Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/01/2007 - 01h34

Daniel Ortega é diplomado presidente eleito da Nicarágua

Publicidade

da Efe, em Manágua

O Conselho Supremo Eleitoral (CSE) entregou ontem ao líder sandinista Daniel Ortega seu diploma de presidente eleito da Nicarágua, informou uma fonte oficial.

A diplomação de Ortega, de 61 anos, foi feita pelo presidente do CSE, Roberto Rivas, e aconteceu numa cerimônia em um hotel de Manágua com aproximadamente 500 convidados.

Na mesma cerimônia também recebeu seu diploma de vice-presidente da república o liberal dissidente e ex-chefe negociador da ex-Resistência Nicaragüense, Jaime Morales Carazo.

A diplomação autoriza os dois políticos a tomarem posse de seus cargos no dia 10 de janeiro, em cerimônia à qual foram convidadas duas mil pessoas.

Para receber seus diplomas, tanto Ortega como Morales Carazo entregaram suas declarações de probidade, que inclui seus bens pessoais, à Controladoria Geral da República (CGR) esta semana.

A posse de Ortega deverá ser assistida por 65 delegações, incluindo pelo menos 14 chefes de Estado e de Governo, segundo fontes oficiais.

Ortega venceu as eleições de 5 de novembro com 38% dos votos, contra 28,3% do liberal dissidente Eduardo Montealegre, da Aliança Liberal Nicaragüense (ALN).

O líder sandinista venceu o pleito graças a uma norma eleitoral que estabelece que um candidato pode ganhar no primeiro turno 40% dos votos, ou com 35% e uma vantagem de 5 pontos sobre o segundo lugar.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Daniel Ortega
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página