Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Eleição no Irã

O Irã realiza sua eleição presidencial no próximo dia 12 de junho. O presidente Mahmoud Ahmadinejad é candidato à reeleição.


Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximos
Comentários dos leitores
J. R. (1126) 25/06/2009 10h38
J. R. (1126) 25/06/2009 10h38
Interessante a informação de que a família Palevi aguarda ansiosa por uma volta ao trono do Irã, os USA estão desejando criar uma nova Arábia, como fêz a Inglaterra quando o conduziu ao trono pela 1a. vez. O Irã é um país incrível, que não depende de esmola para sobreviver e nunca invadiu terra de ninguém nos tempos modernos. No que nos concerne é analisar o "modus operandi" dos imperialistas, de onde quer que venham e como dominam os povos usando a vilania. Agradeço a boa base de argumentação de alguns mais informados, que não confundem as coisas e não apelam à ignorância, último refúgio da loucura dos perdidos, rsrs. Nosso Brasil sempre teve nos momentos difíceis e sempre foi salvo pelo patriotismo de seu povo, muito embora com reveses e injustiças com nós mesmos (Canudos, etc.), não creio que os brasileiros queiram o inglês nem como segundo idioma, tamanha a riqueza de nossa lingua. A análise do caso do Irã serve de lição, e esse país não precisa que ninguém o defenda, eles tem milhares de anos de escola, é um dos berços da civilização. Aliás o zoroastrismo é a base de qualquer religião ocidental, advindo da região e usurpado para ser usado na dominação dos povos. A propósito o Iraque não possuia F16 em 1980, quando os USA apoiavam Sadam e a França construia sua usina nuclear, que Israel tentou destruir atravessando o espaço aéreo saudita e os USA terminaram o serviço na guerra do Golfo. No mais, há um mundo a desvendar, "o cão ladra e a caravana passa".(Jose Volin Rabah) 64 opiniões
avalie fechar
caio bastos lucchesi (242) 25/06/2009 10h20
caio bastos lucchesi (242) 25/06/2009 10h20
É saudavel para o planeta a conflagração intestina
na antiga Pérsia.Preocupados em defenderem sua
teocracia,os aiatolás esquecerão a bomba H,e aban
donarão o apoio logístico aos ´´talebans´´.
1 opinião
avalie fechar
eduardo de souza (448) 25/06/2009 09h06
eduardo de souza (448) 25/06/2009 09h06
Venceu a democracia e a justiça... O "pseudo" conflito no Irã teve vida curta, ótimo, isso significa que haverá resistência contra as tiranias que querem escravizar o mundo. Vale lembrar que o povo do Afeganistão esta sendo massacrado, um VERDADEIRO HOLOCAUSTO, vamos ver se a mídia da notícia sobre os ataques nessa região... Tomara, assim poderemos debater e expor as verdadeiras causas do deste genocídio. 122 opiniões
avalie fechar
Sr. Dan Kuper. Bom dia.
Nesta noite passada estava pensando nisso que o sr. falou.
É inútil mesmo! Salvo para raros leitores.
Não só porquê eu seja pró-semita e pró-sionista, mas é quase inacreditável como esse pessoal não consegue discernir as coisas, separar fatos, comparar, analisar, etc.
Nesse meu meio século vida nunca vi um judeu forçar uma pessoa a se converter ao judaismo.
Há total liberdade religiosa em Israel. Até mesmo para seitas e religiões expressamente proibidas nas Leis de Moisés.
E no Brasil ?
A coisa mais rara de se ver é um judeu envolvido em escândalos, falcatruas.Claro que deve existir, mas na própria comunidade judaica esse tipo de indivíduo não é aceito.
Nas artes, na cultura, na indústria, no comércio, nas entidades científicas, na música, literatura, fundações beneficentes, no sistema financeiro, etc.
Em muitos outros seguimentos que fazem desta nação uma potência, tem cabeças israelitas pensantes e que buscam o bem da nação.
Outra coisa que admiro, é o amor pela terra de seus ancestrais. Será que não conseguem ver o que era Israel a 62 anos atrás e o que é hoje ?!
Aonde um judeu põe a mão, a prosperidade acontece. São abençoados em tudo o que fazem.
Já trabalhei para dois empresários e pude perceber como são idôneos nas decisões.
Outro fator que admiro com a comunidade judaica é o amor pela família e os laços fraternos entre os irmãos de países tão distintos.
Por ser um povo singular, despertam a inveja e ódio
de muitos.
8 opiniões
avalie fechar
Reinaldo Elias de Souza (30) 25/06/2009 08h50
Reinaldo Elias de Souza (30) 25/06/2009 08h50
Há muito considerava O Chavez apenas mais um fanático socialista, do tipo que gosta de aparecer, mas agora com a acusação de que a CIA está infiltrada no Irã, já estou acreditando que o fanatismo virou insanidade mental pura e simples, e op ior é que ele encontra desocupados que estão sempre prontos a ouvir seu deboche e desrespeito, desta feita para com os mortos e presos pela tenebrosa ditadura dos aiatolás. 3 opiniões
avalie fechar
Marcello Sokal (79) 25/06/2009 08h40
Marcello Sokal (79) 25/06/2009 08h40
O grito pode ser dos Iranianos (o que é óbvio já que falamos de pessoas vivendo no Irã,só para avisar alguns frequentadores do fórum....),mas a quem interessa manter este estado de coisas?. Manifestantes brandindo cartazes em inglês e slogans em língua que não a deles.Interessante que quando Israel arrasa aldeias ,expulsando mulheres,crianças e idosos de suas casas, para expandir seus assentamentos em terras que não lhes pertence isso não é mostrado ao "mundo"....Porque o "mundo" não vê os abusos ocorridos nos postos de controle israelenses? em que pessoas morrem nas interminaveis filas?.Fica a pergunta.... 6 opiniões
avalie fechar
marcos cesar fernandes (187) 25/06/2009 07h35
marcos cesar fernandes (187) 25/06/2009 07h35
É inacreditável, mas o Iran, um país tão poderoso e organizado, não tem um serviço de contra-espionagem e milhares de militantes de Obama estão infiltrados no país acenando panfletos em inglês. Mas que país é esse cumpanhero? A verdade: O grito vem dos iranianos, não adianta tentar inventar. O povo não quer mais a ditadura. As eleições aconteceram há duas semanas, e os protestos não param. Tem que ser muito "Fórum de São Paulo" para não ver o óbvio.
Agora é o "Hermano" Chaveco que bate na mesma tecla: "É a CIA". Se for a CIA então tem o consentimento das forças policiais iranianas.
Por falar no hermano, o BNDES emprestou à Venezuela uma boa grana. Estamos a um ano das eleições presidenciais no Brasil. Será que uma parte desse dinheiro vai retornar em avionetas? A oposição deveria barrar este empréstimo para a Venezuela, pois é um país exportador de petróleo e rico. Até eu que sou um panaca já percebi a finalidade desse empréstimo. O cumpanhero Corrêa já mostrou o quanto eles não gostam de pagar o que devem ao Brasil e não podemos esquecer dos "não provados" envios de dólares de Cuba por ocasião da campanha do primeiro mandato do Presidente Lula, e este, assim que assumiu foi aos EUA e de quebra passou por Havana e perdôou a dívida que aquele paraíso tinha conosco (o dia em que José Dirceu chorou).
Alhos com bugalhos, mas tudo está de certa forma no mesmo cesto.
59 opiniões
avalie fechar
Leon Diniz Diniz (379) 24/06/2009 23h18
Leon Diniz Diniz (379) 24/06/2009 23h18
As elites israelenses no poder perderam o juizo ou o senso do perigo. Onde já se viu desafiar o novo governo norte americano e prosseguir a construção de casas em áreas indevidas. Fiquem esperto Bibi e Eud, pois a camarilha do Bush já não está mais no poder para dar proteção para atos de arrogancia que vai contra a solução de paz entre israelenses e palestinos. Depois a elite israelense encastelada no poder vai acusar o presidente Obama de ser protetor do fundamentalísmo muçulmano. Sr. Bibi e Eud Barak, aínda é tempo de criar juizo e pensar no sofrimento que a população de Israel poderá enfrentar no caso desta elite desejar um confronto contra o EUA de Barack Obama, o que não é impossível de acontecer. Ceder um pouco para prosperar não é sinal de fragilidade, é antes de tudo traço de inteligência e sensibilidade de quem deseja a paz e não a guerra permanente. As futuras gerações de israelenses não tem culpa dos atos insanos das elites reinantes no presente. 8 opiniões
avalie fechar
Dan Kuper (97) 24/06/2009 22h42
Dan Kuper (97) 24/06/2009 22h42
Sr, José Nunes, não perca seu tempo tentando trazer informação válida.
Ele gostam do Irã, eles gostam do progresso e da luz que o mundo muçulmano tem demsontrado para a humanidade. Eles se preocupam muito com o Irã, mas agora se você perguntar para eles o nome de 3 cidades do Irã, 3 cientistas do Irã, 3 diretores de cinema do Irã, 3 escritores, 3 jornais, 3 canais de televisão, 3 pacifistas iranianos, será que alguem sabe?
Ele não gostam dos EUA, para eles EUA significam falsa democracia, falsa liberdade e manipulação.
E agora se você perguntar para eles o nome de 3 cidades do EUA, 3 cientistas dos EUA, 3 diretores de cinema dos EUA, 3 escritores, 3 jornais, 3 canais de televisão, 3 pacifistas americanos, será que alguem sabe?
Sr. Jóse Nunes, vale a pena perder seu tempo assim? Você acha que eles estão preocupados com o Irã?
11 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (448) 24/06/2009 22h24
eduardo de souza (448) 24/06/2009 22h24
Não sei se passa pelos moderadores, mas vai lá... Encontrei um site incrível de valor científico, autônomo, muito interessante, que fala sobre a gripe suína... http://origem.info/gripe/
Vale conferir.
2 opiniões
avalie fechar
oliverio carvalho (123) 24/06/2009 22h18
oliverio carvalho (123) 24/06/2009 22h18
Da "agência de notícias" Efe, em Washington, cidade com uma tradição enorme como origem de tentativas de golpe de Estado ao redor do mundo há décadas. O ex-príncipe iraniano Reza Ciro Pahlavi, filho do xá Mohamed Reza Pahlevi, derrubado em 1979 pela Revolução Islâmica, declarou na 2ª feira que chegou "a hora de o Irã" derrotar o atual regime, após anos de tentativas frustradas( quais foram???). Em um encontro com jornalistas, o ex-príncipe do Irã, que desde 1984 vive nos eua (que coincidência rs), afirmou que as manifestações e distúrbios que sacodem o país desde o último dia 12 são "UM GRITO PELA LIBERDADE E PELA DEMOCRACIA"(típica declaração made in usa). Emocionado, Pahlavi disse que o que está acontecendo no Irã "é quase um clima revolucionário" e "é a primeira vez na história moderna" de seu país que o povo iraniano REIVINDICA A INTERVENÇÃO DA COMUNIDADE INTERNACIONAL (afinal quem é esta tal de comunidade internacional que tanto ouvimos falar??? Rs) , para que suas vozes sejam escutadas. "Temos que derrotar o sistema . Sabemos que o regime tem que acabar", afirmou Pahlavi, que abandonou (ou foi expulso junto com o papai que estava a serviço dos eua) o Irã em 1978 . A continuar desta forma, o estoque de óleo de peroba vai se esgotar antes do petróleo rsrs. Só falta agora o apoio de outros "democratas" como Baby Doc ou uma mensagem psicografada de Idi Amim Dada rs 36 opiniões
avalie fechar
oliverio carvalho (123) 24/06/2009 22h09
oliverio carvalho (123) 24/06/2009 22h09
Recentemente o mundo foi "bombardeado" com imagens de uma jovem "mártir" que teria morrido no Irã. Apesar de não existir confirmação de fontes independentes (exceto o Paulo Coelho rsrs) e EM QUE CIRCUNSTÃNCIAS, ISTO TERIA OCORRIDO, algo que é confirmado até pela "isenta grande mídia", causa enorme estranheza que, um filme com qualquer uma das MILHARES de jovens iraquianas, afegãs, paquistanesas, palestinas, etc que são mortas frequentemente (algumas até em funerais e casamentos) por ataques "democráticos e pacificadores" do eixo eua-inglaterra-sionistas, não recebam o MESMO DESTAQUE. Por que será que a suposta morte da jovem mártir iraniana ATRAI E MOBILIZA A "GRANDE MÍDIA", MUITO MAIS QUE AS MORTES DAS OUTRAS INCONTÁVEIS JOVENS DOS OUTROS PAÍSES SOB ATAQUE DO EIXO NO ORIENTE MÉDIO???. Por que será que ninguém divulgou no Twitter, MySpace, Facebook e outras fontes que se tornaram, da noite para o dia, "ultra confiáveis e legítimas" para a "grande mídia", nenhuma outra "mártir", com tanta gente morrendo ali pertinho todo dia e faz muito tempo??? Tá certo que tudo isto é resultado da "pacificação" e "democracia" impostas pelo eixo na "maior das boas intenções", pois como o tal Obama disse, "é patético acreditar que os eua se metem na política interna dos outros países" (muito menos a inglaterra e israel) rsrs. Acreditava que nem o Bush teria a incomensurável e estratosférica cara de pau de contar esta piada rsrs. Pois é, não é de hoje que algumas mortes e holocaustos parecem ser mais "importantes" do que outros, especialmente para a "grande mídia". 38 opiniões
avalie fechar
oliverio carvalho (123) 24/06/2009 21h51
oliverio carvalho (123) 24/06/2009 21h51
"Insisti e insistirei na implantação da lei na questão eleitoral... Nem o regime nem a nação se renderão à pressão a qualquer custo", disse Khamenei.Agora que a tropa de choque da polícia e milícias religiosas retomaram o controle sobre as ruas, a liderança conservadora do Irã tem adotado uma retórica mais dura contra os críticos tanto dentro quanto fora do país.NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO.O Irã acusa os EUA e a Grã-Bretanha de fomentar as manifestações pós-eleitorais e tem mostrado manifestantes presos afirmando à TV estatal que foram incitados pela mídia ocidental (ALGO QUE TODO MUNDO JÁ SABIA, POIS, É O MODUS OPERANDI DO EIXO HÁ DÉCADAS).Forças de segurança têm imposto duras restrições em Teerã para evitar mais manifestações contra as eleições. A mulher de Mousavi, pediu a libertação imediata das pessoas presas desde a eleição e criticou a presença de forças armadas nas ruas."É meu dever continuar a realizar protestos legais para preservar os direitos iranianos". Agora que mais uma tentativa de Golpe de Estado foi pelo ralo da História, vamos ver como vai reagir o candidato do eixo do mal eua-inglaterra-sionistas Mousavi e como vai enfrentar as conseqüências. Não só ele, como tb todos os "buchas de canhão" que os terroristas do eixo e países agregados incitaram no Irã e agora terão que responder por seus crimes. Os iranianos que jogaram contra o próprio país e foram usados pelo eixo para tentar promover o golpe, terão agora o mesmo fim dos traidores que tentaram derrubar o presidente Chávez na Venezuela. Mais uma vez, o eixo, que age nas sombras, vai lavar as mãos, como já fez anteriormente, em inúmeros países, e vai deixar abandonados a ver navios , os incautos que embarcaram na aventura golpista. Traidor que apóia traidor acaba sempre sentindo dor rs. 32 opiniões
avalie fechar
Todos tem o direito de pensar e escrever a besteira que desejar, mas pelo menos tem que ser original.
Não seja phusilânime ! Isso revela fraqueza de personalidade.
" Das fraquezas humanas a ignorância está acima da covardia."
3 opiniões
avalie fechar
"eixo do mal" deixou um rastro: os cartazes exibidos pelos manifestantes estavam escritos em inglês !"
...
Santa ingenuidade !
O farsi é idioma deles ! A lingua inglesa é quase universal.
Se eles queriam chamar a atenção do mundo qual outro idioma deveriam escrever ?!
esperanto, grego, iídiche, ladino, ucraniano ou mandarim ?! rsrsrs.....
Isso aqui está virando uma " iramlatria ".
...
Mais essa do pseudônimo J.R., que não tem coragem de por a cara pra bater.
Se esconde atrás de iniciais, fica mais fácil subir em cima do muro pra mudar a dialética na hora que bem desejar, usando outro pseudônimo.
" Os EUA mandou um caça F16 pintado com emblemas do Iraque para provocar uma guerra de 8 anos entre os dois países."
Só quem acredita que o homem foi na lua, pra acreditar nessa ! Polêmico né ?! rsrs...
Faça uma pesquisa profunda e vais ficar surprezo quantos milhões foram enganados por esses "ovnis ".
Próxima viagem: 2019 há,há,há,....
A prioridade agora é buscar água radiotiva de marte.
Se é que existe, talvez sejam minérios brancos ou fósforo, vai lá saber...
Cada um aqui quer apresentar sua verdade mais verdadeira ou a mentira mais bem contada.
Não sabemos o que de fato acontece com nosso vizinho ao lado de nossa casa o que se dirá então do dia-a-dia dos iranianos.
Já extrapolamos os comentários...
Estão conduidos ?! Vão pra lá então, ouvir a cirene dos muezins e esperar pelo progresso que gozamos hoje, pra daqui uns 50 anos.
16 opiniões
avalie fechar
samuel kosminsky (56) 24/06/2009 20h03
samuel kosminsky (56) 24/06/2009 20h03
AQUI TEM CADA UMA DE FAZER INVEJA A FILME DE JAMES BOND 1 opinião
avalie fechar
Mauro Bianchin (1) 24/06/2009 20h02
Mauro Bianchin (1) 24/06/2009 20h02
O que mais os EUA podem fazer para a paz no mundo?. Continuar a fomentar guerras e criar "tiranos" nos países alvos. Este filme já está sendo repetitovo, ainda tem muitos que acreditam. 2 opiniões
avalie fechar
Van Der Burg (90) 24/06/2009 19h21
Van Der Burg (90) 24/06/2009 19h21
Impressionante a capacidade do eixo Estados Unidos- Grã- Bretanha- Israel interferir nos assuntos internos do Irã, chegando a articular grandes manifestações populares. O mais espantoso é que influenciam as camadas mais esclarecidas como estudantes universitários e habitantes das grandes cidades. Entretanto como não existe crime perfeito o "eixo do mal" deixou um rastro: os cartazes exibidos pelos manifestantes estavam escritos em inglês !
Não perdem por esperar, o líder supremo aiatolá Ali Khamenei com auxilío da guarda revolucionária vai abrir os olhos de todos, nem que seja a golpes de cassetete. Então conhecerão a verdade e a verdade os libertará !
78 opiniões
avalie fechar
Saulo Mundim Lenza (591) 24/06/2009 18h52
Saulo Mundim Lenza (591) 24/06/2009 18h52
Este sr Garcia não tem autoridade e muito menos credibilidade para afirmar nada. 2 opiniões
avalie fechar
samuel kosminsky (56) 24/06/2009 18h37
samuel kosminsky (56) 24/06/2009 18h37
LULA NAO COMPARA OPOSIÇAO IRANIANA COM TORCIDA PERDEDORA
JA PENSOU GAVIOES MANCHA E CIA( NAO ORGAO AMERICANO) DIRIGINDO SUAS FRUSTRAÇOES CONTRA PLANALTO
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (471)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página