Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Terremoto no Haiti

O mais forte terremoto em mais de 200 anos no Haiti causou o colapso de um hospital e sérios danos ao Palácio Nacional, à sede da força de paz das Nações Unidas e a outros edifícios. Funcionários diplomáticos americanos e testemunhas relataram corpos nas ruas e um funcionário de auxílio descreveu "desastre total e caos".


Leia mais sobre terremotos

Outras notícias internacionais

Especial

Livraria

Mais resultados: Anteriores 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Próximos
Comentários dos leitores
Carlos Iseki (1) 21/01/2010 17h06
Carlos Iseki (1) 21/01/2010 17h06
Se os Estados Unidos querem mesmo ajudar o haiti, então use todos os seus meios militares tal como porta-aviões, navios de guerra, aeronaves isso ,aquilo..repatrien todos os haitianos para Miami! Para que enviar milhares de soldados de elite se os haitianos só tem pau e pedra e escombros, fome e miséria? Se os americanos são bom mesmo, porque ainda não conseguiram resolver seus próprios problemas, na aréa de saúde...sendo que eles éo país do pó branco!!!Sou brasileiro com muito orgulho e nunca desisto! 6 opiniões
avalie fechar
ROBERTO WILLIAM BANGOIM (80) 21/01/2010 17h03
ROBERTO WILLIAM BANGOIM (80) 21/01/2010 17h03
A ajuda dos EUA deve ser encarada como bem-vinda, por que nao? Eles possuem estrutura e estáo mais proximos. Merecem o louvor. Não há disputa com o BR por liderança. Deducao irresponsavel e mediócridade intelectual. Se houvesse seria mesquinho e desqualificado. Erro histório.Necessariamente nao temos que ser uma potencia copiando o modelo vigente,como eles. Os meios empregados são exemplos que não trazem nenhuma evolucao ao mundo. Alô , alô tem gente viva para pensar aqui?
Quem nao sabe de história, os EE.UU junto a França detonaram o HAITI com bloqueio economico de 60 anos. E não tem nenhuma parte da história ( para aqueles que possuem massa crítica) onde os EEUU implantaram democracia. No HAITI lembram do PAPiDOC? ditadura... Hoje e sempre seráo assim. Não devemos seguir esse padrao se quisermos ser um dia uma naçao influente. Fazem mais do que a obrigaçao e OBAMA sabe bem disso. Agora que irão se instalar com bases navais , ah! vao...pois EEUU/Inglaterra ( império atual) nao sáo amigos de ninguem, sáo meros negociantes. Toma lá, mas quero cá..gostam de privilégios e se julgam supeiores...mas vivem perdendo guerras. Lançam sementes de destruicao E nao adianta elogia-los, o nossa habitat de nascimento nos exlcui de qualquer paridade... Está na hora de pensarmos grande e melhor... Ser um grande naçao influente, forte militarmente, mas solidária ..Se é possivel dentro dessa ordem mundial vigente?eu nao sei, mas não acredito nela, porque pensar que tem que ser assim ?
2 opiniões
avalie fechar
johnny Nascimento (3) 21/01/2010 16h53
johnny Nascimento (3) 21/01/2010 16h53
Shandler Corrêa,concordo inteiramente com vc.Essa Raça alienada anti-Brasil, alem de não saber de história, é pessima em atualidades, se esquecem que os EUA já ocuparam o Haiti, e com toda essa tecnologia e equipamentos, que os" lambe saco" exaltam, com isso tudo, ainda sim foi um fiasco, não conseguiram derrotar as gangues do haiti, e olha que eles possuiam material militar comparavel a idade.. das pedras.E agora lambe sacos,e só estudar e pesquizar um pouco e verá que estou falando é a verdade.Não só ocuparam, mas que tambem mantiveram embargos ao governo do haiti, mesmo assim não venceram uma ganguizinha de material militar da idade das pedras.E agora lambe sacos, anti-Brasil; vivem criticando seu país, sem ao menos se atualizar e pesquizar, pois se o fizesse, saberia que o Brasil é conhecido mundialmente por conseguir pacificar o haiti, desmontar e prender lideres de gangues, o que os EUA com toda coisa que eles tem não conseguiram.Nossas tropas gozaram de uma fama e elogio, do mundo todo, somos reconhecidos mundialmente.Agora vou lembra-los de uma coisa veridica,em um exercicio nos estados unidos, chamado Red Flag, e nós com cacas muito inferiores aos dos estados unidos(f-5)e eles com (F-16)e India(Sukhoi)entre outros, conseguimos a mesma pontuação, que os Estados Unidenses possuiam, com caças inferiores derrubamos muitos caças f-16 dos pilotos dos EUA que todos sabem são os mais bem treinados do mundo.Conseguimos um feito chamais alcançados pelos paises do mundo. 7 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (524) 21/01/2010 16h43
Valentin Makovski (524) 21/01/2010 16h43
""Fuzileiros navais brasileiros que fazem parte da força de paz da ONU entregam alimentos para moradores de Ville Militaire""
Isto sim podemos fazer e o fazemos muito bem, agora liderença????? Neste caos que está o Haiti, não. Deixemos com as super potências e que façam muito bom proveito, nós precisamos das nossas tropas cuidando das nossas fronteiras que são muito mal fiscalizadas, se o Min. Amorin, coloca-se as tropas Brasileiras que estão no Haiti, nas regiões críticas de fronteira do Brasil com Colombia, Venezuela, Bolívia é Paraguai, para barrar o contrabando, o Brasil estaria muito bem assistido.
Por isso, apôs este caos passar, manda todos de volta e a cuidar do quintal da própria casa não do quintal dos outros, certo????
Acordo Brasil!!!!!!!!!!!!
7 opiniões
avalie fechar
jose valias (391) 21/01/2010 16h06
jose valias (391) 21/01/2010 16h06
Porque o mêdo de militares dos EUA no Haiti ? A quem interessa o dominio do Haiti ? O importante é o Haiti receber ajuda, e muita ajuda. Que se calem Hugo Chaves e Evo Morales que quase nada fizeram e que quem possa ajudar que ajude. O que acho estranho é que países arabes e mulçumanos que sempre recebem ajuda não parecem muito sensibilizados. Não houvi noticias de nenhuma doação dos Emirados Arabes Unidos e da tambem poderosa Arabia Saudita. Não é hora de ideologias e política, é hora de ajuda a seres humanos em péssimas condições. Sejamos mais humanos e menos individualistas. 31 opiniões
avalie fechar
Joel Cardoso (3) 21/01/2010 15h38
Joel Cardoso (3) 21/01/2010 15h38
O C.N.J. deveria ajudar o Judiciário Brasileiro a sair deste Haiti há anos e depois ajudar o Haiti do Terremoto. sem opinião
avalie fechar
Mário Augusto Guerra Neto (3) 21/01/2010 14h56
Mário Augusto Guerra Neto (3) 21/01/2010 14h56
Vamos á História: Americanos e ingleses, só posaram de vencedores na 2a. Guerra, depois que os russos derrotaram os nazistas e o plano Marshall só funcionou por medo do comunismo, senão virava outra Holliburton. O Gal. americano Mc Carthur, um "Cesar de Opereta" tomou uma sova na Coréia e como não conseguiu vence-la, dividiu-a, semeando a Coréia nuclear que temos hoje. Cometeram barbaries indiziveis no Vietnam e mesmo assim, foram derrotados saindo de lá com o rabo entre as pernas. Invadiram o Afeganistão, subornando o Pervez Musharraf, não conseguiram capturar o bin Laden e seguem patinando, apoiando o governo corrupto do Hamid Karzai. Invadiram o Iraque, mentindo ao mundo, afirmando que o Saddam Hussein, possuia armas de destruição em massa, mas a real motivação foi conseguir petroleo que viabilizasse a negociação Pennzoil/Shell (US$ 25 bi) e enriquecer a Holliburton do Dick Cheney. Hoje os iraquianos tem uma divida com os EUA impagavel, (já que tem que pagar as despesas de ocupação, lógico) tiveram 110 mil mortos (1,2% de sua população), contra ~2.500 americanos mortos que certamente nem sabiam o que estavam fazendo lá! Se isto não for genocidio de um povo, então não sei o que é! Temos que agradecer ao "louco do Chavez"que denunciou internacionalmente a tentativa de "anchluss" sem plebicito do Haiti pelos EUA, despertando a indignação internacional.
Agora, só não entendo o que o Lula e o PT tem a ver com tudo isso, pois sabidamente estamos lá atendendo a ONU.
48 opiniões
avalie fechar
Sylvio L. Almeida Jr. (234) 21/01/2010 14h49
Sylvio L. Almeida Jr. (234) 21/01/2010 14h49
Muito além da retórica, quem manda 'no pedaço' continua sendo Tio Sam. Ao Brasil cabe pagar quase um bilhão para manter tropa no Haiti. Aliás, o Brasil ficou sete meses sem embaixador americano... 10 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Vasconcelos (4) 21/01/2010 14h41
Rodrigo Vasconcelos (4) 21/01/2010 14h41
O Wellington da Silva fala em "relativismo da conveniência". Parece se esquecer que se o Azeredo inventou o mensalão (O Azeredo é por acaso candidato a alguma coisa? Ele é vice na chapa do Serra? Ele é presidente do partido?), quem o tornou um esquema monstruoso de compra de votos foi José Dirceu e sua turma. Zé é até hoje amigo íntimo do Lulinha Paz e Amor.
O Wellington não deve se lembrar (até porque talvez prefira esquecer) que nunca antes na história deste país houve tanta corrupção. Lula e o PT roubam até as realizações dos outros: Bolsa Família nada mais é do que uma sigla com vocação publicitária que reuniu programas sociais já existentes desde o governo Fernando Henrique.
A propósito, Serra não é Fernando Henrique. Vamos olhar para frente, Serra presidente!
E cuidado com o batalhão de jornalistas que o PT contratou para participar desses fóruns, hein?
Eu estou escrevendo de graça mesmo. Acredito no Serra! Não que ele seja a oitava maravilha, mas é melhor do que Dilma, muito melhor.
O que a Dilma já fez nesta vida? Foi prefeita? Deputada? Senadora? Governadora de algum Estado? Que experiência administrativa ela tem?
"Ela conduz o PAC"! Ah, tá, aquela sigla publicitária que reúne programas de governo que já estavam previstos nos planos orçamentários anuais e plurianuais para fazer parecer que o governo está investindo mais?
Lula não executou nem 20% do PAC. É o maior mentiroso da história deste País. Acorda Brasil! Ainda dá tempo!
11 opiniões
avalie fechar
Henrique Sampaio (37) 21/01/2010 14h36
Henrique Sampaio (37) 21/01/2010 14h36
A quem tá achando que é babação de ovo, ou complexo de inferioridade perante os EUA, a questão não é essa; a questão é simplesmente poder e influência....Tio Sam manda pra lá 10.000 soldados fácil, nós não. O trabalho das Forças Armadas brasileiras foi realmente bom, mas o Haiti, mais do que nunca vira área de interesse norte americano. Político, econômico e militar. 5 opiniões
avalie fechar
celio maia (183) 21/01/2010 14h30
celio maia (183) 21/01/2010 14h30
EUA enviam mais 4.000 militares e negam querer controle da segurança no Haiti".
Ocupada, desde 2004, por forças armadas de diversos países liderados pelo Brasil, sobre a bandeira da ONU, o Haiti sofreu esse revés descomunal quando talvez já estivesse prestes a entrar em uma etapa mais promissora de crescimento e redução da pobreza. O terremoto pôs a nu os parcos recursos e equipamentos de nossas FFAA em situação de calamidade, e isso bastou para retirar a posição de liderança brasileira ante a insofismável atuação ianque, que domina quase todos as postos-chave do país, inclusive a entrada e a distribuição das doações. Junto com os escombros das construções, pode ter tombado por terra também os sonhos de grandeza do governo brasileiro que, muita vez, se ilude em espelhos convexos que exarcebam o tamanho de quem se mira nele, achando que dá para fazer das tripas coração, se bem que as enrolando um pouco vai semelhar um cérebro, quiçá desses que recorrem a uma lábia hugochaviana...
Ai de ti pobre Haiti, se fores depender dos que reclamam da presença maciça dos americanos...
4 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (524) 21/01/2010 14h23
Valentin Makovski (524) 21/01/2010 14h23
Reiterendo o post enviado por mim, quem dúvidar ou não gostar do que publiquei, e só ver esta frase:
""Amorim disse ainda que o pedido do ministro da Defesa, Nelson Jobim, para o envio de mais 1.300 militares adicionais ao Minustah depende do Congresso e, por isso, não há uma previsão sobre o reforço""
Brasil p/ enviar 1.300 homens é toda essa burocracia.
EUA assume o Barco ai, nós Brasileros somos INCONPETÊNTES no quesito praticidade, não sabemos le dar com situações EMERGÊNCIAIS.
9 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (524) 21/01/2010 14h18
Valentin Makovski (524) 21/01/2010 14h18
A melhor coisa que pode acontecer na atual situação e entregar mesmo o controle aos EUA do país caribenho pelo Brasil, ficar aqui defendendo que o Brasil ainda ter que estar a frente das tropas da ONU e uma furada enorme. O Brasil para enviar tropas tem que passar por uma burocracia de 1º aprovar pelo senado e depois do sim, preparar o contingente e envia-lo. Em países que suas tropas sempre estão a frente de qualquer situação, em 24hrs eles podem deslocar uma quantidade de 1 mil a 30 mil homens. Os EUA em 24hrs pôs terremoto do Haite, já tinha deslocado aviões cargueros, uma fragata hospital e ainda por cima um porta aviões com 5 mil homens, helicópteros, etce,etc. O Brasil com sua total logística, ainda esta esperando á aprovação do Senado p/ enviar 700 militares, ora vamos ser realistas, o que estamos fazendo no Haiti??????
Brasil não tem nenhum preparo logístico e militar para assumir a segurança do Haiti ou qualquer país que seja, apôs uma catástrofe como está no Haiti.
A melhor coisa mesmo e terminar com a missão de segurança naquele país, fazer o possível para ajudar o povo na distribuição dos mantimentos e voltar para casa, deixa com quem sabe, os EUA adoram aparacer em catástrofes pelo mundo, então já que eles enviaram porta aviões, fragata, 5 mil homens.
Brasil, vamos voltar a nossa vidinha, nós temos uns 5 hércules, um sbmarino que não serve, e um porta aviões São Paulo que não boia, e esta somenta p/ visitas TURÍSTICAS.
O que foi feito antes, valeu mas ACABOU
8 opiniões
avalie fechar
Luciano Fonseca (10) 21/01/2010 13h49
Luciano Fonseca (10) 21/01/2010 13h49
Ao Sr. Wellington da Silva: já que o Sr. tem uma boa memória, comente sobre a atuação no governo dos srs. genoíno, prof. luizinho, josé dirceu e toda a corja mensaleira, colocada de lado pelo proprio partido. Não importa se quem começou foi aquele ou outro; um erro não justifica o outro. Todos estão errados e têm de pagar. Para o pt, os fins (de interesse próprio) justifica os meios. Aonde está a ética do partido? Como o Sr. vê a aliança do lulla, com o collor, sarney, calheiros, barbalho ? A propósito, a imprensa tem o direito e o dever de falar tudo que quiser, cabe à justiça analisar se houve abusos e tomar as medidas necessárias, se for o caso. Controle da imprensa é voltar aos anos da ditadura, que vcs tanto repudiam. Por último, troque o livro de cabeceira (1984 de George Orwell) por um mais moderno. 7 opiniões
avalie fechar
Elton Santos (19) 21/01/2010 13h40
Elton Santos (19) 21/01/2010 13h40
Os EUA mandaram 10 vezes mais soldados ao Haiti que o número de enviados pelo Brasil. Isso me faz lembrar o filme '300 de Esparta' quando o líder dos 300 pergunta ao outro exército muito maior que o seu: 'Qual a sua profissão?' Esses soldados Norte Americanos são exatamente isso: Soldados, pessoas treinadas para tirar a vida, enquanto os nossos enviados são médicos e bombeiros. 12 opiniões
avalie fechar
Wagner Castro (6) 21/01/2010 13h31
Wagner Castro (6) 21/01/2010 13h31
Como alguns comentaristas já dizem é a "Doutrina Powell" que apela à força esmagadora apontada para objetivos políticos muito claros, aplicada em tempos de paz.
Para o bem, ou para o mal, entrem com tudo !
Enquanto isso o Force Commander da MINUSTAH insiste em dizer que, diante das imagens que nos chegam do Haiti, a segurança está sob controle, me faz lembrar uma anedota em cujo trecho o protagonista diz: "estou todo borrado, mas tô calmo, tá tudo sob controle"
E o país "líder", mais um eufemismo, o maior deles Sr. Jobim, da MINUSTAH, discute enfandonhamente, aguardando seus parlamentares reunirem-se apenas na semana que vem, afinal ninguém é de ferro, e o que é a tragédia no Haiti para reuniões de emergência em meio ao recesso parlamentar ? Sim, enquanto isso esse país discute dobrar seu contingente militar para 2.000 e poucos soldados
E QUEREM QUE TODOS ESSES MEIOS MILITARES DOS EEUU, TODAS ESSAS BELONAVES, AERONAVES, SEUS OFICIAIS, MARINHEIROS E FUZILEIROS, SE SUJEITEM A UM STAFF POLÍTICO E MILITAR COMO NOSSO ? POR SIMPLES CAPRICHO HIPOCRITAMENTE INVOCANDO-SE UM MANDADO DA ONU ? CUJAS TROPAS NO HAITI SÃO FINANCIADAS PELOS EEUU EM 70% DE SEUS GASTOS ?
Poder é poder, não requer adjetivo, nem mandado, de quem quer que seja.
5 opiniões
avalie fechar
Gilmar da Cruz e Sousa (1) 21/01/2010 13h07
Gilmar da Cruz e Sousa (1) 21/01/2010 13h07
Não há tempo de chorar os mortos.
Não se pode reverenciar os amados na despedida.
Não há despedida. Apenas valas cheias de corpos.
Apenas tremores. Horrores. Dores.
Os vivos em pior estado que os mortos:
corpos famintos ou despedaçados.
Almas despedaçadas e famintas de horizonte.
Ai de ti, Haiti.
8 opiniões
avalie fechar
Wellington da Silva (16) 21/01/2010 12h51
Wellington da Silva (16) 21/01/2010 12h51
Deu a louca na imprensa brasileira!!!! Ao invés de exaltar o excelente trabalho feito pelas Forças Armadas do Brasil vêm com a falácia de que estamos na iminência de perder o comando de uma ação de paz da ONU. Agora até soldado empurrando caminhonete é indicativo de que estão no comando. Parece brincadeira.
É muita falta de vergonha. Mas a missão da imprensa tem sido executada e qualquer assunto pode ser adaptado aos interesses dos opositores do governo. Mas será que o trabalho tem surtido o efetito desejado? Acho que não.
Institucionalmente o nosso querido país (pode não ser para essa elitezinha que quer o poder de volta) goza de prestígio nunca antes tido. Apresentou resultados econômicos excepcionais antes, durante e depois da "crise financeira internacional", tem reduzido consideravelmente a miséria e tem mantido e em alguns casos ampliado o IED, ao contrário do que acontece no mundo e em particular nos demais países em desenvolvimento.
Mas a grande imprensa não desiste: o Arruda não é problema do DEM, muito menos do PSDB, o mensalão não foi criado pelo Azeredo, a Yeda é inocente, o Serra e seu metrô, seus viadutos e as suas contrutoras (colaboradora de campanha) estão sendo injustiçadas, o FHC não vendeu o país, modernizou-o...
O relativismo de conveniência.
Bom seria se nos ativéssemos aos fatos. Aí sim teríamos uma imprensa livre e cumpridora de sua missão em um estado democrático e de direito: INFORMAR.
107 opiniões
avalie fechar
VINICIUS BARREIROS (1) 21/01/2010 12h33
VINICIUS BARREIROS (1) 21/01/2010 12h33
Não sou esquerdista, não voto no PT, detesto o Hugo Chavez, mas tenho que dizer: Oh bando de babão, ficam de quatro para o Tio Sam, sofrem de um tremendo complexo de inferiodade por não serem americanos, mas não adianta vcs são brasileiros, horrem sua nacionalidade, e não esqueçam se o Tio Sam fosse essa maravilha lá não teria tantos malucos atirando nos outros sem motivo algum. 53 opiniões
avalie fechar
jair lucio (2) 21/01/2010 12h02
jair lucio (2) 21/01/2010 12h02
Y que se espera el loco de Chavez, que manden a repartir la ayuda a las hermanas de la caridad?,De no ser por las armas, hasta matarían a los voluntarios, y desde luego entre los civiles asesinarían a los más débiles. Se entiende la tragedia, pero también se vé que hay grupos dedicados al saqueo de viveres y tiendas, por el hecho de que no hay ley, ahora en ese caso, por que no envía el mismo Chavez, unos 100 millones de dolares de ayuda y 5000 soldados a repartir asistencia? Por que sale caro verdad?. 8 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1046)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página