Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Eleições nos EUA

Corrida presidencial nos EUA tem início com primeira rodada de prévias partidárias no Estado de Iowa.


Mais resultados: Anteriores 31 32 33 34 35 36 37 38 39 Próximos
Comentários dos leitores
Roberto Souza (177) 20/10/2008 12h16
Roberto Souza (177) 20/10/2008 12h16
Sara Palin vai ao SNL e dá a maior audiência do programa das últimas décadas. McCain e Barack Hussein trocam farpas bem-humoradas em encontro de piadas políticas. É assim a política nos EUA. Nada tão sério que possa ser afetado pela eleição do primata democrata. É apenas um revezamento de interesses. Sai o da indústria armamentista, entra o do sistema financeiro, com seu fantoche de cor para deslumbrar paspalhos e imigrantes ilegais de 5ª categoria. Barack Hussein é a imitação mais mal feita e a pior distorção do que Luther King poderia esperar, porém não deixa satisfazer necessidades de baixas auto-estimas de oprimidos excluídos e delinqüentes (nativos ou não). 43 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 20/10/2008 11h22
Luiz Castro (295) 20/10/2008 11h22
O que realmente da vontade de rir, eu eu realmente dou gargalhadas é o seu complexo de inferioridade Carioca. Citar nomes de pessoas e lugares em um texto confuso é algo que remete ao seu mestre "hidropônico", será que vocês dois saíram do mesmo pé de alface? Os americanos sabiam do arsenal de armas químicas de Sadam pois foram eles mesmo que haviam vendido, tinham o recibo. Colin Powell como ex comandante em chefe do estado maior das forças armadas americanas e secretário de estado tinha a CIA sob seu poder, então sabia de tudo, e se não sabia ficou sabendo quando o embaixador Joseph Wilson entregou o relatório dizendo nada haver no Iraque.
Sinto você magoado ainda com os elogios das "meninas" ao meu respeito, não fica assim, se você se esforçar elas acabam falando algo bacana pra você também, mas vai ter que se esforçar muito, elas são rígidas com essa coisa da qualidade...
6 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 20/10/2008 10h59
Luiz Castro (295) 20/10/2008 10h59
Meu caro José Nunes,
Acho que nunca te declarei meu inimigo, isso é coisa de republicano que só sabe ver o mundo em preto e branco, gosto das cores. Aliás ninguém nessa coluna seria meu inimigo por discordarmos politicamente. Acontece que não posso esconder o que sei, ou mesmo fingir que não sei. Como você mesmo se declara um admirador das idéias "hidropônicas" então fica muito dificil conversar a sério, nesse caso rir é a melhor solução. Se você procurar ser você mesmo e desenvolver um raciocínio lógico em torno do que pensa fica muito mais fácil da gente conversar, e pode ter certeza que assundo não vai faltar.
Acho mesmo que nem precisava envolver o Salomão nessa história, que a essas horas descansa e não está nem ai pra gente, prefiro Machiavelli, que com sua mente iluminada saberia nos esclarecer tudo sobre a eleição ou não de Obama, isso sim é o assunto da coluna, e como se diz lá na minha terra "..é assunto pra mais de metro..."
Por falar nisso o Carioca errou mais uma, primeiro diz que sou "aposentadão", agora me transfere pra Guarulhos? não dava pra ser Búzios? Arraial D'ajuda? Camboriú? Nada contra Guarulhos, mas a brisa do mar me inspira melhor que o barulho de Cumbica.
sem opinião
avalie fechar
Shirley Machado (96) 20/10/2008 10h33
Shirley Machado (96) 20/10/2008 10h33
Carioca...
Não entendi seu comentário atual, que está em conflito com o anterior sobre o mesmo assunto.
Afinal :
" Colin Powell foi um fantoche nas mãos de Bush e Rumsfeld" , ou
" Powell e os demais integrantes do governo dos Estados Unidos, inclusive Bush, foram enrolados pela CIA ? ".
sem opinião
avalie fechar
Leon Diniz Diniz (438) 20/10/2008 10h29
Leon Diniz Diniz (438) 20/10/2008 10h29
Em atenção a citação feita pelo Sr. Jose Nunes, digo que observando o caminhar da campanha eleitoral de ambos os candidatos, Mac Cain foi o que deixou a pior das impressões seja pela linha de ataque injuriosos que adotou, seja pela vice Palin que o partido lhe impos e ele aceitou, ou ainda por abraçar a continuidade da desastrosa Doutrina Bush, sendo assessorado pelo que ha de pior dos homens que seguem Bush.

Alguém disse com muita propriedade nesta coluna que nós missivistas estamos nos degladiando enquanto após as eleições ambos os candidatos irão se recompor e compor uma união pela salvação da combalida economia dos EUA. Eu não duvido disso pois a maioria dos políticos só se revelam quando estão com a caneta do poder nas mãos. Porém quando um canditado já expõe toda ferocidade do seu intimo numa campanha como o faz a dupla Mac Cain e Sarah, é bom a gente por as barbas de molho. A decepção maior em relação a Mac Cain é o fato dele ser uma pessoa de idade bastante avançada, homem que já viu inúmeras transformações na vida, deveria deixar para a juventude o modelo da não agressão o quanto for possível evita-la.
Na verdade quem tem representado este papel exemplar é exatamente um menino perto da idade de Mac Cain que é Obama.
Perder faz parte do jogo da vida, porém a injuria e a difamação que se faz nem o tempo pode apagar. Temos que ficar de olho no vencedor do pleito, "desejo que seja Obama", mas sem tirar o olhar crítico e severo sobre ele.
4 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 20/10/2008 10h20
João Carlos Gagliardi (2328) 20/10/2008 10h20
Esse final de semana, uma matéria da Folha, comentava que pode existir um fator "oculto" nestas eleições, que é o racismo "enrustido" em boa parte da população, e não evidente por uma questão de "politicamente correto".
Particularmente, sou McCain, não confio no Obama apenas porque o acho demagogo, despreparado e imaturo.
Além disso, é muito estranho o volume de doações que a campanha do Obama está recebendo, é muito dinheiro para ser apenas "o povo" doando, quem mais estará por trás disso?
Na verdade, esse eventual "racismo latente", não deve ser menosprezado e é possível que as Obametes tenham uma surpresa no final. Será?
5 opiniões
avalie fechar
O Carioca (636) 20/10/2008 09h45
O Carioca (636) 20/10/2008 09h45
As conclusões do Luiz Castro a respeito de Colin Powell e desvios em relação à ascensão ao poder nos EUA são de um nível tão primário que chega a dar vontade de rir.
O mundo inteiro sabe que agentes da CIA, instalados na base aérea de Diyarbakir, na Turquia e na fronteira com o Iraque, torraram milhões de dólares em dinheiro vivo para comprar "informantes desinformados", que passaram ao governo americano uma visão completamente distorcida daquilo que realmente estava acontecendo no país. Uma delas e a mais importante, a respeito da produção/movimentação de materiais atômicos em Bagdad e outras cidades do país.
Os agentes da CIA tinham tanta certeza de que realmente havia material atômico no país que não deram atenção ao que estavam dizendo integrantes da equipe de Hans Blix, diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica, e que haviam feito uma grande inspeção nas instalações militares do Iraque e não encontraram nada de material atômico. Aliás, não havia mais nada no Iraque, nem remédios ou comida!
Powell e os demais integrantes do Governo dos Estados Unidos, inclusive Bush, foram "enrolados" pela CIA, que no afã de querer aparecer e distribuindo dinheiro a rodo, informou absurdos sobre um país que já estava a beira da falência. Foi por isso que, passado o susto e a vergonha do vexame da ONU, Bush tratou logo de colocar o então diretor da CIA, George Tenet, no olho da rua logo que pôde.
De leve, Mr. Desinformado!...
5 opiniões
avalie fechar
Shirley Machado (96) 20/10/2008 09h15
Shirley Machado (96) 20/10/2008 09h15
Primeiro foi Colin Powell, agora Lawrence Wilkerson.
George Bush definitvamente caiu em desgraça. Imagino que ele deva estar contando os minutos que faltam para o final de seu desastroso governo, quando poderá correr e se enfiar no primeiro buraco que aparecer.Mas o dano já está feito.
E seus efeitos se farão sentir ainda por muito tempo!
Leila, minha cara, você hoje amanheceu infernal, hein ?? *rsrsrsrs.
Um ótimo dia a todos.
2 opiniões
avalie fechar
J. R. (1220) 20/10/2008 08h25
J. R. (1220) 20/10/2008 08h25
Os E.U.A. vivem uma perpétua - República do Café-com-leite : Agora é a vez do Partido Democrata americano, um ou dois mandatos dependendo da condução. Depois, para manter a tradição será novamente a vez dos republicanos. Collin Powell quer ser a próxima -bola da vez- patrocinado pela famingerada Hallyburton-Cheney-Bush e pela indústria armamentista. Abre o olho com seus parceiros, Petrobrás! 13 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 19/10/2008 22h37
Luiz Castro (295) 19/10/2008 22h37
Concordo em parte com J. R. no seu comentário sobre Colin Powell. O general jogou fora seu histórico quando se tornou parte da farsa republicana para invadir o Iraque. Foi visível seu constrangimento na ONU, mostrando fotos de caminhões que, quem sabe... poderiam ser laboratórios. Concordo também com as ligações dele com a indústria bélica e com Dick Chenney. Como já disse aqui anteriormente, para se chegar ao poder, e principalmente no maior poder planetário não se passa só por avenidas de zona sul, é necessário também fazer desvios e paradas por todo lado. O apoio de Powell à candidatura de Obama é muito mais uma forma do general se vingar da vergonha que foi obrigado a passar em 2003. Ele mais que ninguém sabia da farsa, mas ai entra o jeito americano de ser, e principalmente falando dos militares. Bush é o comandante em chefe, e ordens são pra ser cumpridas. As esperanças de Powell de chegar à casa branca acabaram, agora só lhe resta mesmo dar a mão à palmatória e apoiar aquele que é melhor. Não penso ser dispensável seu apoio, já que na Flórida, Virgínia, Carolina do Norte e Virgínia Ocidental a população militar é imensa, e como ex-comandante ele vai atrair milhares de votos a mais para os democratas. Powell é totalmente dispensável sim na administração Obama, mas como apoio é só mais um eleitor, está no direito dele votar em quem quiser.
Obama arrecadou mais 150 milhões de dólares, outro golpe certeiro, já que recebe o dinheiro da população que vai votar nele.
5 opiniões
avalie fechar
O Carioca (636) 19/10/2008 21h59
O Carioca (636) 19/10/2008 21h59
Colin Powell foi um fantoche nas mãos de Bush e Rumsfeld. Quando percebeu que havia sido enganado pelo Departamento de Defesa, pulou fora. Foi mais uma vítima do trio Bush, Chenney, Rumsfeld e Condoleezza Rice. 2 opiniões
avalie fechar
J. R. (1220) 19/10/2008 21h09
J. R. (1220) 19/10/2008 21h09
Powell foi quem apresentou as falsas provas, montagens e dossiês contra o Iraque. É um mercenário da indústria armamentista americana querendo continuar no poder e almeja a presidência dos E.U.A.; seria muito leviano da parte dos democratas terem Colin Powel por perto. Conseguiu enforcar o tirano Sadam Russein mas atraiu a ira dos extremistas islâmicos contra seu país. Seu mérito está atrelado à recente crise econômica que transferiu milhões de dólares para a Hallyburton Cheney Bush, campeã de superfaturamentos no Iraque, verdadeiro escândalo dissimulado pelo congresso republicano de então. Não esquercer da atual parceria Hallyburton Cheney Bush e Petrobrás, donde sumiram os Notebooks (lembra?) que misteriosamente reapareceram como se houvessem sido alvo de simples furto, onde os cadeados dos containeres estavam intactos. O apoio de Powel é dispensável e desnecessário definitivamente. 24 opiniões
avalie fechar
O Carioca (636) 19/10/2008 20h59
O Carioca (636) 19/10/2008 20h59
O fato de McCain já estar se despedindo dos seus eleitores com essa história de 'dont cry for me' mostra o tamanho da humilhação (na visão dele...) de um branco caucasiano perder a eleição para a presidência dos Estados Unidos para um simples descendente de negros. É uma revolução na história americana e vai significar um marco para lá e para muitos outros países. Há uma forte mansagem embutida em tudo isso: a de que o mundo continua em processo de transformação.
O Brasil já deu o seu grande exemplo, quando colocou na Presidência da República um homem com todos os pré-requisitos para não ser absolutamente nada além de um simples serviçal: um operário, nordestino e sem canudo embaixo do braço.
Há 10 anos, quem poderia imaginar que um dia multimilionários como José Safra, o falecido Olavo Setúbal ou Antônio Ermínio de Morais teriam de pedir audiência para falar com ele? Essa diferença entre o "dinheiro" e o "poder" é que está deixando agências como a CIA, o NSA e outras entidades de inteligência completamente desorientadas.
Tudo muda. Mude você também!
De leve...
4 opiniões
avalie fechar
O McBush vai convidar a LuMarta para um churrasco de consolo. Esperemos que, se o churrasco ficar para depois das eleições de 2010 no Brasil também seja convidado McLuSerra. sem opinião
avalie fechar
Altoid Spotnitz (100) 19/10/2008 19h25
Altoid Spotnitz (100) 19/10/2008 19h25
É nisso que dá acreditar em pesquisas. Não lembra as pesquisas de popularidade do Lula antes das eleições? Uma tentativa frustrada de influenciar o voto do eleitor. Ainda bem que esse truque não funciona mais. O eleitor está ficando esperto. Também não funcionam mais as difamações e calúnias que o PT lança sobre os outros candidatos. Ainda bem que esse tempo também já passou. PT nunca mais! sem opinião
avalie fechar
Altoid Spotnitz (100) 19/10/2008 19h19
Altoid Spotnitz (100) 19/10/2008 19h19
Este sujeito é um traidor do país dele, pois mentiu com a maior cara de pau sobre as armas de destruição em massa, e é um traidor do partido ao tentar pegar carona na provável vitória do Obama. Agora, ele descobriu que é negro. É mole? 1 opinião
avalie fechar
O Carioca (636) 19/10/2008 19h12
O Carioca (636) 19/10/2008 19h12
McCain às vezes é criticado pela questão da idade, o que é uma espécie de segregação ou discriminação imperdoáveis. Mas uma coisa é certa: pessoas já com uma certa idade tem posições às vezes firmes demais em relação a determinadas questões, geralmente são menos flexíveis e sempre recorrem ao argumento da 'experiência' para se justificar. Tudo isso transmite uma idéia errada de 'infalibilidade', o que não existe. Nem os papas são infalíveis, muito menos pobres pecadores como Mc Cain, Obama ou seja lá quem for...
No caso de Obama, como ele não tem toda essa experiência, consegue ser mais flexível, mais antenado com as melhores práticas do mundo político e aceita com muito mais tranquilidade as sugestões que vêm de fora, inclusive daqueles considerados 'mais velhos'.
É por essas e outras que a eleição dele será um avanço para os Estados Unidos, e por tabela, para o resto do mundo.
É simples assim...
sem opinião
avalie fechar
Leon Diniz Diniz (438) 19/10/2008 13h57
Leon Diniz Diniz (438) 19/10/2008 13h57
Já está mais do que na hora do Brasil tirar a bola do jogo político na América do Sul, levando-a para casa.
É bom deixar de ser paternalista com Los Hermanos mal agradecidos, e se estes precisam de ajuda que se resolvam com o novo presidente eleito dos EUA.
O Brasil se asemelha ao menino grandão e franzino do fim da rua da América do Sul. Ele é o dono da bola do jogo, mas os outros meninos querem tirar-lhe a bola, deixando o fora do jogo, para que ele fique sentado no meio fio só assistindo ao show pirotécnico dos seus vizinhos, Correia, Lugo, morales, Chaves, Krichiner e outros.
Estes paises já estão abusando das firulas e ameaças ao patrimônio brasileiro. Está faltando um lider por aquí para dar um murro na mesa, levar a bola embora, e deixa-los falando sozinhos por conta dos EUA.
Os americanos anseiam por sair da idade média política, financeira e econômica em que se meteram nos últimos 27 anos e vão adorar lidar diretamente com os populistas do Sul da America.
Assim não dá, o FHC entregou empresas lucrativas a preço de bananas, já o atual deixa levarem tudo de graça. Deste jeito onde iremos parar?
32 opiniões
avalie fechar
O Carioca (636) 19/10/2008 08h35
O Carioca (636) 19/10/2008 08h35
Os Estados Unidos precisam eleger o Obama para tirar o país da mesmice que vive desde o fim do governo de Ronald Reagan. Reagan foi o último 'cavaleiro da esperança' e seu governo foi um divisor de águas para toda a humanidade, especialmente em função do episódio da queda do muro de Berlim e o fim da guerra fria com a então União Soviética (URSS), no qual ele e o Papa João Paulo II tiveram um papel fundamental.
Eleger McCain seria apostar numa continuidade monótona, algo que os americanos não suportam mais. Já com Obama a coisa será diferente. Será uma espécie de retorno à era Kennedy, um período da história americana que é contada ainda hoje como uma das melhores daquele país.
Obama é um renovador de métodos e de idéias, e tem em sua mulher, um escudo tão forte quanto Kennedy tinha em Jacquelilne, e com a diferença de que esta última parece dar muito menos valor aos vestidos de Dior do que Jac Kennedy dava. Acho que ela é mais 'engajada'.
O mundo precisa de Obama. O mundo não quer McCain. E isso é um fato! Caberá aos americanos respeitar esse desejo...
2 opiniões
avalie fechar
O Carioca (636) 19/10/2008 07h50
O Carioca (636) 19/10/2008 07h50
O "inferno" é uma metáfora! Ele não existe como lugar, é apenas um conceito. Como eu sou ateu do dedão do pé até o último fio de cabelo, talvez por isso minha visão seja de que trata-se de um lugar quente, movimentado, divertido, com várias diabinhas louras vestidas com biquínis mínimos, bocas vermelhas, cabelos soltos e Chopp da Brahma (o chopp de verdade) saindo de todas as torneiras...
Por isso sugeri que o Luís de Guarulhos e suas "luizetes" fossem para lá. Não roguei uma praga, indiquei um roteiro, só isso...
A Shirley, com esse nome inspirado na década de 50, me tratou mal, me champou de "espírito de porco". Ela sim, me ofendeu profundamente...
De leve...
1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2850)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 31 32 33 34 35 36 37 38 39 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página