Frases e situações curiosas de candidatos à Presidência dos EUA registradas durante debates

da France Presse


1996 - O republicano Bob Dole, questionado se achava, como afirmava o presidente Bill Clinton, que os "Estados Unidos se encontravam melhor do que nos quatro anos anteriores", responde: "Ele (Clinton) se encontra melhor do que há quatro anos. Eu também espero estar melhor daqui a quatro anos".

1992 - Em meio a um debate com Clinton, o presidente republicano George Bush consulta seu relógio em duas oportunidades. A impressão é desastrosa.

1992 - O candidato do partido da Reforma, Ross Perot, diz a Clinton, ainda governador de seu Estado natal Arkansas: "Um pequeno armazém da esquina não saberá administrar uma cadeia de supermercado".

1988 - Lloyd Bentsen, candidato democrata à vice-presidência, em resposta a seu colega republicano, Dan Quayle, que comparava sua experiência à de John F. Kennedy (chamado familiarmente Jack). "Senador, eu conheci Jack Kennedy. Trabalhei com Jack Kennedy. Jack Kennedy era um de meus amigos. Senador, o senhor não é Jack Kennedy".

1984 - O republicano Ronald Reagan, que tinha então 73 anos, brinca com sua idade: "Não vou explorar com fins políticos a juventude e a inexperiência de meu adversário". O democrata Walter Mondale tinha 56 anos.

1980 - Na defensiva, Reagan dá uma volta na situação com uma frase ao responder ao presidente democrata, Jimmy Carter, quando este se dispunha a criticar seus planos sanitários: "Não comece de novo, senhor Carter!". Esta observação fez grande sucesso em todos os comícios de Reagan.

1976 - frente a Carter, o presidente republicano Gerald Ford afirma imprudentemente que a Europa Oriental não está sob "domínio soviético". Acabou tendo de passar vários dias tentando esclarecer esta afirmação.

1960 - O primeiro debate televisionado da história norte-americana põe Richard Nixon frente a frente com um jovem senador democrata, John F. Kennedy. O vice-presidente Nixon, pouco à vontade, mostra-se cansado e suando muito, enquanto Kennedy está calmo e visivelmente seguro de si.




FECHAR