Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Gripe suína

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Segundo o Ministério da Saúde, cuidados básicos de higiene podem ser adotados para evitar a gripe suína, como cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar, lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies e não compartilhar objetos de uso pessoal.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
ana leal (247) 13/12/2009 19h12
ana leal (247) 13/12/2009 19h12
Ao Ministério da Saúde.
Apesar de terem respondido, noto que não responderam realmente.
Vou formular novamente a pergunta:
O adjuvante que o Butantan irá usar e o adjuvante usado da vacina pronta que o Brasil comprou é a mesma que o FDA rejeitou por dar problemas sérios?
Se puderem aqui, responder tipo:
Não é o mesmo adjuvante, ou tipo sim é o mesmo adjuvante eu agradeceria.
obrigada
2 opiniões
avalie fechar
Peter Tang (16) 11/12/2009 18h37
Peter Tang (16) 11/12/2009 18h37
e de gripe normal?...e de dengue?!...e de AIDS?...Câncer? Todos falam nessa gripe "inventada"...e o mundo não está nem aí... Fizeram que fizeram "estardalhaço" na mídia, mas ninguém comprou essa balela... 5 opiniões
avalie fechar
Caro Eugenio Araujo,

A prescrição e dispensação do Olseltamivir fora dos critérios previstos no protocolo do Ministério da Saúde ficam sob a responsabilidade conjunta do médico responsável pela prescrição e da autoridade de saúde local. Nesse caso, a autonomia do profissional está em decidir ou não pela prescrição do medicamento.

Quanto à venda do medicamento nas farmácias, como já foi dito anteriormente, o Ministério da Saúde não a proibiu, porque não tem atribuição para isso. A falta do remédio ocorreu porque a empresa fabricante não conseguiu suprir a demanda do mercado. Segundo o laboratório, o remédio estará disponível nos estabelecimentos comerciais assim que suprir a demanda dos governos. Continuamos à disposição.
fernanda.scavacini@saude.gov.br
Assessoria de Comunicação
Ministério da Saúde
1 opinião
avalie fechar
eugenio araujo (89) 10/12/2009 23h16
eugenio araujo (89) 10/12/2009 23h16
Publicado site folha em 10/12/2009
"Já no caso da gripe A (H1N1), Furtado defende que a eficácia observada justifica o uso do Tamiflu. "Quando ministrado nas primeiras 48 horas de contágio, os riscos de complicação por causa da doença são mínimos."
A Organização Mundial da Saúde também afirma que o remédio deve ser usado nesse caso para reduzir a severidade dos sintomas.
No Brasil, o remédio está disponível somente no sistema público de saúde e pode ser retirado com receita médica. É indicado para tratar casos graves de gripe ou pacientes com fatores de risco, segundo o Ministério da Saúde. "
Dá pra se notar a incoerencia das recmendações entre OMS e Ministerio da Saude.
OMS: usa-se para nao o paciente nao chegar em estado grave.
Brasil: Usa em pacientes já graves, quando o remedio já não faz mais efeito.
Esta é a politica do Brasil, não é por menos que temos 1/3 das mortes por H1N1 do mundo. Será que o Ministerio Publico nao observou isso??
2 opiniões
avalie fechar
eugenio araujo (89) 10/12/2009 00h17
eugenio araujo (89) 10/12/2009 00h17
MS
Continuo afirmando que no seu "Protocolo" diz que a prescrição de medicamentos fora do protocolo deve ser validado pela autoridade de Saude local. Isto nao está escrito????Do momento que algo tem que ser em conjunto, não existe autonomia individual, ou seja, o medico que prescreve fora do protocolo deve ser validado pela autoridade de saude local. Então onde esta a autonomia do medico, ou voces mudam o protocolo, ou deixem de dizer mentiras. Pois vale e o que esta escrito em procedimento.
E por falar no tamiflu, quando voces vão deixar de estatizar o mesmo?
Em nenhum pais existe (vamos dizer + 2) . existe esta proibição de vendas em farmacias, ou como voces dizem " o labratorio esta atendendo demanda elevada". Por que no Brasil é diferente dos outros paises, o laboratorio instalado aqui é diferente dos outros paises, pois consegue atender a demanda do mundo, menos do Brasil. Tenha a santa paciencia. não somos bobos. Voces dificultaram o acesso ao medicamento atraves de prescrição medica. Não temos direito de livre escolha de medicos e comprar o medicamento onde quisermos (obs. com prescrição medica, que fique bem claro).
8 opiniões
avalie fechar
Olá Ana Leal,

O Comitê Assessor para Vacinas da Organização Mundial de Saúde divulgou uma nota no dia 4/12 informando que todas as vacinas com e sem adjuvantes foram testadas e são seguras.
Até o momento não se tem evidenciado aumento da ocorrência de eventos adversos graves, em relação à média observada nos últimos anos para outras vacinas.
Para mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Saúde
4 opiniões
avalie fechar
hugo chavez (310) 07/12/2009 22h12
hugo chavez (310) 07/12/2009 22h12
Continua esta lorota de gripe suína rsrs. Ainda não perceberam alguns que esta é uma gripe comum como as outras, que de anos para cá, começaram a ter "grife" para desviar a atenção do mundo do colapso financeiro que continua a todo vapor, apesar da infindável impressão de dinheiro sem lastro, algo que eleva o ouro à estratosfera e condena o dólar ao ostracismo junto com os eua. Será que mesmo sabendo que o ex secretário de Estado dos eua, Donald Rumsfeld é o maior acionista da Gilead Sciences, empresa que era dona do "mico" tamiflu desde os anos 80 até que, o mesmo embusteiro que criou a mentira das "armas de destruição em massa no Iraque", começou a dar apelido para as gripes sazonais que variam quanto à morbidade e mortalidade, de acordo com a cepa "da estação". Seria limitação mental, hipocondria ou apenas vontade de criticar o governo à toa? Não é possível que com tanto tempo de evolução, com tão poucas mortes (o mesmo que qualquer outra gripe sazonal), ainda tenha gente que está aqui sendo manipulado discutindo este embuste. Vão se preocupar com tuberculose, hanseníase, Chagas, dengue, esquistossomose e outras doenças de verdade que ainda têm altas taxas no Brasil. Se preocupem em perguntar ao Ministério da Saúde pq o SUS não funciona e as operadoras de planos de saúde continuam sugando vocês, os crentes que acham que existe uma epidemia de gripe. Vão atrás da realidade, pois, esta mata muito mais do que esta epidemia que é uma FARSA. 11 opiniões
avalie fechar
juliana poni (80) 06/12/2009 00h52
juliana poni (80) 06/12/2009 00h52
Por que não podemos comprar o RELENZA também??? 7 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (635) 05/12/2009 18h57
eduardo de souza (635) 05/12/2009 18h57
Bem vinda de volta ana leal... Muito bem colocado suas perguntas, também estou em dúvidas.
Pesquise um informativo alternativo na internet "INFOWARS IRELAND", tem tradutor em português. Digite gripe suina e espere para ler coisas interessantes. (tomara que passe pelo moderador da folha)...
Do resto... Um abraço :0)
2 opiniões
avalie fechar
ana leal (247) 05/12/2009 11h05
ana leal (247) 05/12/2009 11h05
Bem, duas pessoas ligadas a comitiva do nosso querido Presidente Lula, foram confirmadas com quadro de gripe suina.
Pergunto aos nossos colegas de fórum:
Sendo uma das pessoas da segurança do presidente, e por conta disso, tem ele contato direto com nosso presidente, fico aqui me questionando:
Será que os médicos da comitiva deram remédio ao presidente como forma preventiva para não correr o risco do presidente desenvolver o vírus ou nada fizeram lembrando que se ele tomar o remédio pode haver mutação do vírus no Brasil?
Oh dúvida cruel..... Acho que nada deram ao nosso presidente, porque nem o vírus do escândalo da corrupção pegou nele, então não vai ser um viruszinho que vai derrubá-lo, né.
9 opiniões
avalie fechar
ana leal (247) 05/12/2009 10h54
ana leal (247) 05/12/2009 10h54
Ao Ministério da Saúde.
Respondestes a Cristina que o Brasil vai tomar todos os cuidados com relação a vacina contra gripe suina. Minha pergunta então é:
Conforme nossa colega WN explicitou anteriormente, teve uma vacina enviada para Portugal que foi rejeitada pela Alemanha por ter adjuvante (potencializador) não autorizado pelo FDA, fora outras coisas (vide histórico WN sobre o tema caso queira inteirar-se).
Algum tempo atrás lembro que li que o Butantan falou que poderia colocar um adjuvante na vacina para potencializar seus efeitos.
Minha pergunta é:
que adjuvante é esse?
Este adjuvante é autorizado pelo FDA, vigilância sanitária? melhor este adjuvante que será colocado é o mesmo da vacina que foi distribuida em Portugal?
A vacina da Sanofi, será amplamente testada, haja vista que sabemos que muitas vacinas foram autorizadas a toque de caixa?
Muito obrigada
2 opiniões
avalie fechar
juliana poni (80) 04/12/2009 20h08
juliana poni (80) 04/12/2009 20h08
Gostaria de explicações sobre a resposta do MS dia 23/11/2009 às 19h03:
"Cristina Pereira,
1 - O plano de ação para enfrentamento da segunda onda da Influenza A (H1N1) ainda está sendo elaborado e, assim que for concluído, será disponibilizado para população.
2 - O Ministério da Saúde está criando a nova campanha sobre a Influenza A (H1N1).
3 - O Ministério da Saúde estuda a possibilidade de disponibilizar o Relenza para casos de resistência ao Tamiflu.
Continuamos à disposição. "

ESTÃO ESTUDANDO A POSSIBILIDADE DE DISPONIBILIZAR O RELENZA?
PARA MIM JÁ PASSOU DA HORA DE TER FEITO UM ESTOQUE DE RELENZA PARA A POPULAÇÃO E COLOCAR TAMBÉM À VENDA NAS FARMÁCIAS.
POR QUE O RELENZA NÃO ESTÁ NAS FARMÁCIAS?
É TAMBÉM POR CAUSA DA AUTOMEDICAÇÃO?
4 opiniões
avalie fechar
Ministério da Saúde (198) 02/12/2009 15h05
Ministério da Saúde (198) 02/12/2009 15h05
Cristina,
Não, ele não será chamado a dar explicações.
Continuamos à disposição.
1 opinião
avalie fechar
Cristina Dias (125) 02/12/2009 07h56
Cristina Dias (125) 02/12/2009 07h56
Olá pessoal,
Faz tempo que não participo do fórum, mas acho que agora é necessário... Ocorreram 1000 mortes por gripe suína registradas pela OMS nesta semana... Pelos dados da Wikipedia passou de 2000, e pelo ECDE chegou a 1500... A gripe está se tornando mais agressiva... Devemos nos preparar para a volta dela no ano que vem... Acorda Brasil... Já temos 1500 mortos... Vamos nos preparar...
7 opiniões
avalie fechar
cristina pereira (47) 02/12/2009 01h00
cristina pereira (47) 02/12/2009 01h00
Ministério da Saúde:
Acho que voces que se equivocaram.
" Eugenio,
Você está equivocado, as autoridades de saúde local não necessitam autorizar os médicos a prescreverem o medicamento. Cabe deixar claro que o Tamiflu deve ser receitado aos PACIENTES que realmente precisem do remédio. Estamos à disposição. "
Em nenhum momento voces se dirigiram à pessoas leigas, a partir do momento que voces colocaram Pacientes, o recado foi dirigido aos médicos.
Por exemplo: Um médico, que compartilhe da mesma opinião que o restante do mundo todo, administrar o tamiflu ou o relenza nos primeiros sintomas de gripe. Se o nome dele aparecer 30 vezes em receitas que preescrevem o medicamento, ele não será chamado à dar explicações?
3 opiniões
avalie fechar
Ministério da Saúde (198) 01/12/2009 13h54
Ministério da Saúde (198) 01/12/2009 13h54
Cristina,
Acho que você não entendeu, quem vai decidir se é necessário ou não a prescrição do Tamiflu é o seu médico, ele tem autonomia nessa decisão. Inclusive é ele quem vai ser responsável pela prescrição e orientação quanto ao uso do medicamento. Continuamos à disposição.
sem opinião
avalie fechar
Ministério da Saúde (198) 01/12/2009 13h53
Ministério da Saúde (198) 01/12/2009 13h53
Cristina,
Acho que você não entendeu, quem vai decidir se é necessário ou não a prescrição do Tamiflu é o seu médico, ele tem autonomia nessa decisão. Inclusive é ele quem vai ser responsável pela prescrição e orientação quanto ao uso do medicamento. Continuamos à disposição.
sem opinião
avalie fechar
cristina pereira (47) 30/11/2009 22h48
cristina pereira (47) 30/11/2009 22h48
Ministério da Saúde:
Sobre essa resposta
Eugenio,
Você está equivocado, as autoridades de saúde local não necessitam autorizar os médicos a prescreverem o medicamento. Cabe deixar claro que o Tamiflu deve ser receitado aos pacientes que realmente precisem do remédio. Estamos à disposição.

Se o médico possui autonomia de receitar o remédio, porque vocês estão salientando que " Cabe deixar claro que o Tamiflu deve ser receitado aos pacientes que realmente precisem do remédio". O Médico não estudou para isso? Para saber o que é melhor para seu paciente?
Vocês dizem o médico tem autonomia para receitar e logo depois: Mas ele só deve administrar o medicamento caso o paciente realmente necessite...
Imagine eu chego no médico, ele receita o tamiflu. Dai eu digo, mas doutor o remédio só deve ser receitado se eu realmente precisar... Ele vai dizer quem é o médico aqui!!!
3 opiniões
avalie fechar
Ministério da Saúde (198) 30/11/2009 21h05
Ministério da Saúde (198) 30/11/2009 21h05
Augusto,
No Brasil, apesar de ainda serem registrados casos graves da Influenza A (H1N1), esse número teve grande redução. Em comparação com a semana epidemiológica com o maior número de notificações, a semana epidemiológica 44 (até o dia 07 de novembro) apresentou redução de 97%. Estamos à disposição.
sem opinião
avalie fechar
Ministério da Saúde (198) 30/11/2009 21h02
Ministério da Saúde (198) 30/11/2009 21h02
Augusto,
No Brasil, apesar de ainda serem registrados casos graves da Influenza A (H1N1), esse número teve grande redução. Em comparação com a semana epidemiológica com o maior número de notificações, a semana epidemiológica 44 (até o dia 07 de novembro) apresentou redução de 97%. Estamos à disposição.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6467)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página