Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Conflito na América do Sul

O conflito entre Colômbia, Equador e Venezuela começou após a morte de "Raúl Reyes", porta-voz das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e considerado o "número dois" da guerrilha.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7
Comentários dos leitores
Rui Ruz Caputi Caputi (1130) 02/06/2008 21h47
Rui Ruz Caputi Caputi (1130) 02/06/2008 21h47
Quero ouvir e ver uma boa explicação sobre a contratação com meu dinheiro pago atravez de meus impostos, da esposa do guerrilheiro a Sra Slongo no ministerio da pesca.
Minha nossa além de sustentar toda essa turma, ainda me arrumam estrangeiros sobre minhas costas, o povo não aguenta tanta desfasatez
4 opiniões
avalie fechar
FORTALEZA / CE
Serra calado é REI!!!
Tó fora...
24 opiniões
avalie fechar
FORTALEZA / CE
Estes tucanos são sem sobra de duvidas uns cara de pau com cupim... E a mídia conservadora dando destaque pra esta galera que estão sendo procurados até na suiça e frança isso sim é babado... E a josé serra vem com o papo que é eleitoreiro...!!! Agora até a frança e a suiça são PETISTAS... Se bem que o povo francês quando cismam são bem parecidos com os PETISTAS do Brasil... vão para as ruas e defendem seus interesses sociais... As conquistas, agora já a turma dos demos e p$db é sujo muito sujo e se for levantado o tapete vai sobrar pra mídia conservadora, pra banqueiros, doleiros, sonegadores, traficantes, polícia, prefeituras, estados e vai respingar não vai lambuzar o serra, alkcmim, aécio, yeda, arthur, agripino, fortes, acm junior e a legião menor da base do p$db/demo... 13 opiniões
avalie fechar
porfirio sperandio (351) 26/05/2008 08h27
porfirio sperandio (351) 26/05/2008 08h27
NAO TEM POR ONDE ESCAPAR
Os UZA comecaram a UNASUL.
Tudo que eles mais temian ... O contigente militar vai ser bravo, e o poderio militar Brasileiro vai aparecer.
Assim como temem a china pelos reatores nucleares, os UZA temiam a UNASUL.
Uribe nao tem por onde escapar. Ele pode ter o rabo preso com o senado norte amer-i-dano, mas o proximo presidente nao tera'.
Nao precisa ser um cidadao politizado pra entender que um entendimento como esse na UNASUL vale mais que os Sikorskys que mandam a Bogota. QQ cidadao colombiano com o menor sentido politico, expressa o anseio de uma maior interacao latino americana, principalmente envolvendo o Brasil ...
Nesse canto do mundo so' existe um pais que poe medo nos soldados ameri-cados dependentes do well fare: o Brasil.
Arroz, soja, carne, energia renovavel, agua ... Quem nao quer se aliar ao nosso grandioso Pais ? Nao tem por onde ...
2 opiniões
avalie fechar
Antonio Carlos Bressan (154) 25/05/2008 15h19
Antonio Carlos Bressan (154) 25/05/2008 15h19
É uma ótima notícia que recebemos neste domingo!
Ótima para os colombianos, ótima para a uma América do sul mais democrática e mais livre destes terroristas que sequestram e torturam nossos irmãos colombianos e de outros países. O Terrorismo e o narcotráfico latino americano, graças a Deus, estão perdendo a batalha e esperamos que todos os outros governantes dêem total apoio ao Uribe em prol de uma colômbia mais livre e feliz!
17 opiniões
avalie fechar
Will Carvalho (39) 19/05/2008 00h46
Will Carvalho (39) 19/05/2008 00h46
Por favor não é necessário que vcs publiquem
Gostaria de pedir desculpas aos moderadores, aos quais em certa ocasião, eu os acusei de serem tendeciosos, entre outras coisas!!!
Eu comecei a acompanhar o trabalho de vocês mais de perto e constatei: é mais fácil ser lixeiro que moderador!!! Pelo menos ninguém reclama do lixeiro!!!
Abraços e muita força!!!
8 opiniões
avalie fechar
Marcelo Almeida (16) 01/04/2008 19h16
Marcelo Almeida (16) 01/04/2008 19h16
Essa quadrilha colombiana são guerrilheiros??? O Caneco!!! São bárbaros, narcotraficantes sócios do Fernandinho babaca beiramar, são bandidos, grupelho do mais burro e obtuso projeto comunistossauro! São assassinos, facinoras, liderados por um velho senil cabide de pelancas, pé-na-cova. O PT está na contramão do planeta inteiro emprestando às FARC uma legitimidade que nunca teve! São anormais, sub-humanos, sub-gente embrutecida por um projeto político obstinado, burro e inviável. Pare de tampar o sol com a peneira senador Suplici!!! 3 opiniões
avalie fechar
anatalia santos (33) 01/04/2008 18h08
anatalia santos (33) 01/04/2008 18h08
Esse Suplicy é um suplicio é o mais aloprado dos petistas....hehehe.Lembram quando ele leu um poema em plenário onde gritou. pah!...pah!...pah!, imitando um disparo de revolver?, e todos levaram um susto.....As Farcs são um grupo terrorista e não uma guerrilha. 6 opiniões
avalie fechar
Saulo Mundim Lenza (322) 01/04/2008 11h32
Saulo Mundim Lenza (322) 01/04/2008 11h32
A única coisa que o senador aí sabe é dormir,. Por isso ele tem apelido de Mogadon. É um inutil na expressão da palavra, apenas mais um parasita que infelicita a nação. Essas Farc são um bando de traficantes e bandidos que vivem da venda de cocaina e resgate de sequestros.
Acorda Mogadon, o mundo mudou.
14 opiniões
avalie fechar
Alessandro Tadeu Perico (17) 01/04/2008 09h30
Alessandro Tadeu Perico (17) 01/04/2008 09h30
No Iraque todos os ataques a bomba fazem na própria população as maiores vitimas, na Irlanda em nome da independência matam um monte de irlandeses em ataques a bomba, na Colombia matam e sequestram quem? Os próprios bolivianos e nem sempre politicos, traficam cocaina e invadem outras fronteiras como já fizeram com a nossa, pois é sabido que já o fizeram, boa parte da cocaina vendida no Brasil vem deles ou com ajuda deles.
Guerrilheiros, combatentes, coisa nenhuma, são é bandidos, traficantes da pior espécie e como tal devem ser tratados e combatidos, fica um monte de brasileiros defendendo eles, sendo que todo o cidadão de bem da bolivia tem verdadeiro pavor deles. Se duvida, pergunte a um Boliviano o que acha.
6 opiniões
avalie fechar
JOSE PAULO VIEIRA (17) 01/04/2008 09h19
JOSE PAULO VIEIRA (17) 01/04/2008 09h19
Teriamos de tirar BUSH desta jogada. Chaves é louco ou qualquer atributo que damos a ele, mas está provando o contrario, pois percebeu que não estava ajudando e silenciou. E agora, ..... resolveu...é claro que não. O pior veio em seguida. Meu querido BUSH interferindo, dando premios milionários para os memembros da FARC se entregarem. Imagenem que façam uma fila, alias varias filas quilometricas de onde vai tirar tanta grana. Fica o recado.
Acredito que os nossos cidadão estão melhores informados. Lembra do computador com tantas provas: 1) Pelo galho da arvore de mais ou menos 40 cms.de raio, e foi cortado pelas metradoras, e afirmam que a média metralharam 18 cms.quadrado - surge a pergunta O tal computadorzinho resistente ou imune de meltradoras. 2) Premio de burrice aos homens da FARC de levar para um acampamento daquele tantas provas que o incrimisasse.
Todos nos sabemos que a historia é outra: Nem Oribe e nem Bush quer aqueles refens vivos, para como vão provar seus planos....
13 opiniões
avalie fechar
Carlos Pereira de Andrade (77) 01/04/2008 08h58
Carlos Pereira de Andrade (77) 01/04/2008 08h58
Parabéns Suplicy,
Temos que ter a grandeza de admitir que as FARCs se perderam durantes os anos de luta e o que sobrou não é mais as FARCs, isto é, só sobrou a sigla, porque o conjunto de suas ações (sequestro, tráfico de drogas) e sobretudo, a perda da proposta político e ideológica, devem ser chamados, quando muito, de guerrilheiros. Da minha parte prefiro chamá-los apenas de terroristas.
25 opiniões
avalie fechar
Robes Mendes (47) 31/03/2008 20h57
Robes Mendes (47) 31/03/2008 20h57
AQUELA FOTO NÃO É DE INGRID- SOU EU, É VOCÊ, SOMOS TODOS NÓS, QUE FOMOS SEQUESTRADOS.
Qual é a diferença entre aqueles que, em nome do seu "Partido", de suas crenças, seus dogmas, suas ideologias e/ou de suas religiões, seqüestram, torturam e matam e aqueles que fazem uso da máquina e dos recursos do Estado para, em nome dos mesmos motivos, cooptar, coibir, intimidar e/ou subjugar aqueles que estão no caminho de seus interesses ?
Para mim, a única diferença reside apenas nos meios e nas oportunidades, isto é: aquele que seqüestra é o mesmo que faz um "dossiê"- depende apenas de qual desses dois crimes é o meio adequado para atingir determinado objetivo.
A imagem do sofrimento desumano de Ingrid Betancourt - inaceitável para qualquer ser vivo e sob qualquer argumento - nos choca profundamente, despertando em nós os piores sentimentos de vingança e de revolta animal. Mas é preciso entender que por trás da inominável bestialidade deste crime está o mesmo desprezo pelos direitos dos indivíduos que move o burocrata da "nomenklatura" ao cometer um "dossiê".
O exemplo deixado pelo sacrifício das vítimas dos criminosos do nazi-comunismo é que a violação de qualquer um dos nossos direitos, por menor que seja, não pode nunca ser relevada: o seqüestro das vidas e dos corpos de milhões de seres humanos foi apenas uma etapa de um mesmo processo- que começa por um dossiê e termina com milhões de Ingrids Betancourt.
1 opinião
avalie fechar
Edmundo Alencar (1) 19/03/2008 13h39
Edmundo Alencar (1) 19/03/2008 13h39
FORTALEZA / CE
Temos ai 2 extremos, o Totalitarista (Chaves) e o Capitalista Destruidor (Bush) o problema não é o apoio ao Bush a Colômbia, o problema é as FARC, que é um GRUPO TERRORISTA que é financiado pela Cocaína. Temos ai um grande problema, se existem provas ou alguma ligação de Chaves em financiar ou ajudar de alguma forma as FARC, é um problema de âmbito internacional, por que, teremos um país a Venezuela financiado um grupo paramilitar para derrubar um governo legitimo, a República da Colômbia, onde tem como capital Santa Fé de Bogotá. Que tem como presidente legal com 56,8% dos votos. Álvaro Uribe. Se Chaves, como presidente representa a Venezuela financia um grupo paramilitar para derrubar outro país temos um problema diplomático, um governo que financia um grupo para derrubar outro LEGITIMO é terrorista também. E deve ser tratado como tal!!! 18 opiniões
avalie fechar
Cristiano Garcia (206) 18/03/2008 21h54
Cristiano Garcia (206) 18/03/2008 21h54
Olha só quem critica o Hugo Chaves. Esse sr. Bush não é aquele que usou "provas fabricadas" mentindo para seu povo, mentindo para o congresso dos EUA, mentindo para as Nações Unidas dizendo que o Iraque fabricava armas de destruição em massa? Sim, esse sr. Bush invadiu o Iraque prometendo paz, mas apenas trouxe morte e destruição para os inocentes. O sr. Bush e o seu governo estão cheios de sangue inocente nas mãos. Inocentes do Iraque e inocentes do seu proprio país. Então ele ainda vem querer insinuar que Hugo Chaves tem ligações com terrorismo? O que o governo Bush faz no Iraque por acaso é caridade? O julgamento imparcial da história vai um dia revelar o que foi esse governo Bush e o dano que causou para sua pátria e para o mundo.
Os cidadãos dos Estados Unidos merecem um governo melhor.
21 opiniões
avalie fechar
Jader - (78) 17/03/2008 15h02
Jader - (78) 17/03/2008 15h02
OLHA A AMAZÔNIA INDO EMBORA.... 8 opiniões
avalie fechar
dercilio tomaz ricci (60) 17/03/2008 11h05
dercilio tomaz ricci (60) 17/03/2008 11h05
Em 28 de setembro de 2001, por unanimidade, a ONU aprovou uma resolução para se combater o terrorismo. O texto prevê ainda que aqueles que colaboram com o terror devem ser levados a julgamento. Quem acha que a Colômbia errou ao ir caçar terroristas das Farc no Equador, que leia então um trecho do capítulo VII do estatuto da ONU:
"2.Decide que os Estados membros também deverão:
(a) Abster-se de fornecer qualquer forma de apoio, ativo ou passivo, a entidades ou pessoas envolvidas em atos terroristas, incluindo a supressão de recrutamento de membros de grupos terroristas e eliminando o fornecimento de armas para os terroristas;
(b) Tomar as medidas necessárias para impedir a execução de atos terroristas, inclusive informando, antecipadamente, outros Estados membros através de troca de informações;
(c) Negar refúgio seguro para aqueles que financiem, planejem, apoiem ou cometam atos terroristas;
(d) Impedir que aqueles que financiam, planejam, facilitam ou cometem atos terroristas usem seus respectivos territórios para propósitos contra outros Estados membros ou seus cidadãos".
Portanto amigos, o que a OEA fez foi simplesmente acomodar as coisas, não condenando a Colombia do ataque, mais uma vez o Brasil perdeu a oportunidade de exercer uma liderança real.
Todos sabemos das ligações do PT, com as FARC, não seria de se admirar se fizessem o contrario.
16 opiniões
avalie fechar
Fábio José \Chanes (1) 14/03/2008 21h54
Fábio José \Chanes (1) 14/03/2008 21h54
SAO ROQUE / SP
Acho que o problema das Farcs é uma questão de todos os países nas fronteiras aonde elas atuam, não vejo que houve quebra de soberania do Equador, pois se o mesmo sabia de tal acmpamento deveria sofrer represálias economicas, assim com o a Venezuela, temo pois este grupo terrorista esta se tornando vitima nestes países medíocres, como a Bolivia, o Peru, a Venezuela e o Equador, e deixam de reparar que a Colombia refreou a violencia urbana se tornando exemplo a vários países inclusive ao nosso arcaico, omisso, atrasado e esquierda de mierda que é o Brasil, a Colombia em minha opinião está com toda razão e que estes caudilhos latinos americanos deveriam calar-se 14 opiniões
avalie fechar
RIO DE JANEIRO / RJ
obrigado. 5 opiniões
avalie fechar
Ricardo Perrone (8) 13/03/2008 11h02
Ricardo Perrone (8) 13/03/2008 11h02
A verdade sobre a invasão criminosa da Colombia não depende deste relatório da OEA! Não há nada que justifique um massacre coletivo, e principalmente por parte de um Estado, que deveria ser o defensor da Lei e não atuar contra a Lei. São assassinos que em nada se diferem de suas vítimas. O termo Terrorismo é aplicado conforme a conveniência política. 21 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (140)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página