Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/12/2006 - 09h09

Saddam será executado em poucos dias na "Zona Verde", diz jornal

Publicidade

da Efe

O ex-presidente iraquiano Saddam Hussein será executado "em poucos dias" no interior da Zona Verde, no oeste de Bagdá, informou nesta quinta-feira o jornal árabe internacional "Al Hayat", que cita fontes governamentais iraquianas.

"A forca está já preparada em um lugar no interior da Zona Verde", onde estão as instalações do governo iraquiano e as sedes das embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido, citou o jornal.

A corte de apelações iraquiana ratificou na terça-feira passada (26) a sentença a morte ditada contra o ex-ditador pela execução de 148 xiitas iraquianos, após uma suposta tentativa de assassinato de Saddam na aldeia de Dujail, em 1982.

Barzan al Tikriti, meio-irmão de Saddam, e o ex-juiz Awad al Bandar foram condenados à morte no mesmo julgamento, enquanto outros quatro de seus ex-assessores receberam penas de prisão entre 15 anos e prisão perpétua.

Segundo as fontes, as autoridades declararão o toque de recolher em Bagdá e em outras províncias do Iraque antes de aplicar a sentença para evitar possíveis atentados.

Saddam Hussein, detido em dezembro de 2003, poucos meses depois da queda de seu regime, tinha solicitado durante o julgamento que, caso fosse condenado à morte, fosse executado por fuzilamento e "não na forca como os criminosos".

O ex-ditador lançou ontem, por meio de seus advogados, uma mensagem aos iraquianos na qual os pedia para permanecer unidos, ser tolerantes e evitar o ódio aos demais. Ele sugeriu na carta que os iraquianos encontrem formas de coexistir com os americanos.

De acordo com a corte iraquiana, a sentença deverá ser executada até o final de janeiro de 2007.

Leia mais
  • Premiê italiano se diz contrário à condenação de Saddam à morte
  • Iraque mantém silêncio sobre data de enforcamento de Saddam
  • Saddam pede em carta que iraquianos fiquem unidos
  • Acusações de Saddam incluem crimes contra humanidade e abusos

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o julgamento de Saddam Hussein
  • Leia o que já foi publicado sobre Saddam Hussein
  • Leia o que já foi publicado sobre Tarek Aziz
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página