Novembro
Pesquisas apontam disputa acirrada entre Bush e Gore


CAMILO TOSCANO
da Folha Online

Como vem acontecendo durante toda a campanha para a Presidência dos EUA, as últimas pesquisas de intenção de voto apontam uma disputa acirrada entre os dois candidatos, o republicano George W. Bush e o democrata Al Gore.

De acordo com o levantamento realizado pela CNN/"USA Today"/Gallup, Bush tem 48% dos votos de eleitores que costumam votar e devem participar da eleição na terça-feira (7), contra 43% de Gore.

Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, a situação é de empate técnico.

Ralph Nader, do Partido Verde, tem apenas 3% das intenções de voto e o candidato do Partido Reformista, Pat Buchanan, 1%.

Um outro levantamento, da Zogby/"Reuters"/MSNBC, também aponta o filho do ex-presidente George Bush na frente com 46% das intenções de voto. Gore aparece com 41%.

Ao longo de toda a campanha eleitoral deste ano, os dois candidatos se revezaram na liderança das intenções de voto e a disputa deve ser acirrada no dia na próxima terça-feira.


Peso eleitoral
O sistema de voto dos EUA é diferente do adotado no Brasil

Como a importância eleitoral de cada Estado é fundamental para a definição do candidato a ser eleito, é possível que um candidato seja o mais votado e mesmo assim não se torne o presidente.

Por isso, para tornar-se presidente dos EUA é necessário vencer em Estados com grande peso eleitoral, como a Califórnia (Costa Oeste do país) ou o Texas (Sul do país), no qual o atual governador é o candidato republicano.

A pesquisa da Zogby/"Reuters"/MSNBC mostra um quadro com a disputa em alguns Estados importantes do país. Segundo este levantamento, Gore seria eleito o futuro presidente, pois conta com a maioria das intenções de voto nesses Estados.

O democrata lidera a disputa nos Estados de Washington, Flórida, New York, Pensilvânia, Michigan, Illinois e Wiscosin; o republicano está na frente em Ohio, Missouri e em Kentucky. Os dois Estados de maior peso eleitoral (Califórnia e Texas, com liderança de Gore e Bush, respectivamente) não estão computados.

Entretanto seria precipitado dizer que Gore tem mais chances de vitória. Primeiro, porque muitos Estados de peso médio não entraram na pesquisa; e segundo porque nos EUA o voto não é obrigatório: mesmo declarando intenção de votar, muitos podem não fazê-lo no dia da eleição.



Outubro




Vantagem de Bush varia entre 3 e 11 pontos percentuais

LIGIA BRASLAUSKAS
da Folha Online


A última pesquisa CNN/"USA Today"/Gallup de intenção de votos para a Presidência dos Estados Unidos mantém a vantagem do republicano George W. Bush (51%) sobre o democrata Al Gore (40%).

A diferença entre os dois candidatos aumentou na semana passada, logo depois do último debate ocorrido na terça-feira (17). A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Mas nem todas as pesquisas apontam a mesma vantagem para Bush. Os números divulgados na revista "Newsweek" mostram que Bush tem 48% das intenções de voto e Gore, (41%). A pesquisa foi feita apenas com possíveis eleitores.

Já a pesquisa do Instituto Zogby/"Reuters"/MSNBC revela uma vantagem ainda menor. Segundo a pesquisa, embora o republicano apareça na frente no levantamento de intenção de votos, ele tem 45%, contra 41% de Gore. Foram entrevistados 1.204 eleitores.






Pesquisa aponta empate técnico entre Bush e Gore

da France Presse
em Washington

O candidato republicano à presidência, George W. Bush, e seu adversário democrata, Al Gore, estão tecnicamente empatados na corrida pela Casa Branca.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Gallup/"CNN"/"USA Today" e divulgada hoje, Bush e Gore têm 46% das intenções de voto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de setembro com 718 eleitores. A margem de erro é de 4%.

O candidato do Partido Verde, Ralph Nader, recebeu 3% e o ultraconservador Pat Buchanan, 1%.

Na pesquisa anterior do mesmo instituto, publicada na última terça-feira (26), Bush aparecia na frente de Gore com 47% das intenções de voto contra 44% do atual vice-presidente.





Setembro


Gore é maioria entre os eleitores hispânicos
da France Presse
em Miami

A maioria dos 6,5 milhões de eleitores hispânicos inscritos nos Estados Unidos apóia o candidato presidencial democrata Al Gore, segundo um estudo do analista e pesquisador Sergio Bendixen.

Cerca de 59% dos hispânicos apóiam Gore, e 28%, o candidato republicano George W. Bush, segundo o estudo da Hispanic Trends.

O estudo foi feito entre 5 e 7 de setembro com 400 eleitores latinos inscritos nos Estados Unidos. Sua margem de erro é de cerca de 5%.

Gore e Bush vão fazer, amanhã, seu primeiro debate televisivo, enquanto as pesquisas gerais os colocam praticamente empatados a cinco semanas da eleição de 7 de novembro.

Os hispânicos representam 5% do eleitorado total nos Estados Unidos. Oito Estados têm quase 90% da população hispânica do país (Califórnia, Nova York, Illinois, Novo México, Texas, Arizona, Nova Jersey e Flórida), segundo a pesquisa.



Diferença entre Gore e Bush pode ser de 3, 4 ou 10 pontos
LIGIA BRASLAUSKAS
da Folha Online

Embora as últimas pesquisas de intenção de voto divulgadas nos EUA apontem o democrata Al Gore como líder, elas não chegam a um número exato sobre a diferença entre os dois principais candidatos à corrida presidencial.

Segundo a última pesquisa "CNN"/"USA Today"/Gallup, o candidato democrata à Presidência dos EUA conseguiu abrir uma vantagem de dez pontos sobre seu principal rival, o republicano George W. Bush.

Com esse total, Gore, que tem 51% das intenções de voto, alcança mais da metade dos votos necessários para sua eleição como presidente, contra 41% de Bush. A margem de erro da pesquisa é de 4%.

Gore tem o apoio dos eleitores independentes (entre 33% e 46%), um setor da população norte-americana que pode definir as eleições na reta final.

Mas nem todos os números sobre as eleições dos EUA apontam a mesma vantagem para o democrata. Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Zogby, em parceria com a agência de notícias "Reuters", na qual foram entrevistados 1.202 potenciais eleitores para a eleição do dia 7 de novembro, Gore ainda lidera a corrida presidencial com 45%, embora a diferença entre os candidatos caia para 4 pontos. Na pesquisa, Bush aparece com 41% das intenções de votos.

Já a empresa Voter.com divulgou, na quarta-feira (20), uma pesquisa na qual a diferença entre o democrata e o republicano é de 3 pontos. Segundo a pesquisa, Al Gore teria 42% das intenções de voto, contra 39% de Bush.


13/9
Pesquisa indica que Gore é líder da campanha presidencial nos EUA


Agosto

Gore tem rejeição maior que a de Bush
Uma pesquisa realizada divulgada em 14 de agosto jornal "USA Today" apontou que 47% dos entrevistados não votariam de maneira alguma no vice-presidente e candidato democrata à Presidência, Al Gore.

Quanto ao candidato do Partido Republicano, o governador do Texas, George W. Bush, 30% dos entrevistados disseram que jamais votariam nele.

A diretora da campanha de Gore, Donna Brazile, tentou diminuir a importância da pesquisa ontem. Afirmou que ela "apenas refletia uma parte da opinião pública em um determinado momento da campanha".

"Agora o país escutará o que Gore tem a dizer, o que Joseph Lieberman (candidato a vice) tem a dizer. Isso contribuirá para a formação de uma opinião positiva sobre a chapa democrata."

A mesma pesquisa mostrou que 68% dos entrevistados acreditam que o governo de Bill Clinton tem sido um sucesso.


Bush está com 17 pontos de vantagem
Pesquisa de intenção de voto divulgada ontem pelo jornal aponta que o candidato republicano à Presidência dos EUA, George W. Bush, está 17 pontos percentuais na frente do democrata Al Gore. Bush aparece na pesquisa com 54%, contra 37% do atual vice-presidente.

A pesquisa foi realizada na sexta-feira e no sábado, após o término da convenção do Partido Republicano, na qual Bush foi oficialmente nomeado candidato do partido à Presidência e Dick Cheney foi indicado como seu candidato a vice.

Antes da convenção, nos dias 25 e 26 de julho, a diferença entre os candidatos era de 11 pontos percentuais.

O republicano é avaliado pelo eleitorado como o mais capacitado para lidar com quase todos os quesitos formulados pelo questionário da pesquisa _como economia, impostos e defesa nacional. Bush só perde para o candidato democrata quando se trata da questão das relações raciais: 46% do eleitorado crê que Gore possui mais capacidade para lidar com o problema, enquanto 41% acreditam que Bush está mais preparado para tratar dele.

A defesa nacional é o problema que apresenta a maior diferença de expectativa entre os candidatos.

Dos entrevistados, 62% disseram acreditar que Bush esteja mais preparado para tratar da questão, enquanto somente 29% tinham essa opinião sobre Gore.

A pesquisa tem uma margem de erro de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.




Julho

Gore cresce em pesquisas e encosta em Bush na corrida presidencial
do "The Independent"

Depois de dois meses de sucessivas más notícias para as ambições presidenciais do vice-presidente norte-americano, Al Gore, pesquisas desta semana estão apresentando à sua equipe de campanha os primeiros raios de esperança.

Três pesquisas de opinião mostram que Gore (Partido Democrata) reduziu pela metade a diferença que tinha em relação a seu principal adversário, o republicano George Bush, governador do Texas. A diferença entre eles está dentro da margem de erro dos levantamentos, colocando os dois numa situação de empate técnico no momento em que vão para as convenções de seus partidos. No mês passado, as três pesquisas traziam sólida vantagem para Bush no pleito de novembro.

Os novos números representam uma grata reviravolta para Gore, que parecia perder terreno para Bush até nos Estados em que o Partido Democrata venceu nas duas últimas eleições presidenciais. Qualquer traço de otimismo na campanha de Gore precisa ser moderado por outros fatores, talvez igualmente significativos.

Quando as pesquisas incluem Ralph Nader, do Partido Verde, e Pat Buchanan, do Partido Reformista, a corrida presidencial volta a favorecer Bush. De acordo com os dados, Nader continua a tirar mais apoio de Gore do que Buchanan _um político conservador que deixou o Partido Republicano em 99_ tira de Bush.

Das três pesquisas, a do Instituto Zogby mostrou a maior diferença entre os candidatos num cenário de disputa exclusiva entre Gore e Bush. São só 4 pontos percentuais (45-41) a favor de Bush. Há um mês, era maior: 47-39. Com a inclusão dos outros candidatos, a vantagem de Bush aumenta para 6 pontos percentuais (43-37), com Nader conquistando 6 pontos e Buchanan, 3.

A pesquisa "USA Today"/ CNN/Gallup verificou uma diferença de apenas 2 pontos entre os dois principais candidatos (48-46), enquanto a vantagem anterior de Bush atingia 11 pontos. O acréscimo dos nomes dos outros dois candidatos não provocou diferença significativa.

A terceira pesquisa, para a rede de TV norte-americana CBS, apontou também uma diferença de apenas 2 pontos entre os dois principais candidatos (43-41) _Bush tinha vantagem de 8 pontos sobre Gore no último mês. A adição dos nomes de Nader e Buchanan amplia a vantagem de Bush sobre Gore para 5 pontos (42-37), além da margem de erro.

A equipe de campanha de Al Gore diz que esses resultados evidenciam o sucesso do discurso sobre "prosperidade e progresso" e da "guinada à esquerda contra as indústrias do tabaco e do petróleo". As novas bandeiras levantadas pelo vice-presidente coincidem com a chegada de William Daley, ex-secretário do Comércio dos EUA, ao comando da campanha de Gore. "Essas são questões atraentes para eleitores indecisos", disse o porta-voz de Gore, Mark Fabiani.



Candidatos são iguais para um terço dos eleitores
Quase um terço dos eleitores norte-americanos, segundo uma pesquisa publicada ontem, diz acreditar que não fará muita diferença quem será eleito presidente em novembro, o vice-presidente Al Gore ou George Bush, governador do Estado do Texas.

No levantamento, realizado com 2.174 adultos, pelo Centro de Pesquisas Pew, 30% declararam que pouco importava quem seria eleito. Nas pesquisas de 1976 e 1992, a parcela de pessoas com essa opinião era de 18%.

Para cada 5 entrevistados, 1 disse que a identidade do presidente não é, atualmente, tão importante quanto era nas décadas de 70 e 80.

Entre os indivíduos com menos de 30 anos, 59% afirmaram que "as coisas ficarão do mesmo jeito, independentemente de quem seja eleito". Metade dos entrevistados na faixa dos 30 aos 49 anos deu essa resposta. O índice foi de 44% no grupo de pessoas com idade entre 50 e 64 e 40% entre indivíduos com mais de 65 anos.

A pesquisa apontou ainda que Al Gore (Partido Democrata) tem 42% das intenções de voto, enquanto o candidato republicano, George Bush, possui 35%.




Junho

População dos EUA teme uma recessão no país
Grande parte dos norte-americanos teme recessão, resultados dramáticos no mercado de ações e aumentos expressivos das taxas de juros nos próximos quatro anos. É o que revelou uma pesquisa de opinião pública elaborada pela Reuters/Zogbi divulgada ontem.

A maior parte das pessoas respondeu que acredita em parte ou totalmente que essas coisas vão acontecer nos Estados Unidos.

O universo da pesquisa, que ouviu 1.002 pessoas entre os dias 29 e 31 de maio, também identificou alguns motivos para otimismo.

Apenas 40% dos entrevistados afirmaram esperar aumento substancial do desemprego nos próximos quatro anos, enquanto 56% acreditam totalmente ou em parte que a riqueza pessoal vai aumentar.

A pesquisa mostrou que a perspectiva pouco varia se o presidente dos EUA for o republicano George Bush ou o democrata Al Gore.

A pesquisa, cuja margem estatística de erro é de mais ou menos 3,2 pontos percentuais, revelou que 55% dos eleitores acreditam que o país está indo na "direção certa", o que não ocorre para 38%.

A maior parte _72%_ dos entrevistados respondeu que acredita totalmente ou em parte que as taxas de juros subirão bastante nos próximos anos.

Outra percepção é a de que os impostos federais não serão reduzidos _65%.




Maio

Bush lidera pesquisa nos EUA
O candidato republicano à Presidência dos EUA, George W. Bush, tem 47% das intenções de voto, contra 39% para o democrata Al Gore, segundo pesquisa publicada pelo "The New York Times", feita de 10 a 13 de maio. A margem de erro varia de 3 a 4 pontos percentuais, para cima ou para baixo.

Dos entrevistados, 40% disseram ter opinião favorável a Bush, contra os 34% do atual vice-presidente. Gore, porém, é considerado mais capacitado para tratar de temas ligados a Previdência e educação.





FECHAR