Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Eleições nos EUA

Corrida presidencial nos EUA tem início com primeira rodada de prévias partidárias no Estado de Iowa.


Mais resultados: Anteriores 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Próximos
Comentários dos leitores
RAFAEL ABREU (3) 05/11/2008 13h10
RAFAEL ABREU (3) 05/11/2008 13h10
A vitória de Obama representa uma vitória da civilização. É um fato muito importante para todo o mundo.
Rafael Vidal - Brasília
24 opiniões
avalie fechar
alexandre andrade (1) 05/11/2008 13h08
alexandre andrade (1) 05/11/2008 13h08
Enquanto lá no primeiro mundo eles conseguiram romper a última barreira racial elegendo OBAMA como primeiro presidente negro da história dos EUA... Aqui no Brasil, ainda lutamos contra a violência em nossas escolas, principalmente na questão do preconceito aos nossos alunos negros. Que o mundo transcenda a visão conturbada de raça ! Que sejamos todos iguais ! Que OBAMA sirva dê exemplo ao mundo ! Que possamos extinguir todo nosso preconceito. 6 opiniões
avalie fechar
ADOREI A ELEIÇÃO DE BARACK OBAMA. SIGNIFICOU MUITO PRA HISTÓRIA MUNDIAL. TENHO GRANDE APREÇO PELO DEMOCRÁTAS. O MUNDO ESTÁ EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO, PRECISAMOS ACOMPANHAR A HISTÓRIA E FAZER A NOSSA PARTE PARA UM MUNDO MELHOR E MAIS HUMANO. VIVA A DEMOCRACIA. VIVA A LIBERDADE, A IGUALDADE ENTRE OS HOMENS E A FRATERNIDADE. 11 opiniões
avalie fechar
Guilherme Lemmi (235) 05/11/2008 12h48
Guilherme Lemmi (235) 05/11/2008 12h48
Ledo engano achar que o Obama significa mudança para os EUA e o Mundo. O Establishment que esta por tras da política americana continua intacto.
Obama foi eleito pois essa foi a decisao do Conselho das Relaçoes Exteriores (CFR), think tank de Nova Iorque que reune pessoas chave da mídia, das Industrias e da Política.
Tanto é que o conselheiro das Relações Exteriores escolhido por Obama é ninguem menos do que Zbigniew Brzezinski, poderoso 'pensador geopolítico' responsáveis pelas decisoes imperialistas americanas que vem sendo tomadas desde o Governo Carter nos anos 70.
Obama é o exemplo classico da 'falsa opção', vendido sob o slogan da 'mudança', mas tao preso as velhas estruturas da elite global quanto Bush ou Clinton. A democracia é uma ilusão, o povo decide entre o candidato A ou B, mas A=B.
Quem governa os EUA sao os Rockefellers, os Morgan, os DuPont, os banqueiros de Nova Iorque, o Fed, o CFR, a comissao Trilateral, os Bilderbergers.....enfim, Obama é so uma fachada 'democratica' pra isso tudo.
Mas isso nao esta escrito nos jornais...por que sera?
111 opiniões
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 05/11/2008 12h45
roberto diaz zanetti (278) 05/11/2008 12h45
Continuando.
O Lulla pediu para que Obama invista mais no Brasil. Bom ele pode investir contra os terroristas o que para o PT,MST,CUT,PSTU, não é uma politica sadia, principalmente por que estão querendo instituir o revanchismo perseguindo os torturadores.
Quer dizer; o que realmente o Lulla e os Deputados Federais estão festejando com a vitória de Obama. Seria ótimo se tivessemos um governo profissional onde os nossos interesses(dos brasileiros, não de meia duzia) fossem respeitados e implementados para que possamos ser valorizados e crescermos segundo as nossas caracteristicas. E não apoiarmos alguém que nada tem a ver com a nossa nação. Assim temos por mais dois anos um metalurgico no poder, que se não tiver uma cartilha do governo anterior para seguir só faz atrapalhada. Ontem no Jo ele comentou que o Lula foi inteligente seguindo a politica economica do FHC/Malan e que soube escolher os dirigentes dessa politica. O economista entevistado falou que o Meirelles tem acertado na sua politica o que atrapalha é o Mantega. Lulla foi esperto e oportunista, pois como oplano real havia dado certo e tinha muitas conquistas, ele não desejou arriscar, pois pelas trapalhadas qeu o PT costuma fazer, só iria sair escremento organico descartável. Assim Lulla tem o seu mérito. Por covardia e incompetencia seguiu o que estava estruturado, mesmo que tenha sido eleito para promover mudança. A unica mudança foi para a sua familia.
48 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (1986) 05/11/2008 12h40
Alcides Emanuelli (1986) 05/11/2008 12h40
O Jovem Obama, ganhou! trabalhou para isso e mereceu e fez juz o titulo de a maior democracia do Universo a America.
Para o povo Americano, mudanças são importantes e é sinal de quebra um pouco do conservadorismo, com o novo Presidente muda e muito a relação dos Americanos para com o Mundo.
Agora é triste ver que muitos falam em Presidente Negro, ele não é negro, não é branco, não é Indio, Asiatico, Arabe ou Africano, ele é um homem um ser humano com alma que tem Idéias para melhorar a vida na humanindade.
Agora vamos ver talvez quem sabem, cairem os Arames e as cercas, cairem barreiras de preconceitos.
Vamos ver talvez aconter a paz nas almas dos homens, vamos ver mais amor no coração de todos, e vamos ver cair ambições de Nações mais ricas, de politicos falsos e hipocritas que aproveitam o poder para interesses pessoais.
Talvez esse dia esteja perto de chegar e vamos ver o homem criar vergonha na cara e ter amor e paz em seus corações.
Talvez chega a fraternidade, talvez as lagrimas sejam substituidas por sorrios, a tristeza vai e vem a alegria, e o homem tenha dignidade para ser feliz.
sem opinião
avalie fechar
josé reis barata barata (3538) 05/11/2008 12h34
josé reis barata barata (3538) 05/11/2008 12h34
Contradição.
Enquanto contemplo um exemplo de liberdade de expressão, degladio-me , aqui, com uma ingente luta contra a violência de uma censura covarde.
Sds. barata's
61 opiniões
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 05/11/2008 12h33
roberto diaz zanetti (278) 05/11/2008 12h33
Prezados Senhores;
Estava lendo que deputados apoiaram abertamente Obama. Lulla foi enfatico e apoiou também abertamente Obama. Segundo os analistas, para nossos produtos os republicanos são melhores e nos favorecem financeiramente. Os democratas são mais restritivos, protegem o seu celeiro, dificultando a entrada de nossos produtos, assim diminuem os nossos ganhos. Alguns falam que Bush não é culpado pela crise. Por mais que ele não seja culpado, ele vai carregar para vida toda um governo estupido com muitas mortes causadas por ele e a grande distribuição dos seus prejuizos pelo mundo principalmente aqui. O que eu gostaria de saber o que esse pessoal esta festejando? Por que ele é negro? Mas isso é coisa dos americanos que é importante para eles, não para nós. Que isso influenciará o mundo? Sim. Possibilitará que negro ou mulher venham a ser eleitos dirigentes. Nossa primeira experiência negra foi o Pitta e infelizmente foi péssima. Quem pode viabilizar uma eleição ou uma forma de dirigir uma nação é a dignidade do cidadão, se ele for negro beneficiará toda a comunidade negra, pois criará confiança e no amadurecimento de um população que compreende as suas funções histórica. As questões brasileiras são distintas. O nosso metalurgico, espera que o Obama, abaixe os subsidios para os produtos brasileiros. O que não irá acontecer. Pediu o fim do embargo a Cuba. Que irá acontecer, se espera isso. Agora no que isso nos ajuda é que adoraria saber. Continua.
1 opinião
avalie fechar
Shirley Machado (96) 05/11/2008 12h32
Shirley Machado (96) 05/11/2008 12h32
Hoje é realmente um dia muito especial !! Foi com grande emoção que recebi a notícia da eleição incontestável de Barack Obama.
Hussein, é como o chamam as vozes mais intolerantes (como se o nome que se dá a alguém tivesse mais valor que o que lhe vai na mente e na alma). Esperança, é como o chamam as vozes que se elevam, em celebração, nos quatro cantos do planeta. Obrigada, amigo Luiz, por nos dedicar um momento tão precioso. Obrigada por sua lucidez, sua determinação e inabalável confiança durante este tempo de convívio.Obrigada por me incentivar, nas muitas vezes em duvidei que os norte-americanos pudessem ser capazes de superar as barreiras do racismo e do preconceito, elegendo o primeiro Presidente negro de sua História! Venho aqui hoje, como disse que o faria, para dizer que realmente eles me surpreenderam, da melhor maneira possível !. Os americanos souberam viver estas eleições em clima de ordem e de respeito, sem vacilar. Desejo todo sucesso ao jovem e carismático Presidente, que terá pela frente um enorme desafio. Grande é a responsabilidade que pesará sobre seus ombros, e desejo que ele mantenha o bom senso e equilíbrio que vem demonstrando ao longo do tempo. Que Deus o abençoe, a cada passo do caminho.
Fim das eleições, início de um novo tempo. Que sejam tempos de paz, onde prevaleçam o diálogo e o respeito à vida e à dignidade da pessoa humana
Avante, Obama ! :-))
sem opinião
avalie fechar
Cláudio Luís (18) 05/11/2008 12h23
Cláudio Luís (18) 05/11/2008 12h23
Parabéns Barak Obama o 44° presidente eleito dos EUA pela sua vitória esmagadora.
Parabéns John McCain que mesmo perdendo para o seu adversário numa das eleições mais longas e díficeis de toda a história dos EUA teve a humildade de admitir os seus erros e de reconhecer as virtudes em seu concorrente e principal adversário, e saiu não derrotado, mas como um homem honrado e merecedor do respeito pela sua luta dentro da história dos EUA.
E, finalmente, meus parabéns ao povo americano, o verdadeiro vitorioso, que uma vez mais demonstrou ao mundo a força da sua democracia.
1 opinião
avalie fechar
josé reis barata barata (3538) 05/11/2008 12h20
josé reis barata barata (3538) 05/11/2008 12h20
Mito é mito,não importa o manto com que se o vista.
Certa vez conclui uma reflexão assim:
"Otimismo ou pessimismo,
faz um viver com cinismo:
palavras, malabarismo,
rotulações, sectarismo." Pensava essas coisas, são tantas, que a consciência implacável nos acusa.
Observo a festiva eleição dele por este ângulo.Ainda sou daqueles que "laranja madura na beira da estrada:tá bichada Zé,ou tem marimbondo no pé!";ou "Quando a esmola é demais até o santo desconfia".Embora não seja de fechar questão, deixo a porta sempre aberta e...os olhos também:de início, vou com os baianos:"Não estou comendo nada disso! "Ó, paí, Ó!"Depois,mineiramente,vou comendo pela beirada.
Hoje,ainda estou na fase inicial.
Nossas dificuldades sempre nos levam a apelar para a fé.Este algo,este último refúgio,esta dádiva,este sentimento indefinível que existe em nós e que faz surgirem os mitos que enfeitam o curso histórico da humanidade e depois,quase sempre, a amarga frustração.
A era é propícia,violenta,imoral,o Estado moderno periclita,os óbices são muitos e complexos,assustadores.Enquanto escrevo escuto rádio (minha perversa consciência social) e a manchete:
"Duas pessoas morrem com DENGUE HEMORRÁGICA no Hospital São Lucas".É!Aqui, em Aracaju! PT,Lula,PT e Lula!
É...as eleições terminaram e o Barack nos salvará.Promoverá a remissão de todos os nossos pecados morais e econômicos.O amem e amém.
Eu?
-Me basta o mito daqui.
Sds.mitológica's
127 opiniões
avalie fechar
Paulo Bandeira (7) 05/11/2008 12h17
Paulo Bandeira (7) 05/11/2008 12h17
A grande estrela desta eleição é o povo americano, o qual tantas vezes desqualificamos. Temos muito que agradecer e aprender com a sociedade americana que teve a força pra se reinventar de dentro de uma crise não só economica, mas de valores ultrapassados, e nos dar um resposta de como será possível reinventar o planeta em um ambiente de maior tolerância. Foi emocionante a imagem da tolerância de quatro criançcas loiras e negras se confraternizando em júbilo, sobre o palco, presenciado por lagrimas de negros, brancos, e todos os outros matizes. Só uma democracia madura produz um discurso de um perdedor louvando o adversário, recriminando as vaias e pedindo aos seus eleitores que apoiem o presidente eleito. A sociedade americana apontou o caminho do futuro. Resta-nos fazer nossa parte! Parece que a era de Aquarios, finalmente, está chegando! 2 opiniões
avalie fechar
A "raça" e não o "racismo" fez a diferença! Raça é objetivo, é determinação; nela não se admitem teses "catadas" ou ineptas de racismo. O racismo sim, esse abarca um emaranhado de pseudo conhecimentos adquiridos nas sinopses da vida. O resultado das eleições americanas não poderia ter sido outro, sob o risco de se perpetrar a inobservância das mudanças. Aos que vociferam conceitos prematuros, calma! Uma coisa de cada vez, pois Obama só foi eleito, ainda não é presidente de fato, portanto, reação antes mesmo de uma ação é atitude pagã. Uma coisa é certa, tem algo novo, salutar nascendo na combalida e até então inexpugnável nação americana. A pergunta é: saberá esse povo beber da nova fonte sem sujar seu nascedouro? Dou-me satisfeito por essa nova perspectiva e quem sabe ela possa ferir de morte os anfitriões da ciranda financeira. Apologia ao crime? Não me dou a esse entrevero. A maléfica e especulativa ciranda financeira que tem patrocinado uma série e tenebrosa onda de genocídio por todo o planeta, essa sim deve ser alvo dessa nova perspectiva também conhecida por Barack Obama.
Donizete Pontes Botelho - Rubiataba, GO
1 opinião
avalie fechar
Maria Sônia Araújo (1) 05/11/2008 12h01
Maria Sônia Araújo (1) 05/11/2008 12h01
Quero parabenizar o Presidente dos EUA Barack Obama pela sua determinação que sem duvida causou "um feito extraordinário", para a população americana, que, cociente de seu voto e do melhor para mundo, o Democrático é o melhor para a America. sem opinião
avalie fechar
Alvaro Risso (48) 05/11/2008 11h50
Alvaro Risso (48) 05/11/2008 11h50
O que passa desapercebido na eleição americana, é um detalhe, muito importante, do seu espírito verdadeiramente democrático. Na re-eleição do Bush há 4 anos, com os problemas ocorridos na apuração na Flórida, o nosso presidente, inocentemente(?), ofereceu o nosso sistema de urna eletrônica como solução aos americanos. Ora, é muita ingenuidade ("eu não sabia")! Quando os americanos vão às urnas, eles decidem não só quem vai ser presidente, mas tb se legalizam o aborto, pesquisas com células tronco, utilização de transgênicos, gasamentos homoafetivos, etc. Isto sim é democracia, A nossa tão decantada urna eletrônica, permitiria isso? Eu pergunto aos leitores desta coluna: vocês já foram consultados pelo governo sobre esses assuntos? Já opinaram e tiveram suas opiniões levadas em conta?
Apesar de toda a prepotência americana em relação ao mundo, acho que, pelo seu modelo de democracia, eles podem se considerar superiores. Lá a vontade do povo prevalece. Aqui, apenas as dos políticos. Infelizmente.
sem opinião
avalie fechar
Sonia Almeida (2) 05/11/2008 11h49
Sonia Almeida (2) 05/11/2008 11h49
Acordei imaginando um mundo melhor...Que o simbólico e o real se misturem o bastante para que isso aconteça! sem opinião
avalie fechar
Edilson La Ferreira (109) 05/11/2008 11h47
Edilson La Ferreira (109) 05/11/2008 11h47
Srs(as): Muito interessante a vitória de um negro (na verdade, Mulato) para presidente dos EUA. Quem sabe sirva de exemplo para que as pessoas do mundo inteiro enterrem de vez o racismo. Mas incluo no conceito de racismo também judeus, arabes, indianos, asiaticos ou quaisquer outras denominações. Há de se respeitar a todos. Agora, Sr. Obama, quero saber de suas politicas para a América Latina e Brasil. Quero saber se o Sr. assinará a rodada de Doha. Quero ver se seu governo aguenta continuar subsidiando a agricultra com um rombo financeiro enorme. Desejo-lhe sorte e competencia para arrumar o estrago que o Sr. Bush deixou. Ah, já ia me esquecendo: Um assessor de Obama disse há alguns dias que quer o Brasil como "sócio". Sócio de que? das dividas? Ou de nossa Amazonia e sua biodiversidade? É preciso tomar cuidado....Abraços a todos e OBRIGADO aos nossos correspondentes dos EUA!!! Fiquem com Deus!!! (God bless America). 12 opiniões
avalie fechar
Van Der Burg (98) 05/11/2008 11h37
Van Der Burg (98) 05/11/2008 11h37
Sem dúvida venceu o melhor candidato. Barack Obama pela sua inteligência, carisma e disposição para a diplomacia e o diálogo representa o oposto de George Bush. Acho ainda que tem as melhores condições de lidar com a atual recessão economica.
Para o Brasil fica o exemplo da extaordinária mobilização popular que escolheu Obama como candidato democrata, com prévias em todo país, ao contrário do que acontece aqui em as direções dos partidos escolhem os candidatos em conchavos e o empurram para a aprovação dos eleitores.
A esquerda populista de Chavez ,Rafael Correa e Evo Morales deve estar meio desnorteada.
74 opiniões
avalie fechar
Marcus Tadeu Paone (2) 05/11/2008 11h36
Marcus Tadeu Paone (2) 05/11/2008 11h36
Eu parabenizo, o povo norte americano, ao passar por cima de preconceitos em prol de um mundo mais receptivo a paz mundial. Espero que o novo presidente tenha sabedoria para governar os Estados Unidos com justiça e com foco mais apurado em questões sociais e relacionamento mais amigável com a America Latina e o Oriente Médio. Que este episódio, seja extremamente positivo para o nosso Brasil. Meus parabéns, também, a comunidade afroamericana pelo momento histórico conquistado! 1 opinião
avalie fechar
Joel Stevao (46) 05/11/2008 11h32
Joel Stevao (46) 05/11/2008 11h32
Good Morning.
A maior parte da América votou no Sr Obama e a esperança de um mundo melhor renasce no coração da pessoas. Vivemos momentos históricos na humanidade, mas isto não significa que ficará melhor, "sorry" mas isto não acontecerá. O ódio dos muçulmanos os Judeus não mudará, o Irã continuará querendo exterminar Israel, tenho dúvidas que Obama continuará defendendo Israel.
Hoje temos um presidente que declarou que a América não é mais um país cristão, mas muçulmano, indu etc..."scary". ( assustador). Os EUA está se afastando dos princípios que a tornaram a grande nação de hoje. Mas é necessário para que se cumpra oque está em Apocalipse.
Ditadores continuarão se levantando, oprimindo os povos. Quem não está pronto que fique....quem tiver entendimento que entenda oque escrevi.
Abraços
7 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2850)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página