Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Eleições nos EUA

Corrida presidencial nos EUA tem início com primeira rodada de prévias partidárias no Estado de Iowa.


Mais resultados: Anteriores 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Próximos
Comentários dos leitores
Edson C (3) 05/11/2008 18h50
Edson C (3) 05/11/2008 18h50
É uma farsa incluir o Brasil numa América Latina. Não somos América Latina, isso é falso, um reducionismo importado daqueles que pensavam que o brasileiros falavam espanhol. Lula não respeita o povo brasileiro que jamais se viu como latino-americano, apenas como brasileiro. O termo "América Latina é um estereótipo cultural que nunca combinou conosco, pois ele traduz a cultura em espanhol dos países ex-colônias da Espanha. Não temos nada a ver com. Além do mais é algo no fundo racista pois pressupõe um tipo étnico latino, aquela cara de chicano que nada tem ver conosco. Não respeitam nossa identidade cultural e única mistura racial. Somos na acachapante maioria o resultado da intensa mistura de índios nativos (por sua vez diferentes dos índios dos Andes), portugueses e africanos. Dizer que o Brasil latino é renegar que o Brasil também é em grande parte, negro. É negar aos brasileiros uma invidualidade, a sua própria e única identidade cultural.
Aliás os esquerdopatas do mundo querem descaradamente tirar uma casquinha da vitoria do Obama. Logo eles que adorariam ver os EUA destruídos. Que hipócritas.
5 opiniões
avalie fechar
Edilson La Ferreira (109) 05/11/2008 18h49
Edilson La Ferreira (109) 05/11/2008 18h49
Prezados(as) Senhores(as): Agradeço a todos que mencionaram meu nome em seus comentários. Obrigado aos nossos "correspondentes" brasileiros nos EUA, trazendo-nos informações muito pontuais, bem como pareceres pautados e embasados na experiência de viver nos EUA. Porém, agora que as eleições acabaram, eu pondero: 1) Ótimo que tenha ganho um candidato negro (Na verdade um mulato de um Pai negro com Mãe branca). Quem sabe se enterra de uma vez por todas o racismo no mundo, mas não só com negros, mas também com Judeus, árabes, asiáticos, hispânicos...enfim, não se pode medir o caráter e personalidade pela raça ou credo. 2) O Sr. Obama, com toda certeza, receberá criticas durante seu governo. É bom que se saiba discernir uma critica dirigida ao Homem que é Presidente dos EUA ou o Homem Negro. Eu tenho certeza disto: Quando o criticarem, os críticos serão chamados de "racistas" pelos mais afoitos e radicais. 3) O Sr. Obama herdará um pais quase quebrado, senão já quebrado pelo Sr. Bush e não terá dinheiro suficiente para cumprir com todas as promessas. Isto é fato! Porém, desejo muita sorte e competência ao Sr. Obama. (God bless America) 12 opiniões
avalie fechar
jose anchieta martins (1) 05/11/2008 18h36
jose anchieta martins (1) 05/11/2008 18h36
A grande nação americana, nada obstante atos de império que, sem dúvida, aqui e ali, impôs às demais, nos dá também magnificas lições ao longo da sua existência, e uma delas, com certeza, é o espírito democrático, inspirado nos valores superiores da pátria a despeito do jogo partidário, que nos passam seus homens públicos, a exemplo da presente posição do cadidato derrotado Mccain, sem falar que, a esta hora, Bin Laden deve estar se perguntando, espantado, como pode alguém tão semelhante a mim, pelo menos no que tange à origem, semelhança física, e ao próprio nome (Osama), de repente passar a ser o chefe supremo do executivo do grande satã. Somente onde reina a democracia e o estado de direito, é que a mudança se torna possível de forma serena e com tanta velocidade. 2 opiniões
avalie fechar
Cláudio Luís (18) 05/11/2008 18h35
Cláudio Luís (18) 05/11/2008 18h35
"Eu acho que ele é corintiano".
Essa frase, proferida em tom de brincadeira, pelo presidente brasileiro, Luiz Inácio da Silva, sobre o presidente eleito dos EUA, o democrata Barak Obama, é mais uma pérola do seu arsenal (inesgotável) de besteiras. Realmente, depois de se comparar com Jesus Cristo, pelo visto o sr."lulla", o bufão, perdeu totalmente a razão e o senso do rídiculo. Quer dizer que "lulla" espera que Obama sele a paz no Oriente médio, acabe com o embargo econômico em Cuba(certamente para ajudar seus aliados e ditadores Fidel e Raúl Castro) e dar mais atenção aos países pobres. Só? Mas isso antes ou depois do café da manhã? Ou seria entre as refeições? Se entendi direito, Obama não foi eleito presidente dos EUA, segundo"lulla", ele é Jesus Cristo reencarnado ou então, algum santo milagreiro com superpoderes mágicos para resolver todos os problemas do mundo. O Brasil merecia um presidente melhor. Ao menos nós brasileiros seríamos mais respeitados e não motivo de piadas pelo resto do mundo. Alguém deveria pedir para o presidente "lulla" maneirar com a cachaça, para não dizer asneiras deste quilate.
4 opiniões
avalie fechar
Nunca vi tanta pagação de pau por parte dos brasileiros a uma eleição americana como essa. É de considerar que parece que vivemos nos EUA, pelas notícias que leio e pelos os jornais que assisto, tudo leva a crer que novamente damos mais valor aos nossos "irmãos nortistas" que a nós mesmos.
Toma vergonha Brasil!
3 opiniões
avalie fechar
Rafael Veronesi (8) 05/11/2008 18h27
Rafael Veronesi (8) 05/11/2008 18h27
Parabéns Obama, parabéns a todos. Obama não é só negro, ele também é democrata o que significa que a tirania de Bush e dos seus amigos republicanos finalmente acabou. 3 opiniões
avalie fechar
O Carioca (636) 05/11/2008 18h23
O Carioca (636) 05/11/2008 18h23
De um simples mortal, Barack Hussein Obama se transformou no homem mais poderoso do planeta.

Comandante-em-chefe da maior força militar do mundo, é também o sujeito que tem a chave de um cofre de dimensões incalculáveis.

Passará a ser recebido por reis e rainhas na condição de convidado do mais alto nível, superior inclusive ao dos próprios anfritriões.

Cada deslocamento seu envolverá milhares de pessoas, entre assessores diretos e pessoal de segurança.

Terá à sua disposição dois Boeing's 747-200 configurados exclusivamente para ele, cujo sistema é considerado "segredo de Estado". Além disso, disporá de dois veículos Cadillac com sistema de proteção contra mísseis e gases venenosos e dois helicópteros de propulsão à jato.

Jamais utilizará qualquer meio de transporte que não seja o seu.

Sua alimentação será rigorosamente controlada pelo Serviço Secreto e todos os produtos e ingredientes utilizados serão adquiridos e inspecionados exclusivamente pelo chefe de cozinha da Casa Branca, inclusive nas suas viagens.

Em qualquer lugar do mundo em que se encontrar o espaço aéreo estará sempre fechado. Nenhuma aeronave poderá sobrevoá-lo.

Nenhuma outra autoridade, seja civil, militar ou imperial terá mais poder do que ele, mesmo dentro do seu próprio país.

Ele merece...
5 opiniões
avalie fechar
Ellen . (223) 05/11/2008 18h11
Ellen . (223) 05/11/2008 18h11
Basta estudar história dos EUA pra saber que NÂO existe política de governo com relação à política externa, existe política de ESTADO. Isto é, entra e sai presidente a coisa é a mesma.
Segundo, não pode haver esperança num país onde as empresas mandam mais que o Estado. Nos EUA não é o Estado que controla as empresas, são estas que controlam o Estado.
Durante a história vários presidentes democratas dos EUA prometeram mudanças, uma nova "esperança", e realmente fizeram: invadiram países, implementaram ditaduras, impuseram embargos econômicos, etc.
Brasileiro deve ser muito inocente pra acreditar nesta farsa. Aliás, foi lamentável uma frase recente de Bush, que certamente será seguida por Obama: "Avançamos muito no processo de fiscalização e segurança de nosso país e de nossas fronteiras, reduzimos a entrada de brasileiros pela metade".
E ainda tem brasileiro que se submete ao hipocrita american way of life.
35 opiniões
avalie fechar
Shirley Machado (96) 05/11/2008 18h04
Shirley Machado (96) 05/11/2008 18h04
Bem..vamos lá...tentativa número 257 de postar alguma mensagem hoje :-))
Eu não pretendo ir a lugar nenhum, após a definição de quem será o próximo Presidente dos EUA.
Vou ficar aqui mesmo, na companhia dos novos e preciosos amigos que fiz, os "obamistas" de plantão, como alguém já disse, querendo ser sarcástico e, na verdade, nos elogiando.
Mas talvez alguns de vocês não mais desejem participar, por qualquer razão, Fica então, meu e-mail para contato:
shirleybr3@hotmail.com
Um enorme abraço hidropônico e inoxidável a todos vocês...*rsrsrs.
Por onde andará Roberto Odorico Paraguassu Souza ?? Sumiu, né ?
Então, tchau Roberto Souza ! Bye Mcnervous !
Bye, anta de espingarda !! Ai, que alivio...*rsrsrs.
2 opiniões
avalie fechar
Fabiano L. Valer (8) 05/11/2008 18h03
Fabiano L. Valer (8) 05/11/2008 18h03
Essa história de "presidente negro" deve ser relativisada... A vitória de Obama seria o similiar se o senador Paulo Paim (PT-RS) ganhasse a presidência da república... ele é negro mas não é SÓ negro...
Aqui no RS, estado de forte colonização européia, elegemos um governador negro ainda em 1990, trata-se de Alceu Collares (PDT) que foi eleito na "onda Brizolla" e não por ser a "candidato negro"...
Chamar o Obama de "presidente negro" é desprestigiar o seu brilhantismo... a impressão que passa é que há uma "cota" para presidentes negros, já que tudo tem que ter pelo menos um negro... isso é rídiculo... Ele é o presidente da maior nação do mundo pelo seu talento e não pela cor da sua pele...
Por fim, acredito que o Obama seja o "Roosevelt" do século XXI, isto é, vai implantar o "new deal" do novo milênio, com o Estado tendo o papel de destaque na organização social...
O Estado venceu, viva!
A utopia de que o mercado sabe se auto-gerir ruiu por terra... O mercado parece aqueles adolecentes mimados que na hora do aperto apelam para o papai...
Viva o Estado forte!
Obrigado Deus pela vitória de Barack HUSSEIN Obama...
2 opiniões
avalie fechar
david costa (1) 05/11/2008 18h02
david costa (1) 05/11/2008 18h02
Quantos de vcs q escreveram estas msn são negros, porque garanto que não só para mim mais para todos os negros do mundo é um orgulho ter um representante negro no topo mais alto do mundo, pois nós passamos uma história onde sofremos "ainda hoje" por ser negro, muitos olham "torto" para nós, veêm diferenças que não existem, acham que porque somos negros, somos pobres, bandido e sem estudo, mas isto veio para mostrar que todos somos capazes, Brancos, Negros, Amarelos, enfim Todos.
Obrigado pela atenção.
Diga Não ao Racismo!!!!!!!
4 opiniões
avalie fechar
Armando Malato (266) 05/11/2008 17h54
Armando Malato (266) 05/11/2008 17h54
Com a eleição de Barak Obama, para a Presidente dos Estados Unidos, está, o mundo inteiro aclamando a Democracia. Entretanto, a Fôlha, ao disponibilizar espaço para os leitores fazerem seus comentarios, não está, até certo ponto, seguindo esta lina, uma vez que, nesse mesmo espaço, manifestei duas opiniões, que, a meu ver, não tem nada censuráavel, e entretanto, ambas não mereceram a sua exposição.
Lamentavel. Pressupões discriminação e pode ser Anti-Democratica esta posição do jornal, já que essas opiniões não são de responsabilidade do Editor.
Armando Malato
3 opiniões
avalie fechar
marcos cesar fernandes (216) 05/11/2008 17h45
marcos cesar fernandes (216) 05/11/2008 17h45
Espero ver Obama sendo reeleito daqui a quatro anos pelo sucesso de seu 1º mandato, mas se seu governo desandar, os EUA têm um candidato à altura de sua história: MacCain.
Seu discurso diante a derrota eleitoral não deixou dúvidas a respeito de sua personalidade equilibrada e colaboradora. Ele só tem um defeito: é branco.
2 opiniões
avalie fechar
magno cavalcante de lima (12) 05/11/2008 17h40
magno cavalcante de lima (12) 05/11/2008 17h40
Na realidade ficamos todos empolgados com a possibilidade de um negro assumir a maior potencia do mundo que nem prestamos atençao no candidato republicano, talvez tenhamos perdido um grande presidente a sua biografia e muito bela, agora so nos resta torcer para o sr Obama fazer um bom governo 13 opiniões
avalie fechar
O recém eleito presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, certamente enfrentará vários problemas em sua gestão como governante maior de uma das maiores potências mundiais. Em seu discuso tem dito que uma de suas principais metas é providenciar a retirada das tropas americanas do Iraque e concentrá-las no combateao terror basicamente no afeganistão. Um dado favorário ao presidente Obama é o fato de ter conseguido uma vitória majoritária, também encontrará um país precisando de coalização para superar a crise, principalmente a do setor imobiliário que assola a nação e tambem tem refletido para outras partes do mundo. Tem dito o presidente Obama que a exemplo de Martin Luther King, que tem um sonho, o sonho de unir a américa, não uma américa de pobres, nem de ricos, nem de negros, nem de brancos, mas de todos. Os desafios são vários, como dito, e a nós, só nos resta torcer para que o novo presidente tome esse de momento de crise americana para aprender o princípio bíblico da humildade, e exaltar sua nação por depois, mas não uma exaltação cega que cega uma raça, mas uma exaltação que tome por base o bem-estar de todos os povos espalhados nesse imenso mundo e que por fim, sua passagem pelo governo, deixa a américa e o mundo melhor para se viver. Desejamos sucesso ao nosso presidente e que Deus abençoe em sua jornada. 2 opiniões
avalie fechar
Ronan Aguiar Cordeiro (175) 05/11/2008 17h01
Ronan Aguiar Cordeiro (175) 05/11/2008 17h01
O grande ponto a se considerar na eleição do presidente americano foi o gigantesco comparecimento às urnas dos eleitores, VOLUNTARIAMENTE. Nada de mais se ocorresse no Brasil. Aqui somos OBRIGADOS POR LEI a votar. A pergunta é: Porque somos obrigados a votar? Muitas vezes somos obrigados a escolher entre uma droga ou uma grande droga, como ocorreu em Belo Horizonte, recentemente na eleição para prefeito. Deu depressão não ter escolha. É horrível ter que escolher o menos ruim. Poucos sabem anular o voto, opção que cafajestemente não consta oficialmente nas famosas urnas eletrônicas. Anula somente quem percebe que há que se digitar um número não existente e confirmar. Não há nenhum interesse da Justiça Eleitoral em divulgar a alternativa. Afinal nossos políticos são tão calhordas que para serem eleitos é necessário tanger o cidadão como gado até os currais eleitorais? Falta coragem aos políticos para romperem com os grilhões. Existe o medo do resultado pífio das urnas se não houver imposição. Quando será que obteremos a verdadeira cidadania? 2 opiniões
avalie fechar
J. R. (1220) 05/11/2008 16h57
J. R. (1220) 05/11/2008 16h57
As mulheres e os jovens sim é que deram o voto de minerva para Obama! Os negros e hispânicos já votavam no partido democrata americano (dem). Resta saber porquê os Republicanos erraram tanto nessa eleição, depois veremos o rescaldo ... -Negros, mulheres e hispânicos deram vitória a Obama- 48 opiniões
avalie fechar
O Carioca (636) 05/11/2008 16h43
O Carioca (636) 05/11/2008 16h43
Foi muito bom ter participado do fórum, trocar experiências com todo tipo de gente.

O ponto negativo ficou por conta da moderação da "Folha Online" - que não soube dar tratamento adequado aos internautas. Ela se esqueceu que as visitas ao fórum geram "audiência".

Obama presidente dos Estados Unidos é um salto extraordinário, uma quebra de paradigma sem precedentes na história da humanidade. Evoluímos muito com essa eleição.

McCain se comportou da forma como um homem da sua estatura deveria se comportar. Perdeu com elegância e deu um show de dignidade. Mostrou porque os americanos são o povo mais desenvolvido do mundo.

Um forte abraço a todos, Feliz Natal e um Ano Novo realmente "diferente" para todos nós!
Luiz Castro, volta pra casa. Seu lugar é aqui!

O Carioca
1 opinião
avalie fechar
Paulo Cateb (2) 05/11/2008 16h43
Paulo Cateb (2) 05/11/2008 16h43
É o momento da mudança de ideologia nos EUA, mudança de atitude em relação ao ser humano,seja ele de qualquer cor , religião ou nacionalidade, pois todos merecem respeito e tratamento digno e oportunidades.
Isso é o principio da PAZ .
8 opiniões
avalie fechar
Leon Diniz Diniz (438) 05/11/2008 16h41
Leon Diniz Diniz (438) 05/11/2008 16h41
O presidente eleito Barack Obama, não é santo e nem pediu para ser canonizado, é por esta razão que eu, o Luís Castro, a Shirley e a Leila entre outros com sobriedade não esperamos nenhum milagre deste homem que vai pegar uma terra arrasada, uma casa demolida. Esta é hoje a realidade da América com seus cidadãos jogados nas ruas, sem casas e morando em barracas de lona. Eu vi o povo americano pondo seus móveis nas calçadas para venderem em busca de um pouco de dinheiro para pagar suas dívidas. Este é o legado que George W Bush vai deixar para o seu sucessor.
Quero brindar a eleição do presidente Barack Obama, mas quero também reiterar que até a posse nada pode ser cobrado de Obama. E após a posse precisamos antes das criticas dar um tempo para que ele ponha em ordem a massa falida que vai receber após oito anos de desmonte total da economia dos EUA.
74 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2850)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página