Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Violência em Gaza

Ataques israelenses na faixa de Gaza deixaram centenas de mortos. Palestinos revidam.


Mais resultados: Anteriores 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximos
Comentários dos leitores
alexandre bakunin (364) 20/11/2009 11h30
alexandre bakunin (364) 20/11/2009 11h30
carlos lopes (1) 17/11/2009 02h29
Boa a sua pauta, Carlos Lopes. Seu único erro é escrever em caixa alta. Você não imagina o quanto dificulta a rápida leitura do texto.
Desejo ler todas as que se seguirão mas, opte por escrever tudo em caixa baixa se seu computador dificulta o uso de letra maiúscula no começo das frases.
Obrigado e seja bem vindo !
sem opinião
avalie fechar
samuel kosminsky (101) 20/11/2009 07h33
samuel kosminsky (101) 20/11/2009 07h33
se os expert desse forum nao tem soluçao para:
1) escravidao no serrado
2) prostituiçao infantil
3) guerra civil no Rio- S.Paulo
4) roubo no PAC e programas de educaçao e saude
5) inelegibilidade de ficha suja
6) trafico de armas
7) drogas
8) impunidade
como esperam influenciar com opinioes(toscas), problemas relacionados a guerra religiosa que se arrasta mais de 1500 anos
3 opiniões
avalie fechar
Vinicius Singh (7) 19/11/2009 20h58
Vinicius Singh (7) 19/11/2009 20h58
A questão é que agora existem outros "players" no assunto. Antigamente se restringia a uma visão UE/EUA-Israel-Árabe. Agora você tem outros países emergentes como China e Índia que começam a fazer parte do contexto. Só citando um exemplo, vários Indianos consideram a política Israelense correta, pois se identificam ao verificar a forma que o Paquistão e Bangladesh atua com seus vizinhos. A China constantemente auxilia países pobres (i.e. faz investimentos pra ela mesma lucrar mais) e acaba criando realções cordiais com essas nações. Não me espanta ver um dia Ghaddafi ou Assad como amiguinhos reais de Hu Jintao...
Israel tende a ficar isolado com o tempo. Quem patrocina agora pode ver os concorrentes patrocinando o outro lado, e isso não é bom.
O problema está nos Persas...esses sim vão querer tirar proveito quando tiverem chance. O ódio deles contra os Sauditas é maior do que contra os Judeus, e vão fazer o que podem para tomarem o topo político da região.
4 opiniões
avalie fechar
O Pacificador (271) 19/11/2009 19h47
O Pacificador (271) 19/11/2009 19h47
O governo brasileiro, não o povo, que é bom e ordeiro, está se posicionando de uma forma muito perigosa na questão árabe-israelense.
Esse alinhamento com as idéias estapafúrdias de Chávez, que onde vê Israel, vê também Estados Unidos, é algo que ainda nos causará muita dor de cabeça.
A melhor coisa que poderíamos ter feito, seria a manutenção de uma posição equidistante entre os lados, respeitando as diferenças e aí sim teríamos talvez a condição de sermos mediadores em alguma coisa.
A partir do momento que esse governo brasileiro, já de saída felizmente, se posiciona descaradamente pró-Irã, que isenção pode ser esperada?
3 opiniões
avalie fechar
samuel haddad carvalho (110) 19/11/2009 18h20
samuel haddad carvalho (110) 19/11/2009 18h20
Prezado Mauro Halpern (continuação).
Quando Arafat faleceu e Sharon com a graça de Deus irá em breve, achei que uma nova geração assumiria com o compromisso de acabar de vez com tanto ódio. Os árabes erraram muito no passado e os governos de Israel erram no presente. Tem que haver alguém com coragem suficiente pra dar um basta em tudo isso. As sementes de ódio plantadas por Arafat e Sharon não podem continuar a crescer e florescer. Não tenho a menor dúvida que os palestinos que trabalham e moram em Israel tem um padrão de vida invejado por muitos vizinhos. Então fica a pergunta: quantos ataques ocorreram provenientes desses cidadãos? Sei que ocorreram alguns, porém, realizados por extremistas que, a meu ver, não tem nenhuma diferença em ambos os lados. Até os sauditas já apresentaram proposta para a paz, aprovada por mais de vinte países. O governo de Israel não quiz. Já pensou vinte embaixadores árabes em Israel de uma só vez? Como ficariam os sírios e iranianos? Volto a repetir: interesses escusos sempre bloquearão qualquer iniciativa para a paz. Enquanto não houver coragem suficiente para se chegar à paz, as crianças palestinas sempre terão o pesadelo de aviões de última geração sobre suas cabeças e as crianças israelenses terão que continuar a saber o que é um "bunker" para sua sobrevivência. O governo de israel não pode perder essa oportunidade pois o Irã nuclear terá muita influência na região. Iranianos e sírios não podem "dar as cartas". Isso seria o fim.
4 opiniões
avalie fechar
samuel haddad carvalho (110) 19/11/2009 18h00
samuel haddad carvalho (110) 19/11/2009 18h00
Prezado Mauro Halpern,
Concordo com a maior parte quanto às suas observações, porém, vamos separar um pouco as coisas. Quando você pergunta se Israel gosta disso ou daquilo acho que está generalizando muito. Na minha opinião você deveria perguntar se a população civil de Israel gosta do que está acontecendo. Não tenho a menor dúvida de que, se dependesse da maioria da população israelense e dos judeus do resto do mundo, a paz já seria uma realidade. Não acho que nenhum cidadão gosta de saber que grande parte dos impostos por ele pagos vá parar em defesa. Os interesses são outros e muito obscuros. Já coloquei uma opinião anterior onde cito que se os israelenses reconhecessem o estado palestino e, juntamente com o Ocidente os ajudasse a se desenvolver, Israel teria, talvez, o único país árabe realmente amigo e aliado. Pelo jeito você conhece a cultura de ambos os povos e, por incrível que possa parecer nos dias de hoje, ambos, em sua maior parte, ainda defendem a lealdade. Não entraria dinheiro sírio ou iraniano e, os países árabes ditos moderados trocariam imediatamente embaixadores com Israel. Me criticaram dizendo que, nos países ricos em petróleo, a população continua pobre e extremista se esquecendo que massa de ignorantes é muito mais fácil de manobrar, basta ver o que ocorre em nosso rico país. Sempre achei que o desenvolvimento econômico e humano das pessoas é o melhor remédio contra a ignorância e o extremismo. (continua)
3 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (319) 19/11/2009 13h56
Chris Maria (319) 19/11/2009 13h56
Diante do desenrolar dos acontecimentos, a postura do presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, reforça a impressão que tenho dele: - um homem digno, de fibra, e bom caráter. 2 opiniões
avalie fechar
mauro halpern (120) 19/11/2009 09h43
mauro halpern (120) 19/11/2009 09h43
sr samuel haddad.
Voce é normalmente ponderado. O passado de Israel é doloroso sim. MAS NÃO SÓ O PASSADO.
Toda escola em israel tem que ter um bunker com proteção de bombas. Todas as semanas exercicios de evacuação saotreinados. As crianças desde 6 anos sonham com isso todos os dias. Os jovens tem que prestar o mais rigoroso exercito (serviço militar) do mundo por TRES ANOS. Mulheres por dois anos. Israel gasta um terço do pib em defesa.
Voce acha que Israel GOSTA disto? voce acha que israel faz uma espécie de "vingança" contra os palestinos? Deliberadamente? Voce acha que israel GANHA ECONOMICAMENTE gastando um terço do pib em defesa?
Quanto aos palestinos. Sim sofrem. Na média a MAIORIA dos palestinos tem padrao de vida SUPERIOR ao de seus vizinhos Jordania e Egito. tem mais saúde. Comem mais. Estudam mais. Até votam.
Voce ja visitou estes paises samuel? foi ver em loco? ja estive lá duas vezes. O ambiente hoje é bastante cordisl. Arabes israelenses e palestinos (bom, para mim são omesmo povo), no DIA A DIA, vivem em relações tranquilas com israelenses. A MAIORIA DELES.
Ah, existem algumas bareiras físicas contra PARTE da população palestina? que enche esperar na fila? sim, existe. Mas os atentados terroristas e o clima atual de paz reinante, sem atentados e entreveros, para isto foi necessário o muro.
Que os liders palestinos façam sua parte tambem
obs..retratar em livros escolares infantis que os judeus sao porcos e devem ser mortos NAO AJUDA EM NADA
27 opiniões
avalie fechar
samuel haddad carvalho (110) 18/11/2009 20h24
samuel haddad carvalho (110) 18/11/2009 20h24
Finalmente boas notícias! Sempre defendi que a coexistência pacífica entre israelenses e palestinos surgirá das ações da sociedade civil de ambos os lados. Comerciantes de armas, religiosos radicais, militaristas, petrolíferas, invasores de terras alheias e extremistas dos dois lados jamais iriam querer a paz, pois o ódio, a dor e o sangue alheios são os motivos de suas existências. Recentemente uma universidade espanhola proibiu a participação de uma universidade israelense em um concurso de arquitetura pelo simples motivo de essa última estar localizada em áreas de "assentamento". Dentro de Israel existem iniciativas para que se boicotem produtos provenientes das áreas de "assentamento". Convém lembrar que quem usa o termo "assentamento" são os invasores! Para o resto do mundo é área invadida e tomada à força com toda a maldade e covardia que a envolve. Já imaginaram se essa "moda pega"? Infelizmente, as pessoas só percebem a gravidade do problema quando é "pega pelo bolso". O mundo deveria seguir esses exemplos. Acho que é uma das atitudes mais simples e funcionais que eu já vi até agora. Nada contra Israel! Esse país é uma realidade e tem todo o direito de existir! O que não se deve é, baseado no passado doloroso de seu povo, querer que outros paguem, através de métodos que não deixam nada a desejar a seus antigos algozes. Acho que ainda há esperança! 5 opiniões
avalie fechar
ANTONIO JOÃO JARDIN (314) 18/11/2009 20h02
ANTONIO JOÃO JARDIN (314) 18/11/2009 20h02
Não estão obedecendo o chefe > israel é um porta avião-americano 3 opiniões
avalie fechar
emanuel pensador (7) 18/11/2009 19h45
emanuel pensador (7) 18/11/2009 19h45
Israel está se isolando do mundo com as construções ilegais na Palestina. Quando a terceira guerra começar, as nações do mundo vão dar razão aos árabes e ao Irã, porque Israel impediu as negociações de paz com os palestinos pela construção de assentamentos judaicos nos territórios palestinos. O mundo vai se lembrar disso.
Se houvesse hoje acertos de paz entre israelenses e palestinos, seria mais fácil frear as futuras fabricações de bombas atômicas do Irã e inclusive ter o apoio mundial, uma coalizão global contra o Irã, mas agora já é tarde.
No Oriente Médio, neste momento, os extremistas tem todas as justificativas para continuar com a guerra contra Israel e serem coroados com um olhar de desaprovação mundial diante das atitudes de Israel.
3 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (635) 18/11/2009 16h43
eduardo de souza (635) 18/11/2009 16h43
A família esta com o pé atrás... rs. Anunciar que Israel foi usado e que, uma vez que conquistaram o que queriam "as super-potências" petróleo, posição, e... acordos... deixariam Israel à própria sorte, é assunto de "corte" pelo mediador..rs. Melhor ser democrático e publicar meu comentário folha. Principalmente aquele que fiz alertando sobre o "fato"... Como se sentem sendo usados... mal né.
Israelistas, judeus, o Usa e a UE esta saltando do barco. Conseguiram aquilo que queriam. Prestem atenção, a hora é a de fazerem acordos com os que estão ao seu lado. Num barco em alto mar, só podemos contar com aqueles que nos cercam. Voces foram usados por seres que queriam almejar um objetivo, esses mesmos, estão apertando o cerco. Pela paz, palavra ainda não dijerida por voces, é que é o caminho... INIMIGOS MILINERES SE UNIRÃO. diz o bom senso.
FOLHA, JÁ OS ALERTEI QUE PARA MIM SÓ INTERESSA O ESPAÇO SE PUBLICAREM O QUE TENHO QUE DIZER. FORA ISSO, MEUS AMIGOS, NÃO ME INTERESSA ME EXPOR.
Acho melhor consultarem a família... pois os tempos são outros agora, e, não queremos ver injustiças nem dos lados de lá, quanto do lado de cá. A um só inimigo, aquele que não esta nem aí conosco.
A casa sempre cai e irá cair quando traição for algo, ou alguém, que bate a nossa porta sem se anunciar...
Prestem atenção nas minhas palavras, pois sou isento daquilo que sempre aprisionou nosso pensamento. Sou o que sou, nascí assim... Estou olhando, e... Vendo os acontecimentos. SORTE.
26 opiniões
avalie fechar
mauro halpern (120) 18/11/2009 10h16
mauro halpern (120) 18/11/2009 10h16
sr Bakunim
quais sao as forças ocultas à quem interessa a guerra no oriente médio entre israel e palestinos?
voce pode ser claro?
me chame de burro, mas explique sua teoria.
Ou voce só esta aqui como o Chacrinha, não sei se é de seu tempo , que dizia ali estar para confundir e não para explicar?
Antecipadamente agradeço
3 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (635) 17/11/2009 23h51
eduardo de souza (635) 17/11/2009 23h51
As recentes críticas dos Eua, UE e ANP contra o crescimento dos assentamentos, podem isolar Israel.
Não ficarei espantado caso Israel deixe de ter o irrestrito apoio dos Eua e UE. Como esses paises já conseguiram o que queriam, o domínio do petróleo, podem largar seu aliado do O. Médio para a própria sorte. Israel tem que prestar atenção nos acontecimentos futuros. Se por acaso, acordos entre as super potências e demais nações do O.M. forem concretizadas, e a não interferência nos assuntos internos for uma das pautas, será muito ruim para Israel.
Agora vejam que contradição, se serviram apenas como "trampolim" para a entrada e o domínio das super-potências na região, serão descartados... Vamos negociar a Paz o mais rápido possível, ainda há tempo para a paz, depende da boa vontade e de frearem, cada lado, os seus radicais, que nenhum fruto positivo trazem para o resto da sociedade que alí habitam. Outro contraste seria a união dos milenares inimigos para expulsarem os dominadores... É interessante refletirem.
sem opinião
avalie fechar
alexandre bakunin (364) 17/11/2009 22h08
alexandre bakunin (364) 17/11/2009 22h08
eduardo de souza (473) 17/11/2009 19h04
Caro Eduardo,
Eu diria que a animosidade entre palestinos e judeus é estimulada pelos discípulos de Baphomet, os chibarros.
Ariel Sharon e Yasser Arafat, por exemplo, deveriam ser "fraternos hermanos", pois os ví muitas vezes fazendo aqueles semióticos sinais na TV.
As "forças ocultas" jamais vão permitir a paz lá.
sem opinião
avalie fechar
eduardo de souza (635) 17/11/2009 19h04
eduardo de souza (635) 17/11/2009 19h04
Sr. Alan Williamson, lí seus comentários também, também como eu, o sr. puxa a sardinha prô seu lado. Coisa de humanos. Em todo caso, confesso que as vezes me deixo levar pela "euforia", assim como o sr. também se deixa.
No caso dos problemas que acercam as divisas de palestina e israel, é de se intentar a paz, sempre. Não sei se algum dia haverá isto, pois quando um lado esta propício ao acordo o outro quebra a frágil possibilidade, e isso, é uma verdade histórica.
Não sou contra as etnias e nem contra suas culturas, eu tenho o meu jeito de ser e pensar, que por sinal, é bem diferente daqueles que cultuam qualquer religião ou, qualquer forma de "alto afirmação". Como espécie humana sou de uma visão voltada ao que realmente posso palpar. Meus "Endeusamentos" são simples, se consistem em respeitar o ser vivo que é esse planeta, não esta escrito em nenhum lugar, e se estivesse, eu não precisaria lê-los, pois o que sinto, nasceu comigo.
"Ouro prá dar, não tem valor, apenas tem beleza e cor" Trecho de uma música de um amigo...
...........................................................................
Oxalá, um dia, a humanidade se de conta que esta errada e consiga finalmente aquilo que todos querem...A PAZ... Tenha uma boa noite :0)
28 opiniões
avalie fechar
Alan Williamson (48) 17/11/2009 18h58
Alan Williamson (48) 17/11/2009 18h58
"Irã condena cinco à morte por protestos pós-eleitorais". Por que a Folha não abre um fórum para discutirmos especificamente sobre o assunto "Irã"? Está todos os dias na mídia! Por que o tópico que se refere ao Oriente Médio se chama "Violência em Gaza"??? É muita parcialidade! Queremos um fórum para falar sobre o Irã! Por favor, quem estiver lendo isso, mesmo que censure (não sei por qual motivo o faria, mas muitas vezes essas coisas acontecem sem motivo mesmo), passe para frente a idéia de que não é justo que notícias sobre o Irã não possam ser comentadas, enquanto qualquer fato insignificante sobre Israel tem logo 50 pessoas criticando no tópico "Violência em Gaza". É uma questão de isonomia. Muito obrigado! 8 opiniões
avalie fechar
alexandre bakunin (364) 17/11/2009 14h17
alexandre bakunin (364) 17/11/2009 14h17
samuel kosminsky (70) 16/11/2009 22h05 disse: "parece que a engenhoca israelense de detectar e fraudar comentarios na internet foi um tiro no pé.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Por que você diz isso, Sam ?
Seja mais explícito; não sabia que Israel fabricava engenhocas para controle das pessoas ! Oh, meu deus, a que ponto chegamos !
O fato é que a Internet, anárquica como ela precisa ser, representou um avanço quantico na liberdade de expressão das pessoinhas como eu.
Como você sabe, o princípio de Peterson reza: Em toda hierarquia ou organização, todos tendem a subir até estabilizar-se no seu nível de incompetência. Corolário: Toda organização, inclusive as religiosas, é autofágica. Sofre de entropia sistêmica. Mais um corolário: Ariman não
brinca em serviço.
6 opiniões
avalie fechar
mauro halpern (120) 17/11/2009 10h12
mauro halpern (120) 17/11/2009 10h12
ao sr flavio botelho, gostaria de postar aqui uma coisa que talvez ele nao saiba, e ja peço ao moderador que permita INFORMAR:
"...por exemplo, eles construíram uma barreira de separação na Cisjordânia. Não negamos que isso limita a nossa capacidade de resistência, nossa capacidade de penetrar profundamente para levar a cabo ataques suicidas, mas a resistência não se rendeu nem se tornou impotente, e está buscando outras maneiras de cumprir os requisitos de cada estágio da luta". (Declaração feita ao jornal Al-Sharq, do Qatar, em 23 de maio de 2008, pelo mesmo Ramadan Abdallah Shalah, líder da Jihad Islâmica Palestina).
OU SEJA, O MURO DA VERGONHA ESTA É EVITANDO ATAQUES SUICIDAS - QUE CAIRAM A ZERO DEPOIS DE SUA CONSTRUÇÃO.
SE O SR GOSTA QUE SEJAM FEITOS ATAQUES TERRORISTAS, VOCE DEVE FALAR CLARAMENTE...DERRUMBEM O MURO PARA QUE SEJAM FEITOS ATAQUES TERRORISTAS CONTRA ISRAELENSES, DE PREFERENCIA ONDE ELES ACONTECIAM ANTES, EM ONIBUS LOTADOS, DISCOTECAS DE ADOLESCENTES E ESCOLAS INFANTIS. QUE POSSAM, NAS PALAVRAS DO SHEIK, PENETRAR PROFUNDAMENTE NAS ENTRANHAS E EXPLODI-LOS.
ESTE É O OBJETIVO DO MURO. NAS PALAVRAS DELES, O EFEITO ESTÁ AÍ NAS MANCHETES DE JORNAIS.
SERÁ QUE FUI CLARO, SERÁ QUE O LIDER DELES FOI CLARO O SUFICIENTE?
5 opiniões
avalie fechar
ernani sefton campos (194) 17/11/2009 09h31
ernani sefton campos (194) 17/11/2009 09h31
Como o Estado de Israel, foi constituido em 1947 e hoje tem sua sede e território definidos,acredito, que os Palestinos, como Povo, também, tem este direito.
Basta que se unam,organizem as divergências de
tribos internas e tomem o FOCO da UNIDADE.
Acredito que são bastante inteligentes,tanto como outros Povos, para realizarem o que desejam.
O apoio da União Européia, será de grande valia, neste Processo.
Espero que ocorra e se concretize.
Como vizinhos dos Israelenses,devem aproveitar o "Muro da Vergonha", para beneficiar-se do "Isolamento" e promover sua Unificação, esquecendo os" Vizinhos ", no processo.
Só a Unificação e Crescimento da Economia e Progresso lhes salvam, das pressões inimigas........
3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4120)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página