Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Eleições nos EUA

Corrida presidencial nos EUA tem início com primeira rodada de prévias partidárias no Estado de Iowa.


Mais resultados: Anteriores 26 27 28 29 30 31 32 33 34 Próximos
Comentários dos leitores
Gustavo Pereira (43) 27/10/2008 01h22
Gustavo Pereira (43) 27/10/2008 01h22
Eu havia comprometido comigo mesmo de nao voltar a escrever nesse forum desde que me vi obrigado a parar. Eu lia os comentarios esporadicamente e percebi que jah havia diversas pessoas fazendo o contraponto necessario a um certo comentarista rude que vive repetindo sandices (antes era "McCain jah ganhou a eleicao", agora notei que a frustracao aflorou no seus comentarios). De toda forma, o que me trouxe aqui de volta foi mais um esclarecimento a respeito de uma postagem feita pelo Sr. Luiz Castro em resposta a Sra. Shirley Machado, que achei que talvez fosse util. A explicacao geral esta correta, mas cabe algumas pequenas correcoes:
1) Os delegados que sao escolhidos para representar cada Estado no colegio eleitoral nao sao membros de nenhum partido. Pelo contrario, eles sao escolhidos atraves de voto direto pelos eleitores de cada Estado, e filiacao partidaria nao eh vista com bons olhos porque eh um indicativo que o delegado possa "se rebelar", com o Sr. Castro colocou.
9 opiniões
avalie fechar
Gustavo Pereira (43) 27/10/2008 01h19
Gustavo Pereira (43) 27/10/2008 01h19
2) Eh esperado que os delegados sigam a sua regra Estadual sob como os votos devem ser depositados, mas jah ocorreram episodios de 1 ou 2 delegados "se rebelarem" (embora isso seja crime inafiancavel em alguns Estados, senao motivo pra algum maluco dar cabo a esse delegado).
3) Eh verdade tambem que as regras Estaduais estipulam que todos os delegados de um Estado devem votar no vencedor do seu Estado. Contudo, ha duas excecoes: Maine e Nebraska, que dividem o Estado em regioes (2 regioes no Maine, 3 no Nebraska) e, teoricamente, podem distribuir os delegados entre 2 candidatos. Porem, isso nunca aconteceu antes.
4) Por ultimo, nao eh correta a afirmacao de que nao temos aqui nos EUA a alocacao indevida de delegados em pequenos Estados (como em Sergipe). O numero de delegados que cada Estado tem direito eh igual ao numero de Senadores+Deputados Federais de cada Estado. Todos Estados tem 2 Senadores. O numero de Deputados Federais varia dependendo da populacao de cada Estado (determinada pelo Censo a cada 10 anos), mas existe um MINIMO de 1 Deputado Federal por Estado. Ou seja, o numero minimo de delegados que um Estado pode ter no colegio eleitoral eh 3. Logo, nos temos sim 7 Estados super-representados no Congresso e no colegio eleitoral: Alaska, Wyoming, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Montana, Vermont, e Delaware.
Espero que meu comentario tenha sido de alguma utilidade.
10 opiniões
avalie fechar
Shirley Machado (96) 27/10/2008 00h58
Shirley Machado (96) 27/10/2008 00h58
Pois é, João Carlos Gagliardi.
Os americanos de vez em quando tem a coragem de fazer coisas que muitos não compreendem. Veja você que, há muito tempo, eles elegeram para a Presidência um sujeito praticamente desconhecido, filho de lavradores tão pobres, que o menino tinha que pedir emprestado os livros nos quais se instruiu, por esforço próprio. Trabalhou nos ofícios mais humildes, e foi vítima de grande preconceito e discriminação. Eleito em 1860, aos 51 anos de idade, sem experiencia administrativa nenhuma.
Se vc tivesse vivido naquela época, provavelmente o teria chamado de fraude.
Mas trata-se de Abraham Lincoln, considerado um dos maiores estadistas já nascidos nos EUA.
" O povo note-americano pouco sabia a respeito de Lincoln quando ele assumiu a Presidência. Nada em sua experiência passada indicava que poderia enfrentar com êxito a maior crise da história do país ". (Wikipédia).
E, já que me lembrei dele, vale a pena ler algumas das frases que o imortalizaram, e que caem como uma luva para o atual momento :
" É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida".
" Deus deve amar os homens medíocres. Fez vários deles".
9 dias e contando.
Avante Obama !
10 opiniões
avalie fechar
Shirley Machado (96) 27/10/2008 00h06
Shirley Machado (96) 27/10/2008 00h06
Oi, Leila :-))
Poxa...relaxa e goza é cruel, hein ?? *heheheh.
Obrigada por sua manifestação.
Cristiano, concordo com você. Barack Obama já é, de fato, o grande vencedor das eleições na América do Norte. Soube enfrentar com dignidade e altivez a campanha suja dos republicanos. Sua mensagem foi sempre muito clara e coerente. Seu discurso permaneceu inalterado, enquanto seus adversários foram variando táticas e acusações, tentando tudo o que podiam para desacreditá-lo. Apelaram para o racismo, tentaram difundir o medo, lançaram mão de calúnias e difamações, se calaram diante das ameaças de violência, somente se manifestando contrários quando perceberam que o tiro saiu pela culatra.
Obama é digno do nosso respeito. Desejo que sua vitória sinalize aos republicanos que esta forma medíocre e desleal de fazer campanha já não funciona. Um grande abraço a todos, e uma ótima semana !!
6 opiniões
avalie fechar
Cristiano Garcia (394) 26/10/2008 18h46
Cristiano Garcia (394) 26/10/2008 18h46
Apesar de eu imaginar que McCain tem boas intenções e provavelmente terá uma proposta diferenciada do sr. Bush, a candidatura de Obama é a que realmente fará diferença positiva dentro e fora dos EUA. Mas não consigo imaginar um candidato negro presidindo um país de fortes raízes racistas, onde negros e indios eram considerados seres inferiores.
O fenomeno Obama tem catalizado o apoio principalmente de influentes negros republicanos como Colin Powell, e um flert sutil da toda poderosa Condoleezaa Rice, mas tambem de brancos republicanos e até da grande mídia.
Mas apesar do cataclisma mundial gerado pela incompetencia, gana e irresponsabilidade da administração Bush; cinco pontos de diferença para Obama, vem apenas demonstrar a resistencia que o candidato democrata enfrenta.
Obama é um destemido capitão lutando contra a furia de uma noite de tempestade.
Parabens Obama. Voce já é um vencedor...
16 opiniões
avalie fechar
O Carioca (636) 26/10/2008 17h46
O Carioca (636) 26/10/2008 17h46
O incômodo que McCann deve estar sentindo por ver a imagem da Casa Branca se dissolvendo na palma das suas mãos como areia é algo a ser considerado. McCann é a imagem do americano, e essa imagem vem sendo vendida ao mundo há muitos anos.
Por trás daquele sorriso de dentes cerrados vejo um ódio profundo, um desespero contido.
A aparente arrogância de sua mulher é algo que sempre chama a atenção. Permaneço fixado nela sempre que ambos estão no ar. Sinto que no íntimo ela sofre terrivelmente pelo fato de estar se expondo tanto sem garantias de que seu sonho de primeira-dama poderá não se concretizar, e pior, cedendo lugar para algo parecido como uma gata borralheira.
Obama e Michelle viverão um conto de fadas pela repercussão que a eleição do marido irá representar. Ao mesmo tempo, duas outras figuras padrão americanas farão um grande sonho se tornar realidade, mas não serão os protagonistas.
Não sei se haverá equilíbrio suficiente para tanto.
3 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 26/10/2008 17h45
João Carlos Gagliardi (2328) 26/10/2008 17h45
Quais serão os verdadeiros interesses que fazem com que um cidadão de 46 anos, sem experiência política, sem experiência administrativa NENHUMA, seja alçado a "salvador da pátria"?
Obama é isso. Uma autêntica nota de 30 dólares. Ele só existe no imaginário daqueles que acham que falar grosso em palanques vai resolver alguma coisa.
Ele nada mais é, do que apenas um baita golpe de marketing. Só precisamos saber quem irá controlar a marionete. O povo? Não creio.
7 opiniões
avalie fechar
Shirley Machado (96) 26/10/2008 17h28
Shirley Machado (96) 26/10/2008 17h28
Concordo com o Vladimir.
Esta ainda é a penúltima jogada dos republicanos. Podem apostar que a chapa ainda vai esquentar e alguma malandragem da grossa eles ainda vão aprontar.
Sabe-se lá como os eleitores norte-americanos vão reagir. Olha, Leila, eu também estou na torcida. Mas não ponho minha mão no fogo pelo bom senso dos americanos. Em qualquer outro país, a esta altura, Obama já estaria disparado na frente !
E você menciona a possibilidade de roubo na contagem dos votos. Mas me digam....existe uma fiscalização, não é ?
Certamente há elementos de ambos os partidos que acompanham a apuração...ou não ?? Afinal, se são admitidos votos pelo correio, votos antecipados, votos até por e-mail....alguém recebe esses votos, os armazena e confere. Eu estou aqui imaginando que tal conferência se faz com a participação de representantes de ambos os partidos.
Ou é um raciocínio incorreto ?
Poxa...que ansiedade...
7 opiniões
avalie fechar
Entendo que a virada do republicano John McCain sobre o Democrata Barack Obama nas eleições norte americanas é possível em decorrência a meu ver, não de fraudes e nem tão pouco do aspecto doentio do preconceito racial ainda vivo nos Estado Unidos. Esses dois fatores podem ter influência, mas a meu ver não tem relação direta na possível derrota, se é que vai ocorrer, de Obama; não podemos deixar de citar aqui um dos fatore preponderantes que define comportamento na sociedade norte americana que o extremo caráter conservador enraizado à séculos nos Estados Unidos, digo isso, por que é de se surpreender que o candidato McCain tenha pretenções em percentuais de votos demostrados nas pesquisas de vários institutos, a meu ver, mesmo estando atrás McCain apresenta indices surpreendentes, embora os norte americanos tenham discernimento quanto a desastrosa e repugnante política econômica e internacional de seu antecessor, o republicano George W. Bush, há, a meu ver uma solidariedade orgânica representada pelo pensamento coletivo da sociedade norte americana que trás a tona seu caráter consevador, portanto não serão fatores mecânicos como fraudes ou preconceitos que podem definir a derrota de Obama, a meu ver isso apenas maquéia o conservadorismo dos norte americanos. Precisamos ir a fundo em esclarecer a possibilidade da derrota democrata. Isso é o que eu penso 1 opinião
avalie fechar
O solidarismo, esta doutrina moral e social fundamentada na solidariedade, tem como antítese a inveja, este misto de ódio e desgosto provocado pela prosperidade de outrem.
A inveja é tão vil que ninguém se atreve a confessá-la. Para o invejoso é mais fácil ter ciúmes de uma pesssoa feliz, do que ser solidário para com quem está em dificuldades.
A inveja manifestada por certas pessoas, é inerente a sua alma e personalidade. É o desejo por atributos, posses, status e habilidades de outras pessoas. A inveja gera um sentimento tão grande de egocentrismo, que os invejosos passam a renegar as virtudes alheias e só acentuam os defeitos.
O invejoso não consegue nunca dissimular o que sente. A inveja está escancarada em sua fisionomia e em seus gestos e palavras.
Em psicologia, este fenômeno é chamado de formação reativa, ou seja, seria um mecanismo de defesa dos mais fracos contra os mais fortes, embora eu não concorde com esta premissa, pois a maioria das pessoas, mesmo admitindo estarem em desvantagem a outras do mesmo grupo social, não demonstram inveja.
O ataque de inveja, é o único em que o agressor gostaria de estar no lugar da vítima.
Enfim. agradeço a Deus por, embora tenha sido eu vítima de invejas, nunca ter-me tornado um invejoso.
Disto isto, que se danem as eleições americanas, pelas quais não tenho nenhum interesse momentâneo e que tomaram conta deste forum.
1 opinião
avalie fechar
Luiz Castro (295) 26/10/2008 15h12
Luiz Castro (295) 26/10/2008 15h12
Pela segunda vêz nos últimos dias a FOLHA divulga um dos resultados das pesquisas americanas como único e consolidado. Comparando com o da Newsweek que dá 13% de frente para Obama, com o Gallup que dá 11%, e com todas as outras que juntas somam mais de dez, se fizeruma média vai ser bem mais que 5%. Outro erro da Folha a meu ver é dar o resultado a nível nacional como sendo algo definido, sendo que o que importa é o colégio eleitoral. A camapanha de MacCain começa a fazer água e já tem gente de dentro "descascando" Mrs. Palin. Uma pessoa da equipe de MacCain divulgou em off que Mrs. já não aceita controle e age por conta própria, nas entrevistas fala o que não deve e está atrapalhando a campanha mais que qualquer um. Vamos mal... Concordo em parte com o Onildo, e tranquilizo o Tzonev e a Vaneide. Concordo que ficou chata a discussão por causa do "chocolate" que MacCain está tomando, mas no que diz respeito aos comentários na minha opinião são válidos, sejam de quem for e de onde vierem, participando quem quiser, a tribuna é livre. Com relação ao seu comentário sobre quem mora nos EUA, é natural que saibamos mais, já que sentimos o clima político de dentro e por isso podemos falar com mais propriedade do que quem acompanha os fatos somente pelos jornais, dai a tranquilidade que passo aos que torcem por Obama, ele está na frente e vai com certeza fazer a camara e o senado. Para quem quiser conferir:
www.gallup.com
www.msnbc.com
www.cnn.com
www.nyt.com
15 opiniões
avalie fechar
Vaneide Olmo Corrêa (3) 26/10/2008 12h08
Vaneide Olmo Corrêa (3) 26/10/2008 12h08
Eu concordo com o Wladimir, é golpe baixo mesmo, esta Reuters ficar lançando pesquisa para pelos republicanos, para dissuadir os eleitores, o que estamos assistindo agora, é o velho e conhecido terrorismo de Estado, que desde sempre norteou a política americana, com o pretexto de preservar a democracia doméstica e pior, ditar a democracia em outras nações, roubando discaradamente a soberania dos povos! Mas vamos em frente - Vitória a Obama!! 3 opiniões
avalie fechar
Gostaria de emitir minhas opiniões sobre a plêiade de filósofos ilustres que participam deste fórum. sem opinião
avalie fechar
Nossa primeira luta é pela vida, ao nascermos, depois as batalhas sucedem-se ao longo dela.Ora vencedores, ora vencidos, seguimos irredutíveis nossa caminhada. A meta da nossa existência é a morte; este é o noso objetivo fatal. É evidente que cada dia que passa é um passo dado em direção à ela. Saber viver, portanto, é estar preparado para dar o último passo. Com dignidade e serenidade, levando conosco a consciência do dever cumprido. Bom domingo a todos: sábios, eruditos, intelectuais, religiosos etc... 3 opiniões
avalie fechar
Vladimir Tzonev (201) 26/10/2008 09h18
Vladimir Tzonev (201) 26/10/2008 09h18
A PENÚLTIMA ALTERNATIVA
.
"26/10/2008 - 08h54
Liderança de Obama na disputa presidencial cai para cinco pontos
da Folha Online
A liderança do candidato democrata à Presidência dos EUA, Barack Obama, sobre o rival republicano, John McCain, caiu para 5%, segundo pesquisa Reuters/C-SPAN/Zogby divulgada neste domingo..."
----------------------
.
tinha decidido não escrever mais sobre as eleições americanas.
.
mas diante das evidências de um golpe contra obama, cedo aos apelos da adernalina e agarro a minha arma - o teclado.
.
uma diferença de 7 pontos para o tamanho do eleitorado dos eua significa algo em torno de 10 milhões de votos.
.
todos que acompanham pesquisas de opin.pub. sabem que para acontecer uma perda deste tamanho deve acontecer tmb fato novo, já que os candidato são amplamente conhecidos dos eleitores.
.
ocorre, que nada novo e relevante tem acontecido nos últimos dias com a candidatura de obama.
.
então, porque a perda de 10 milhões (de intensão) de votos?
.
a única explicação lógica é que as pesquisas são falsas e por isso foi colocada em curso a penúltima alternativa da elite branca racista que governa os eua desde a sua formação - a falsificação dos resultados das eleições.
.
dada a intencional primitividade do sistema de voto americano, a falsificação é muito fácil, desde que haja um diferença pequena entre os dois candidatos.
.
e se esta alternativa falhar, não duvidem, que tentarão a última.
.
grande Obama!
sorte para você!
6 opiniões
avalie fechar
ONILDO CUNHA (8) 26/10/2008 07h00
ONILDO CUNHA (8) 26/10/2008 07h00
OLHA PESSOAL, EMBORA O TEMA SEJA MUITO INTERESSANTE, ISSO AQUI ESTÁ FICANDO CHATO DE MAIS, VCS ESTÃO TODOS OS DIAS, SE CRITICANDO ORA SE ELOGIANDO, NUM INTERMINÁVEL RODÍZIO DE OPINIÕES. UNS PQ MORAM NOS EUA, SE SENTEM AUTO-SUFICIENTES NOS ASSUNTOS RELACIONADOS ÀS ELEIÇÕES AMERICANAS, OUTROS AQUI NO BRASIL SE SENTEM TB COM CONHECIMENTO SUFICIENTE PARA DEBATER O TEMA E A CONVERSA JÁ TEM MESES. TANTO QUE ALGUNS QUE GOSTAVAM DE PARTICIPAR DO FÓRUM DEIXARAM DE FAZÊ-LO. ESPEREMOS O FIM DAS ELEIÇÕES E COMENTEMOS COM PRECISÃO, PQ AGORA TUDO É ESPECULAÇÃO DE AMBOS OS LADOS, POIS ELEIÇÕES AQUI, NOS EUA, NA CHINA OU EM COXIXOLA É TUDO IGUAL, PRINCIPALMENTE QUNADO HÁ UM CERTO EQUILÍBRIO. AH, DESCULPEM INCLUIR COXIXOLA COMO UM LUGAR QUE NÃO EXISTE. EXISTE SIM! NO INTERIOR DA PARAÍBA HÁ UMA SIMPÁTICA CIDADE E LÁ A ELEIÇÃO JÁ FOI DECIDIDA NO ÚLTIMO DIA 05 DE OUTUBRO. UM ABRAÇO A TODOS. BOM DOMINGO. sem opinião
avalie fechar
Luiz Castro (295) 25/10/2008 18h59
Luiz Castro (295) 25/10/2008 18h59
SER MINEIRO
"Ser mineiro é não dizer o
que faz , nem o que vai fazer ,
é fingir que não sabe aquilo
que sabe , é falar pouco e
escutar muito , é passar por
bobo e ser inteligente , é
vender queijos e possuir
bancos .
Um bom mineiro não laça
boi com imbira , não dá
rasteira no vento , não pisa
no escuro , não anda no
molhado , não estica
conversa com estranhos , só
acredita na fumaça quando
vê fogo , só arrisca quando
tem certeza , não troca um
pássaro na mão por
dois voando .
Ser mineiro é dizer "uai" ,
é ser diferente , é ter marca
registrada , é ter história .
Ser mineiro é ter
simplicidade e pureza ,
humildade e modéstia ,
coragem e bravura ,
fidalguia e elegância .
Ser mineiro é ver o nascer
do sol e o brilhar da lua ,
é ouvir o cantar dos pássaros
e o mugir do gado , é sentir
o despertar do tempo e o
amanhecer da vida . Ser
mineiro é ser religioso e
conservador , é cultivar as
letras e artes é ser poeta e
literato , é gostar de política ,
é amar a liberdade , é viver nas
montanhas , é ter a vida interior ,
é ser gente " .
Fernando Sabino
Esse texto é em homenagem ao nosso querido carioca. Tanto quanto seu tio e Fernando Sabino eu também tenho a honra de ser mineiro, e aprendi a dizer o que sei sem precisar mostrar onde aprendi, a descrever um lugar sem comentar onde é, e principalmente a não mostrar o que sou e tenho, já que nada tenho de meu. Quando morrer deixarei tudo, mas onde for levo minha mineiridade.
11 opiniões
avalie fechar
Ora,ora ! Sr. Célio Rodrigues...
Não se sinta tão ofendido, foi somente uma "provocaçãonsinha" aproveitando o comentário do Rafael Porto.
Sou de carne de osso ! Também sinto dor !
O senhor é um homem culto, não tenho dúvidas.
Ainda hoje mesmo pensava num conselho que me dera meses atrás !
Mas entre filósofos e pessoas simples, prefiro o tio do Carioca.
Mas... para não ficar tão chato sabe o que Carlos Drummond de Andrade respondeu a um repórter sobre o que ele pensava de Deus?
" Deus é magnífico; dos leigos fez guerreiros e dos sábios fez poetas. "
Entenda-se poetas como; escritores, filósofos, mestres,doutores, phd's, cientístas,etc,etc.
...
Nenhum homem pode conhecer outro em toda sua plenitude de alma, pois são seres mutantes, sujeitos às circunstâncias que lhes oprimem.
Tenha um ótimo final de semana.
15 opiniões
avalie fechar
Shirley Machado (96) 25/10/2008 16h31
Shirley Machado (96) 25/10/2008 16h31
Oi, Luiz.
Obrigada pela explicação. Claro que ajudou, e muito !! Aliás, ler os comentários da maioria dos leitores que participam desta coluna tem sido muito útil pra mim. Tenho aprendido muito com vocês.
E por enquanto me despeço, porque estou com uma preguiça danada..*rsrsrs. Deve ser o tempo; Está nublado e chovendo aqui.Tempinho perfeito para estar na companhia de um bom livro, ou quem sabe um filme :-))
Um ótimo final de semana a todos
1 opinião
avalie fechar
Acácio Martins (4) 25/10/2008 12h21