Curiosidades
Bush ignora nome de líderes políticos


MARCIO AITH de Washington

Pressionado durante uma entrevista a uma emissora de TV local de Boston, nos EUA, o governador do Estado do Texas, George W. Bush, pré-candidato que lidera as pesquisas para a corrida presidencial norte-americana de 2000, não soube dizer o nome dos líderes de dois países que estiveram no centro das atenções mundiais nos últimos meses e da Tchetchênia, território autônomo russo palco de conflitos militares.

O desempenho de Bush no programa está sendo visto pelos meios de comunicação como mais uma indicação de que a política externa não é exatamente o ponto forte do filho do ex-presidente George Bush (1989-1992), que espera ser indicado como candidato oficial republicano para as eleições do próximo ano.

Na entrevista, concedida na última quinta-feira, o jornalista político Andy Hiller perguntou a Bush se ele poderia dar o nome dos líderes da Tchetchênia, de Taiwan, do Paquistão e da Índia. Bush só acertou o primeiro nome do presidente de Taiwan, Lee Teng-hui, e complicou-se ao fazer uma análise polêmica enquanto tentava lembrar-se do nome do atual líder paquistanês, o general Pervez Musharraf, que tomou o poder há três semanas por meio de um golpe militar.

"O novo general paquistanês, ele acabou de ser eleito...não eleito, esse cara tomou o cargo. Parece que esse cara vai trazer estabilidade para o país e acho que isso é uma boa notícia para o subcontinente."

Embora todos reconheçam que poucos políticos e jornalistas ocidentais conseguem lembrar o nome de líderes de territórios russos e de países do continente asiático, Bush está sendo especialmente criticado porque lidera as pesquisas e já havia cometido outros deslizes, como confundir dois países _a Eslovênia com a Eslováquia_, e usar o termo errado, em inglês, para denominar os gregos e os timorenses.

Avalia-se que Bush, por ser filho de um ex-presidente e querer comandar a maior potência econômica e militar do mundo, deveria estar mais bem preparado.

Na entrevista, Bush, que deverá lançar em duas semanas as linhas gerais do que seria a sua política externa, tentou sair da armadilha colocada por Hiller devolvendo as perguntas, como mostra esse trecho da entrevista.

Hiller: "Você pode nomear o presidente da Tchetchênia (Aslan Maskhadov)?"

Bush: "Não. Você pode?"

Hiller: "E o primeiro-ministro da Índia (Atal Bihari Vajpayee)?"

Bush: "O primeiro-ministro da Índia é...Não. Você pode nomear o ministro das Relações Exteriores do México?"

Hiller: "Não, senhor, mas eu não estou concorrendo à Presidência".

A porta-voz da campanha de Bush, Karen Hughes, tentou reduzir os estragos. "O povo americano não quer saber se um candidato tem em sua memória o nome de centenas de premiês e presidentes ao redor do mundo."


Respostas às perguntas feitas a Bush

Saiba quem são os líderes de Paquistão, Índia, Tchetchênia e Taiwan

- Paquistão*
O general Pervez Musharraf, 56, chegou ao poder no país dia 12 de outubro, ao liderar um golpe militar que derrubou o premiê Nawaz Sharif

- Índia*
Atal B. Vajpayee, 72, foi reeleito premiê indiano em outubro. Líder do Partido Bharatiya Janata (nacionalista hindu) que encabeça a coalizão de maioria no Parlamento

- Tchetchênia
Aslan Maskhadov, 49, presidente eleito em janeiro de 1997, foi chefe militar da guerra de independência contra a Rússia (94-96), que deixou mais de 40 mil mortos

- Taiwan
Lee Teng-hui, 76, presidente desde 1988, líder do Partido Nacionalista. Reeleito para um mandato de seis anos nas primeiras eleições diretas para Presidência na ilha, em 1996


* A Presidência é um cargo majoritariamente cerimonial, com poucos poderes




FECHAR