Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Eleições nos EUA

Corrida presidencial nos EUA tem início com primeira rodada de prévias partidárias no Estado de Iowa.


Mais resultados: Anteriores 28 29 30 31 32 33 34 35 36 Próximos
Comentários dos leitores
antonio goncalves (451) 24/10/2008 09h04
antonio goncalves (451) 24/10/2008 09h04
So espero que dessa vez os Republicanos nao roube ocmo roubaram as duas eleicos, ,Principalmnente aqui na florida e especiaalemnte em Miami onde esta a Mafia Cubana,aqui so da Obama memso em teritorio Republicanos as pessoas mais jovens estao sentido na pele a ceise provocada pelo G,W. BUsh 11 opiniões
avalie fechar
antonio goncalves (451) 24/10/2008 09h01
antonio goncalves (451) 24/10/2008 09h01
Os podres dela nem comesou a sair ,imaginem se os repubricanos ganhe?Espero que o Obama consiga ser o presindente pq se fica ros republicanos a cisa ja esta preta e vai ficar pior 11 opiniões
avalie fechar
Leon Diniz Diniz (438) 24/10/2008 08h38
Leon Diniz Diniz (438) 24/10/2008 08h38
Deu na Folha! A Tia Sarah foi para a escola explicar para as criancinhas o que faz um vice presidente no exercício do poder. Uma missão muito difícil para a Miss Alaska. Imaginem o esforço que ele fez para tentar ser entendida por crianças se nem para os adultos ela consegue dizer à que veio.
Mas a vida é mesmo assim, é o fim de festa e a campanha do Mac Cain descobriu tarde que quanto mais longe estiver a Sarah, melhor para todo mundo inclusive para eles.
Só acho que as crianças ainda iriam preferir uma outra diversão que não fosse ter que aguentar a Tia Sarah que não sabe nem recitar o "Batatinha quando nasce esparrama pelo chão".
sem opinião
avalie fechar
Meus últimos "cartuchos".

Falar difícil sem explicar o que significa ???
Normamente é coisa de filósofos e ateus ! rsrs
1 opinião
avalie fechar
Marcio Guilherme (13) 24/10/2008 08h05
Marcio Guilherme (13) 24/10/2008 08h05
Ola Shirley,
Obrigado pela resposta. Acho que entendo sua posição. Tambem admiro Obama por representar uma grande mudança no EUA com respeito a comunidade negra. Imaginar que a bem menos de um seculo eles ainda viviam seu esquema de apartheid, realmente é uma grande conquista para o povo americano isso.
Mas...não não compartilho de seu entusiasmo com relação ao que pode mudar no mundo com isso. Infelizmente, Obama é um negro com o pensamento dos brancos americanos. Parece que se esqueceram do que foi a luta pelo lugar ao sol e não refletiram sobre se o que eles sofriam na escravidão e no pós-escravidão, e que eles (americanos de um modo geral) praticam a mesma coisa com o mundo.
A relação com o subsidio não esta relacionado apenas ao etanol, mas a diversos produtos agricolas que eles subsidiam e que distorcem o preço das commodities no mundo. Erro não apenas dos EUA, diga-se de passagem tambem dos europeus.
Vejo com isso uma ancora para o desenvolvimento global, principalmente do continente africano sub-saariano. São esses negros que mais me preocupam e que gostaria de ve-los ascender nesse planeta. Inadimissivel que vivemos no seculo 21 e ainda temos a africa na idade média.
Acredito que nesse caso, existe uma enorme insensibilidade do povo americano e um enorme débito com o planeta nesse aspecto.
Realmente não vejo diferenças entre democratas e republicanos...mas democratas tendem a ser mais protecisionistas que seus colegas republicanos.
2 opiniões
avalie fechar
Rafael Porto (1) 24/10/2008 00h50
Rafael Porto (1) 24/10/2008 00h50
Eu me divirto com esses comentaristas que adoram escrever palavras difíceis no fórum da Folha, como se isso aqui fosse uma passarela, um desfile, e ganha aquele que conseguir fazer seu texto ser o mais incompreensível possível. Não tentem mostrar cultura usando palavras pouco conhecidas, isso não é uma forma de mostrar cultura, é uma forma de mostrar falta de bom senso. Não aprenderam nada lendo a Folha? A linguagem que os jornalistas usam é clara, simples e direta, para atingir o máximo de pessoas com facilidade. Se jornalistas usam somente palavras encontradas no dia-a-dia para escrever seus textos, eles devem estar certos, afinal, eles escrevem por profissão. E mais, vou contar um segredo: as pessoas realmente cultas, que frequentaram as melhores faculdades e possuem uma educação bem superior que a média, quando se deparam com um texto escrito assim, de imediato percebem que o autor está querendo impressionar, e portanto, não se impressionam. Se você quer impressionar, faça isso expondo idéias fora do comum, e não adotando esse mecanismo (vulgar e brega) que é escrever palavras pouco usadas para fazer seu texto parecer superior através da criação de um discurso artificial. Isso é ridículo. 21 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 24/10/2008 00h42
Luiz Castro (295) 24/10/2008 00h42
É impressão minha ou o moderador da coluna está cochilando? 7 opiniões
avalie fechar
Cristiano Garcia (394) 23/10/2008 23h37
Cristiano Garcia (394) 23/10/2008 23h37
Esse sr. Nunes é uma pessoa que baseia seus comentarios, não em fatos, mas numa interpretação limitada e tacanha sobre a biblia. Sua visão sobre o mundo baseia-se exclusivamente em suas crendices supersticiosas, nas quais ele deve imaginar que deus fala com ele, e outras baboseiras. Creio que ele imagina ser ele ou o pastor, ou circuito ou lider de sua religião, o melhor candidato à presidente dos Eua ou qualquer outro país. Seus comentarios são eivados com preconceito religioso, o que é caracteristico de pessoas mentecaptas e arrogantes. 10 opiniões
avalie fechar
Bem senhores. Boa noite a todos.
Como somos complicados !!!
Como a folha não tem publicado nem pedido de desculpas, acho que não vale mais a pena ficar
gastando meu precioso tempo.
Estarei muito atarefado daqui para frente.
Que venha Obama e seja bem sucedido.
Feliz eleições, natal e ano novo para todos.
Cansei !!!
1 opinião
avalie fechar
Leon Diniz Diniz (438) 23/10/2008 17h32
Leon Diniz Diniz (438) 23/10/2008 17h32
Cara Leila não pude deixar de ler o protesto onde você questionou a razão de não ter sido publicada algumas postagens sua. Entendo sua iresignação pois comigo ocorreu a mesma coisa, eu tive quatro mensagens não publicadas seguidamente, e em todas eu fazia uma justa homenagem ao amigo Luis Castro pelo verdadeiro poema que ele postou na semana passada sobre OBAMA, UM NEGRO NA CASA BRANCA CONSTRUIDA POR ESCRAVOS.
Sei que não foi um ato sensura, mas sim um problema técnico pois tudo o que havia alí era só congratulações à um amigo, por isso Leila compreendo o seu inconformismo. Mas não deixe de escrever . Muitos amigos que aqui escrevem vão deixar muita saudade após a eleição de 05 de Novembro, pois talvez estarão postando em outras colunas o que é muito salutar. Um abraço.
1 opinião
avalie fechar
Luiz Castro (295) 23/10/2008 17h18
Luiz Castro (295) 23/10/2008 17h18
Devo agradecer ao carioca por lembrar de Condolezza Rice. Nesses dias que antecedem a vitória de Obama essa coluna estava já sem muito assunto que valesse a pena, Mrs. Condi é um bom tema. Negra como Obama e Mulher como Hillary ela poderia reunir em uma só pessoa muito mais que os democratas através de Obama. Eu disse poderia... Especialista em assuntos soviéticos, para dizer só uma área de atuação da secretária de estado, Rice fêz de tudo para que se invadisse o Iraque, como conselheira de segurança nacional ela não poupou esforços para tentar convencer os americanos de que o Iraque era um berço de terroristas, possuia armas de destruição em massa e que estava prestes a conseguir a bomba atômica. Em 2005 ao invés de se manter longe de badalações resolveu ir assistir a um show na Broadway, causando indignação na fila de espera do teatro, já que o furação Katrina varria New Orleans. Foi xingada e manchou mais ainda sua já combalida imagem. Como disse o carioca ela é uma vencedora, negra e mulher alcançou um reconhecimento proficional que faz inveja. O grande problema a meu ver é que não se trata gênero ou raça, mas sim da sua pessoa que é feia por dentro, tem o formato das ações de Bush, de Chenney e Runsfeld. A diferença entre eu e o carioca é que ele se satisfaz com o sorriso de Mrs., suas palavras, seu porte e elegância, também com os diplomas que ela tem pendurado. Da minha parte eu procuro olhar por dentro e analisar atitudes e as dela falam por si só. 38 opiniões
avalie fechar
Shirley Machado (96) 23/10/2008 15h58
Shirley Machado (96) 23/10/2008 15h58
Oi, Marcio Guilherme.
Tudo bem com você ?
Eu sou brasileira, residente no Brasil, e uma defensora da candidatura de Barack Obama por todas as qualidades que percebo nele. Eu o admiro.
E penso que o Presidente dos Estados Unidos tem mais é que defender os interesses de seu país e de seu povo, da mesma forma que o Presidente do Brasil deve defender os interesses do seu país e do seu povo. Assim como o Presidente do México, da Alemanha, da China, do Japão.
Não penso que a eleição de Obama represente um " passo atrás" para os brasileiros. Porque isso aconteceria, na sua opinião ?. O Brasil não tem nos EUA o seu único parceiro comercial. Nosso comércio exterior é diversificado e bastante intenso.Quando vc menciona protecionismo e subsídios, imagino que esteja se referindo ao etanol brasileiro.Neste caso, Obama não tem de fato uma postura diversa da que já é adotada no momento, pelo governo norte-americano. Logo, não creio que virá nada diferente do que acontece hoje em dia, e nós temos passado muito bem, obrigado. Caso ele não queira repensar sua postura a este respeito, o azar é só deles mesmo. Os EUA é que são dependentes de petróleo, não nós.O Brasil já alcançou auto-suficiencia neste aspecto.ELES é que precisam de alternativas, e isso nós temos a oferecer. À falta delas, eles terão que continuar pagando caro e negociando com quem os detesta.....
Eu continuo torcendo.
12 dias, e contando
12 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 23/10/2008 15h40
João Carlos Gagliardi (2328) 23/10/2008 15h40
"Votação antecipada cresce nos EUA e chega a 3,6 milhões". Como defensor do voto livre no Brasil, não poderia deixar de comentar esta matéria da FOLHA e expressar minha admiração e inveja (no bom sentido) em como funciona realmente a política em um país livre de verdade.
Tudo bem, eles tem também os problemas deles e não são tão poucos como gostaríamos de pensar. Mas deve ser muito bom, você sair da sua casa para votar, porque acredita de corpo e alma em seu candidato e sabe que se eleito ele fará, de verdade, o melhor para seu país.
Enquanto, aqui nos é dada a falsa sensação de liberdade e crença que seu voto pode mudar mesmo alguma coisa.
Quanta falsidade...
Se não votar, você será punido! Não tira passaporte! Paga multa! Tem seus direitos civis restritos!
Esta é versão tupiniquim da democracia. E vamos em frente...
4 opiniões
avalie fechar
O Carioca (636) 23/10/2008 14h50
O Carioca (636) 23/10/2008 14h50
Estou "fechado" com essas considerações da Shirley, que junto com a Leila formam a "dupla dinâmica" deste fórum com suas posições sempre corretas e inteligentes.
Caso Obama seja eleito, ele e sua mulher formarão uma espécie de "casal 20" da política americana. E isso repercutirá pelo mundo.
Talvez com eles a imagem exterior dos Estados Unidos melhore e as pessoas passem a aceitar com menor resistência o papel de liderança imprescindível que sempre coube àquele país.
Barak Obama e Michelle poderão formar uma nova dupla tipo John Kennedy e Jacqueline Bouvier - respeitadas as proporções históricas do fato. Barack e Michelle esbanjam carisma, simpatia, elegância e inteligência.
Michelle dá mostras de que não aceitará um papel de primeira-dama-coadjuvante como foi a sem sal da Barbara Bush. Penso que ela firmará posição em temas importantes e poderá até buscar uma sucessão caso Obama saia-se muito bem no exercício da presidência em oito anos.
Ela é graduada em Sociologia e Bacharel em Artes pela Universidade de Princeton e é uma "Juris Doctor" por Harward.
5 opiniões
avalie fechar
Célio Rodrigues (113) 23/10/2008 14h30
Célio Rodrigues (113) 23/10/2008 14h30
Prezados leitores da Folha OnLine:
Não percam seu precioso tempo com os comentários do Sr. José Nunes. Trata-se de um maniqueista. Não há argumento baseado na mais pura lógica aristotélica ou explicação de imensa clareza cartesiana que o faça deixar o seu teocentrismo. O Sr. Nunes só argumenta com seus conhecimentos bíblicos. É incapaz de analisar os acontecimentos pelo prisma histórico-científico. Ele não conhece bem a cultura americana e como evangélico (e ponham evangélico nisso) acredita que um mouro não pode governar os Estados Unidos. Quem, sr. Nunes, seria o presidente ideal para restabelecer a paz com os Estados Árabes e diminuir o terrorismo no mundo: O Mouro Obama ou McBush, ou Mcthesame com a tradicional arrogância americana? O Sr. Nunes se esquece que os Mouros foram os que mais permitiram ou toleraram liberdade religiosa quando dominaram a Península Ibérica.
35 opiniões
avalie fechar
Shirley Machado (96) 23/10/2008 13h39
Shirley Machado (96) 23/10/2008 13h39
Prezado José Nunes: Entendo a sua preocupação. Mas vejo a situação de uma perspectiva diferente.
A América está se apaixonando por Barack Obama. E no processo de enamoramento existe, de fato, a idealização do outro. Isto é esperado e inclusive necessário, porque é esta idealização que leva as pessoas a transformar o namoro em compromisso. E isso vale tanto para os amantes, quanto para o que estamos vendo acontecer nos EUA. Pelo que tenho lido, os americanos estão muito conscientes da gravidade do momento que enfrentam. E a informação de que milhões de novos eleitores se cadastraram, e do comparecimento em massa para votar antecipadamente, a fim de evitar problemas de última hora e garantir que seu voto seja válido, é um sinal bastante claro de seu desejo de mudança.Isso é fantástico! Por fim, os americanos estão deixando de ser meros expectadores da vida política nacional, para assumir responsabilidades e uma postura muito mais ativa. A esperança do povo não é perigosa, ou negativa. Ela é o motor que poderá levá-los a sair desta crise mais fortalecidos. Tenho um ponto de vista diferente do seu, José. Não acho que o sonho americano acabou. Pelo contrário ! Acho que a eleição de Obama é exatamente a afirmação do sonho americano, mais vivo do que nunca ! Certamente ele não veio para salvar o mundo.Mas parece que Obama tem o dom de inspirar os americanos, especialmente os mais jovens, a lutar por seu país com enstusiasmo redobrado, salvando a si mesmos.
8 opiniões
avalie fechar
O Carioca (636) 23/10/2008 10h09
O Carioca (636) 23/10/2008 10h09
Luiz Castro, meu brother, eu não quero impressionar as meninas. Sou eu quem fico impressionado com tudo o que elas escrevem, são as duas figuras que mais contribuem para o alto nível de debates deste fórum e aprendo muito com as suas opiniões.
Eu não disse que conhecia a "Conde", mas que a ví em algumas oportunidades, e resolvi dividir isso com os participantes do fórum porque achei pitoresco e oportuno, já que estamos falando sobre eleições americanas e seus personagens. Além disso, ao citá-la minha intenção foi a de "refrescar" e "ampliar" um pouco mais o interessante debate, muito centrado em Obama e McCain.
Independentemente do que ela faz ou de onde está, o que ela representa é muito! Só um cego não enxergaria isso. Ela é a segunda pessoa mais importante do mundo no cenário político internacional; é a mulher mais importante do planeta e um extraordinário exemplo para todos aqueles que vivem perseguindo as pessoas de outras raças, especialmente os de descendência africana. Reduzir isso a um comentário jocoso como o que você fez mostra que a sua visão é limitada e preconceituosa, apesar de que isso não é uma surpresa.
Reduza a sua expectativa negativa em relação às pessoas que não lhe agradam. Isso fará bem à sua saúde!
No mais, ademán, que eu vou em frente. De leve...
7 opiniões
avalie fechar
Existe um potencial latente e perigoso de decepção como também de esperança e consolo nessa " Obamalatria ".
O mundo está mudando rapidamente. Conceitos, valores e quase tudo que servia de referencial ( em qualquer esfera ) está se desintegrando com o advento da internet e associada à mentalidade de uma nova geração desprendida e sem rumo certo.
Tal qual as notícias em tempo real, assim será necessário decisões rápidas e eficientes para se combater crises de qualquer ordem ou natureza.
Basta ver diante da crise financeira como os governantes dos G7 da vida,não estão conseguindo
colocar as bolsas nos trilhos.
Parece que este modelo de economia de mercados de capitais foi para o buraco do descrédito dos investidores.
A instabilidade financeira mundial está instalada.
Porventura seria Obama o salvador da pátria, ou do mundo ?!
No início do século XX ,90% dos chefes de família nos EUA, tinham seus próprios estabelecimentos comerciais, pequenas indústrias e negócios.
Somente 10% trabalhavam nas indústrias.
O advento da indústria automobilistica com linhas de produção em grande escala, estabeleceram novas diretrizes a todo o seguimento fabril.
As bolsas nasceram e foram fortalecidas e a indústria do supérfluo ganhou notoriedade fomentada pelo poder do Marketing Publicitário.
Mas...
O sonho americano acabou e com isso está levando mundo afora desesperadamente a buscar modelos substitutos.
Os pobres, como sempre, levarão o pior desse "novo mundo".
5 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 23/10/2008 09h06
Luiz Castro (295) 23/10/2008 09h06
Muito obrigado a Alex e ao Thiago pela citação do meu nome em seus posts, e principalmente à generosidade da Leila por servir de ponte para trazer a opinião de Thiago.
Ao que parece o carioca quer criar uma "bolha de opiniões" dentro da coluna, onde somente os "inteligentes" devem opinar a respeito da sua questão. Escolheu "Condolências" Rice como objetivo da pergunta não porque ela poderia ser melhor candidata que MacCain, mas somente pra mostrar que um dia a viu... que ela olhou para ele... Francamente carioca acho que você consegue fazer melhor que isso para impressionar as meninas. A nossa diferença é que eu preferia estar na fila da Broadway onde Rice quase apanhou em 2005 por estar se divertindo enquanto New Orleans naufragava sob o Katrina sem apoio do governo Bush, do que em qualquer lugar onde ela pudesse colocar os olhos em mim, teria que tomar banho de arruda com sal grosso para tirar a inhaca. Desculpe se ao falar sobre isso já estou "influenciando" a opinião dos que vão opinar em sua pergunta... Ontem a Shirley até intercedeu a seu respeito, no que eu acatei prontamente, visto que eu sempre ouço a voz da sensibilidade feminina. Infelizmente o seu problema é outro, e dor de cotovelo é algo que não tem remédio.
43 opiniões
avalie fechar
Tiago Garcia (40) 23/10/2008 08h27
Tiago Garcia (40) 23/10/2008 08h27
Os jornais que declararam apoio a Obama mostram em suas pesquisas de intenção de voto margens de diferença de mais de dois digitos. Enquanto isso outras instituições mostram diferença nas casas de 3 ou 4 % isso dentro das margens de erro.
Suspeito?
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2850)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 28 29 30 31 32 33 34 35 36 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página