Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Eleições nos EUA

Corrida presidencial nos EUA tem início com primeira rodada de prévias partidárias no Estado de Iowa.


Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Próximos
Comentários dos leitores
Shirley Machado (96) 05/11/2008 16h35
Shirley Machado (96) 05/11/2008 16h35
Acho que o(a) moderador(a) da Folha Online enjoou de mim...*rsrsrs. Já enviei meu comentário muitas vezes, mas não é publicado. Continuarei tentando, de qualquer forma. Fiquei muito emocionada com a eleição de Barack Obama. Os amigos daqui bem sabem o quanto eu esperei ver esse dia chegar. Luiz, meu amigo, sou profundamente grata a você por não me deixar desanimar. Eu duvidei muitas vezes que o povo americano fosse capaz de vencer a barreira do preconceito e do racismo. Mas você foi sempre de uma lucidez incrível ! Determinado, com suas análises precisas e sua esperança, sempre teve uma palavra de ânimo.
Sou grata a todos amigos que aqui encontrei. Foi ótimo dividir com vocês toda a ansiedade, a expectativa, a esperança. Percorremos juntos esse caminho, e espero que possamos a partir de agora aprofundar nossa amizade. Acabou o sofrimento da campanha..*ufa. Começa agora uma nova fase, e desejo a BARACK HUSSEIN OBAMA, Presidente eleito dos EUA, muito sucesso. Que ele mantenha o bom senso e a sensibilidade que vem demonstrando ao longo de quase 2 anos de campanha, e que seu governo seja coroado de êxito. Sem milagres, porque não é isso o que se espera dele. Mas com seriedade, valorização da diplomacia e do diálogo, respeito à dignidade da pessoa humana, na busca das soluções para os graves problemas que enfrentam os EUA, que acabam por refletir em inúmeros países. Que ele caminhe com determinação, e possa inspirar muitos, na busca de seus sonhos.
Avante Obama !!
1 opinião
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 05/11/2008 16h22
roberto diaz zanetti (278) 05/11/2008 16h22
Prezado Senhor moderador;
Não estou entendeno seu critério ou apenas o program esta dando pau. Escrevi dois textos, já que existe o limite de palavras. O texto incial foi suprimido e assim a continuaidade ficou sem pé nem cabeça. Por favor providencie a reciclagem do software.
Agora o Sr. Vice Presidentedizer que o Obama é um estadista, onde apenas cumpriu um mandato de 4 anos como senador é estar muito mal informado sobre a atividade do futuro presidente americano como também não saber o que significa a palavra.
O presidente assinou um lei sobre gramática, o vice fala essas abobrinhas. Agora, as Universidades que dão votos para o PT, que ele inaugurou, tá ensinando O QUE? Os contos de fadas que muitos acreditam ou algo realmente academico?
41 opiniões
avalie fechar
Amanda R Oliveira (1) 05/11/2008 16h21
Amanda R Oliveira (1) 05/11/2008 16h21
Apesar de ter em mente que devemos aplaudir Obama por ter sido eleito como qq outra pessoa e que qualquer alusão a sua raça seria discriminatório, entendo que o faça...pois para sermos sincero em nossos interiores, há uma diferença qdo vemos um negro presidente dos Estados unidos ou vencedor da fórmula 1...e quando vemos um branco de origem rica envolvido com tráfico, ex(veja alguns filmes por aí)...sinal de que o preconceito está enraizado...e que no futuro, as crianças de hoje , aconstumando se com tais acontecimentos não tenham esta estranheza ...é pra isso que torço. 1 opinião
avalie fechar
Jose Cirilo Silva (36) 05/11/2008 16h12
Jose Cirilo Silva (36) 05/11/2008 16h12
Muito bacana Obama se eleger presidente, espero que não seja um Pitta da vida, uma porque o estrago nesse cargo pode ser milhões de vezes pior. Mas a novidade é bem vinda...se não fosse ele, Hilary..que também seria novidade, uma mulher. Hamilton, as irmãs Willians, Tiger Woods...é simbólico...mas a missigenação de rostos onde não eram comuns pode deixar a humanidade com maior aceitação a diferenças e quem sabe a tolerância seja maior entre nós e começemos a nos preocupar com nosso lar (A Terra). 1 opinião
avalie fechar
antonio alves (1) 05/11/2008 15h44
antonio alves (1) 05/11/2008 15h44
O OBAMA COM CERTEZA ROMPEU COM UM MARCO HISTORICO. SE TORNOU O PRIMEIRO NEGRO A OCUPAR O CARGO MAIS PODEROSO DO MUNDO. MAS A PARTIR DE AGORA ELE PRECISA COMECAR A PENSAR NO SEU PLANO DE GOVERNO, EM FAZER UMA TRANSIÇÃO RESPONSAVEL E TRANQUILA. É NECESSARIO COMECAR A PENSAR NUMA EQUIPE QUE POSSA FAZER ESSA TRANSIÇÃO. ESSE PERÍODO DE CRISE QUE VIVE OS EUA E O MUNDO EXIGE UMA RESPONSABILIDADE E UMA ATENÇÃO ALEM DO COMUM. O DISCURSO E MUITO DIFERENTE DA PRATICA MAS TORÇO PARA QUE AS COISAS POSSAM ENCAMINHAR DA MELHOR FORMA POSSÍVEL E QUE ELE SE TORNE UM GRANDE PRESIDENTE PARA OS EUA. 1 opinião
avalie fechar
Marta Celsetino (2) 05/11/2008 15h25
Marta Celsetino (2) 05/11/2008 15h25
Obama é ESPERANÇA, as pessoas estão cansadas de rostos como os do Mc Cain...o número de eleitores que compareceram às urnas comprovam o que estou dizendo e isto independe de Obama ser bom ou ruim, prova que o americano já não se acha mais tão bom, a procura pela mudança significa procura pela melhora.... abaixo a supremacia. Só resta ver se não vão atirar nele, afinal presidente descendente de africano nos Estados Unidos é "pano para manga"... 43 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (1986) 05/11/2008 15h24
Alcides Emanuelli (1986) 05/11/2008 15h24
Amigo Lincol! embora tens razão cuidado porque vão te chamar de racista.
Caro Lincol sabe porque eles vão te chamar de racista porque na ignorancia de um povo o racismo é branco descriminar negros e não de raças e sim de cor da pele.
Esses são os absurdos que nossos meios de comunicação passam para o povo, que os negros tentam materializar que existe racismo no Brasil, que os negros são discriminados pela sociedade.
Se eles fossem os jogadores de futebol não estariam dominando o universo de mulheres loiras e gostosas, que tanto encantam eles e seus dinheiros.
Mas o que é racismo?
Racismo ao meu ver é dizer que Obama é um Presidente Negro e não ver ele como um ser humano, um cidadão de direitos e obrigações, competente e muito competente porque ganhou a maior eleição do mundo da maior potencia mundial e da maior Democracia e Nacionalismo.
Obama, como todas as pessoas no Mundo são seres humanos não importando a cor de sua pele.
O que fica são preconceitos pela poder social e financeiro, pelas credos, ceitas e religiões, esses preconceitos que fazem aconter a discriminações sociais e se evidencia muitas vezes como racismo.
Pode ser branco, negro, amarelo, azul, vermelho e de qualquer cor se tiver dinheiro é aceito em qualquer lugar e tem quem quer.
Agora se for de alguma religião ou ceita ou credo, ai vai evidenciar suas ignorancias sociais e seus interesses pessoais.
Se for Politico brasileiro, tambem não gostar muito dos pobres e vai querer estar no convivio de Banqueiros.
16 opiniões
avalie fechar
Renan Baggio (213) 05/11/2008 15h17
Renan Baggio (213) 05/11/2008 15h17
Há uma certa distorção na maioria dos comentários aqui...
Pensemos que tivesse acontecido o contrário: todo mundo elogiando o fato de ter sido eleito um candidato branco.
Nesse caso, seria racismo? O que estamos buscando afinal: igualdade ou superioridade?
Ainda não entendi também... De quem estamos celebrando a vitória? Barack Obama ou um candidato negro?
22 opiniões
avalie fechar
Cláudio Luís (18) 05/11/2008 15h13
Cláudio Luís (18) 05/11/2008 15h13
Em seu artigo intitulado SOMOS TODOS AMERICANOS publicado na Folha na data de hoje, 05/11/2008, o colunista e editor do caderno dinheiro deste jornal, sr. Sérgio Malbergier exagera nas palavras e carrega pesado nas tintas ao elogiar e afirmar que a vitória de Barak Obama nas urnas americanas, segundo as suas palavras, "...foi uma vitória épica e multidimensional..." ou "...não é escolha só da maioria dos americanos, mas da grande maioria dos seres humanos...". Pura e simplesmente, brinca com o senso crítico e a inteligência de seus leitores. A mim me parece que ele deixou-se contaminar de vez pela "obamamania", a nova "onda" dos boçais ingênuos e seguidores messiânicos que tomou conta do mundo durante a campanha do candidato democrata nessas eleições americanas. Outro dos absurdos em seu artigo está em atribuir a culpa do antiamericanismo ao governo de George W.Bush. Para Sérgio as "...forças obscurantistas e perigosas do neoczarismo russo, o absolutismo chinês, o petropopulismo chavista, o messianismo nuclear iraniano, o terrorismo islamofascista..." segundo as suas palavras, foram todas criadas ou causadas pelo "bushismo". Ora, todos sabemos que o antiamericanismo surgiu no tempo da guerra fria e tem sido utilizado até hoje pelas piores ditaduras
como arma ideológica para a sua manipulação de massas e forma de se manterem no poder, não importando quem seja o presidente americano na Casa Branca. Não sou à favor de Bush mas tão pouco sou algum idiota ou imbecil.
13 opiniões
avalie fechar
Eduardo Viecorr (4) 05/11/2008 15h07
Eduardo Viecorr (4) 05/11/2008 15h07
Quem aposta em mudanças engana-se. Não importa a cor da pele. Na administração do país, seguir-se-ão os preceitos já estabelecidos porque a estrutura político-administrativa é a mesma. Não se iludam amigos. 7 opiniões
avalie fechar
Maria Teresa S. Angelo (2) 05/11/2008 14h49
Maria Teresa S. Angelo (2) 05/11/2008 14h49
Concordo com o Sr. Idalmo. Quando vamos crescer e sermos de verdade os seres humanos que alguns insistem em dizer que são os melhores deste planeta? A bem da verdade, estamos longe disto. Ainda discriminamos o nosso semelhante, humilhamos ( o que é a fome senào a pior das humilhações!). Ainda temos muito a aprender e a conquistar. Estamos ainda, apesar de toda tecnologia, longe de avistarmos um futuro de igualdade para todos, embora as leis digam o contrário. Pobres Seres Humanos! 6 opiniões
avalie fechar
BARACK OBAMA, não conseguiu somente êxito em suas pretensões de vencer a democrata Hillari nas prévias do partido, como ser também Presidente dos EUA, ele fez um marco na história dos EUA, em cem anos, nunca se viu tantos eleitores para votar, isto sim é que é ser popular, mostrar a sociedade que é capaz de mudar um País com o voto do povo, ele motivou, incentivou os eleitores a ir votarem, para bens Obama e muita paz e sorte na sua nova expedição junto ao povo americano. 49 opiniões
avalie fechar
Joel Stevao (46) 05/11/2008 14h26
Joel Stevao (46) 05/11/2008 14h26
Obama venceu e isto demonstra que os EUA é o maior país do mundo. Alguns escreveram que haveria fraudes, etc etc, comentários cheios de racismo e preconceito.
Levei um minuto para votar, nunca tinha votado nem no Brasil tão rápido, e aliás votamos uma série de cargos e inclusive emendas constitucionais.
Admiro os políticos deste país que depois das eleições decididas se juntam para que o país ganha como um todo.
Obama se voltará mais para o EUA, não pensem que ele olhará pelo Brasil e outros países. Eu ouvi com meus ouvidos ele dizendo que vai aumentar as taxas de produtos vindos do exterior, ele pensará mais no povo vivendo aqui, isto é fato.
Fico impressionado com a seriedade que as coisas são tratadas aqui. Vamos ver oque acontecerá agora.
Alguém criticava um outro Sr pelo fato de se sentir feliz de ser americano e brasileiro, não vejo problema nisto, hoje temos um afro-americano presidente que se orgulha das suas origens. Preconceito da sua parte
em escrever isto. Eu também sou um Brasileiro-Americano e me orgulho disto
Abraços - O Deus de Israel abençoe a América
26 opiniões
avalie fechar
Lincoln Baptista (37) 05/11/2008 14h24
Lincoln Baptista (37) 05/11/2008 14h24
As pessoas dão mais importância ao presidente negro que ao presidente Obama.
Depois elas ainda dizem que o racismo acabou. É cômico.
35 opiniões
avalie fechar
idalmo souto (1) 05/11/2008 14h05
idalmo souto (1) 05/11/2008 14h05
A eleição de Barack Obama representa um grande marco para a historia da humanidade, posto que retrata o desejo cada vez maior do homem de ver banido do planeta a intolerância, o racismo e todo tipo de discriminação. Esta é na realidade, a vitória da humanidade. 14 opiniões
avalie fechar
J. R. (1220) 05/11/2008 13h57
J. R. (1220) 05/11/2008 13h57
Collin Powell declarou -Não estou interessado em uma posição no governo. Nenhum cargo me foi oferecido e não tenho expectativa de que isso seja feito-; na verdade estava de olho nessa oportunidade. Vamos torcer para que a insanidade de colocar um homem como esse fique longe do governo Obama, Powel é apenas um encarregado da indústria militar norte-americana e iria na contra-mão do novo governo. Patriota? A maioria é. 48 opiniões
avalie fechar
Lucas Freitas (78) 05/11/2008 13h45
Lucas Freitas (78) 05/11/2008 13h45
Parabéns Obama! Se os EUA irão mudar ou não isso é outra coisa.
Agora o que me expanta é a relação que a imprensa acredita que exista entre a vitória de Obama e o mercado financeiro. Manchetes por todos os sites: "Efeito Obama não contagia Bolsa".
Por que contagiaria?!
Não diz a imprensa e os nossos "sábios" economistas que a crise é de liquidez?!
Se Obama só assume em janeiro e a crise é HOJE, por que conta haveria de causar uma euforia nas bolsas...
Eu continuo aqui tentando entender a imprensa brasileira...
12 opiniões
avalie fechar
José Leite (1) 05/11/2008 13h41
José Leite (1) 05/11/2008 13h41
A vitoria do Democrata Barack Obama para nós negros do mundo representa um marco no senário politico mundial, estamos em um novo mundo, amanhecemos essa quarta feira mais felizes onde nós ativista do movimento negro brasileiro sabemos a importancia que é a vitoria de Obama, um sonhador que sofreu todas as discriminação que nós jovens passamos hoje no mercado de trabalho, nas escolas e universidades desse Brasil. Essa vitoria representa uma luz no fim do tuneo para milhares de pessoas espalhadas neste mundo, onde todos esperamos ansiosamentes melhorias para os nossos companheiros norte americamos, e para todos os paises do mundo. Obama é sem duvida a esperança para aqules que morreram é o sonho de muitos negros e negras que vivem nos estado nortes americamos, pois sabemos que o racismo é um fato real tanto no estados unidos como no brasil, e um presidente negro na maior potencia do planeta nos diz que tudo neste mundo é possivel, pois sabemos que quando nós nascemos podre e negro já nascemos sem esperanca e quando nos deparamos para a realidade deste mundo sofremos todas as forma de discriminação. Por isso Barack Obama para nós representa uma força, uma esperanca, sabemos que serão muitos os desafios que ele ainda ira enfrenta na Casa Braca, mas temos a certeza e a esperanca que o mundo ira melhora e melhora para melhor! Hoje amanheceu um novo lider mundial seu nome é Obama e quando nós assistimos todas essas personalidades mundiais. 8 opiniões
avalie fechar
gilmar cesar (29) 05/11/2008 13h38
gilmar cesar (29) 05/11/2008 13h38
Um dia isso teria de acontecer. E aconteceu agora. Era a hora certa? Só saberemos daqui a alguns meses ou ao final dos quatro anos de governo de Obama. Só esperamos que o mundo se torne melhor com a assunção de um negro na Casa Branca, se torne menos belicoso e mais justo, mais agradável de se viver com redução das emissões de gases poluentes (especialmente pelos EUA, China, India, Brasil e Europa. Viva a democracia. 4 opiniões
avalie fechar
fabio fiebrantz (404) 05/11/2008 13h10
fabio fiebrantz (404) 05/11/2008 13h10
A eleição de Obama trás esperança a todos, aos americanos e aos brasileiros, pois se o processo se repetir também elegeremos um presidente preparado, não um demagogo como Bush e Lula. Logo após Bill Clinton, um dos melhores presidentes dos EUA ser eleito, o Brasil elegeu FHC, que mudou a historia desse país, que deu a todos a capacidade de planejar o futuro, e estruturar nossas vidas baseadas em uma economia real, vide a facilidade que Lula e o PT tiveram durante esses anos de governo, mesmo com toda a incompetência e falta de ética que demonstraram.
Logo após George W Bush, talvez o pior presidente dos EUA, ser eleito, o Brasil elegeu Lula o presidente mais despreparado e alienado da historia desse país.
Agora com a expectativa de Obama ser também um ótimo presidente, pois é um democrata com uma visão que vai muito alem das discussões raciais do século passado, também temos a esperança renovada, e se Deus nos permitir voltaremos a eleger um grande presidente que tenha competência para dar continuidade ao projeto real de nação que acabará com todos os tipos de fome.
24 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2850)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página