Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2006 - 16h04

Rumsfeld renuncia após vitória democrata na Câmara dos EUA

Publicidade

da Folha Online

O secretário de Defesa americano, o republicano Donald Rumsfeld, 74, anunciou sua renúncia ao cargo nesta quarta-feira, após a vitória democrata na Câmara dos Representantes (deputados).

A renúncia ocorre um dia após as eleições legislativas que deram ao Partido Democrata a maioria na Câmara. Segundo os últimos números, os democratas já conquistaram 228 das 435 cadeiras --número suficiente para obter a liderança. Já os republicanos --que atualmente possuem 229 cadeiras-- obtiveram apenas 195 assentos até o momento.

Efe
O secretário americano Donald Rumsfeld, que renunciou hoje
Rumsfeld --que foi um dos principais mentores da impopular estratégia americana na guerra do Iraque-- vinha sofrendo pressão para deixar o cargo em caso de vitória dos democratas.

De acordo com a Casa Branca, o secretário deve entregar sua carta de renúncia ainda nesta quarta-feira. Ele deixa a liderança do Pentágono após seis anos no cargo.

Segundo a rede de TV americana CNN, Robert Gates, ex-chefe da CIA [inteligência americana] deve suceder Rumsfeld à frente da Secretaria de Defesa.

Gates é presidente da Universidade A&M, do Texas, e amigo próximo da família Bush. Ele ocupou o cargo de chefe da CIA entre 1991 e 1993, durante o governo de George Bush (1989-1993), pai do atual presidente.

Durante coletiva de imprensa na Casa Branca, Bush confirmou a demissão, dizendo que chegou a hora de instituir "uma nova liderança no Pentágono", e anunciou Gates como sucessor de Rumsfeld.

A indicação de Bush terá que ser confirmada pelo Senado americano.

Na semana passada, durante campanha republicana para as eleições legislativas, Bush havia afirmado que Rumsfeld permaneceria no cargo até o final de seu mandato, em 2008.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Rumsfeld renuncia após vitória democrata na Câmara dos EUA
  • Provável sucessor de Rumsfeld foi chefe da CIA
  • EUA podem recontar votos para definir maioria no Senado

    Especial
  • Veja galeria de fotos da carreira de Donald Rumsfeld
  • Leia o que já foi publicado sobre Donald Rumsfeld
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página