Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2006 - 16h53

Príncipe Hisahito é apresentado ao Japão após deixar hospital

Publicidade

da Efe, em Tóquio

O possível futuro imperador do Japão, o príncipe Hisahito, foi apresentado nesta sexta-feira ao povo japonês na saída do hospital de Tóquio, onde nasceu em 6 de setembro.

Nos braços de sua mãe, a princesa Kiko, e acompanhado por seu pai, o príncipe Akishino --segundo na linha de sucessão ao Trono do Crisântemo--, o bebê posou para vários os fotógrafos que o esperavam na saída do centro hospitalar.

Efe
Princesa Kiko deixa hospital em Tóquio com o príncipe Hisahito
Em seguida, Hisahito foi conduzido ao palácio de Akasaka em um automóvel oficial. No trajeto, o recém-nascido recebeu o carinho de centenas de cidadãos que se amontoavam nas calçadas do centro da cidade com bandeiras do Japão.

Hisahito é o primeiro herdeiro do sexo masculino que nasce na família imperial em quase 41 anos e, por causa da Lei de Sucessão ao Trono no país, se torna o terceiro na lista de sucessão de seu avô Akihito, 71, após seu tio Naruhito e seu pai.

A Casa Imperial assinalou também através de um comunicado que Kiko, 40, se mostrou "preocupada" quando foram diagnosticadas complicações em sua gravidez, mas acrescentou que confiava nos cuidados do pessoal médico.

"Me sinto agradecida de ter podido dar à luz com o respaldo dos meus amigos, família e do povo, que me desejava um parto seguro", afirmou.

Kiko foi esperada hoje no palácio de Akasaka por suas duas filhas, Mako e Kako, de 14 e 11 anos, respectivamente, além de outros familiares.

Com o nascimento do novo príncipe, os planos de reforma da Lei de Sucessão na monarquia hereditária mais antiga do planeta parecem ter ficado suspensos.

O príncipe herdeiro Naruhito, 46, e sua esposa, a princesa Masako, 42, têm apenas uma filha, Aiko, 4. Por isso, antes que fosse conhecida a gravidez de Kiko, o governo havia planejado uma reforma para possibilitar a ascensão ao trono de uma menina.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a princesa Kiko
  • Leia o que já foi publicado sobre a linha sucessória japonesa
  • Leia o que já foi publicado sobre o Japão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página