Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Eleições nos EUA

Corrida presidencial nos EUA tem início com primeira rodada de prévias partidárias no Estado de Iowa.


Mais resultados: Anteriores 14 15 16 17 18 19 20 21 22 Próximos
Comentários dos leitores
B. Shumway (3) 04/11/2008 02h25
B. Shumway (3) 04/11/2008 02h25
(continuacao)
Este "Civilian Security Force" eh o que exatamente? Vai ser tipo um PM que nao tem aqui? Pede uma explicacao e ele nao responde. Falou no livro dele que ja comprou e usou cocaina...algo que o Bush foi crucificado por ter feito. Mas vc ja ouviu de tudo isso na imprensa? Claro que nao! Se vc for tao "informada" quanto alega ser, vc iria querer se informar, e nao seguir cegamente palavras bonitas. Mas tenho certeza que vc vai descartar tudo que expliquei pq nao combina com o "perfil" que vc ja colocou na cabeca.
E tb, este milionario obama tem parente vivendo em pura miseria, mas nao da um centavo para eles, ate a tia dele que esta aqui ilegalmente ele disse ontem que deveria deportar. Cade o "share the wealth" (compartilhe sua riqueza)? Ele expulsa jornalista cujo jornais tem apoiado McCain (que eu tb nao sou a favor, mas concordo com a pessoa que escreveu que ele eh o "lesser evil"). Ele ja prometeu "Bankrupt" ou causar a falencia da industria de carvao. Pode crer que tudo que eu falei aqui tem base, que vc alega que os outros nao tem...pode verificar tudo facilmente pois tem o audio e video e reportagens de tudo e sao de livre acesso. E ate muitas dessas coisas foram apresentado por jornais liberias. Mas sim, obama eh um radical, e as ideias dele sao ideias que nunca funcionaram aqui. E vale ressaltar que vc, Shirley, so ouve o que quer...falei que bush estragou demais, mas vc chamou ele do meu "chefe" com a mesma arrogancia que criticou outros. NOBAMA!
19 opiniões
avalie fechar
javano reis (96) 04/11/2008 02h17
javano reis (96) 04/11/2008 02h17
Evidentemente a direita estadunidense, como o Bispo de Kansas, não faz raciocínios e argumentos
mas simples associações de idéias.
E isto não melhora em nada as coisas,
pois as associações de idéias são bizarras:
Da "idéia" de negro derivam a "idéia" aborto,
da "idéia" africano-muçulmano retiram a idéia "terrorismo". Obama é "culto", dizem, logo, é também "europeu" e portanto, não interessa porque, é "socialista" e assim vai...
Não há argumentos e nem análise, basta o arbítrio infantil da associação de idéias.
Desse modo, por que um simples voto numa eleição
não poderia redundar na danação eterna?
36 opiniões
avalie fechar
Henrique andrade (85) 04/11/2008 02h13
Henrique andrade (85) 04/11/2008 02h13
OS DEMOCRATAS LÁ....É A ESQUERDA AMERICANA
O DEMO AQUI,NÃO TEM NADA DE DEMOCRATAS,VIERAM DA DITADURA MILITAR....,SE BOBEAR DÃO UM GOLPE E TOMAM O PODER
60 opiniões
avalie fechar
Henrique andrade (85) 04/11/2008 02h01
Henrique andrade (85) 04/11/2008 02h01
ESSE PESSOAL DA DIRETA,É CONTRA ABORTO......
MAS GOTA DE VER AS PESSOAS FRITAREM NA CADEIRA ELETRICA
GOSTAM DE INVADIR PAISES,E MATAR OS MAIS FRACOS...PARA TOMAR O PETROLEO,MANDAR SOLDADOS ILUDIDOS PRA MORRER NA GUERRA.....GASTAM BILHÕES COM ARMAMENTOS.....MAS NÃO GASTAM NADA PARA MATAR A FOME DOS MAIS POBRES....DEPOIS DIZEM QUE SÃO CRISTÃOS...QUANTA CONTRADIÇÃO,..
VIVA OBAMA....É UMA ESPERANÇA
60 opiniões
avalie fechar
Gustavo Pereira (43) 04/11/2008 01h00
Gustavo Pereira (43) 04/11/2008 01h00
Reflexao final: No final das contas, depois de toda a marola aqui, o resultado era previsivel. Todos sinais apontam para o fim do controle neo-con que dominou a politica nos ultimos anos. Resumo:
Presidencia: Obama vencera. A unica questao eh: por quanto de diferenca? Se o resultado for apertado, ele precisara governar mais ao centro pra ser re-eleito. Se vencer de lavada (~350 votos no colegio eleitoral ou mais) isso lhe dah um mandato pra governar como ele achar melhor. As 19 horas (22 no Brasil) as primeiras urnas fecham, incluindo na Virginia. Se Obama vencer lah McCain jah tera perdido.
Camara: Ganho democrata. Depois da perda massiva dos republicanos nas legislativas de 2006 era dificil de crer que pudessem perder ainda mais em 2008. Contudo, as pesquisas indicam que os republicanos devem perder outras 20 cadeiras (ou mais) este ano. Havera uma maioria massiva do partido Democrata na Camara e o poder de barganha republicano lah sera nulo.
Senado: Ganho democrata. Todos atuais senadores democratas serao re-eleitos este ano. Alem disso, devem tambem capturar os seguintes assentos republicanos: Virginia, Novo Mexico, Colorado, Alaska, Oregon e New Hampshire. Possuem tambem possibilidades de capturarem (em ordem decrescente de probabilidade): Carolina do Norte, Minnesota, Georgia, Mississippi e Kentucky. Logo, o numero de republicanos no Senado sera reduzido a algo entre 43 e 38. Seu poder de barganha sera muito pequeno, ou nulo se acabarem com 40 ou menos senadores.
6 opiniões
avalie fechar
Gustavo Pereira (43) 04/11/2008 00h37
Gustavo Pereira (43) 04/11/2008 00h37
Ao meu redor vejo Obama com um claro empuxo para vencer as eleicoes. Ao termino de minha aula hoje lembrei aos meus alunos que nao esquecessem de votar amanha. Logo em seguida, os estudantes expodiram em gritos em favor de Obama (num auditorio de quase 100 pessoas). Mesmo se tratando de jovens universitarios em NY, eu vivo no oeste do Estado, onde o numero de republicanos e democratas eh quase igual. Com os republicanos tendo uma esperada perda massiva nessas eleicoes, a pergunta eh: O que sera do partido republicano depois dessas eleicoes? Ele guinara mais ao centro ou a direita? Eu arrisco palpitar que guinarao mais a direita, o que na minha opiniao sera a pa de cal no partido. A verdade eh que os republicanos perderao feio essas eleicoes por dois motivos: 1) o desastroso governo do atual presidente republicano, 2) a radicalizacao da agenda neo-con nesses ultimos 8 anos, algo que tem alienado os eleitores mais moderados. Perdemos os ultimos 8 anos discutindo revogar Roe vs. Wade (aborto), emendar a constituicao americana pra definir casamento, e manter ou nao ligado a alimentacao artificial de uma mulher em estado vegetativo na Florida. Enquanto isso, uma guerra illegal foi declarada, o preco da educacao, saude, energia e transporte dispararam, o desempregou aumentou, e finalmente a economia desmoronou. Se o Partido Republicano tivesse tentando implementer suas filosofias nesses ultimos topicos, provavelmente nao estariam na situacao cataclismica em que se encontram agora. 7 opiniões
avalie fechar
Lincoln Baptista (37) 03/11/2008 23h53
Lincoln Baptista (37) 03/11/2008 23h53
Incrível, no início da campanha eu apoiava o McCain, e fui progressivamente mudando ate que agora eu apóio o Obama.
Eu não imaginava que algo assim ia acontecer comigo!
14 opiniões
avalie fechar
Cristiano Garcia (394) 03/11/2008 23h45
Cristiano Garcia (394) 03/11/2008 23h45
Vejam para que serve o cristianismo americano. O bispo Joseph Robert Finn, afirma que os eleitores de Obama estão colocando em jogo sua salvação eterna. Quem votar em Obama estará condenado ao inferno... Estou rindo, mas rindo de raiva, O cristianismo sendo usado como ferramenta de manipulação, de opressão, e como pretexto para impor mais uma vez, a politica nociva adotada por Bush, ao seu país e ao mundo.
Parece que em breve voltaremos aos tempos das cruzadas.
Não me considero ateu, apesar de alguns 'sábios iluminados diretamente por deus' já terem me adicionado essa pecha. Apenas não creio nessas baboseiras que as igrejas usam para intimidar e amedrontar os seus seguidores, com fins de lucro e outras manobras deploráveis.
Então o grande problema do cristianismo hoje, na minha opinião, reside nas igrejas, e não nos ensinos do mestre Jesus. E para mim só exixtiram em tempos modernos, dois cristãos, se é que assim eu poderia dizer. A madre Tereza de Calcuta, e Mahatma Ghandi, que mesmo não sendo um cristão professo, viveu uma vida como um verdadeiro discipulo.
15 opiniões
avalie fechar
Joel Stevao (46) 03/11/2008 19h12
Joel Stevao (46) 03/11/2008 19h12
Interessante os comentários, aqueles que apoiam o Obama falam do grande caráter e personalidade dele, como se tivesse feito algo muito grande pelos EUA. Criticam MCain pelo problema da economia dos EUA como fosse a única no mundo a estar sofrendo. Parece piada....Qualquer tentativa de apoiar Mcain é racista, imoral etc.
Primeiro, como todos esses problemas econômicos, fica difícil achar lugar pra estacionar o carro em qualquer shopping center de tanta gente comprando e gastando. Segundo: O Sr Obama nunca fez nada de bom EUA, alguém aí me diga um.
O Sr Mccain é um herói de guerra que lutou por esse país, foi por vários anos prisioneiro e torturado.
Quando vejo o apoio de ditadores como Fidel Castro, assassino de milhares, o louco do Chavez, e outros doidos apoiando Obama, me preocupo.
O grande erro nosso aqui foi entrar nessa Guerra com o Iraque, deveríamos ter deixado o louco do Saddam continuar matando milhares como fez. Nossa economia estaria ótima, o mundo estaria vivendo os seus carnavais em fevereiro, vendo os seus times ganhar e perder, tomando sua cerveja em nome da paz. Falando mal dos outros países, se achando o dono da razão.
Eu voto dia 4 pelos príncipios de liberdade que fizeram esse país grande, inclusive escolher um presidente independente da cor, voto pela vida, chega de matar inocentes no ventre da mãe, voto pelos princípios bíblicos com relação a casamento e outros valores. Por favor não acreditem em tudo que houvem pela imprensa. Abraços.
10 opiniões
avalie fechar
marcos cesar fernandes (216) 03/11/2008 18h14
marcos cesar fernandes (216) 03/11/2008 18h14
Eu acredito que Obama vencerá estas eleições. Mas se acontecer o contrário, nós brasileiros, que não somos racistas. e que não conhecemos muito bem as propostas dos dois candidatos iremos certamente
iremos responsabilizar o racismo dos americanos pela improvável derrota. É claro que todos nós, seres humanos, somos iguais e só as questões culturais nos tornam diferentes. Já abordei este assunto quando me referi ao pai e à mãe de Barak Obama.
Agora, justiça seja feita, temos tido alguns políticos negros aqui no Brasil, que dificilmente se reelegeriam novamente.
Será que o Pitta venceria um novo pleito para prefeito de São Paulo? E a Benedita da Silva, será que o povo fluminense a elegeria para Governadora do Rio de Janeiro novamente?
E a gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura, alguem sabe de alguma coisa realmente boa que ele tenha feito?
E a ex-ministra da Integração Racil, Matilde, será que o nosso presidente, Lula a convidaria para voltar para o ministério novamente?
Pessoas são todas iguais, os negros não são nem melhores e nem piores do que os outros.
6 opiniões
avalie fechar
O Carioca (636) 03/11/2008 17h47
O Carioca (636) 03/11/2008 17h47
Faço coro com muito gosto com todos aqueles que combatem "certas figuras" que circulam por este fórum. Elasese acham acima do bem e do mal.
Essas "figuras" bradam feito deuses querendo impor os seus pontos-de-vista, mas a forma e o estilo utilizados são fracos no conteúdo, não levam a lugar nenhum. Não tem competência intelectual para tanto.
Quem quiser, que vista a carapuça à vontade!
De leve...
53 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2217) 03/11/2008 17h35
AGUINALDO VENANCIO (2217) 03/11/2008 17h35
O PROBLEMA DO BARAK OBAMA É O TIME DE "ZECA-PIMENTEIRA" QUE DIZ QUE VOTARIA NELE...
AI JA VIU, NE?
É ZICA NA CERTA..
DEUS ME LIVRE E GUARDE!
8 opiniões
avalie fechar
Por que será que o homem tem uma maldita inquietação, no sentido de sempre colocar uma mosca bem no meio da hegemonia do curso normal das coisas? Já justifico a razão da pergunta: li ainda hoje na Folha On Line "Fator racial deve ser determinante
para eleição de candidato à Presidência". Ora, se Obama vem sustentando uma vantagem que sempre tem estado entre 05 e 10 %, por que o fator racial seria determinante? Se assim fosse não seria necessária toda abertura na busca de votos, não acham? E para quem, então, todo esse tempo perdido em campanha no rádio, TV, viagens? Seria mais fácil deixar tudo como estava antes e só homologar o nome de McCain à Casa Branca. E se fosse a Hillary no lugar de Obama? Qual fator seria determinante? Ou iriam criar um fator novo, para justificar que, mesmo em paz o mundo precisa de guerra!
Donizete Pontes - Rubiataba, GO.
24 opiniões
avalie fechar
Shirley Machado (96) 03/11/2008 16h03
Shirley Machado (96) 03/11/2008 16h03
Olá, Dilson Aquino
Um bom voto pra você !! Elogiável a sua iniciativa de levar consigo as netas. Um país se faz com a participação constante e intensa de seu povo.
Votar é importantíssimo.
É um privilégio! A educação pelo exemplo é sempre o melhor caminho.
Eu concordo com você. Também sentirei falta dos amigos que aqui encontramos e com os quais pudemos trocar experiencias, e informações.Se nem sempre concordamos, a boa notícia é que as pessoas aqui se trataram com respeito e educação. É claro que existem ( e sempre existirão ) as exceções, mas isso também faz parte do conviver.
Espero que possamos, sim, manter contato após as eleições presidenciais. Que tal trocarmos e-mails, ou contato no msn ?
Anote aí o meu:
shirleybr3@hotmail.com
Caso queira me escrever, ficarei contente. E claro que isso vale também para os outros integrantes deste Fórum.
Um grande abraço, e até breve
24 opiniões
avalie fechar
Vladimir Tzonev (201) 03/11/2008 15h49
Vladimir Tzonev (201) 03/11/2008 15h49
O SABOR DA DEMOCRACIA
.
parabéns à Folha por esta fantástica demonstração da democracia, que é este fórum!
.
aprendo e me divirto muito aqui!
.
a Leila Brito esta nos oferecendo informação valiosa nos seus últimos comentários.
.
a qualidade dos comentários, como um todo, aumentou perceptívelmente...
.
me sinto emocionado com a possibilidade de Barak Hussein Obama se tornar o presidente do decadente Império do Mal.
.
será que terá as forças necessárias para realizar pelo menos uma pequena parte os seus sonhos?
como vão reagir os racistas derrotados?
.
mesmo se for derrotado obama, os eua nunca mais serão como eram antes dele - o espírito das mudanças foi libertado e os idiotas consumistas, carne-de-canhão das elites criminosas, acordaram da anestesia social e perceberam, que o sonho americano é outro!
.
obama, cara, dentro de você tem uma parte de mim, que triumfará ou perderá junto com você!
.
48 opiniões
avalie fechar
LUIZ CLAUDIO ROCHA (3) 03/11/2008 15h28
LUIZ CLAUDIO ROCHA (3) 03/11/2008 15h28
Se realmente obama perder por questoes raciais, será uma vergonha, como eles vao ter cara de vir aqui e opinar nas nossas questoes principalemnte em direitos humanos. E assim podemos ficar fã de OSAMA BIN LADEN mesmo...... 11 opiniões
avalie fechar
Edilson La Ferreira (109) 03/11/2008 14h56
Edilson La Ferreira (109) 03/11/2008 14h56
Sra. Leila Brito (Vosso comentario 03/11/2008 10h30 hs) e demais leitores: A Sra. foi brilhante em seu comentário! Concordo em genero, numero e grau!!! Eu estava preparando uma resposta a determinado "senhor", mas voce já disse tudo! Mas me permita fazer uma analise: Este "senhor" adora o MacCain não por suas idéias, mas sim por ser contra o Obama, que é negro. Permito-me embasar meu raciocinio: Se este "senhor" discrimina brasileiros que sairam daqui para buscar trabalho e já os tomam como criminosos "normalmente fugindo da polícia" é claro que ele tem uma posição racista. Afinal, este "senhor" conhece pessoalmente o Sr. Luiz Castro ou o Sr. Antonio Gonçalves? Ainda ao ponto de chama-los de criminosos? Este "senhor" é um poço de racismo, em pleno seculo 21. Meu recado a Sra: Continue escrevendo suas reflexões, todas otimas!!! Srs. LUIZ CASTRO e ANTONIO GONÇALVES: Continuem escrevendo "Direto dos EUA" sobre o clima das eleições e acontecimentos. Já fui para os EUA algumas vezes (Trabalho e lazer) e sei que o que voces escrevem é real, me faz recordar da competição fanatica entre Democratas e Republicanos. Um abraço a todos, especialmente aos nossos "Correspondentes". Fiquem com Deus!!! 191 opiniões
avalie fechar
Dilson Aquino (26) 03/11/2008 14h36
Dilson Aquino (26) 03/11/2008 14h36
E depois que a eleição Americana acabar, vamos fazer o que?
Estas discussões aquí estavam tão boas; foi uma delícia passar algum tempo com vocês, discutindo a favor ou contra os candidatos. Será um desperdício muito grande deixar um Grupo como este desaparecer em cyberspace. Seria bom achar alguma outra "onça virtual" para cutucarmos, de preferencia com vara beeem longa.
Eu vou votar amanhã pois sinto ter obrigações com este País que me aceitou como Cidadão, ganhando ou perdendo; levarei comigo minhas netas que ainda não votam para que comecem a pegar gosto pela coisa.
6 opiniões
avalie fechar
Rafael Dias da Silva (130) 03/11/2008 14h20
Rafael Dias da Silva (130) 03/11/2008 14h20
Leila Brito.
Não concordo com o que você disse.
Todos aqui sabem que eu "defendo" a eleição do McCain (embora ache ele um candidato bem meia boca, mas agora se trata de 'the lesser evil'), e eu nunca, nunca mesmo, fui racista em meus comentarios. Ate desafio quem achar algo dessa índole escrita em meu nome.
Pelo contrario, não tenho preconceito algum contra latinos, negros ou muçulmanos.
Como latino, acredito no potencial do nosso povo, é impossivel que eu nao goste dos negros porque eu nem branco sou (muito pelo contrario) e ainda como cristão, respeito a fé islãmica, que para os cristãos nervosinhos de plantão, tem sua origem divina anunciada na própria bíblia. Aquele povo míserável é feito vítima pelos extremistas que pregam a violência.
E quanto aos brasileiros que sairam daqui pra trabalhar, nunca ousei e nunca vou ousar abrir a boca para censura-los. Tenho é muita admiração pelas pessoas que puseram sua honra, a vontade de ter sucesso na vida como prioridade.
Tenho muitos amigos americanos, liberals e conservatives, e é uma injustiça acusa-los, mesmo os mais republicanos, de serem racistas.
Então, por favor, cuide muito bem o que fala ao generalizar seus "rivais" políticos. Tem sido uma mania frequente dos liberals taxas qualquer oponente do Obama como racistas e fascistas, o que não é verdade.
Sabia que o candidato preferido dos verdadeiros conservadores americanos é o Alan Keyes, que é pelo menos 10 vezes mais negro que o Obama?
5 opiniões
avalie fechar
Edison Filho (165) 03/11/2008 13h38
Edison Filho (165) 03/11/2008 13h38
Muita gente deve estar indeciso sobre apoiar Obama nesta eleição - não é pra menos. Embora carismático, o candidato teve uma carreira meteórica e até bem pouco atrás era um ilustre desconhecido, e ainda pouco disse sobre o que fará de fato e o que nos espera a partir de 2009 com um democrata ocupando a presidência dos EUA.
Apesar desses receios plenamente justificáveis, 2 constatações nos levam a concluir que Obama é mesmo a melhor opção.
Em primeiro lugar, a política desastrada de Bush fracassou em todas as áreas. O "comandante-em-chefe" do mundo ocidental entregará a seu sucessor um Estado deficitário, uma economia arruinada e um mundo muito mais violento e perigoso do que encontrou. Uma mudança de rumos se faz urgente.
Em segundo lugar, ao ler os comentários dos simpatizantes de McCain aqui, não há como ter dúvidas de que lado escolher nesse embate. Não se vê uma única linha enaltecendo as qualidades do republicano, que são muitas. Tampouco uma justificativa racional para apoiá-lo. Tudo o que há são boçalidades e ranço ideológico. Um sujeito que quisesse honestamente apoiar McCain aqui se sentiria envergonhado diante da falta de pudor e argumento de seus pares.
Diante de tanta desonestidade por parte de gente que se diz preocupada com o destino dos EUA e do mundo, Obama chega à reta final como favorito. Pode perder? É claro que sim. Mentiras, fraudes e até assassinato são possibilidades reais. Mas a verdade é que Obama já venceu. Ao menos a batalha da moralidade.
24 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2850)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 14 15 16 17 18 19 20 21 22 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página