Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Risco Nuclear

Os Estados Unidos acusam o Irã de desenvolver secretamente armas nucleares. O Irã nega, dizendo que seu programa nuclear é pacífico e visa apenas produzir eletricidade. Em entrevista a uma rede de TV americana, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, diz que sue país "não precisa" de uma arma nuclear.
Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Próximos
Comentários dos leitores
Juarez Ribeiro Batista (31) 26/09/2009 12h37
Juarez Ribeiro Batista (31) 26/09/2009 12h37
A questão no oriente médio não é política e econômica. A questão é de seleção natural, sobrevivência. Evidente que o Irã planeja fabricar bombas atômicas, só um louco não vê isso. Produção de energia é um disfarce. Há algo de errado nisso. Não! Mas também é evidente que certamente as bombas não vão servir como tática defensiva e sim com agressiva em relação a Israel. Israel sabe disso porque a retórica iraniana de ódio leva a esse entendimento. Em vez de ser um bem para o Irã, será um mal. Na verdade, não me importo se iranianos e israelenses se matem, se exterminem. Mas a primeira guerra nuclear entre dois países ocorrerá no oriente médio se o Irã possuir armas atômicas. Além de destruir dois países, a radiação vai se espalhar por vários países vizinhos causando grande perda. Acho até bom, porque assim as pessoas parem para pensar sobre o fanatismo e suas consequências. Para Israel não há outra alternativa. Ou age agora que o Irã não possui armas nucleares ou correrá o risco de passar pela seleção natural. O cenário do oriente médio sempre foi muito sombrio. Mudando de assunto. Pode esquerdista brasileiro tipo o Lula(sempre votei nele) apoiar ditadores e pseudo-ditadores e se passar como defensor da democracia no caso de Honduras? E a questão ética? E corre o risco de ser humilhado por uma republiqueta, pois há o risco da invasão da embaixada brasileira e no final o Brasil não poderá fazer nada, a não ser protestar. 1 opinião
avalie fechar
Domingos Aparecido (170) 26/09/2009 08h04
Domingos Aparecido (170) 26/09/2009 08h04
Israel ataca o Irã, essa notícia nós veremos em breve. Não tem volta a Palavra de Deus se cumpre fielmente. Vejamos o cumprimento das profecias:
1) Depois de quase dois mil anos espalhados pelo mundo os Judeus voltaram para sua terra;
2) Crise financeira mundial, o "bezerro de ouro" (sistema financeiro mundial) está por um fio;
3) Evangelho pregado no mundo todo, com internet, tv, rádio, jornais, revistas, etc. já é possível em poucos dias.
A nota triste é que os Judeus, como no passado, 90% deles continuam soberbos, arrogantes, prepotentes e negando que Jesus Cristo é o Messias. Consequentemente não participarão do "Arrebatamento". O filme "MEGIDO" dá uma pequena amostra de como será o governo do grande lider mundial (após a guerra). A Bíblia, carta magna da salvação, é a mesma ontem, hoje e eternamente. PREOCUPANTE (para alguns), no inicio do ano o Presidente da ONU disse que o Irã estava ha 3 anos para ter a BOMBA ATÔMICA, como já se passaram 6 meses agora falta dois anos e meio. l Coríntios 6:10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus. Maranatha.
103 opiniões
avalie fechar
Paulo Martins Martins (41) 25/09/2009 21h38
Paulo Martins Martins (41) 25/09/2009 21h38
Uma coisa é certa: O padrão cultural aqui neste painel de opinões é muito alto e, gostaria de aproveitar o ensejo para parabenizar o senhor Marcos Borges em sua "defesa" de Israel, pois segundo ele "Israel foi retirado de sua terra"(sic) e em suma e portanto tem direito a tudo porque a terra lhe foi prometida. Gostaria imensamente de ser também amigo de Israel porque este cara tá com tudo e não tá prosa, né? 2 opiniões
avalie fechar
Laércio Silva (14) 25/09/2009 21h18
Laércio Silva (14) 25/09/2009 21h18
Acabei de ver no JN da Globo o "escândalo" sobre a tal usina "secreta" de enriquecimento de urânio no Irã. Ainda bem que de manhã já havia lido no Washington Post que a Agência Internacional de energia Atômica havia informado ter recebido do Governo do Irã um comunicado oficial sobre a construção de uma nova planta de enriquecimento que terá capacidade para enriquecer urânio até um teor de 5 % (ou seja, pasra ser utilizado como combustível em usinas de produção de eletricidade). Acontece que a mídia tupiniquim - incluindo a Folha - não iria deixar de fazer um escandalosinho para seus leitores desinformados. Aliás, já estopu farto das enganações de nossa imprensa: é irritante, por exemplo, ver a Globo cobrindo a Venezuela de Buenos Aires que, aliás, fica muito mais longe de Caracas do que Brasília. Respeitem seus leitores e telespectadores, colegas: nem todos são os imbecis que vocês imaginam! 1 opinião
avalie fechar
caio frederico (6) 25/09/2009 19h50
caio frederico (6) 25/09/2009 19h50
A história é contada pelo vencedor não pelo vencido!!!
o que difere o humano dos demais animais seria a tal da razão, será?? lendo certos comentários fico na dúvida, mas e melhor aceitar de joelhos do que questionar, como disseram ai no tópico, lutem por Israel, voltem à terra santa, mas lembressem quem adorava matar judeus na idade média, e ela ainda é a maior instituição do planeta, cuidado ao lutar em duas frentes poderosas, a idéia de Maquiavél "não precisa ser basta representar" nem sempre funciona......
O Brasil pode ser o país do futuro e será mas temos que mudar muitas coisas, uma delas e acordar o gigante adormecido enquanto é gigante.
liberdade igualdade e fraternidade!!! kkk
Democracia onde só um dita as regras, quem são os grandes ditadores? Hitler Stalin, Mao? ou Bush, rainha Elizabet etc....
Se Israel pertence aos Judeus devemos devolver o Brasil ao indigenas e deixar eles terem a soberania do território, tirem as máscaras.
sou contra a violências, mas o Irã esta certo em se armar contra assassinos de crianças, lobos em pele de cordeiros, quero ver na hora que os EUA pararem de proteger os valentões ai veremos quem são bravos.
2 opiniões
avalie fechar
O Premier israelense B. Netanyahu é um dos poucos que ainda corre em suas veias o amor pelas terras de Israel e que ele sabe muito bem que foi com sangue de seus familiares e antepassados o penhor resgatado.
Deus sabe o que faz !!!
Neste momento tão delicado que Israel atravessa e que as nações estão fazendo vistas grossas ao perigo iminiente de uma possível guerra, se faz necessário homens de fibra e que não devem se importar o que pensa o mundo, uma vez que o mundo também não se importa com eles.
A " paz " que as nações oferecem a Israel não condiz com tudo o que ele já entregou de volta.
Querem mais, mais, mais,... querem tudo... e de preferência a " Palestina " sem nenhum judeu ou israelita.
Missão..... IMPOSSíVEL !!!
Israel voltou para ficar e nem mesmo todo o inferno com o Diabo, potestades, dominadores e seus anjos caidos não poderão impedir os planos e Deus revelados em Sua Palavra !!!
" Isaías 54:5 Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra.
Salmos 122:6 Orai pela paz de Jerusalém! Sejam prósperos os que te amam.
Salmos 125:2 Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o SENHOR, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre."
Esta é uma batalha espiritual do diabo contra Deus. Jerusalém e Israel será o copo de tontear as nações e uma pedra pesada que cairá sobre todos aqueles que querem sua destruição.
Zacarias 12-14.
5 opiniões
avalie fechar
Ebenezer Rodrigues Andrade (35) 25/09/2009 18h02
Ebenezer Rodrigues Andrade (35) 25/09/2009 18h02
Nosso grande presidente LULA não consegue nem controlar a nossa embaixada em Honduras, quanto mais servir de diálogo com o presidente do Irã, um verdadeiro barril de pólvora. 5 opiniões
avalie fechar
Israel precisa da bomba atômica por questão de sobrevivência e seus ferrenhos inimigos por questão de destrui-los.
Israel hoje é semelhante a época do Governador Neemias, quando chegou do cativeiro Babilônico com propósitos de reconstruir as muralhas de Jerusalém:
Uma mão na espada e outra no tijolo e argamassa.
Todos os povos que viveram naquelas terras desde que Tito destruiu Jerusalém no ano 70, sofreram interferência das nações e se esses mesmos tivessem ao lado de Israel desde 1948 todo o Oriente Médio teria sido desenvolvido.
Essa história de que os EUA ajuda Israel com trilhões de dólares é conversa pra boi dormir.
O desenvolvimento da nação deve-se exclusivamente ao amor, a garra, a saudade, a unidade da comunidade israelita ao redor do planeta e que apesar de viverem no exílio de geração a geração, nunca esqueceram as terras de seus ancestrais.
Os árabes nunca foram expulsos de lá, porquê então não promoveram o crescimento ?!
Porquê essas terras nunca lhes perteceram.
A Bíblia cita Jerusalém mais de 800 vezes e o Alcorão nenhuma sequer.
Qual a solução ao Estado Palestino, Não tem !!!
O melhor mesmo é desistirem dessa idéia e partirem de volta aos países de onde vieram, assim como os judeus foram expulsos dos países árabes e também voluntariamente decidiram voltarem para lá.
E tem mais ... A imigração vai continuar acontecendo até o tempo do fim, quando não haverá mais judeus fora de Israel.
Quantos anos ?! Só Deus sabe,quem viver verá.
2 opiniões
avalie fechar
Sr.Ian Sutter. Talvez tenha lhe passado desapercebido que no mesmo tempo em que Israel recontrui seu país tirado a força pelos Romanos e invadidos por tudo quanto é gente que não presta, eles ao contrário, canalisaram seus recursos e energias, bem como o valor cultural que preservaram que é a mior de todas riquezas que uma nação pode ter.
Nesses mesmos 61 diversos países árabes expulsaram de seus territórios 850.000 judeus, confiscando suas propriedades, passaportes, dinheiro, etc. Namíbia, Tunísia, Etiópia,Iêmen,Egito,etc. faça você mesmo uma pesquisa.
Os palestinos ( ou melhor ) suas lideranças estão colhendo o que plantaram. Porquê não tiveram a idéias de criar esse pretenso estado antes de 1948 ?!
Não foram os americanos que fundaram universidades israelenses, nem eles que criaram e inventaram diversas modalidades e técnicas científicas para desenvolver terras estéreis e que ninguem antes dava valor algum.
O que o Irã fez com os bilhões de dólares com exportações de petróleo ?!
Com raríssimas excessões quase todos os países do O.M. estão atrasados no tempo, pois destinaram recursos para projetos que não trazem proveito algum.
Quando o Hamas se apossou da Faixa de Gaza e expulsou o Fatah, eles mesmos destruiram todas as instalações de hidroponia desenvolvida por Israel.
Antes de Ariel Sharom baixar uma lei retirando a força os colonos judeus, não havia essa miséria que existe lá, mas dos tuneis do Egito/Gaza chega tudo o que não presta, menos desenvolvimento.
1 opinião
avalie fechar
Ricardo Perrone (60) 25/09/2009 17h23
Ricardo Perrone (60) 25/09/2009 17h23
Seria importante os EUA e demais potências explicarem como conseguem informações detalhadas sobre plantas nucleares do Irã. Ao que me consta, espionagem é crime em qualquer lugar do mundo. Nenhum tipo de objetivo por mais louvável que seja, justifica a prática imoral e criminosa de espionagem. Não se pode combater os problemas através de métodos repugnantes. Lembre-se das atrocidades comentidas nas prisões americanas contra militantes islâmicos. Se querem a paz e justiça no mundo, seria bastante oportuno dar o devido exemplo 12 opiniões
avalie fechar
samuel haddad carvalho (110) 25/09/2009 14h01
samuel haddad carvalho (110) 25/09/2009 14h01
Na Assembléia Geral da ONU Netanyahu havia perguntado à Ahmadinejad do Irã: "Você não tem vergonha? Não tem decência?". Sobre a negativa da existência do Holocausto, dita pelo governante persa. Será que Netanyahu não deveria, antes, se olhar no espelho e fazer as mesmas perguntas? Até parece que ele e seu governo são um "poço" de decência. O ser humano é mesmo muito complicado! Dizem que armas nucleares nas mãos da "democracia" são mais seguras. Esquecem que foi uma democracia que já explodiu duas bombas atômicas sobre civis inocentes, matando muita gente. É claro que vão falar que a situação à época era outra. Até concordo que se os militares japoneses e os nazistas tivessem a bomba eles nem pensariam em usá-la. Então, porque afirmar categoricamente que uns podem e outros não? As potências com poder de veto na ONU, tem a bomba! Índia e Paquistão tem a bomba! Israel tem a bomba! Mas, "paisinhos" de terceira tais como Irã e Coréia do Norte não podem tê-la. Façam TODOS, mas TODOS mesmo, assinar os tratados internacionais e colocar os arsenais nucleares e usinas sob fiscalização da AIEA. Aí sim se poderá, pelo menos, controlar a proliferação dessas malditas armas. Sei que isso já é querer demais! Porém, enquanto se usar dois pesos e duas medidas para os países do mundo, ninguém tem a obrigação de seguir nada. Coréia do Norte pode ter e Irã, também ( talvez, o Brasil também). E, se necessário TODOS a usarão. O que me preocupa é que cada vez mais tem gente ouvindo Ahmadinejad. 18 opiniões
avalie fechar
MARCOS BORGES (155) 25/09/2009 13h16
MARCOS BORGES (155) 25/09/2009 13h16
É preciso conhecer a história de Israel.
Israel foi retirado de sua terra.
Em 1948 voltou para o que era seu e, mesmo assim, a original terra de Israel era muito maior.
Basta que as pessoas se aprofundem mais na história Natural de Israel.
Logicamente, após ter vivido o Holocausto, e com os vizinhos na porta de casa, Israel se armou.
O mêdo do Irã e de outros países vizinhos é que Israel queira o que é seu por direito.
Biblicamente, pra quem acredita em Deus e na sua Palavra, cedo ou tarde (mais cedo do que tarde) a Terra de Canaã voltará para as mãos dos Hebreus.
É uma questão de Direito.
Se hoje a Venezuela ameaçasse pegar uma parte da Amazônia, o Brasil certamente reagiria.
E é nosso direito histórico.
Quando Israel ataca, é porque tem sido atacado antes.
Anos após anos, o Hamas, seja da Faixa de Gaza, seja do Líbano, ou mesmo da Síria, disparam foguetes contra o território de Israel.
A comunidade internacional não fez nada para parar isto.
Quando a coisa fica mais séria, e Israel toma a decisão de contra-atacar ( e aí morrem pessoas...), o mundo fica contra a atitude de Israel...
Ora, porque, então, o Mundo não protege Israel contra estes foguetes?
Porque Israel tem de aguentar isto calado ?
Será que nós aguentaríamos nosso vizinho jogando pedras na nossa casa, todos os dias, anos a fio?
Certamente que não.
20 opiniões
avalie fechar
Ian Sutter (4) 25/09/2009 12h18
Ian Sutter (4) 25/09/2009 12h18
Jose Nunes Rodrigues Filho. É muito fácil falar que israel virou a potência em 61 anos quando se trata do maior aliado dos eua, são TRILHÕES de dolares injetados ali todo ano, armas e pesquisas. Se tem um pais que gera ódio no oriente médio, esse país se chama israel. Não são os Judeus, são os governantes que mantém um sistema RACISTA e covarde. O que o sionismo fez e faz contra os Palestinos é um holocausto. Não podemos julgar os judeus por isso, assim como não poderiamos julgar os alemães pela insanidade do seu governo na era Hittler. Acho sim, que o Irã tem o DIREITO de ter uma bomba atômica. O que vocês fariam, ao saber que seus vizinhos tem armas capazes de te liquidar em segundos, que seus vizinhos querem seu gás, seu petróleo etc... Se o Irã não pode ter armas nucleares, nenhum pais poderá ter. Simples. O governo de israel deveria pensar melhor sobre sua atuação na questão Palestina, caso contrário, serão culpados pela desgraça daquele país fantoche. 13 opiniões
avalie fechar
MARCOS BORGES (155) 25/09/2009 12h06
MARCOS BORGES (155) 25/09/2009 12h06
A Lógica é simples.
A partir do dia 1° de outubro, ou seja, do dia 2 de outubro em diante, os países/potências da ONU vão tomar uma decisão: ATACAR O IRÃ !
No entanto, quem vai fazer isto ?
Todos juntos?
Os EUA sozinhos.
Ou será que vão liberar Israel para agir sozinho, e arcar com a responsabilidade sozinho, novamente ?
Óbvio que estes países vão lavar suas mãos.
ISRAEL VAI AGIR.
ESTÁ PRONTO PARA ISTO.
Sendo que o Irã está pronto para a Guerra, lá vamos nós para uma longa batalha (ou uma curta Guerra, em que Israel utilizará o seu potencial atômico).
Passaremos para uma nova e tenebrosa página na história humana.
3 opiniões
avalie fechar
Ricardo Perrone (60) 24/09/2009 21h58
Ricardo Perrone (60) 24/09/2009 21h58
A muito tempo que Israel deixou de ser um povo "coitadinho" perseguido pelos nazistas. Hoje em dia sabe se virar muito bem! E passaram de perseguidos a perseguidores, cometendo crimes de guerra e atrocidades contra civis. Querem impedir o Irã de ter armas nucleares, mas ao mesmo tempo se acham no direito de possuir as mesmas. Alegar que os iranianos são loucos para usarem uma arma atômica é tão estúpido, pois qualquer país que possua armas nucleares não pensaria duas vezes se tivesse que realmente usá-las. Portanto, a questão não é os iranianos possuirem armas, mas sim, entender que nenhum país as deveria ter! Até mesmo Israel, que já agiu criminosamente invadindo o espaço aéreo do Iraque e da Síria para promover um ataque. 11 opiniões
avalie fechar
rubens gonçalves (1) 24/09/2009 16h07
rubens gonçalves (1) 24/09/2009 16h07
o Brasil é uma democracia e com tal não pode fazer distinção entre países só porque o presidente do irã nega o holocausto e quer varrer do mapa o estado de israel. o regime dos iatolás deve ter uma retórica para manter o poder quando julga os eua seu inimigo em potencial. as recentes eleições demonstram que esse país esta dividido quanto a manter a distenção entre os ultra consercadores e os reformistas. Se não há unanimidade entre eles imaginem o regime dos iatolas conseguirem enriquecer uranio para produzir bombas, se eles nem sequer tem tecnologia para lança-las a longo alcançe.Lembramos que o Brasil já tem condiçoes tecnicas para enriquecer o uranio, e já teve problemas com a agência internacional e energia atomica quanto a inspeção de nossas usinas nucleares.. Portanto, a opinião do lider do irã não passa de retórica.Toda a açao tem uma reação e creio que ameaçar e fazer são duas coisas bem distintas. 6 opiniões
avalie fechar
Nesta semana Israel e a comunidade judaica ao redor do mundo comemora 5770 anos.
O Irã, antigos Persas e ainda mais antigos Elamitas, nunca sofreu diásporas. O registro histórico mais grave que enfraqueceu a nação foi somente na época de Alexandre - O Grande.
Na era moderna foi a guerra de 8 anos contra o Iraque, aonde morreram 1 milhão de iranianos.
Em 61 anos Israel se levanta como uma das maiores potências do planeta e consegue resgatar sua cultura milenar transformando a terra de onde foram expulsos e que esteve desolada de geração em geração durante quase 2000 anos num dos paises mais modernos.
E o Irã ?! Patina, patina, patina,...
O que será que o Brasil precisa de um pais como esse ?
Nosso presidente deixou a glória subir pra cabeça e até ofusca o presidente Obama nas reuniões internacionais e isso não me parece bem.
Porquê ?!
Por uma questão de cultura e poder. Será que Lula tem noção dessas alianças que anda fazendo ?!
Tenho meus temores, pois há uma indigestão mental dos desdobramentos que poderão afetar a vida de muitos, principalmente da comunidade israelita na América Latina.
Por outro lado tem muita gente " feliz " com tudo isso !
10 opiniões
avalie fechar
Fábio Sant´Anna (178) 24/09/2009 16h01
Fábio Sant´Anna (178) 24/09/2009 16h01
Que "EXTRAORDINÁRIA" é a nossa política externa!!
LULA e seus "BRILHANTES" CELSO AMORIM E MARCO
ANTONIO TOPTOP GARCIA,´são apaixonados pelo o
que há de pior,em matéria de Chefes de Estado,vide
os companheiros "CHÁVEZ","ZULAYA",MORALES","KA-
DAFI","ALMENEIJAD",mais os "DITADORES AFRICA-
NOS",como o do SUDÃO(procurado pela INTERPOL,e
outros terríveis!!!!!Que facilidade de se meter em si-
tuações desagradáveis Vocês possuem!!!!
Sem falar nos "IRMÃOS CASTRO",ditadores sangui-
nários,que causam o maior "FRISSON"no "TRIO" do
Brasil!!!!LULA,nota ZERO para Você,em polìtica inter-
nacional!!!Sofreu agora mais uma derrota,apoiando
o candidato do EGITO que também só fala bobagem
em troca de apoio à uma vaga no Conselho de Se -
gurança da ONU.Um Governante que aceita tudo que
seus colegas VENEZUELANO,BOLIVIANO e PARAGUAIO
(O BISPO ASSEDIADOR DE MULHERES),fazem contra
o nosso País,não tem moral para pleitear tal "VAGA"!
8 opiniões
avalie fechar
Leucio Da Mota Barbosa (327) 24/09/2009 13h22
Leucio Da Mota Barbosa (327) 24/09/2009 13h22
Eu tenho a impressão que a diplomacia americana , quer aproveitar a facilidade com que Lula é querido e respeitado por todos os paises do mundo , sejam os emergentes ou do primeiro mundo e com isto conseguir através de Lula , uma ponte de entendimento com o Iran sobre os problemas nucleares . 5 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (520) 24/09/2009 11h41
Valentin Makovski (520) 24/09/2009 11h41
RE: MARCOS BORGES
Acho engraçado vc questionar uma politica internacional contra o Irã, e se eles quiserem BOMBA mesmo??? qual é o maldito problema, soberania nacional não esta só sujeita ao Brasil ou USA. Todos temos direitos de nós armas, militarizar e ainda atacar para depois perguntar. Se fosse essa política desde nossa colonização, não serias um continente de ROUBADOS & LADRÕES, seriamos potencia, como o foi Paraguai, antes da Guerra da Trípleci Fronteira. Eu estou totalmente de acordo com Irã, Iraque, Coreia do Norte. Em que cada uma dela se militarize como quiser, é de direito deles e não só das super potencias. Certo esta o Brasil, Venezuela, em comprar aviões caças, misseis terra ar, etc. Se alguem vier, atiramos e depois perguntamos quem é. Se o Brasil tivesse esta atitude, nossas fronteiras seria mais seguras, esse papinho da FAB interceptar aeronaves suspeitas, e ficar dançando na frente e ainda por cima atirando como aviso, e uma bobagem. Vai invadir o espaço aéreo no Japão, na Europa e nos USA???? Vc é abatido na hora. Então se o Irã ou o CAPETA quiser ter armas nucleares, burro são aqueles que se humilham as super potencias por elas terem e a gente não ter.
6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (618)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página