Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Honduras

O secretário do Congresso de Honduras, Jose Alberto Saavedra, declarou que o presidente do país, Manuel Zelaya, apresentou carta de renúncia neste domingo (28). Entretanto, em entrevista à rede de televisão CNN, em espanhol, o presidente negou a afirmação.


Mais resultados: Anteriores 14 15 16 17 18 19 20 21 22 Próximos
Comentários dos leitores
eduardo de souza (635) 11/12/2009 15h09
eduardo de souza (635) 11/12/2009 15h09
Volto a repetir. Honduras ainda esta em conflito, embargos econômicos, falta de apoio e credibilidade perante a grande maioria da comunidade internacional, cometendo erros sem parar. Acreditam que por estarem alinhados com os Eua resolveram seus problemas, quanta ingenuidade. Os Eua só tem aparência, não se mistura teatro com realidade.
Podem ficar nessa "lengalenga" à vontade, quando quiserem tratar de forma madura, negócios e diplomacias, com outros países livres, terão que rever o "falido golpe". Enquanto isso, só para lembrar que golpe não tem mais vez, fica Zelaya hospedado em nossa embaixada tornando-se um mártir de futuros golpes made in USA.
Acostumem-se "direitalhas serviçais", sugar o sangue dos outros por canudinho, acabou.
66 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (524) 11/12/2009 14h51
Valentin Makovski (524) 11/12/2009 14h51
Sr. Juarez Ribeiro Batista
Concordo em pontos com sua colocação, em Honduras apôs as eleições fato é que a vida voltou ao normal, não na sua totalidade mas digamos que esta a caminho, o que acho certo sobre a Unisul inclusive posição do Brasil, de não acatar e não respeitar a útlima eleição de Honduras, pelo fato simples que o Presidente deposto esta refugiado na Embaixada Brasileira, e até os EUA com sua arrogancia plena, antes das eleições tiveram a conclusão que a melhor saída p/ Honduras, seria Reestituição de Selaya. Vamos e venhamos seria muita ousadia, mas não deu certo. Tivemos a eleição, foi eleito um novo Presidente, o interino que esta atualmente no poder Micheletti quer que o atual Presidente Eleito & Destituido peça Asilio Político ao méxico e que sai com a renuncia do Governo. Todos que escrevem seus comentários neste Post, vão concordar comigo.
Vc Destitui o Pres. com um golpe de estado, o presidente volta refugiado, se faz um acordo, não se completa o acordo, o Golpista decreta eleições, temos eleições, temos novo presidente. O Destituido quer sair do pais, não pode, tem que renunciar e pedir Asilio. Ora isso ta mais p/ novela do SBT??? Vc só sabe o começo, o meio e o fim se tem que fazer um esforço enorme p/ entender.
Ai e d++++++++++
1 opinião
avalie fechar
Juarez Ribeiro Batista (31) 11/12/2009 12h14
Juarez Ribeiro Batista (31) 11/12/2009 12h14
Makowski, à primeira vista é uma contradição. Mas cuidado com o fanatismo político que é igual ao fanatismo religioso, pois cega as pessoas para a realidade, para o contexto. A pessoa tem uma opinão formada e só pensa dentro desse conceito. A verdade é uma só e não é. O governo de Zelaya legalmente em Honduras não existe. Ele foi destituido conforme as leis hondurenhas. Nada foi feito à margem da lei. Assim ocorre com Chaves na Venezuela, gostando dele ou não. Governa a Venezuela conforme a lei, mesmo que para muitos Chaves tome medidas antidemocráticas. Quanto ao pedido de renúncia de Zelaya feito pelo governo de Micheletti se deve ao fato de acabar com crise internacional em relação ao Honduras. Zelaya renunciando seria apenas uma (in)formalidade para Honduras acabar com as críticas do mundo ao governo interino, é uma jogada de mestre, uma arte de ilusionismo político. Com a renúncia informal não haveria mais o que contestar e definitivamente acabaria com a possibilidade de retorno de Zelaya aos olhos da comunidade internacional. Repito: dentro de Honduras, a questão está encerrada do ponto de vista legal, pois Zelaya destituído não cabe renúncia. Renúncia agora é apenas questão diplomática e não legal. 22 opiniões
avalie fechar
celio maia (183) 11/12/2009 09h15
celio maia (183) 11/12/2009 09h15
"Chanceler mexicana diz não haver condições de receber Zelaia no momento"...
Pobre Zelaia. Vítima de sua própria ganância política está pagando caro a ousadia de tentar dar uma rasteira na constituição de seu país. Efetivamente ele está minguando naquela embaixada e quer sair de lá o quanto antes, para ver se ainda pode fazer algo por si: talvez alguém tenha um novo plano infalível para ele reassumir a presidência.
O governo brasileiro não quer solicitar um salvo-conduto para ele, porque, para isso, teria de definir um status jurídico, algo que vem se recusando a fazer sistematicamente. Amorim reconheceu que foi o próprio Zelaia quem pediu ao governo brasileiro e ao da Argentina que intercedessem por ele ante o México, mas de forma a não determinar que Zelaia viajaria como asilado. O México fez a solicitação de maneira obtusa e deu com os burros nágua, especialmente porque a circunstância atual de Zelaia é muitíssimo conveniente aos interesses de Michelete: Lula vai tomando conta do joão-teimoso até o dia da posse do novo presidente e o governo hondurenho só tem de se preocupar em sitiar a embaixada para evitar que Zelaia fuja dela. Os que o colocaram nesse buraco não conseguem tirá-lo dele. Devem estar frustados e com remorso.
Para Amorim, "Honduras impor condições à saída de Zelaia é coisa totalmente inaceitável".
Aceitável para Amorim é outros países imporem condições a Honduras.
Coitado do Amorim? Não. Coitado do Zelaia. Ele é que passará natal e réveillon de condenado.
18 opiniões
avalie fechar
joão batista cassio (114) 11/12/2009 02h15
joão batista cassio (114) 11/12/2009 02h15
SÓ não vê quem não quer OLHA O nome:ze-laya,quer o que?mandela.kkkkkk 2 opiniões
avalie fechar
joão batista cassio (114) 11/12/2009 02h10
joão batista cassio (114) 11/12/2009 02h10
VAI SOBRAR PRO LULA OLEOLE OLA.KKKKKKKKKK 3 opiniões
avalie fechar
José Vitor (75) 11/12/2009 00h34
José Vitor (75) 11/12/2009 00h34
Zelaya tá certo. Nada de compactuar com os golpistas.
O que os golpistas querem é que o golpe seja validado. Não querem deixá-lo sair de Honduras ? Ótimo, ele vai ficar por lá mesmo, sendo a mosca na sopa dos golpistas, para lembrar ao mundo que ele foi SEQUESTRADO pelos golpistas, EXPULSO de Honduras, e depois ainda arranjaram uma CARTA-RENÚNCIA FORJADA, que serviu para colocar no poder o usurpador Goriletti.
Tenho orgulho da posição firme e digna do Brasil, defendendo os valores democráticos e contra os golpes de estado. Deixa o "prêmio Nobel da Paz" se queimar defendendo os golpistas. (Viram só ? O "prêmio Nobel da Paz" defendendo a guerra, mandando mais 30.000 soldados para o Afganistão...)
1 opinião
avalie fechar
Santos Júnior (405) 10/12/2009 22h03
Santos Júnior (405) 10/12/2009 22h03
"Centenas de seguidores do governo cubano sufocaram duas pequenas manifestações da oposição, nesta quinta-feira, em Havana, com slogans e gritos contra os dissidentes que tentavam celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos.Cerca de 30 mulheres, parentes de presos políticos, caminharam em silêncio pelas dilapidadas ruas de Havana levando flores e bandeiras nacionais, antes de serem cercadas e intimidadas por cerca de 250 pessoas aos gritos de "traidoras" e "a rua pertence a Fidel [Castro, ex-ditador do país, ainda muito influente]".
"Como pode ser possível que não nos deixem andar nas ruas neste dia?", disse Melba Santana Ariz, cujo marido é preso político desde 2003. Não há direitos humanos aqui".
Ao mesmo tempo, centenas de seguidores do governo impediam cerca de dez dissidentes de fazerem uma passeata num parque do arborizado bairro do Vedado."fonte:folha.online
É esta a "democracia" que o governo brasileiro apóia abertamente, e é neste contexto que se diz preocupado com a democracia em Honduras rsrs.Nunca vi tamanho cinismo num só governo.ISTO É UMA VERGONHAA!
29 opiniões
avalie fechar
Fabrizio Wrolli (311) 10/12/2009 21h58
Fabrizio Wrolli (311) 10/12/2009 21h58
Sr. MARIO PEDROSA
"Os EUA cobrou" (cobraram seria mais correto, gramaticalmente falando) e o Brasil tem que obedecer? Quanto anos o Brasil e o sr. ficaram de quatro para serem obrigados a obedecer? Chega! Acorde sr. Pedrosa, o mundo mudou. Quem obedece sem questionar é cachorro (às vezes).
6 opiniões
avalie fechar
Fabrizio Wrolli (311) 10/12/2009 21h53
Fabrizio Wrolli (311) 10/12/2009 21h53
SANTOS JÚNIOR,
o sr. precisa da ajuda profissional urgente de um veterinário.
6 opiniões
avalie fechar
Santos Júnior (405) 10/12/2009 21h47
Santos Júnior (405) 10/12/2009 21h47
De nada adianta para o foro de são paulo fingir que a questão fundamental com a qual tratam o ocorrido em Honduras é a garantia dos valores democráticos rs .De modo especial, o governo dos "pobres trabalhadores" aqui no Brasil, prova que mente cinicamente como manda a cartilha stalinista,sempre que se dizem "preocupados" com a democracia em Honduras rs.Afinal porque não se preocupam com a situação de meio século de ditadura genocida em Cuba, algo até tão explícito, tudo escancarado para quem quiser ver rs?Já não se cansaram da piada de mau gosto rs?Os "pobres trabalhadores" percorrem o mundo de Norte ao Sul e de Leste a Oeste espalhando a farsa que se instalou em boa parte das Américas, para isso investindo em propaganda pesada, milionária, em cima do erário, com a mesma estratégia do comunicador de Hitler.Aos poucos o contra-golpe vai se desenhando e isto só prova que nem todos concordam com a canalhice, e que o Zelaya não é tão querido rs.Que o diga o México rs.Enquanto isso aqui no Brasil tem gente madrugando em filas para garantir a vaga do filho(a), neto(a), sobrinho(a) em escolas públicas, outras dando a luz no corredor de hospitais e nós, com toda a carga tributária que nos é imposta, não vemos aonde vai parar toda esta dinheirama, e ainda temos que aturar o joguinho de faz de conta do governo, que se preocupa muito com a imagem do Brasil no exterior e os que necessitam do serviço público de qualidade aqui dentro, nada.ISTO É UMA VERGONHA!! 17 opiniões
avalie fechar
Carlos Pinto (1) 10/12/2009 20h49
Carlos Pinto (1) 10/12/2009 20h49
Todo esquerdopata deveria se mudar do Brasil e ir morar na Venezuela ou Cuba. 1 opinião
avalie fechar
joão nascimento (279) 10/12/2009 18h24
joão nascimento (279) 10/12/2009 18h24
celso amorim o sr e marco aurelio garcia que são uns insanos ,querem aparecer porque não cuidam para que estes ditadores não tomem mais nada do brasil na mão grande (EVO MORALES E O TRAIRA DO HUGO CHAVES) ,e o pior que o lula escuta estes loucos 19 opiniões
avalie fechar
Carlos Azevedo (46) 10/12/2009 18h19
Carlos Azevedo (46) 10/12/2009 18h19
Fico na dúvida se Celso Amorim está sendo cínico ou se é mesmo muito estúpido (2)
Acho a segunda mais válida!!!!!!!!!!!!!!
1 opinião
avalie fechar
mario pedrosa (221) 10/12/2009 18h19
mario pedrosa (221) 10/12/2009 18h19
Os EUA cobrou do Brasil apoio ao protesto quanto à falta de respeito aos direitos humanos na Coréia do Norte: então Amorim, vamos trabalhar ou vc é daqueles que só bate numa tecla só? 17 opiniões
avalie fechar
alexandre bakunin (364) 10/12/2009 18h16
alexandre bakunin (364) 10/12/2009 18h16
jucelino kopeski (214) 10/12/2009 17h44
joaquim mota pereira (38) 10/12/2009 17h18
George Hamilton (39) 10/12/2009 16h05
Meus caríssimos Jucelino, Joaquim e George, parabens, especialmente pelo poder
de síntese das suas pautas.
Eu já disse aqui que Fidel Castro merece ter um lugar de honra no panteão dos herois norte-americanos, especialmente a máfia do jogo. Foi ele quem viabilizou a construção da cidade de Las
Vegas, deixando La Habana as moscas e levando seu povo a mingua.
Os ProTocolos dos sabios do Sião foram aplicados em Cuba de do 1 ao 24 ipsis litteris. Deu no que deu.
sem opinião
avalie fechar
mario pedrosa (221) 10/12/2009 18h13
mario pedrosa (221) 10/12/2009 18h13
Esse Amorim está sempre perdendo oportunidades de ficar calado.Perdeu mais uma. É prego. 16 opiniões
avalie fechar
jucelino kopeski (265) 10/12/2009 17h44
jucelino kopeski (265) 10/12/2009 17h44
Morales propõe referendo na América do Sul sobre bases estrangeiras.
O Fidel é a favor de bases Americanas ele mesmo tem uma.
6 opiniões
avalie fechar
Alan Williamson (48) 10/12/2009 17h37
Alan Williamson (48) 10/12/2009 17h37
"O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, disse nesta quinta-feira que desistiu de viajar para o México porque o regime de fato hondurenho queria obrigá-lo a renunciar para lhe dar um salvo-conduto. "Em resumo, ontem o governo de fato teve outro fracasso ao querer fazer com que eu renunciasse a meu cargo. Posso ficar aqui [na embaixada brasileira] dez anos, pois aqui tenho meu violão", disse, fazendo uma demonstração com seu instrumento musical."
Nós é que não queremos você na embaixada, vivendo às nossas custas, genérico mal sucedido de Chavez!
2 opiniões
avalie fechar
Francisco R. Araujo (44) 10/12/2009 17h36
Francisco R. Araujo (44) 10/12/2009 17h36
Alguns se ufanam, talvez até urinem nas calças, comemorando a esquerdização da América do Sul. Essa é uma fase natural por que passa esse continente subdesenvolvido em todos os sentidos, que a Europa, por exemplo, mais madura, já superou. Após tantas ditaduras (Adolph Hitler, Benito Mussolini, Francisco Franco, Oliveira Salazar, Nicolae Ceaucescu, etc, etc), vieram governos de esquerda. Cito dois dos mais importantes: François Miterrand (França) e Felipe González Márquez (Espanha). Esses dirigentes fizeram reformas neo-liberais mais arrojadas do que a própria direita teria coragem de fazer: reduziram o Estado ao mínimo e privatizaram tudo. Felipe González, por exemplo, foi secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE). Foi o terceiro presidente do Governo desde a reinstauração da democracia na Espanha. Sob a sua direção o PSOE conseguiu duas maiorias absolutas consecutivas. Depois foi eleito José Maria Aznar, do Partido Popular (PP), que é conservador. Atualmente o Primeiro Ministro é o Zapateiro, do Partido Socialista. Assim, há um revezamento de governos nos países europeus, sem qualquer alteração do sistema. Os governos ditos de direita e esquerda são equivalentes nas decisões de governo. Não há perseguição a opositores, nem à imprensa. Os cidadãos são livres para se manifestarem. Não há presos políticos. Portanto, a turminha da América do "Sur" pode tirar o cavalinho da chuva, porque não implantarão o comunismo bolivariano por estas bandas. E nem precisaremos da ajuda norte-americana para impedi-los. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (5675)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 14 15 16 17 18 19 20 21 22 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página