Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2006 - 17h12

Cardeal diz que matar Saddam é compensar crime com outro crime

Publicidade

da France Presse, em Roma

O cardeal Renato Raffaele Martino, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, afirmou que executar o ex-presidente iraquiano Saddam Hussein seria "compensar um crime com outro crime", em uma entrevista publicada na quinta-feira no jornal italiano "La Repubblica".

"Não pensem que podemos compensar um crime com outro crime. A Igreja [Católica] proclama que a vida humana deve ser protegida da concepção à morte natural", declarou o presidente desse Conselho, um dos 11 do Vaticano, e que cuida sobretudo dos direitos do homem.

"A pena de morte não é morte natural. E ninguém pode matar outra pessoa, nem o Estado", sublinhou ele.

Além disso, o cardeal desejou a realização "de negociações globais para pacificar o Oriente Médio, a Terra Santa, o Iraque e o Líbano".

Ele sublinhou que "uma religião que pretende executar um ato violento não é uma religião. É outra coisa, é um fundamentalismo".

A corte de apelação do Alto Tribunal Penal Iraquiano ratificou nesta terça-feira a condenação à morte por enforcamento do ex-presidente pela execução de 148 moradores xiitas de Dujail, nos anos 1980.

O Alto Tribunal Penal iraquiano rejeitou na quinta-feira a apelação apresentada pelos advogados de Saddam Hussein, que desde então pode ser executado a qualquer momento.

Há controvérsias sobre a morte de Saddam. Advogados do ex-ditador afirma que ele deve ser enforcado no sábado pela manhã e que já estaria em mãos de autoridades iraquianas.

O porta-voz do Departamento de Estado, Tom Casey, contudo, afirma que Saddam ainda está sob custódia americana. "Não houve nenhuma mudança", afirmou o porta-voz à imprensa.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saddam ainda está sob o controle dos EUA, afirma Washington
  • Saddam será executado sábado ao amanhecer, diz um de seus advogados
  • Juiz iraquiano diz que enforcamento de Saddam não passa de sábado
  • Advogados de Saddam informam que ele já está sob custódia iraquiana
  • Advogado pede que EUA não entreguem Saddam Hussein à morte

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o julgamento de Saddam Hussein
  • Leia o que já foi publicado sobre Saddam Hussein
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página