Momentos cruciais da vida de Pinochet


Fotos: Reuters

O ex-presidente socialista do Chile Salvador Allende, que foi deposto em 1973 no golpe protagonizado por Augusto Pinochet.




(esq. para dir.) O general da polícia César Mendoza, o general da Marinha José Toribio, o general do Exército Augusto Pinochet e o general da Aeronáutica Gustavo Leigh. (setembro/73)




Tropas chilenas montam guarda em frente ao palácio presidencial durante o golpe de Estado liderado por Pinochet. (setembro/73)




O então ministro das Relações Exteriores norte-americano, Henry Kissinger (esq.), cumprimenta o ditador.




Prisioneiros políticos saem da cadeia, beneficiados pela anistia, que comutou sentenças de prisão pela expulsão do país. (julho/78)




Parentes de desaparecidos choram durante missa celebrada na Catedral Metropolitana de Santiago. (julho/79)




O juiz espanhol Baltasar Garzón, responsável pelo pedido de extradição do general para julgamento por crimes de tortura, genocídio e assassinato. (novembro/98)



AP

Ativista anti-Pinochet balança um par de algemas após saber da extradição do ex-ditador para a Espanha (outubro/99)



AP

General Augusto Pinochet no hospital Windsor, em 23 de setembro de 99



Reuters

Pinochet ergue a bengala para cumprimentar militares ao chegar de volta ao Chile, em 3 de março de 2000
25.nov.1915
O nascimento
Filho de um funcionário da alfândega, Augusto Pinochet Ugarte nasce em Valparaíso, principal porto do Chile (cerca de 100 km da capital Santiago).



1933
Início da vida militar
Aos 17 anos, o futuro general inicia seus estudos na Academia Militar.



1943
O casamento
No ano em que completou 28 anos, Pinochet se casa com María Lucia Hiriart Rodríguez, então com 19 anos. María Lucia é filha de um ex- ministro de Estado e ex-senador. O casal tem dois filhos e três filhas.



1971
A ascensão militar
Aos 56 anos, o general Augusto Pinochet é nomeado comandante das guarnições do Exército em Santiago, capital do país.



1973
Chefe supremo da nação
Em 27 de agosto, três meses antes de completar 58 anos, Pinochet é escolhido comandante-chefe do Exército chileno pelo então presidente socialista, Salvador Allende. Poucos dias depois, em 11 de setembro, lidera o golpe contra Allende e torna-se o principal integrante da junta militar que assume o poder. Começa a repressão política, que deixou um saldo de mais de 3.000 mortos.



1980
Presidente constitucional
Em 11 de setembro, menos de três meses antes de seu 65º aniversário, 67% dos chilenos aprovam em plebiscito a nova Constituição que garante a Pinochet um mandato até 89.



1988
O "não" a Pinochet
Em 5 de setembro, Pinochet, 73, sofre sua maior derrota política quando 53,31% dos chilenos dizem "não" à sua permanência na Presidência do Chile por mais oito anos.



1990
Na galeria dos ex-presidentes
Ao completar 75 anos, Pinochet já deixou o cargo de presidente, mas continua comandante-chefe do Exército. O democrata-cristão Patrício Aylwin assumiu o poder em março de 90, dando início à transição democrática.



1998
O adeus à vida militar
Em março do ano passado, Pinochet deixa o comando do Exército do Chile. Assume uma cadeira de senador vitalício.



25.nov.98
O julgamento internacional
Pinochet completa 83 anos detido em uma clínica no Reino Unido, a pedido da Justiça espanhola, que pretende processá-lo por genocídio, terrorismo de Estado e seqüestro. A Justiça britânica decide que ele não tem imunidade e deve responder a processo de extradição.


1999
08.out.99
Pela extradição
A Justiça britânica decide que Augusto Pinochet pode ser extraditado para Espanha para responder às acusações de tortura e conspiração para tortura.

22.dez.99
Exames médicos
Ministério do Interior britânico autoriza o ex-ditador a realizar exames médicos para verificar suas condições de saúde.

2000
11.jan.2000
Sem condições
Ministério do Interior afirma que exames médicos indicam que Pinochet está sem condições de saúde.

2.mar.2000
Volta
O ministro do Interior, Jack Straw, decide não atender ao pedido de extradição da Espanha, e Pinochet volta ao Chile.

3.mar.2000
Chegada
Ex-ditador chega ao Chile às 10h27 (horário de Brasília) e é recibido com o hino nacional chileno, com honras de Estado. Vai para um hospital, onde será examinado.

FECHAR