Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Eleições nos EUA

Corrida presidencial nos EUA tem início com primeira rodada de prévias partidárias no Estado de Iowa.


Mais resultados: Anteriores 35 36 37 38 39 40 41 42 43 Próximos
Comentários dos leitores
João Carlos Gagliardi (2328) 16/10/2008 09h30
João Carlos Gagliardi (2328) 16/10/2008 09h30
Pobre EUA A vontade de mudanças é tão grande, que estão prestes a colocar o país nas mãos de um senador-ongueiro, totalmente despreparado para comandar qualquer coisa.
Manter aquele ar sonso e superior em debates, com a opinião pública e a imprensa a favor, é mole! Quero ver a hora que estiver no comando, com a quantidade de inimigos poderosos que eles têm e loucos para ver como o Obama reage a uma provocação, aí sim é que vamos ver quem ele é de verdade.
Fazer discursos em ambientes controlados, é fácil. Será que avisaram a ele que o resto do mundo não é tão bonzinho assim?
20 opiniões
avalie fechar
Leon Diniz Diniz (438) 16/10/2008 08h50
Leon Diniz Diniz (438) 16/10/2008 08h50
Pobre Senador Mac Cain! De nada adiantou o anuncio de última hora dizendo que no começo de Outubro mataram e escalpelaram o número dois da AL-Qaeda no Iraque, que alías ninguém nem sabe quem é.
De nada adiantou divulgar antes do debate que os EUA parou preocupado com a internação de Dick Cheney. Também não serviu para nada o Senador Mac Cain dizer que iniciava o debate preocupado com a internação da Sra Nancy Reagan.
A superioridade do Senador Obama no debate foi marcante. A agressividade do Senador Mac Cain não surtiu efeito diante da tranquilidade inabalável do Senador Obama.
Mac Cain ficava dando pulinhos na cadeira. Ao fim do debate o velho Senador estava tão tonto que errou até a direção por onde deveria sair. O resultado do debate foi mesmo para fazer a turma do comite de Mac Cain perder o rumo. Agora só resta quatro saidas para os republicanos A primeira, é apresentar o cadaver irreconhecivel de algum barbudinho morto nas montanhas do Afganistão, dizendo ser de Bin Laden. A segunda opção é Mac Cain alegar motivos de doença e abandonar a campanha. Terceira é algum maluco botar fogo num paiól em Nova Yorque e a imprensa dizer que é ataque terrosista, e que só Mac Cain e Sarah podem combate-los. Ou ainda uma quarta opção que não quero nem sugerir aqui, e que Deus proteja a vida do Senador Obama pois na América do Norte eu já vi acontecer de tudo, eles são capazes de qualquer loucura para não desgrudarem da cadeira no Salão Oval.
46 opiniões
avalie fechar
Barack Obama deu o seu golpe de comiseração, com elegância e precavido que é, deu mostra de que é competente para assumir a presidência dos EUA, e deixou o seu oponente enforcar na própria corda, cortar a própria carne. No extremo oposto seu adversário político e concorrente direto a vaga na Casa Branca John McCain, usa de subterfúgios vazios e sem razão de ser, e da exibição de incompetência diante a crise econômica americana que tanto tem afligido os americanos e grande parte da economia mundial. Obama ainda demonstrou equilíbrio no último debate ao ser atacado por John McCain, respondeu com inteligência e quase sempre com humildade. Acredito que se manter este comportamento judicioso é só administrar a vitória óbvia. É realmente não temos como medir competência pela cor da pele! 61 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 16/10/2008 03h20
Luiz Castro (295) 16/10/2008 03h20
Foi uma sucessão de erros voluntários e desastres involuntários que fizeram com que MacCain chegasse ao último debate tão combalido. Começando pela escolha da forma de financiamento da campanha. Enquanto, por sua própria escolha, aceitou dinheiro do governo para o financiamento, e não pode gastar mais do que isso, Obama recusou a ajuda, e pode gastar quanto quiser. O resultado é uma onda de doações à campanha democrata e dinheiro para entre outras coisas pagar um comercial de 30 minutos que irá ao ar seis dias antes do pleito. Tida como genial no início, a escolha de Palin se mostrou um fiasco, a candidata foi engessada pela campanha e acabou por se tornar uma decoração. Tudo isso adicionado à crise financeira provocada pelos erros de Bush fazem com que MacCain precise muito mais de bons argumentos para ultrapassar Obama. Ontem foi a última chance dos republicanos estarem frente a milhões de americanos de uma só vêz, a tendência agora é o esvaziamento da campanha e consequente derrota. Para Obama resta fazer o dever de casa, não tropeçar em nada pelo caminho e recolher os frutos do trabalho bem feito. À nós que torcemos por sua vitória só resta torcer por um governo responsável e que coloque a locomotiva do mundo novamente nos trilhos. 25 opiniões
avalie fechar
Giovanni Ernesto (31) 16/10/2008 00h04
Giovanni Ernesto (31) 16/10/2008 00h04
Acabou o 3º e último debate presidencial americano,
e McCain foi melhor..., pena que somente foi melhor que o McCain dos últimos debates não melhor do que Obama, tentou puxar Obama para briga, mas Obama não é tão inexperiente o quanto ele pensa...Obama nem mesmo quis comentar sobre a Sr.Palin "deixo para os eleitores americanos que a julguem se ela é capaz de governar EUA" está foi realmente ótima Obama rs.
Enfim como eu disse no inicio da campanha bem antes da Hillary dizer bye..bye...repito novamente Bye..Bye Hillary e Bye..Bye McCain, pena que já não vemos tantos "republicanos" por aqui rs.
8 opiniões
avalie fechar
Shirley Machado (96) 15/10/2008 23h55
Shirley Machado (96) 15/10/2008 23h55
E o Sen. Mc Cain teve a petulância de dizer que Mrs Palin é um exemplo para as mulheres ! Cruzesssssssss. Vade Retro !! A abominável anta das neves pode, quando muito, servir de MAU exemplo ! Claro que eu acho que Obama saiu-se muito bem no debate. Mas não é a minha opinião que importa,e sim a do eleitorado americano. Vamos aguardar as pesquisas..... 15 opiniões
avalie fechar
O Carioca (636) 15/10/2008 20h08
O Carioca (636) 15/10/2008 20h08
Com seu extraordinário carisma e grande inteligência Obama novamente vai destroçar o filhote do Bush. Ele e aquela doidivana do Alaska vão ficar rodopiando por uma semana. Anotem!
De leve...
3 opiniões
avalie fechar
GILBERTO FERREIRA VEIGA (7) 15/10/2008 18h47
GILBERTO FERREIRA VEIGA (7) 15/10/2008 18h47
Bobama é o próximo Presidente americano. O 1 negro a chegar ao mais poderoso cargo executivo do mundo. Bem, e quem ganha com toda essa sujeira financeira do mundo??? Jornal algum fala sobre isso. Sei e sabemos somente quem perde, ou seja, nós contribuintes. Alguém pode esclarecer quem é ou são os sortudos deste "mundâo sem porteiras?" 5 opiniões
avalie fechar
Leon Diniz Diniz (438) 15/10/2008 18h02
Leon Diniz Diniz (438) 15/10/2008 18h02
Ola Shirley, obrigado por haver me citado na sua postagem. Mas é isso mesmo o desespero bateu tão fundo no comite de campanha do Senador Mac Cain "Homem que Copiava tudo", pois o guru do velho senador, o diabólico Dick Cheney deu entrada na emergencia de um hospital com forte abalo no coração. Ele não suportou o efeito Obama. Mas ainda não será desta vez que ele deixará este mundo em paz. Do jeito que ele é sangue ruim nem Deus e nem o Tinhoso o querem por perto.
Sabe Shirley eu só não comemoro com antecedência à derrocada de Bush, Cheney, Mac Cain e Palin para evitar surpresas pois esta turma é do mal e derrepente eles podem aparecerem com um cadaver insepulto e com fisionomia irreconhecivel e dizer para alguns eleitores americanos - "Olha aqui, votem em nós porque este é o corpo do Bin Laden. Mandamos a Miss Alaska ir no seu encalço e dar cabo dele, e ela é tão precisa no tiro que trouxe o defunto e o exame de DNA dele, podem conferir!"
31 opiniões
avalie fechar
O Carioca (636) 15/10/2008 15h13
O Carioca (636) 15/10/2008 15h13
Não deveria haver mais debates. Barack Obama será o próximo presidente dos Estados Unidos e ponto final. Não entendo como esses políticos --de lá e daqui -- insistem, não jogam a toalha a tempo. A mesma situação está ocorrendo nas eleições para as prefeituras de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Já há candidatos comprovadamente eleitos, mas os segundos insistem... 10 opiniões
avalie fechar
Essa derrocada financeira mundial já deixa um rastro de horror por todo planeta. Os colegas já notaram que tudo que tende a macular a dignidade dos pobres miseráveis no mundo tem nascedouro num país que impõe aos berros e a todo preço o seu poderio econômico? E Agora? Vale mesmo a máxima de "quem pode mais.. pode menos". Diferentemente do pós- guerra quando os americanos se sobressaíram aos demais moribundos e desnorteados pseudo sócios com a lei de patentes, essa nova ordem não depende do poderio bélico. O que eles vão inventar agora para justificar que "meteram" o pé na... ? E o resto do mundo agoniza lentamente sob a égide de que, se eles não podem fazer nada, o que diremos nós hipossuficientes de sabedoria!! E essa... ainda vai exalar por muito tempo o odor da arrogância americana. Os colegas desta coluna já pararam para pensar sobre o domínio ainda maior que o governo dos Estados Unidos terá sobre a OMC? E os bancos americanos?? Cada vez mais nas mãos do Governo! Agora, só uma coisa! O que os republicanos não imaginavam é que essa manobra fosse estilhaçar pelo cão, ferindo de morte as pretensões do velho McCain. Os efeitos são reais e estão aí pra quem quiser ver, e desnecessário se faz citar números. É uma verdadeira "carnificina" financeira e sabem quem mais uma vez vai pagar o verdadeiro peso do pato???
Donizete Pontes Rubiataba, Go
3 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 15/10/2008 14h09
Luiz Castro (295) 15/10/2008 14h09
Já que perguntou Shirley, eu te dou notícias... rsrssrsr. A anta do Alaska já não pode mais falar o que vem na mente, mesmo se expressando em "Palinês", que ela criou para enrolar os eleitores. Depois que foi repreendida pela camara estadual do seu estado por abuso de poder ela foi orientada a não se expor, mesmo que Obama não se dirija a ela, pois foca em MacCain, existe Joe Biden que está atento e batendo forte no histórico da candidata. Já levantaram mais podres dela por lá, só que tudo extra oficial ainda, então ela sabe que fazer marola nessas alturas do campeonato é dar tiro no pé, e o dela... rsrsrsr já está todo furado. A notícia aqui estes dias foi que seu futuro genro resolveu falar com a imprensa, disse que não está casando à força (faz-me rir) e que sabe das responsabilidades que ele e a futura exposa terão, já que ele só tem 18 anos e ela 17. Tá bom.
Com relação à Lula concordo plenamente com você. FHC com todos os seus diplomas não chegou perto da popularidade e competência do metalúrgico, àqueles que ficam chorando nesse espaço de papel cabe o títudo de "viúvas do PSDB", que se aliou até com Severino Cavalcanti para tocar suas trapaças, o resto é bobagem. Se Obama tiver o desempenho de Lula, que também não tinha nenhuma experiência administrativa, o mundo vai respirar melhor daqui uns dias.
10 opiniões
avalie fechar
SHEILA BARROS DOS SANTOS (63) 15/10/2008 13h34
SHEILA BARROS DOS SANTOS (63) 15/10/2008 13h34
oque foi auilo que vi na tv ontem gente os comicios de mCcain os participantes ficam gritando mate -o mate-o.... que absurdo é esse ....para matar obama 4 opiniões
avalie fechar
Shirley Machado (96) 15/10/2008 12h11
Shirley Machado (96) 15/10/2008 12h11
Vou acompanhar com muito interesse o debate de hoje`a noite. E acho que o Sen.Mc Cain faria melhor negócio se, ao invés de usar o chicote, como aindou afirmando, usasse o cérebro.
Supondo que ele tenha um em condições de uso, é claro...porque a considerar suas mais recentes decisões, é de se duvidar. Falando nisso, por onde anda a Miss Bobagem, a anta de espingarda ?? Não soube mais nada sobre suas declarações estapafúrdias. Será que colocaram a moça de castigo, muda no cantinho da sala, olhando para a parede ?? *rsrsrs.
Até aqui neste espaço, os admiradores dos republicanos andam quietinhos. Acho que enfiaram a viola no saco e perceberam que a verdade se impõe, no fim das contas.
4 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 15/10/2008 12h11
Luiz Castro (295) 15/10/2008 12h11
Diria a João Carlos que os americanos já estão em sérios apuros. A crise financeira somente mostra uma ponta de tudo errado que os republicanos fizeram, e olha que nem sabemos de tudo. Para o eleitor MacCain é a continuidade, (não sei onde vc vive, mas se fosse aqui saberia do que falo), já que vai manter a mesma máquina partidária que levou este país e o mundo à beira do colapso. É um direito seu não gostar de Obama, mas achar que MacCain seria uma opção melhor para enfrentar isso tudo só desmerece seu ponto de vista. O problema é que só tem os dois na corrida, então o jeito é adotar o princípio de que Obama é inocente, até que seu governo seja julgado. MacCain faz parte da administração Bush, votou com o presidente 96 vezes, inclusive na invasão do Iraque, onde participou da farsa das armas de destruição em massa, dizia que o antrax das cartas vinham de Bagda... por ai. Se é esse o tipo de candidato que te agrada então pode continuar apoiando, mas te lembro que só terá até o dia 3 de novembro, depois do dia 4 com certeza as coisas vão mudar pra melhor, já que depois de Bush só um terceiro mandato, (na pessoa de MacCain), poderia piorar. Não vou nem citar Mrs. Palin, já que essa já fala por si mesma. 4 opiniões
avalie fechar
Shirley Machado (96) 15/10/2008 11h59
Shirley Machado (96) 15/10/2008 11h59
Curioso esse posicionamento tão crítico em relação ao nosso Presidente, quando ele tem a aprovação de 80% dos brasileiros, de todos os segmentos sociais.
O governo de Lula tem recebido avaliações muito favoráveis. Basta ver as manifestações de diversos jornais e organizações internacionais, que citam algumas iniciativas de seu governo como um modelo a ser seguido. E segundo recentes pesquisas, se houvesse no Brasil a possibilidade de um terceiro mandato, e Lula fosse candidato, ele seria imbatível.
De minha parte, posso apenas dizer que sou servidora pública federal há 18 anos e ele tem sido o melhor "chefe" que já tive. O culto Fernando Henrique só fez desvalorizar nossa carreira, congelou nossos salários durante toda a sua gestão (não tivemos nem um centavo de aumento durante 8 anos, e ele ainda nos retirou parcelas salariais), e ainda era cínico.
E olha que eu nunca fui petista, viu.
Mas precisamos ser honestos e dar crédito a quem merece. A eleição de Lula foi um momento de superação de preconceitos do eleitorado brasileiro. Diziam que ele era ignorante, analfabeto, que ele iria nos envergonhar. E nada disso aconteceu. Muito pelo contrário !! Ele acabou surpreendendo muito positivamente os brasileiros. Tenho confiança que o mesmo acontecerá com o Sen.Obama, nos EUA.
6 opiniões
avalie fechar
leomar gomes (1) 15/10/2008 11h43
leomar gomes (1) 15/10/2008 11h43
Apesar dos debates e as pesquisas realizadas apontarem Obama com favorito a Casa Branca, acredito que o debate de hoje (15/10/08) será crucial para realmente apontar com mais certeza o sucessor de Bush, pois os Norte Americanos estão vivendo um momento muito delicado em sua economia, assim àquele que apresentar um projeto dinâmico com efeitos a curto prazo sairá na frente na disputa. Nós (brasileiros) temos que acompanhar de perto esse grande momento, pois somos um país emergente e sofremos diretamente influência dos EUA, haja vista a queda nas bolsas e aumento de juros, que já é realidade no país. Por derradeiro, eu penso que o candidato Barack Obama, será o novo Presidente, com isso, digo ainda mais, poderá ser inclusive o governo de maior aprovação. 5 opiniões
avalie fechar
Vladimir Lacerda (33) 15/10/2008 11h11
Vladimir Lacerda (33) 15/10/2008 11h11
Eu fico me perguntando porque em toda a eleição seja no Brasil ou onde for as questões sempre são as mesmas:Tem experiência?
Ora o presidente do Brasil FHC não tinha,explico foi presidente antes?Lula menos ainda.E olha a aprovação do seu governo.
Qual o cargo executivo exercido por Mcain?Tem mais tempo de senado.E dai? Executivo é outra realidade.
Quantos prefeitos foram reeleitos no Brasil depois de uma exemplar administração sem nenhuma experiência anterior.Fortaleza é o melhor exemplo.
24 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1879) 15/10/2008 10h06
Rui Ruz Caputi Caputi (1879) 15/10/2008 10h06
Quem ganha a concorrida corrida para a presidencia dos USA, são sempre os banqueiros. Para esses, tanto faz um ou outro ganhar as eleições. Os últimos(banqueiros) sempre estarão no poder. 2 opiniões
avalie fechar
JEDIDIAS SOUZA (11) 15/10/2008 09h30
JEDIDIAS SOUZA (11) 15/10/2008 09h30
Esses americanos votam como se estivessem investindo em bolsa de valores. Esperam o melhor momento pra investir e pra retirar. Em poucos dias uma crise fez as ações (acho que deve ser assim que eles chamam por lá... hehehe) do MacCain cair algo em torno de 20% (creio que de uns 48 ou 49 para 39 - me corrijam). Que sorte do Obma! Ser visto como a velha, segura e boa "poupança". Espero que ganhe. Os republicanos fizeram por merecer. Só não sei como estarão os ânimos dos investidores (acho que tb é assim que se chama eleitor por lá... hehehe) no dia das eleições com a aparente recuperação da confiança pelos "investimentos" mais arriscados. Espero que não dê tempo dessa gente se curar da sanidade temprária que a crise lhes deu. 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2850)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 35 36 37 38 39 40 41 42 43 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página