Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Terremoto no Haiti

O mais forte terremoto em mais de 200 anos no Haiti causou o colapso de um hospital e sérios danos ao Palácio Nacional, à sede da força de paz das Nações Unidas e a outros edifícios. Funcionários diplomáticos americanos e testemunhas relataram corpos nas ruas e um funcionário de auxílio descreveu "desastre total e caos".


Leia mais sobre terremotos

Outras notícias internacionais

Especial

Livraria

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
Ze Vitrola (72) 02/02/2010 20h53
Ze Vitrola (72) 02/02/2010 20h53
Gandin, escreveu:
" ... imagino que uma pessoa fale tanto mal do presidente, não deva nem jogar lixo na lixeira e, sim, em via pública da janela do importado dele. (risos).
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Vc é um daqueles que nem sabe o que fala ou escreve, então a gente precisa desenhar. Se vc nunca me viu, não sabe se sou mais magro ou mais gordo, como pode inventar uma asneira dessa para ter o que escrever? Isso é ser leviano, infantil.
sem opinião
avalie fechar
marcos cesar fernandes (232) 02/02/2010 19h10
marcos cesar fernandes (232) 02/02/2010 19h10
Sr. Jose R. N. Filho. Gostei muito de seu testemunho e isso prova que há pessoas que sabem aproveitar os limões que a vida lhe oferecem e transforma-los em limonada. No caso das crianças haitianas houve muito desrespeito, pois o país, apesar de viver uma situação caótica, ainda tem suas leis e leis devem ser respeitadas.
No Brasil existem as leis que pegam e as que não pegam. Dentre as que pegaram está a Lei de Gerson, infeliz propaganda de cigarro feita por quem pela lógica deveria ser totalmente contra, por tratar-se de um atleta. Não podemos esquecer que o tabagismo, assim como o alcoolismo, são agentes causais da pressão alta. Como essa lei vale para todas as camadas socias, possivelmente existem milhares de mães pelo Brasil afora que se sentem orgulhosas quanto seus filhos fazem uso dela e se tornam cidadãos expressivos na sociedade, não por seus feitos positivos, mas por obterem prestígio e admiração justamente por serem espertos e aproveitadores.
Vejo como um fator positivo para o Haiti a sua proximidade com os EUA e seu grande mercado. Se se aproveitar o clima tropical para produzir frutas como o abacaxi e o mamão papaya que praticamente só é produzido no Hawai, o Haiti terá um importador garantido, e nestas duas culturas nós brasileiros somos experts. Pode-se aproveitar o clima da ilha para produzir cacau, abacate, seringais, uvas etc.
Cabe a agora aos paises com bom know-how agrícola se disporem a ajudar o Haiti, e só assim sairão desse estágio de atrazo.
sem opinião
avalie fechar
Regina Martins (141) 02/02/2010 09h27
Regina Martins (141) 02/02/2010 09h27
Para onde estão sendo levadas as crianças haitianas?
Para uma vida melhor, uma adoção justa?
Ou serão escravos de pessoas ditas boazinhas?
Acho q a UNICEF tem a obrigação de apurar.
7 opiniões
avalie fechar
Shandler Corrêa (15) 02/02/2010 09h20
Shandler Corrêa (15) 02/02/2010 09h20
Zé Vitrola... o seu pseudônimo faz jus a etimologia da palavra, e revela a sua psique avançadíssima, e apurada.
Que mãe que queria ter um filho como Lula?
Um filho que nasceu na pobreza extrema, sem sangue nobre, feito para ser uma presa fácil da exclusão social, mas o coitado lutou e venceu.
Que Mãe queria um filho discursando na tribuna da Organizações das Nações Unidas?
Que Mãe queria ver um filho discursando em Compenhague para chefes de Estado pregando esse tal de ecochatismo?
Que Mãe que queria ver um filho Liderar um tal de G20, ou rodada de Doha 2009?
Ou ser ovacionado por um tal de Wall Street Jornal, El País, New York Times, Economist, Le Monde, etc...etc.. etc...
Ora esse cara tinha que estudar para ser alguém na vida não acha?
Ele devia estudar para ser um engenheiro, talvez assim ele poderia ser alguém na vida. Que tal um médico? Acho que assim ele seria conhecido no mundo inteiro. Não não acho que para ser conhecido no mundo inteiro e fazer historia ele deveria ter estudado ciências política.
Em fim, Rsrsrrsrs... uma vez disse um sábio: "MACACO QUE NÃO PODE PEGAR A BANANA DIZ QUE ELA ESTA PODRE"
16 opiniões
avalie fechar
Bruno Gandin (22) 02/02/2010 05h42
Bruno Gandin (22) 02/02/2010 05h42
Acredito que todos que onde estão, é onde merecem estar. Todos tem aquilo que fazem por merecer. Se o Lula está nesta posição atual, é porque fez por merecer. Agora, diminuir uma pessoa por ser o que é, sem comprovação nenhuma de fazer melhor e ainda avalia-lo por ciriticas, é uma grande perda de tempo. Meus pensamentos não são apenas algo leviano ou para ter algo para escrever meu caríssimo Zé Vitrola, apenas passei a você a imagem que tu passas ao escrever. Infelizmente, como você mesmo disse, a verdade nem sempre é bem-vinda. Às vezes devemos descer alguns degraus na vida para nos lembrar o que é humildade, solidariedade e respeito ao próximo, assim conquistamos sabedoria. Nossas opiniões são de fatos totalmente contrárias, mas nem por isso as acho levianas como relatou as minhas. E você disse que meu nível é igual ao do Lula, me senti muito honrado, pois ele lutou por aquilo que quis e irrefragavelmente fez muito pelo Brasil e tenho orgulho disso, quem dera eu ter um terço da perseverança dele. 24 opiniões
avalie fechar
Ze Vitrola (72) 01/02/2010 23h13
Ze Vitrola (72) 01/02/2010 23h13
Gandin, uma das coisas que fere muito o ser humano é ouvir a verdade íntima. Fere mais que uma bala de canhão. Olha, nenhuma mãe gostaria de ter um filho como o Lula: não trabalha há mais de 40 anos e estudou pouco. Digo mais, para alguém conseguir um emprego na área privada ou pública, ele é testado e o teste é um pouco exigente. Veja a contradição. Para se conseguir um emprego no setor público, é preciso passar pelos concursos, que exigem muito conhecimento, muito preparo, concursos estes que não aprovariam o atual presidente do Brasil. Para ser eleito não é preciso terr conhecimento porque, se tivesse, o Lula jamais seria presidente, pelo nível demonstrado até hoje. É a inversão total de valores. Gandin, seja mais altivo, menos leviano, mais maduro. Você tem total liberdade para discordar de mim, de argumentar contra mas ficar imaginando algum comportamento meu negativo só para ter o que escrever é muita infantilidade. Por isos que você gosta do Lula: nível parecido. 29 opiniões
avalie fechar
É claro, que responderiam, se houvesse de fato e de direito, uma Justiça justa e capaz, funcionando naquele país. O cáos em que o Haiti vive, sequer tem Assistentes Sociais, para cuidarem de seu povo, como fariam então, para promoverem um julgamento de sequestradores de menores? Joel Carlos de Almeida Saraiva, Investipol, Jornalista, Radialista, City Ipanema, Altos do Jaraguá, São Paulo, Brasil. sem opinião
avalie fechar
Chris Maria (319) 01/02/2010 21h50
Chris Maria (319) 01/02/2010 21h50
A ministra de Cultura e Comunicações do Haiti, Marie Laurence Jocelyn Lassegue, afirmou que as autoridades haitianas estão conscientes de que, após o terremoto muitas foram as tentativas de roubos de crianças. Citou ainda que segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) crianças haitianas estão sendo vendidas por US$ 25 mil. A que ponto de degeneração chegou certa parcela da humanidade. Situações como essa trazem a amarga sensação de ter vergonha de ser humano. 6 opiniões
avalie fechar
joao martins (78) 01/02/2010 21h23
joao martins (78) 01/02/2010 21h23
Os Americanos provavelmente não tem problemas de segurança no seu país, daí se dar ao luxo de mandar soldados altamente especializados para acabar com a algazarra. Mas o Brasil com tantos problemas de segurança pública, principalmente nas grandes cidades e nos morros cariocas, não deveriam NUNCA fazer segurança pública em outro país. È uma vergonha!!! É como um pai tirando o copo de leite do seu filho pra dar pro moleque dos outros!!!! Uma aberração as decisões de gente inteligente deste País!!!! 3 opiniões
avalie fechar
Os missionários erraram nos procedimentos e não nas intenções.
Quando criança eu meu irmão passamos por um orfanato e as lembraças que guardo até o hoje na minha vida são das melhores. Ano de 1964.Tinha 5 anos.
Fomos tratados com amor, carinho, respeito, brincadeiras,presentes, festas, doces, pescarias,cânticos, etc, etc
Foi no antigo Orfanato Bethel em Sorocaba-SP, mantido pela Igreja Presbiteriana, o qual foi fundado em meados da década de 30.
Então me desculpe aos que acham que o cristianismo é a " desgraça " do mundo.
Foi num orfanato que minha mãe nos colocou provisoriamente para reconstruir sua vida financeira após a separação de meu pai, e assim que pôde, nos tirou.
Graças aos valores que aprendi do conceito judaico-cristão, dentro do orfanato e no nosso lar é que sou um homem de bem na sociedade.
Desgraça é o homem sem Deus, sem amor ao próximo, egoísta e que só visa seu bem estar em detrimento de outros.
Evidentemente existem os lôbos com peles de ovelhas, mas existem lôbos devoradores e ovelhas
dóceis.
Os lôbos são os tiranos, ditadores, fascistas que acham que as almas humanas lhes pertecem.
Provocam guerras, destroem a paz e colocam inoscentes para pagarem com suas vidas e sangue derramado com objetivos de se perpetuarem no poder com seus sonhos lunáticos, visionários e megalomaníacos.
O fato porém, é que o Messias virá e todos os povos Lhe estarão sujeitos. Seu reino será de paz e Ele abaterá a altivez dos homens.
3 opiniões
avalie fechar
alexandre bakunin (364) 01/02/2010 16h54
alexandre bakunin (364) 01/02/2010 16h54
Cair de pau sobre todos os norte-americanos por tentarem sequestrar estas crianças é menosbabar minha inteligência. É botar o Marcola e Chico Xavier no mesmo balaio, só por que os dois são brasileiros.
Lembro-me que no Haiti houvia uma vergonhosa exploração comercial (contrabando) de sangue humano. Spare parts ?
Aviso aos navegantes:
Agora 16:52 - Se você precisa trafegar ao longo do Rio Tamanduatei, aperta o passo, pois está chovendo à cantaros nesta região.
sem opinião
avalie fechar
Valentin Makovski (524) 01/02/2010 14h43
Valentin Makovski (524) 01/02/2010 14h43
""Haiti não pode viver eternamente de ajuda, diz Amorim""
Concordo em grau/gênero/número com o Min. alías os pobremas do Haití não são de agora, vem desde a sua colonização, o povo é reprimido e suas intituições democráticas de estado não servem para nada, ditaduras se teve naquele país, mortos, extermínios, etc, etc. O Haití de hoje é o mesmo de 50 anos atrás, e nunca foi feito nada. O Brasil somente tem a função de Bóina Azul, proteger e policiar o país. Fora isso, somente a ONU pode fazar alguma coisa, o Brasil com as dimensões de continente que tem, não se pode dar ao luxo de retirar do seu prato de comida e enviar ao Haití, deixando aqui pessoas morrendo de fome. Somos muitas vezes levados pela dor alheia, más isso passa. Temos problemas demais no Brasil para ficar se preocupando com os outros, deixa que os EUA fazem o que queiram fazer lá. Nosso quintal também precisa reparos e ajuda.
9 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (319) 01/02/2010 14h40
Chris Maria (319) 01/02/2010 14h40
É preciso fazer um recall dos escritos sobre os 10 mandamentos. O mundo de hoje nos mostra que neles está faltando, entre outros, o 5º - "Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo)". 4 opiniões
avalie fechar
caio bastos lucchesi (269) 01/02/2010 13h36
caio bastos lucchesi (269) 01/02/2010 13h36
Desproposital a pretensão de alguem,que sem con
seguir implementar um Plano Lula para o Vale do
Jequitinhonha,imagina aplicar algo semelhante ao
Plano Marshal no Haiti.
O desamor pelas coisas nacionais,em detrimento
de assuntos planetários,reforça o ´´cão vira latas´´
querendo posar de Buldog...
13 opiniões
avalie fechar
adão ribeiro (38) 01/02/2010 12h56
adão ribeiro (38) 01/02/2010 12h56
Como escrevem maluqices nesse espaço, existem algumas pessoas coerentes no que escrevem, as a maioria...
Falam tanto de tecnologia, dentre as quais o sistema GPS (Global Positioning Sistem), parece até que os Ameicanos reinam absolutos nessa tecnologia, já reinaram, mas não reinam mais, já existe o GLONASS e GALILEO, que são sistemas identicos ao sistema GPS, mantidos pela Russia e França-Italía respectivamente.
9 opiniões
avalie fechar
Regina Martins (141) 01/02/2010 12h27
Regina Martins (141) 01/02/2010 12h27
Religião é uma desgraça para o ser humano; em nome de Deus esses m.a.l.d.i.t.o.s missionários fazem qq coisa, vendem até a alma; se a pessoa q ser cristã (pq acredita em Cristo) não precisa de religião, basta se recolher ao lugar mais sagrado q o indivíduo tem, a sua casa.
Essas pragas, em qq religião, só sabem fazer essas desgraças no mundo, "tudo em nome de Jesus".
Esses ditos missionários deveriam ir para Guantanamo (ah, esqueci, eles são cidadãos americanos).
30 opiniões
avalie fechar
Coitadinhas das crianças haitianas, como esses americanos são "bonzinhos". Sem qualquer documento do governo haitiano, que sequer existe, que permita, e que prove a autorização para a saída de seus compatriotinhas, os "gringos", estavam e estão se aproveitando da situação em que vive o Haiti, para "exportartem" seus filhos. Para onde levariam os pequeninos:? Com que finalidade? Cadê o presidente desse país? Cadê a Côrte de Justiça do Haiti? Ajuda sim, Sequestro, não. Joel Carlos de Almeida Saraiva, Jornalista, Investipol, Radialista, City Ipanema, Altos do Jaraguá, São Paulo, Brasil. 18 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (319) 01/02/2010 11h23
Chris Maria (319) 01/02/2010 11h23
Se eles queriam somente resgatar e auxiliar as crianças abandonadas e traumatizadas que o fizessem por meios legais. É muita cara de pau alegar princípios religiosos para isso. 34 opiniões
avalie fechar
JOSE MOTTA (110) 01/02/2010 11h05
JOSE MOTTA (110) 01/02/2010 11h05
MUITO ENGRAÇADO, NO HAITI O BRASIL CONSEGUE DESMANTELAR GANGUES, AQUI, A CRIMINALIDADE ANDA SOLTA SEM QUE NINGUÉM FAZ NADA.OS MILITARES ES TIVERAM NO RIO DE JANEIRO E NO QUE DEU? EM NADA. SÓ DEUS" PARA SALVAR O BRASIL PORQUE ELE É BRASILEIRO. 6 opiniões
avalie fechar
J. R. (1269) 01/02/2010 10h31
J. R. (1269) 01/02/2010 10h31
Srs. os U-S-A confirmaram recentemente os indícios de petróleo no Haiti de 10 anos atrás. Enviaram 10.000 homens para ocupar de vez, acreditem. O antigo desinteresse foi substituído pela cobiça novamente. Eles temem que o Brasil resolva ficar por lá também fazendo negócios com os Haitianos debaixo de suas barbas. 12 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1046)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página