Imagem
AP
clique na imagem para ver as fotos do supertufão
  Tufão em Taiwan deixa 11 mortos e pelo menos 79 feridos

das agências internacionais
em Taipé (Taiwan)

O primeiro balanço de hoje da passagem do tufão Bilis pela ilha de Taiwan contabiliza 11 mortos, 7 desaparecidos e pelo menos 79 feridos, segundo informou os serviços de socorro do país.

O Bilis arrancou árvores, provocou deslizamentos de terrenos e deixou sem eletricidade cerca de 450 mil residências.

Escolas e escritórios foram fechados ontem antes da chegada do furacão, cujo diâmetro alcançou 600 km.

O tufão chegou ontem à região de Taiwan com ventos de até 190 km/h. Desde o momento da chegada do tufão, os meteorologistas alertaram para a possibilidade de ele poder se intensificar.

Chien Kuo-chi, funcionário da Oficina Central Meteorológica, disse que durante a noite o centro da tempestade se encontrava a 60 km a nordeste de Taigung City, que fica ao sul de Taiwan.

Os meteorologistas disseram que os ventos do tufão poderiam aumentar para 233 km/h - equivalente a um furacão de nível quatro, capaz de causar danos extremos. Os tufões de nível cinco, os mais fortes, são raros.

Um trabalhador morreu quando despencou de um muro de contenção no subúrbio da capital, Taipé, segundo o centro de assistência para desastres do governo.

Um blecaute atingiu cerca de 80 mil casas, enquanto técnicos desafiavam as fortes chuvas para tentar reparar os cabos elétricos e evitar danos ainda maiores.

O governo advertiu sobre a possibilidade de haver deslizamentos de terra em regiões montanhosas de toda a ilha e pediu que as pessoas ficassem em suas casas.

O hospitais aumentaram os horários de atendimento das salas de emergência. Na manhã de ontem, as companhias aéreas locais cancelaram os vôos para o sul de Taiwan e muitos aeroportos ficaram fechados. O porto de Kaohsiung, um dos mais ativos do mundo, também permaneceu fechado.

As autoridades disseram que os escritórios do governo, os bancos e a bolsa de valores permanecerão fechadas hoje.

Bilis é o segundo tufão intenso que atinge Taiwan este ano. No mês passado, o tufão Kai Tak atingiu a ilha com ventos de até 150 km/h, deixando um morto e cinco feridos.

Leia mais:

  • Tufão Bilis destrói povoados de Taiwan e deixa pelo menos três mortos
  • Furacão pode amenizar a seca que afeta Cuba
  • Furacão afeta Antilhas, Porto Rico e pode chegar a Cuba
  • Taiwan se parepara para a chegada de "superfuracão"
  • Tempestade tropical aumenta em intensidade e pode virar furacão no Caribe
  •  
    Tipos de ventos
    Conheça o significado e a forma utilizada pelos meteorologistas para classificar os ventos de acordo com sua intensidade
    História