAMA premio nobel, ficou evidente para todos que os EUA não terão coragem de apertar o tal botão. Se o OBAMA tivesse a coragem e a astúcia de um Estadista, ele nunca deveria ter aceitado esse nobel, ou melhor deveria tem feito como Sartre que ao recusar o premio nobel, escreveu:" (...) Um escritor que assume posições políticas, sociais ou literárias
somente deve agir com meios que lhes são próprios, isto é, com a palavra escrita. Todas as distinções que possa receber expõem seus leitores a uma pressão que não considero desejável. Não é a mesma
coisa seu assino Jean-Paul Sartre que se assino Jean-Paul Sartre, Prêmio Nobel."
Os Generais do mundo perceberam a fraqueza dos governantes dos EUA.
SUN TZU , em A ARTE DA GUERRA, em 450 A.C. escreveu: " (...)Se o comandante quer atrair o inimigo, ele ilude, apresentando algo lucrativo para o inimigo, e o inimigo por certo acreditará. Assim, o comandante oferece ao inimigo pequenas vantagens, mas o espera armado e com toda a sua força.
11 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (635) 11/12/2009 00h04
eduardo de souza (635) 11/12/2009 00h04
Joel Saraiva, arrebentou no seu comentário... Excelente. 28 opiniões
avalie fechar
marcio B. (96) 10/12/2009 23h51
marcio B. (96) 10/12/2009 23h51
Chris Maria, me diga qual é a inconsistência do meu comentário? Se a senhora conhece tão bem o islamismo e apóia as suas práticas porque não se muda pro IRÃ??? eu digo porque, porque ser mulher no IRÃ deve ser terrível. Seu comentário é bem típico de gente de pouco discernimento que vive como uma matraca repetindo o que diz a esquerda adestrada. A senhora sim, disse coisas inconsistentes como "Eu sempre admirei Obama por suas qualidades intelectuais, e por ter um senso humanitário bem desenvolvido" . O que esse OBAMA fez senão discursar e prometer coisas em propaganda politica? Me cite um trabalho acadêmico ou projeto deste OBAMA que seja digno de alguma menção fora da esfera de seu partido? Até pouco tempo esse cara era um total desconhecido... Me diga o que fez o OBAMA para merecer o nobel da paz? Me diga em quê o LULA é o cara? Quanto ao senso humanitário do OBAMA, deve ser o mesmo do Ahmadinejad, pois ambos são muçulmanos. 39 opiniões
avalie fechar
juarez honorato Martins (66) 10/12/2009 18h42
juarez honorato Martins (66) 10/12/2009 18h42
As pessoas que aprovam a concessão do premio Nobel da Paz, devem ser, no minimo, cínicos. Defendem a guerra, que mata inocentes por razões religiosas ou ideologicas. E ainda citaram Ghandi como exemplo. Outro absurdo, Ghandi nunca pregou a violencia. Luter King, tambem era contra a violencia. Compara-los com Obama, que recentemente autorizou o envio de mais 30.000 soldados para matar afegãos, é inconcebivel. São exatamente opostos, por suas posições politicas. Eles, provavelmente acham que os seres humanos são trouxas, para acreditarem em suas afirmações. Alias, isso já aconteceu em outras ocasiões, na concessão de premios da paz e da Literatura. Acho, até que se Hitler tivesse ganho a guerra, eles lhe dariam o premio Nobel da Paz. Muitos governos europeus estão apresentando atitudes claramente fascistas. 29 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (319) 10/12/2009 18h38
Chris Maria (319) 10/12/2009 18h38
O comentário do Sr. marcio B. (61) 10/12/2009 12h34 é tão consistente como um prego fincado na areia. rs... 61 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (319) 10/12/2009 17h44
Chris Maria (319) 10/12/2009 17h44
O comentário do Sr. marcio B. (61) 10/12/2009 12h34 possui um cunho discriminatório a medida em que subestima o alcance intelectual da mulher e tendo em vista que a moderação da Folha permitiu a publicação, de acordo com o artigo 5º da Constituição Federal deverá conceder o direito de resposta.
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes...
V - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
Por isso, venho me reportar aos senhores no sentido de que seja publicado meu comentário anterior. Caso contrário torna-se explicita a conivência com certo tipo de ideologia.
108 opiniões
avalie fechar
Joel Saraiva (178) 10/12/2009 17h38
Joel Saraiva (178) 10/12/2009 17h38
Não é controverso, receber Prêmio Nobel da Paz, e ao mesmo tempo, defender a guerra? Porque será, que o homem, é tão imbecil, no mundo globalizado, em que a geração da informática, tudo comanda? Porque manter frentes de batalhas, com soldados à mercê, de fuzis, metralhadoras, tanques de guerra, granadas, se num simples apertar de botão, destrói-se um planeta? Ou até mesmo, como fizeram os americanos, em Hiroshima e Nagasaki, quando despejaram do Enola Gay, bombas atômicas, até então, desconhecidas pela humanidade? Não seria mais "fácil", fazer o mesmo agora, com esses países de quarto mundo, que abrigam terroristas em suas terras, como aqueles que simplesmente "derrubaram" as torres gêmeas de New York? Que se lixem seus povos, seus governantes corruptos, suas mulheres, crianças e velhos, o que Obama quer, é estar por cima da "carne seca", como diz, o dito popular no norte/nordeste brasileiro. Ele enviará mais 30 e tantos mil soldados, para a frente de combate, uns para morrerem pela "Pátria americana", outros para ficarem "despedaçados" pelo caminho, e outro tanto para retornarem, e praticarem "tiro ao alvo", contra inocentes em território americano. Assim, como temos visto, os "heróis" de guerra", fazerem na América. Plasmem, e Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, ainda ganha o Prêmio Nobel da Paz. Como está incrustado na moeda americana, o dóllar, "God Saves America". Joel Carlos de Almeida Saraiva, Investigador de Polícia, dos Altos do Jaraguá, São Paulo, Brasil. 146 opiniões
avalie fechar
antonio fernandes (5) 10/12/2009 15h19
antonio fernandes (5) 10/12/2009 15h19
desde que não seja uma batalha travada no território deles. Muito bem falado sobre a "história", mas esqueceu de informar que a histórica mostra que os EUA são responsáveis pela maioria dos conflitos mundiais. Ou pensam eles que enganam mais alguém 16 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (319) 10/12/2009 15h01
Chris Maria (319) 10/12/2009 15h01
Sr. marcio B. (61) 10/12/2009 12h34
Parte 1
Concordo quando o Sr. diz que "antes de discorrer sobre o simples apoio ou não apoio em qualquer assunto, as pessoas devem entender com um mínimo de profundidade o assunto, antes meramente repetir mecanicamente o que outras pessoas falam".
Não sei qual a exata noção que o Sr. tem sobre a liberdade da mulher nos EUA e recomendo que faça uma pesquisa. Lá, os custos da violência contra a mulher variam entre US$ 5 bilhões e US$ 10 bilhões ao ano.
►"A violência contra a mulher é qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na esfera privada". (Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher, adotada pela OEA em 1994).
►"A violência contra as mulheres é uma manifestação de relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres que conduziram à dominação e à discriminação contra as mulheres pelos homens e impedem o pleno avanço das mulheres...(Declaração sobre a Eliminação da Violência contra as Mulheres, Resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas, dezembro de 1993).
24 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (319) 10/12/2009 15h00
Chris Maria (319) 10/12/2009 15h00
Sr. marcio B. (61) 10/12/2009 12h34
Parte 2
►Segundo dados do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento:
Um em cada 5 dias de falta ao trabalho no mundo é causado pela violência sofrida pelas mulheres dentro de suas casas.
A cada 5 anos, a mulher perde 1 ano de vida saudável se ela sofre violência doméstica.
O estupro e a violência doméstica são causas importantes de incapacidade e morte de mulheres em idade produtiva.
Na América Latina e Caribe, a violência doméstica atinge entre 25% a 50% das mulheres.
Uma mulher que sofre violência doméstica geralmente ganha menos do que aquela que não vive em situação de violência.
No Canadá, um estudo estimou que os custos da violência contra as mulheres superam 1 bilhão de dólares canadenses por ano em serviços, incluindo polícia, sistema de justiça criminal, aconselhamento e capacitação.
Nos Estados Unidos, um levantamento estimou o custo com a violência contra as mulheres entre US$ 5 bilhões e US$ 10 bilhões ao ano.
Segundo o Banco Mundial, nos países em desenvolvimento, estima-se que entre 5% a 16% de anos de vida saudável são perdidos pelas mulheres em idade reprodutiva como resultado da violência doméstica.
Um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento estimou que o custo total da violência doméstica oscila entre 1,6% e 2% do PIB de um país.
As mulheres sejam elas do ocidente ou do oriente, sabem muito bem sobre a realidade que lhes cerca. Entre as causas do seu sofrimento encontra-se o fato de gerar um filho por nove meses e perdê-lo numa guerra.
1 opinião
avalie fechar
Dan Kuper (98) 10/12/2009 14h56
Dan Kuper (98) 10/12/2009 14h56
Eu discordo da escolha de premiação ao Obama, como foi muito comentado, pareceu bastante prematura. No entanto o discurso é bem coerente, creio que a mensagem que ele quis passar é que em guerra não se dá um passo para trás para depois dar dois para frente, em guerra se dá um passo para trás para evitar que o outro lado provoque que se 5 para trás....os custos pessoais, morais e financeiros são altos e não há retorno. 33 opiniões
avalie fechar
Gelson Oliveira (44) 10/12/2009 14h47
Gelson Oliveira (44) 10/12/2009 14h47
Acho que entendi a filosofia de Obama. Vamos fazer a guerra. Quando estiverem todos mortos, aí haverá paz. 4 opiniões
avalie fechar
alvaro joão silva guedes (12) 10/12/2009 14h35
alvaro joão silva guedes (12) 10/12/2009 14h35
torci para o Obama ser eleito presidente da america.contudo não concordo com este premio que ele recebeu.Pois e uma incoerencia muito grande,um governante estimular a guerra e depois ser congratulado com o PREMIO NOBEL DA PAZ.Ele ao receber tentou justificar o injustificavel.A sua conciencia
cospirou contra ele mesmo.
32 opiniões
avalie fechar
Paulo Martins Martins (41) 10/12/2009 14h31
Paulo Martins Martins (41) 10/12/2009 14h31
Lamentável esse tal de Obama, heim!
E ainda deram ao cara o Prêmio Nobel "da paz"!
Que lástima!
Os que votaram e apostaram nesse cara devem estar mesmo desapontados.
66 opiniões
avalie fechar
Gelson Oliveira (44) 10/12/2009 14h15
Gelson Oliveira (44) 10/12/2009 14h15
Os Chefes de Estado é que criam a guerra, provocam as guerras civis e fornecem os motivos que justificam os atos de terrorismo. Nunca imaginei que um Nobel da Paz pudesse usar argumentos da guerra como instrumento para alcançar a paz. A explicação é por demais absurda. 29 opiniões
avalie fechar
Tito Oliv (152) 10/12/2009 14h15
Tito Oliv (152) 10/12/2009 14h15
Obama não sucumbiu a nada, ele simplemente encara a realidade de um governo. Ao defender a "guerra justa" ele não inovou em nada, nem nos argumentos: plagiou Agostinho de Hipona - Sto Agostinho, Padre da Igreja - que teorizou sobre isso no sec. IV a. D. (século 4 da era cristã) se não me falha a memória. Até as circunstâncias eram parecidas: a parte do mundo que se considerava a parte civilizada estava sob ataque de bárbaros e a população civil submetida a todo tipo de vexame e abuso. Então a única coisa que Obama fez foi ver que o mundo não é o que idealizamos, mas o que devemos modificar. Se repetisse Agostinho com exatidão diria que estamos na cidade dos homens em busca da cidade de Deus. No mundo leigo que temos que enfrentar a realidade buscando aperfeiçoa-la pouco a pouco. Nada de novo sob o sol. sem opinião
avalie fechar
Rafael Silva (1) 10/12/2009 13h49
Rafael Silva (1) 10/12/2009 13h49
Aos Homens do Brasil,
por favor não misturem as bolas. Uma coisa é situção social e cultural de um país, outra é que tem o direito ou soberania de decidir unilateralmente quem é o BONZINHO e MALVADO no mundo? Há de se problematizar a questão. Se queremos um mundo melhor para todos, devemos ouvir todos, com suas diversidades e especificidades. Ou seja, uma coisa é o posicionamento de um país DESENVOLVIDO (dominante) e outra é de um país SUBDESENVOLVIDO (dominado). E afirmar que existe uma igualdade de forças em instancias internacionais, parece no mínimo irrealista. A primeira pergunta que se tem que fazer é, porque existem dominantes e dominados, e como isso se deu? Que lógica segue isso? Por que os EUA tem tanto receio de países insignificantes? Se os EUA é tão bonzinho, porque não acaba com o rio de sanque que é a África? Problematizar a questão é fundamental para se ter um entendimento melhor das dimensões envolvidas.
227 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1744)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página