Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Eleições nos EUA

Corrida presidencial nos EUA tem início com primeira rodada de prévias partidárias no Estado de Iowa.


Mais resultados: Anteriores 30 31 32 33 34 35 36 37 38 Próximos
Comentários dos leitores
Luiz Castro (295) 22/10/2008 00h48
Luiz Castro (295) 22/10/2008 00h48
Caro Leon,
com relação à Colin Powell eu sinto menos reservas do que a respeito de Al Gore, explico. Powell participou sim do governo Bush, foi figura de destaque como secretário de estado, mas era um moderado dentro do ninho dos falcões. Travou quedas de braço com Runsfeld e Rice a respeito das atitudes beligerantes de Bush, e mesmo que não fosse inocente estava constrangido com tudo aquilo. Depois que saiu do poder se recolheu e abandonou a idéia de ser presidente. Independente de qualquer coisa Obama sabe da capacidade do general, da sua postura diante dos acontecimentos passados e presentes, não podendo se for o caso, dispensar sua experiência. Como você sabe a política é jogo pesado, então toda ajuda é bem vinda. Se Powell teve a conciência e humildade em não apoiar MacCain mesmo sabendo que seria atacado pela direita radical já tem minha admiração.
Al Gore hoje em dia se dedica à sua ONG, sua luta não pode ser tocada de dentro da casa branca. Minha reserva a respeito dele é com relação à amazônia, que ele insiste mesmo de forma velada, ser patrimônio da humanidade. Ele esteve envolvido na confecção de livros de geografia onde os mapas mostravam a floresta como "reserva internacional", depois da grita geral contra isso o livro foi recolhido. Hoje se dedica a lustrar o prêmio Nobel da paz de 97 e o oscar que seu filme "Uma verdade incoveniente" levou no mesmo ano. Para o Brasil o melhor é ele ficar palestrando, e bem longe da caneta do poder.
6 opiniões
avalie fechar
Shirley Machado (96) 21/10/2008 21h05
Shirley Machado (96) 21/10/2008 21h05
Washington, 21 out (EFE).- O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, tem a maior vantagem até o momento em relação ao republicano John McCain, segundo o Centro Pew, que coloca o senador por Illinois 14 pontos à frente.
A pesquisa divulgada hoje dá a Obama 52% de apoio popular, contra 38% de McCain.
Segundo o Pew, a sólida vantagem de Obama reflete uma maior confiança nele, já que mais eleitores o vêem como melhor "preparado" e "centrado" que há um mês.
O mais importante, de acordo com o Pew, é que Obama é percebido como o candidato mais capaz - por uma margem de 53% contra 32% - de melhorar as condições econômicas nos EUA, que atravessa a pior crise dos últimos 80 anos.
Apesar dessas conquistas, os pesquisadores assinalam que a perda de confiança em McCain desponta como o fator mais significativo na corrida eleitoral neste momento.
Assim, 41% dos indagados acreditam que McCain tem um critério ruim, enquanto 29% dizem o mesmo sobre Obama.
Fora isso, o centro de pesquisas informa que diminuiu o número de eleitores que vêem McCain como um político capaz de motivar. Neste sentido, o republicano obteve 43% em uma enquete em setembro e conta com 37% agora.
Pelo contrário, 71% dos consultados dizem que Obama gera expectativas positivas.
Bom !!! É assim que a gente gosta :-))
sem opinião
avalie fechar
Luiz Castro.
O religioso teórico e o ateu prático são quase os mesmos.
Um não se salva pela sua crença sem as obras e o outro não se salva pelas suas obras sem a crença.
2 opiniões
avalie fechar
Qual o crédito que se deve dar a Nietzsche, que depois de ter escrito tantas asneiras como o livro
Ecce Homo , morreu louco ?
"Deus está morto"
(Assinado: Nietzsche)
.............
Cada um escolhe o ídolo que quer, sendo que uns ainda estão na sepultura.

"Nietzsche está morto"
(Assinado: Deus)
Gênesis 3:19 No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.
3 opiniões
avalie fechar
Shirley Machado (96) 21/10/2008 18h02
Shirley Machado (96) 21/10/2008 18h02
Oi, Luiz
Boa noite :-))
Não creio que o Carioca seja um opositor da candidatura de Obama, e não percebi em seus comentários o desejo de vê-lo fracassar. Sei que ele foi radical e um tanto sarcástico ao criticar nossa interação, mas pelo que li ele, como nós, entende que o candidato democrata representa uma chance de mudança para os EUA.
Fico muito satisfeita com as projeções favoráveis a Obama, mas ficaria ainda mais se sua vantagem fosse maior. Como vc sabe, pois já mencionei anteriormente, eu vejo os americanos como um povo muito racista, e de uma hipocrisia que chega a doer. E o racismo normalmente não é declarado abertamente. Os eleitores americanos podem facilmente falar uma coisa e fazer outra, bem diferente. Por isso, espero ainda ver a vantagem consolidada de Obama na casa dos 2 dígitos. Se esta crisae monumental não tivesse acontecido, eu não creio que Obama tivesse uma chance real de ser eleito, apesar de todos os seus inegáveis méritos. Mas a crise veio...e com ela, uma luz de entendimento para o eleitorado americano. Nada como uma boa corda no pescoço para ajudar as pessoas a reverem seus conceitos, meu amigo.
Desejo que, ao ser conferido o último voto, da última urna, eu venha aqui para dizer, com enorme alegria, que eu estava errada, e que os americanos viraram a página do racismo, elegendo o primeiro Presidente negro da História americana. Desejo a Obama uma vitória esmagadora. Mas se ele ganhar só com 1% de vantagem, ficarei feliz do mesmo jeito.
sem opinião
avalie fechar
Shirley Machado (96) 21/10/2008 17h38
Shirley Machado (96) 21/10/2008 17h38
Oi, Leila
Tudo bem ?
Longe de mim combater suas idéias, ou afirmar que você está errada. Sou formada em Direito, não em Economia e tenho sobre o assunto apenas a minha opinião pessoal, que diverge um pouco da idéia da existência de Socialismo por trás da Intervenção do governo norte-americano neste momento de crise financeira. Penso que as medidas adotadas foram necessárias e emergenciais. Ignorar os fatos naquele momento crítico e não tomar nenhuma providência seria deixar ruir de vez o sistema financeiro, e o efeito dominó que viria daí só Deus sabe onde iria parar. Seria o caos, certamente. Mas daí a dizer que se trata de uma postura socialista acho que já é um certo exagero.Eu posso imaginar o espanto que tais medidas causaram por lá. Afinal, os norte-americanos estavam acostumados a uma total ausência de regulamentação, com o Estado a defender a livre economia de mercado. Sem regras, sem limites. Um banquete para os especuladores.
A terra do Salve-se quem puder.
Resta saber se as providências tomadas serão eficientes e colocarão a economia americana novamente nos trilhos. Normalmente, o buraco é muito mais fundo do que nos permitem saber
2 opiniões
avalie fechar
Leon Diniz Diniz (438) 21/10/2008 17h08
Leon Diniz Diniz (438) 21/10/2008 17h08
Caro Luis Castro, gostei muito da sua exposição sobre os votos que o apoio do General Collin Powell pode trazer para o Senador Obama. Concordo com o voto dele pois voto é secreto e não tem carimbo. Alias até os adversários de Obama podem votar nele que é bem vindo. Só acho prematuro e inadequado o senador Obama prometer cargo para o General que até a pouco estava do lado de lá. O que você pensa disso Luis?
Gostaria também de saber se você tem notícias do Senador Al Gore, se ele está engajado na campanha de Obama? Se tem feito algo para ajudar, porque eu não tenho tido nehuma informação sobre ele.
No dia de ontem 20/10. postei uma mensagem identica a esta para você só que não foi publicado. De qualquer forma se esta postagem for publicada e você puder responder eu te agradeço.
1 opinião
avalie fechar
Luiz Castro. Boa tarde.
"... mas ameaçando Leila com o fogo do inferno..."
Existe uma diferença astrômica em ameaçar e advertir.
Um cristão não ameaça, adverte. É o que eu faço.
Jesus disse: "... ide e ensinai tudo o que vos tenho falado..."
As pessoas brincam e zombam do inferno, até o dia em que de fato elas lá adentrarem - para desespero eterno - de que de lá não terá mais volta-, ao não ser para juizo final, aonde - perante todas inteligências do universo serão julgadas pelos seus atos e por suas palavras. Isaias 14 - (7-17), Judas vers. 15 e Apocalipse. cap. 21 vers.8
( inclusive muitos " papas " )
Quem disse isso ?
Jesus Cristo.
...
Nietzsche e sua dialética, Hitler e seu genocídio, K.Marx e seu capital, Darwin e sua evolução e outros monstros que pisaram nesta terra. Cada qual aguardando o seu dia.
Confira o texto: Rico e Lásaro - Lucas cap.16 vers.19-31.
.......
Quanto o Carioca ( ateu ) e o bom samaritano, fico com o último, era um cristão prático, pois a salvação não se compra com boas obras, mas é dádiva gratuita de Deus. Salmos gêmeos 14 e 53 ( dedicado aos ateus ) e Salmos 49 vers. 7,8 e 9. ( aos que pensam comprar a salvação de suas almas).
Boas obras e fraternidade é dever de todos, na medida do possível.
1 opinião
avalie fechar
Luiz Castro (295) 21/10/2008 14h35
Luiz Castro (295) 21/10/2008 14h35
Diria ao Gagliardi que antes de postar deveria pesquisar sobre as disputas americanas, e só pra ficar em Clinton, que na sua opinião está a anos lúz de MacCain, nas duas vezes que venceu foi com média de 47% dos votos válidos, menos que Barack. Isso sem levar em conta que All Gore teve 500 mil votos a mais que Bush a nível nacional, mas perdeu a eleição por menos de 600 votos na Florida. Decolar na eleição americana significa ter delegados, e se você prestar um pouco mais de atenção vai ver que oficialmente Barack tem cerca de 100 a mais que MacCain, e extra oficialmente algumas pesquisas já lhe dão mais de 200. Esclarecido esse detalhe passo para a camara e o senado, que ao que tudo indica vão cair no colo dos democratas com maioria absoluta.
Desta forma o melhor é passar para outro tipo de ataque, já que esse é facilmente defendido, e aproveita que vc e a turma dos mamelucos da direita só têm até o 4 de novembro, depois disso eu quero ver vocês tendo é ataque de cólera ao ver Barack Husseim Obama tomar posse da casa branca. Se vai fazer bom governo? não tenho a menor idéia, mas olho gordo seu, do Souza, "Esperandio sentadio..." (vc é parente do "seo creisson"?), Carioca... e outras figuras menores que habitam esse espaço de papel não colam em Obama, ele usa colírio dietético...
8 opiniões
avalie fechar
Leon Diniz Diniz (438) 21/10/2008 13h49
Leon Diniz Diniz (438) 21/10/2008 13h49
Deu na Folha! parece um fim de festa. A Sarah Palin apareceu para dar espetáculo num programa de humor, dando a nítida impressão que ela já foi descartada da campanha para ir fazer aquilo que éla realmente é a especialista, fazer adulto gargalhar e criança chorar de raiva. É evidente que as crianças preferem o filme do pateta e não uma apresentação patética da tia Sarah.
O senador Mac Cain num tom de melancólica despedida se derrama dizendo, "não chorem por mim". Será vaticinio de uma derrota que se avizinha?
Não é para menos, a Sarah derrubou todo o time de Mac Cain quando declarou esta semana à imprensa que foi um tiro certe em Obama aquelas gravações chamando o Senador de terrorista. Mas quanta ingenuidade Sarah! Será que você não percebe que isso é uma confissão declarada que ninguém no seu partido queria assumir. Eta Ofelia! Desse jeito o Senador Mac Cain não precisa de adversário para derrota-lo pois já encontrou dentro de sua própria campanha quem lhe jogue a última pá de cal.
15 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 21/10/2008 12h56
Luiz Castro (295) 21/10/2008 12h56
A história ensina que a mistura de religião com política acaba sempre em problemas. Não discuto a fé de ninguém, e muito menos a do Nunes, mas discordo com o uso de passagens bíblicas, que hoje em dia é lugar comum em toda parte. Todos que usam deste artifício sabem as passagens na ponta da língua, mas a maioria não sabe nem como surgiu este lívro, que deveria ser antes de tudo uma bússola para a humanidade, mas é usado como instrumento de dominação e medo por aqueles que se apoderaram de Deus e do Cristo. Desde que Constantino percebeu que dominaria os cristãos através da posse divina, o mundo tem visto um banho de sangue. Não vejo nada de divino nisso. As cruzadas foram um exemplo do que o fanatísmo religioso pode fazer, a "Santa Inquisição" foi outra. Na hora que o interesse aparece tudo é resolvido com um salmo ou uma parábola. Pio Xll para não ser passado nas armas fechou os olhos ao holocausto, enquanto isso um jovem soldado nazista trabalhava para a vitória alemã, seu nome? Bento 16. Se trouxermos essa atitude pra dentro do pequeno universo desta coluna veremos Nunes fazendo vista grossa para o ateísmo do carioca (que eu também respeito), mas ameaçando Leila com o fogo do inferno, que tanto quanto eu não se importa com isso. Deixo aqui uma pergunta para o Nunes, já que estamos nesse assunto:
Quem vale mais perante Deus? Os doutores da lei que passaram ao largo do homem ferido no caminho, ou o bom samaritano, tão ateu quanto o Carioca, que o ajudou sem nada pedir?
12 opiniões
avalie fechar
Shirley Machado (96) 21/10/2008 11h29
Shirley Machado (96) 21/10/2008 11h29
Convém não confundir socialismo e princípios de justiça social. São dois conceitos bastante distintos.
Estabelecer um escalonamento de alíquotas de impostos com base na capacidade contributiva de pessoas ou empresas não é medida socialista. Quando foi que o Senador Obama falou em eliminação do lucro? Ele por acaso falou em extinção de classes sociais? Ou em estatização da economia ? (pelo contrário, quem acabou de tomar medidas neste sentido foi o atual presidente, em auxílio a instituições financeiras à beira do colapso..). Aliás, a bem da verdade a estatização também não seria uma medida realmente socialista já que, no real socialismo, os meios de produção teriam que ser totalmente controlados pela classe trabalhadora, e não pelo Estado.Tais idéias sem propósito são veiculadas só mesmo por conta do desespero de última hora dos republicanos. Que a anta de espingarda passe seu tempo proclamando tais asneiras não espanta ninguém, já que ela é totalmente sem noção, coitadinha. Mas o resto da equipe de campanha de McCain o faz por deslealdade e apego ao obscurantismo. Já chamaram Obama de ingênuo, de muçulmano (em tom pejorativo, como se isso fosse sinônimo de algum defeito horrível), de aliado de terroristas, agora vem essa, do socialismo. Até o encerramento da campanha vem mais por aí. Haja paciência com os maus perdedores ! Estou indo para o trabalho agora. Desejo a todos um ótimo dia !
4 opiniões
avalie fechar
sergio cedro (7) 21/10/2008 10h40
sergio cedro (7) 21/10/2008 10h40
A poderosa imprensa norte-americana diz que o Mundo Ocidental é o paraíso da democracia e da liberdade; e que o Tio Sam é o modelo a ser seguido.
Mas, tudo isso é mídia, é jogo de marketing, jogo político.
O problema é que os intelectualóides da imprensa brasileira acreditam nessa lorota. E o pior: repassam todos os dias essa idéia para o brasileiro médio, o brasileiro que acredita na mídia (aquele que o Bonner chamou de Homer Simpson). E os brasileiros são muito influenciados pela imprensa, ninguém pode negar o poder da mídia em nosso país.
Então temos o seguinte: os formadores de opinião dos EUA fazem a cabeça dos jornalistas tupiniquins e estes repercutem a mentira aqui.
Nesta eleição podemos ver isto de forma cristalina: nossa imprensa torce por Obama. Torce para mostrar, de uma vez por todas, que os EUA são o paraíso da diversidade elegendo um negro.
Mas a verdade é dura.
De fato, pela lógica, agora seria a vez dos democratas, pois os republicanos se desgastaram (com Bush) mais nunca na história: guerras, altas despesas, tortura, fraudes, crise econômica mundial etc.
Mas os democratas titubearam entre uma mulher e um negro. Perderam a eleição exatamente aí, pois uma sociedade preconceituosa não coloca uma pessoa de cor (de qualquer cor que não a branca) no poder.
Resumindo: no mundo ocidental existe liberdade como em qualquer outra civilização e, embora a imprensa tente, não há como negar que o preconceito é um dos pilares dos país líder do mundo ocidental.
7 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 21/10/2008 09h33
João Carlos Gagliardi (2328) 21/10/2008 09h33
O Obama não decola. Apesar da absurda campanha milionária, e considerando-se que o McCain está a anos luz de um Bill Clinton, por exemplo, nem assim Obama consegue explicitar uma diferença incontestável. Tudo bem que o eleitor norte-americano, queira mudanças, mas será mesmo que é para aquele demagogo, mais fraquinho do que café de pensão, que eles querem mudar? Tenho minhas dúvidas. 4 opiniões
avalie fechar
O Carioca (636) 21/10/2008 09h00
O Carioca (636) 21/10/2008 09h00
Faço coro com a Shirley em seu comentário e lhe dou os parabéns! Fiquei chocado com o que eu li.
Manifestações de racismo ou segregação não contribuem para a evolução da humanidade. Todos os seres humanos são iguais, independentemente da cor da sua pele.
Do jeito que as pessoas estão evoluídas hoje em dia, especialmente devido à essa fartura de informações e reflexões sobre o tema, me entristece observar que ainda há desvios.
Como ela bem disse, discriminar alguém, seja lá pelo que for, além de crime moral, é um crime contra a própria humanidade, e no nosso país, isso é considerado falta grave e a punição sequer permite pagamento de fiança em caso de detenção por denúncia.
Penso que determinadas pessoas deveriam refletir melhor sobre o assunto e pedir perdão por pensar e agir de forma tão absurda, e educar-se.
6 opiniões
avalie fechar
marcos cesar fernandes (216) 21/10/2008 08h36
marcos cesar fernandes (216) 21/10/2008 08h36
Se as pesquisas dão como certa a vitoria de Obama, então os americanos que se preparem para dias piores porque os conflitos de interesses econômicos e sociais dentro dos EUA se agravarão, e eu penso que ele dificilmente chegará vivo no final de seu mandato, ou na melhor das hipóteses, terá um impeachement em seu currículo.
Quem viver verá.
2 opiniões
avalie fechar
Shirley Machado (96) 21/10/2008 01h19
Shirley Machado (96) 21/10/2008 01h19
Oi, Luiz
Obrigada pelo link. Eu assisti ao video.
Poxa, mas é incrível como a comediante fica parecida com a anta de espingarda ! É praticamente uma sósia.
Achei divertidíssimo vê-la fazendo todas aquelas caras e bocas, depois andando de um lado para o outro, como se estivesse desfilando, e acenando aquele tchauzinho típico de Miss...*rsrsrs.
E o sujeito da abertura! A cara que ele faz quando pede aos "jornalistas" ..." Just be cool " !!.
E a anta de espingarda lá, com as originais caras e bocas, só pagando mico e servindo de piada.
A participação dela se resumiu a isso ?
Mas....pensando bem, acho que foi melhor pra ela, não é mesmo ? Quanto à audiência, como eu disse em uma comentário que não foi publicado (porque será??)...qualquer tragédia transmitida ao vivo tem audiencia recorde mesmo !
Ah ! no mesmo comentário, eu fiz questão de informar a alguns leitores que, aqui no nosso país, a prática do racismo, em quaisquer de sua smanifestações, é definida pelo ordenamento jurídico, como crime.
É sempre bom estar atento.
De leve....*rsrsrsrs
7 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 21/10/2008 00h35
Luiz Castro (295) 21/10/2008 00h35
http://www.nbc.com/Saturday_Night_Live/video/
Acima vai o link para quem quiser ver a performance de Mrs. Palin no SNL. A audiência do programa bateu record, mais pela caricatura que se transformou a governadora e muito menos por algum predicado que a mesma possa ter. Respondendo à minha querida Shirley, ela foi lá sabendo que iria fazer papel de idiota, e fêz mesmo já que reclama o tempo todo da mídia de uma forma geral e do SNL que a retrata como uma ignorante, (acho até que eles são bonzinhos com ela...). Normalmente quando o alvo das piadas está em cena eles tendem a não carregar na mão. Tina Fey, a atriz que interpreta Mrs. foi quem mais se deu bem nessa história toda. Já estava aposentada do programa e fazendo outro de grande sucesso junto com Alec Baldwin, que também participou da homenagem à Mrs. Anta. O mais deprimente disso é que mesmo sabendo que iria lá pra fazer papel de burra a candidata não pensou duas vezes, talvêz tenha sido até obrigada pela campanha, já que é uma super exposição na mídia. Infelizmente para ela só vai restar a companhia dos animais que ela gosta tanto de caçar no Alaska, e como todo "Cleber Ban-Ban" ela já teve seu minutinho de fama, dia 4 está chegando.
8 opiniões
avalie fechar
Shirley Machado (96) 20/10/2008 15h13
Shirley Machado (96) 20/10/2008 15h13
Prezado José Nunes,
Fico muito grata por seu comentário elogioso a respeito de minha participação neste Fórum.Saiba que tenho por você muito respeito, que jamais será afetado pelo simples fato de termos preferência por candidatos diferentes. Imagine ! Acreditar que se tem um "inimigo " por conta que questões plíticas é um absurdo. E por questões da política dos EUA ainda por cima! Aí já seria caso para camisa de força !
É perfeitamente natural que o Senador John McCain tenha admiradores, e tenho certeza que, sendo personagem do cenário político americano há tanto tempo, ele deve ter qualidades.Mas o momento não favorece os republicanos, e o Sen. McCain foi muito infeliz em suas escolhas nesta disputa eleitoral. Ele escolheu a pior vice que se poderia imaginar ( meu Deus, o que é aquilo !!!?), e se deixou envolver em uma estratégia de péssimo gosto, onde estão ausentes a ética e o bom senso. Isso detona qualquer candidatura, especialmente considerando a grave crise que os norte-americanos estão enfrentando, e que tende a piorar.
Queridíssimo Luiz, vc ainda não comentou nada sobre a "aparição" da anta de espingarda na TV. Me conta. Estou curiosíssima para saber se ela conseguiu articular pelo menos 3 frases coerentes, e se deu mais um daqueles shows de asneiras, :-)).
Um grande abraço pra você, e que sua semana seja celestial !!
P.S: se te transferirem para Camboriú, eu vou junto...*rsrsrs
5 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 20/10/2008 12h19
Luiz Castro (295) 20/10/2008 12h19
Às minhas queridas Shirley e Leila um bom dia em especial, já que fomos condenados ao fogo eterno. Querem coisa melhor? Ruim pra mim seria passar a eternidade tentando entender o que o Carioca quer dizer, já que em cada post ele se contradiz no que escreveu anteriormente, mas isso é problema pro Nunes e o Souza, já que terão tempo para se conhecer melhor... Da minha parte eu estou muito feliz, Obama se consolida a cada dia, MacCain já fala prá ninguém sentir pena dele e Sarah Palin se tornou a nível nacional o que certamente já devia ser no Alaska e os sacanas de lá não avisaram ao pobre MacCain, uma "anta de espingarda", (copiando a brilhante comparação da nossa Shirley). O crescimento de Obama não foi tão bom para essa coluna, já que o debate deu uma esfriada e o pessoal da direita agora quer ficar comendo comida requentada, falando de "armas no Iraque", Colin Powell, Bush... isso é coisa do passado. Se vamos mudar de assunto então que seja algo voltado ao futuro e não ao pretérito perfeito como ao que parece o Carioca está ligado. Final de mandato é sempre uma tristeza para um presidente, e ainda mais triste se for o pior da história americana. Em condições normais ele só iria estar bebendo água quente e café frio, mas no caso de Bush ainda tem que aguentar "alguém" no hemisfério sul tentando tirar seu crédito pela invasão do Iraque, triste fim o dele, só sobrou o ombro do Carioca pra chorar. 23 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2850)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 30 31 32 33 34 35 36 37 38 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página