Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2006 - 18h07

Piora na saúde de terrorista preso gera temor de atentado nos EUA

Publicidade

da Folha Online

Oficiais dos Estados Unidos divulgaram nesta quinta-feira um alerta para o risco de um atentado no país devido ao deterioramento na saúde do clérigo radical egípcio acusado de terrorismo Omar Abdel Rahman, conhecido como Xeque Cego. Rahman está preso e teme-se que uma eventual morte na prisão gere atos de revolta por parte de seus antigos seguidores.

Em um relatório de duas páginas, com data de 8 de dezembro, o FBI informou agentes de inteligência nacional que Rahman foi transferido da prisão para um hospital no Missouri para uma transfusão de sangue. No hospital, médicos descobriram um tumor no fígado de Rahman, segundo o relatório.

Diversos oficiais da polícia americana afirmaram, no entanto, que não há informações confiáveis indicando um ataque iminente.

Rahman já voltou para a prisão. Segundo a porta-voz do Birô de Prisões dos EUA, Tracy Billingsley, a saúde do clérigo já está estável.

Retaliação

Oficiais disseram que o relatório serviu como um "lembrete" para o fato de que Rahman convocou uma retaliação de simpatizantes caso ele morra na prisão.

Em 1998, a rede terrorista Al Qaeda distribuiu o testamento com os últimos desejos do Xeque Cego, no qual ele pediu a seguidores que "elaborem a mais violenta vingança" se ele morrer sob a custódia dos EUA.

Rahman foi condenado a prisão perpétua por ter participado de um complô para explodir diversos edifícios em Nova York, incluindo o prédio das Nações Unidas.

Sua saúde vem se deteriorando nos últimos anos, e ele foi transferido em setembro de 2003 da prisão federal Supermax, no Colorado (para onde vão os prisioneiros mais famosos dos EUA) para o Centro Médico para Prisões dos EUA< no Missouri.

Segundo oficiais da prisão, Rahman sofre de diabetes, o que pode fazer com que ele perca membros do corpo.

Com Associated Press

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre terrorismo
  • Leia o que já foi publicado sobre Omar Abdel Rahman
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página