Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Conflito na América do Sul

O conflito entre Colômbia, Equador e Venezuela começou após a morte de "Raúl Reyes", porta-voz das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e considerado o "número dois" da guerrilha.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7
Comentários dos leitores
T. Morimoto (326) 06/03/2008 01h41
T. Morimoto (326) 06/03/2008 01h41
Oi pessoal: sinceramente, nunca me preocupei com "briguinhas" desses 3 (da Venezuela, Equador e Colômbia). Chego a achar que é mais sério, briga entre estudantes ou trotes nas faculdades. Eles fazem muito barulho pra aparecerem, mas, são todos umas "porcariazinhas", que "não cheiram e nem fedem", E NÃO VAI ACONTECER NADA, NEM MUDAR NADA, COM ESSAS PSEUDOBRIGUINHAS". Acreditar que "ficou em risco a paz na América Latina", só por causa da "molecagem" desses 3, acho até hilário, porque êles "não são de nada". E por falar nisso, existe paz no Brasil, com PCC, CV, morros onde todos torcem pra traficantes pegarem seus filhos como aviãozinhos e ganharem uma boa graninha? 20 opiniões
avalie fechar
porfirio sperandio (351) 05/03/2008 23h52
porfirio sperandio (351) 05/03/2008 23h52
cambada de troucha ... Tem que apoiar as FARC sim ... Enquanto nao cruzam territorio Beasileiro, estao trabalahndo a politica expansionista dos EUA ...Que os Beasileiros deveriam estar fazendo .Tem que apoiar sim no que precisarem, tem que fazer campanha na escola pra angariar fundos pra esse pessoal... E' mais barato pra gente dessa maneira ... 179 opiniões
avalie fechar
José Honório Cupertino (9) 05/03/2008 23h27
José Honório Cupertino (9) 05/03/2008 23h27
BELO HORIZONTE / MG
Aos mal informados de plantão, devo informar que a Colômbia é um narcogoverno. A plantação de coca é liberada lá e o governo tenta controla-la como agronegócio. A má fé jornalística brasileira sempre e convenientemente olvida este detalhe. Existe o narcotráfico oficial e clandestino. 14 opiniões
avalie fechar
LILIAN ROSSI (52) 05/03/2008 22h26
LILIAN ROSSI (52) 05/03/2008 22h26
A narcoguerrilha, FARC, tem Chaves como uma especie de embaixador dos narcoterroristas e porta voz da duvidosa tese de que esses devem ser recolhecidos como legitimos beligerantes numa guerra civil.
Lulla certamente apoiará seu companheiro vermelho, a derramar mais sangue na região em nome de que? Cada discurso seu é um despautério - uma agressão a democracia.
25 opiniões
avalie fechar
Douglas Gonçalves (1) 05/03/2008 21h17
Douglas Gonçalves (1) 05/03/2008 21h17
SAO PAULO / SP
Bom ... Que todo mundo sabe que Hugo Chavez é meio Americano, não é segredo neh ? ... não, Porque ele fala tanto dos EUA, e acaba fazendo e falando toda a palhaçada que os mesmos costumao fazer (se meter onde nao é chamado), isso é contradição .
"Patrocina" um grupo de traficantes dizendo ser um grupo politico, então ta ...
O presidente do Equador deveria ficar um pouco calminho também, uma vez que eu duvido que ele não sabia da ocupação dessas tropas em seu territorio.
Para Finalizar ... A colombia não está para brincadeira mesmo ... nada justifica o ataque claro, mais ela pelomenos combate o trafico, mesmo que nao seja em seu territorio.( Isso pode servir de exemplo pro Rio de Janeiro neh ?). Onde você não precisa esperar o Cosme Daminhão para ganhar bala .
abraço a todos
3 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (236) 05/03/2008 20h21
sérgio carneiro (236) 05/03/2008 20h21
Hugo Chaves patrocina as FARC, quer que a ONU retire a classificação de "grupo terrorista", oferece apoio financeiro entre troca de reféns e acha-se um herói. Seu desafeto é com a Colômbia na qual tem um PIB superior ao da Venezuela em U$$ 188 bilhões, como aquele também recebe ajuda militar estadunidense para combater o grupo terrorista-narco-traficante, as FARC. W. Bush promete ajuda militar a Colômbia, em caso de guerra, provocando ainda mais Hugo Chaves.

O Equador vive uma crise politica enorme, devido sua assembleia constituinte, crise financeira e agrária, tem um PIB de U$$ 61 bilhões. Diante destes fatos anunciar que irá "até as ultimas conseqüências" no meu ponto de vista é um "blefe "muito perigoso, na esperança de alguem "engolir a isca" e ajuda-lo financeiramente em nome da paz.

Levantou-se suspeitas que o Brasil vendeu armas para a Venezuela, o governo desmente, e eu não acredito. Com o Estatuto do Desarmamento houve uma grande queda de vendas de armas e até agora a industria não pediu soluções ou reclamou? Tem coisa errada.

Nunca na historia da humanidade entre duas democracias houve beligerância, não temos democracia no trio em questão. O cenário esta formado.

A quem interessa à guerra. Olhem primeiramente os fins econômicos, depois os políticos e por ultimo há de se falar em soberania de território.

¿Por que não te calas?
35 opiniões
avalie fechar
MILTON REZENDE (75) 05/03/2008 20h14
MILTON REZENDE (75) 05/03/2008 20h14
O equador deveria agradecer a Colombia por exterminar esse bando de bandidos, sequestradores que violam os direitos humanos de civis aprisionando-os em cativeiros.È o inocente pagando com a vida para satisfazer desejos das FARC patrocinadas pelo Ditador VENEZUELANO.Se houve violação territorial no Equador por parte da Colombia pior é o Equador permitir que Terrorista Colombianos se escondam em seu território. Não podiamos esperar que CHAVES fosse o mediador desse episodio, pois na sua mediocridade de auto afirmação como Lider da America do Sul faz perfeitamente o seu papel apoiado pelos ignorantes EVO MORALES E RAFAEL CORREIA. Esta na hora de colocar um basta no Ditador e seria uma boa oportunidade para BUCH tirar a limpo essas pendengas. Pena que Chaves não tem cacife para enfrentar uma Guerra na aldeia e morrer como Heroi. 8 opiniões
avalie fechar
O mais provável é que o ataque colombiano ao líder das FARC tenha sido uma advertência dos EUA de que não tolerarão a proteção de Equador e Venezuela aos guerrilheiros colombianos, principalmente à sustentação financeira dos dois governos. Foi um movimento típico da antiga Guerra Fria, em que EUA e URSS se mandavam recados por ações em países dependentes. A ameaça de guerra entre os países envolvidos, se esta hipótese for verdadeira, fica em segundo plano em relação a uma nova situação local de confronto endêmico, ameaçador de conflito bélico se houver rompimento do equlíbrio regional instável. Os EUA não podem tolerar desafio a sua hegemonia; Equador e Venezuela não podem deixar de provocar, para conseguir adesão interna a propostas contestadas por opositores. Temos algo novo na América do Sul: uma bomba-relógio manipulada por indivíduos instáveis. A situação é muito mais séria do que se pensa, Acabou a fase festiva de Venezuela, Equador e Bolívia. Começou uma questão de sobrevivência política de governos com forte oposição interna, verdadeiro pavio acendível a qualquer momento. 5 opiniões
avalie fechar
Rogerio Rocha (543) 05/03/2008 19h02
Rogerio Rocha (543) 05/03/2008 19h02
Nesta "crise" entre o Equador e a Colômbia qual o interesse da Venezuela? Simplesmente o sr. Hugo Chavez está criando mais um factóide para aparecer na mídia e posar de grande liderança política do continente.
Se a Colômbia errou ao invadir o Equador -será que o Equador tem o controle real da região ou esta já virou território das FARC?- o Equador também errou ao permitir a permanência de um terrorista -ou as FARC são um grupo político como quer o Chavez?- e a Venezuela errou ainda mais ao se meter em assunto que não lhe diz respeito.
Resumindo, todos os três países erraram e agora que a OEA desfaça a bela c..... que eles fizeram.
Quanto ao empenho do Chavez em defender a FARC é alguma coisa de estranho. Ele negociar com o pessoal, "doar" dinheiro para o movimento e "otras cositas más" é algo muito estranho.
E só para completar, agora vai um pouco de ironia e humor negro.
Quem deve estar gostando disto tudo é o Evo Morales pois com este movimento todo o preço da coca deve subir bastante e os eleitores do (des)Morales(ado) devem faturar com a subida do preço de seu produto.
26 opiniões
avalie fechar
ORLANDO MARTORI (93) 05/03/2008 18h07
ORLANDO MARTORI (93) 05/03/2008 18h07
MANDA A TURMA DAS FARC MORAR NO RIO DE JANEIRO, QUE ELES IRÃO VER O QUE É BOM PRA
TOSSE, ELES PESSAM QUE SÃO ALGUMA COISA ,
MANDA ELES PARA O RIO, ''VEM PRO RIO, VEM''
3 opiniões
avalie fechar
Sérgio Santos (22) 05/03/2008 18h05
Sérgio Santos (22) 05/03/2008 18h05
Interessante a OEA preocupada com "soberania", "diplomacia", etc como se a situação fosse um chá das cinco. E o nosso representante, segunda corre entre os diplomatas brasileiros, um da linha dos barbudinhos, fica enaltecendo que ninguém melhor que o itamaraty para propor, intermediar, e tal. Até parece que se fala de um ataque a inocentes que brincavam nas florestas equatorianas, ou brasileiras, ou venezuelanas.. nem eles têm certeza. A coisa é simples: ainda tem-se uma visão ingênua de que os EUA sempre estão envolvidos, que os sulamericanos sempre são o alvo, que o império, que não sei o que. Gente, civís, estes sim inocentes, estão em poder desse grupo, que de guerrilha somente possuem táticas, mas aqueles motivos, numa visão tambem romântica, de lutar por ideais, etc não têm a muito tempo. É preciso ser pragmático: são narcotraficantes, bandidos mesmo e devem ter sua situação no mundo todo vista assim. Senão vejamos: em sendo tidos como bandido que atentam a humanidade, ou alguém acha que sequestro de civís não é classificável como tal? a ONU determinando uma intervenção na área? Nossos "hermanos" diplomatas iriam ficar nessa de defessa de soberania? O negócio é que na primeira oportunidade esse bando iria fugir para a floresta. E é claro que o fazem por saberem que , de certo modo, nesses países eles têm um respaldo forte que é a tal de defesa de soberania de governos corruptíveis. Tem-se a impressão de que ainda pensam num mundo bipolar. Santa ingenuidade. 5 opiniões
avalie fechar
FORTALEZA / CE
Assim como LULA eu peço a Deus e a Santa Isabel para que a paz reine na américa latina, na faixa de gaza, no iraque, afeganistão, na Africa, Huait, nos morros do RJ, MG, SP, CE, PE, enfim todo o mundo...
E que se taxe as grandes fortunas... E que o tapete do psdb/pfl demô seja levantado, que a mídia torne imparcial, que se abra as bibliotecas, que abram as cem escolas do RS que foram fechadas, e por fim que a Amazônia volte a ser virgem... e que no brasil não exista mais favelas e que eles se tornem Eco-vilas...
33 opiniões
avalie fechar
Marcelo Azevedo (71) 05/03/2008 17h46
Marcelo Azevedo (71) 05/03/2008 17h46
Se houver uma guerra, que ela seja não entre países, mas sim contra a FARC e o tráfico. 21 opiniões
avalie fechar
Daniel Druwe Araujo (2) 05/03/2008 17h40
Daniel Druwe Araujo (2) 05/03/2008 17h40
SAO JOSE DOS CAMPOS / SP
Se a OEA limitar-se a esfriar a atual crise teremos falhado imperdoavelmente e favoreceremos a repetição com consequências possivelmente muito piores.
Há que entender não apenas a ação que diretamente deflagrou a crise mas também os processos em desenvolvimento na região que deram margem a esse incidente.
Em primeiro lugar, o fato do Equador estar servindo de santuário para um grupo terrorista em guerra aberta contra o governo e o povo colombiano.
A garantia de não repetição corretamente desejada pelo Equador deve ser combinada com o comprometimento de o Equador impedir que seu território sirva de abrigo às FARC.
Em segundo lugar, as demonstrações de simpatia às FARC pelo Equador mas, mais notadamente pela Venezuela, são inaceitáveis. Não pode um governo manifestar apoio a grupo empenhado na derrubada de outro governo legítimo, exceto se houver guerra declarada entre os países.
O comportamento dos presidentes do Equador e da Venezuela precisa ser reprovado no âmbito da OEA ou continuaremos a assistir a um processo extremamente perigoso.
Dificilmente haverá provas absolutas do envolvimento de Chavez com as FARC, uma vez que ambas as partes têm interesse em manter segredo, entretanto há declarações e ações suficientes para suportar suspeitas e investigações.
É hora de agir mais profundamente para evitar o pior.
3 opiniões
avalie fechar
FORTALEZA / CE
Até nisso o bush de canhão sabe fazer, quando dança macula a Arte de Dançar!!!
A ironia deve ser por a tentativa de desarticular a américa latina, hoje sem o fhc para apoiar sua política os EUA tem na américa latina o psdbista URiBE. Uribe e fhc alma gêmea...
33 opiniões
avalie fechar
Mauro Sami Casiuch (1) 05/03/2008 17h32
Mauro Sami Casiuch (1) 05/03/2008 17h32
Pena que n pegaram o filhote de ditador..... 2 opiniões
avalie fechar
marcos nunes vergueiro (2) 05/03/2008 16h24
marcos nunes vergueiro (2) 05/03/2008 16h24
Nada absolve o terrorismo.Nada absolve os atos de sequestro e muito menos as chantagens.Para se fazer mudanças existe o voto.Todos os povos lutam contra o terror,então o Equador deveria bater palmas para os homens que conseguiram aniquilar o tal comandante Reys ou estará obstruindo um desejo de todos os povos do mundo e se aliando claramente ao terror. 3 opiniões
avalie fechar
SAO BERNARDO DO CAMPO / SP
Chavez quer se meter em tudo quanto é assunto, não foi a fronteira de seu país que foi atacada, a mesma coisa vale para os americanos.
Agora é esperar e ver se realmente os documentos que a Colombia possui provam algo, tudo bem que nada justifica a invasão territorial, mas se esse documentos provarem que Venezuela e Euador têm um eskema com as Farc ai o cliam vai esquentar e muito!!
21 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2329) 05/03/2008 15h01
josé reis barata barata (2329) 05/03/2008 15h01
O justo e os juízes;e, os conscienciosos e os racionais.
Claro que,essa dicotomia dupla,não tive a felicidade de propor.Todavia,nada me impede de tentar aplicar essas visões aos que tomam partido na tríplice discórdia (Colômbia, Equador e Venezuela) que, somente por incapacidade bélica e contra-senso na fundamentação política, não será convertida em múltipla.
Soberania implica poder político eficaz e capaz na defesa de um território.O Equador a detinha? Não, parece que não. As FARC, contingente guerrilheiro ou outro qualquer qualificativo que se queira adotar ante ao que noticia a mídia, mansa e pacificamente ocupavam parte de um território somente geograficamente equatorianao, detinham nele um poder político total. Com a complacência ou não, voluntariamente ou não, do Equador, pouco importa ao fato.Nas duas situações este Estado, o Equador, ali não era soberano. Depois, se a ação colombiana se deu com auxílio externo ou não, também, em nada se altera a legalidade e legitimidade da ação e não autoriza qualquer tola utilização de rotulações preconceituosas quanto à força ou modo de atuação política internacional deste ou daquele País. A conduta venezuelana é de uma evidência alarmante: não dispondo de recursos de qualquer ordem, quer se firmar no cenário internacional como a nova Cuba, e assim, nada mais faz que pegar carona na decadência de um mito; e no infortúnio pátrio dos vizinhos: hoje lá, amanhã aqui.
Nada mais.
Impende que sejamos justos e racionais.
261 opiniões
avalie fechar
Marcos Muniz (54) 05/03/2008 14h36
Marcos Muniz (54) 05/03/2008 14h36
OLINDA / PE
Sinceramente acho que uma boa conversa pode evitar um guerra entre os envolvidos,agora! que tem dedo de yankee nessa onda penso q tem! 34 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (140)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página