Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2007 - 07h01

Leitores elegem Estados Unidos maior ameaça à segurança do mundo

Publicidade

da Folha Online

O Irã está envolto em uma crise internacional por sua insistência em manter seu programa de enriquecimento de urânio --que, suspeita-se, visa construir armas nucleares. A China mostrou recentemente que tem mísseis capazes de destruir satélites. A Coréia do Norte realizou no fim de 2006 seu primeiro teste nuclear. Mas são os Estados Unidos, na opinião dos leitores da Folha Online, a maior ameaça à comunidade internacional.

Em uma pesquisa realizada entre 23 e 31 de janeiro deste ano, 5.136 leitores afirmaram que o país que mais desperta preocupação à comunidade internacional são os EUA. O número corresponde a quase metade (47%) do total de 11.029 votos recebidos na enquete. O resultado, no entanto, não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de leitores da Folha Online.

Os EUA estão envolvidos atualmente em uma de suas ações militares de pior resultado da história --a guerra no Iraque. Enquanto mais de 3.000 soldados americanos morreram no país árabe desde 2003, só em 2006 cerca de 34 mil civis iraquianos foram mortos devido à combates no Iraque, segundo a ONU.

Irã

Em segundo lugar no ranking de ameaças elencadas pelos leitores aparece o Irã, com 18% dos votos (1.985). O país do presidente Mahmoud Ahmadinejad, além da tensão despertada por seu programa nuclear, se viu envolvido recentemente em mais uma polêmica --desta vez envolvendo o Iraque. Segundo uma reportagem publicada pelo jornal americano "The New York Times", o Irã anunciou a intenção de estreitar seus laços econômicos e militares com Bagdá.

A reportagem foi recebida com ameaças nos EUA. A Casa Branca acusa o Irã de apoiar terroristas no Iraque e de fornecer armamento aos insurgentes que lutam contra a coalizão americana no país árabe. Na última segunda-feira (29), o presidente dos EUA, George W. Bush prometeu dar uma "resposta firme" caso o país persa intensifique sua ação militar no Iraque ou ameace as forças americanas em combate.

"Se o Irã intensificar suas ações militares no Iraque e prejudicarem nossas tropas ou iraquianos inocentes, vamos responder com firmeza", disse Bush, em uma entrevista à Radio Pública Nacional americana. Bush descartou planos de invadir o Irã, mas segundo analistas, seu discurso com relação ao governo em Teerã está perigosamente parecido com o discurso usado contra o Iraque antes da invasão ao país em 2003.

Outros países

Para os leitores que participaram da enquete, a China também é uma ameaça considerável para a paz mundial. Com 14% dos votos (1.517), o gigante asiático foi eleito o terceiro país mais perigoso para a comunidade internacional.

Em janeiro, a China admitiu publicamente ter realizado testes com míssil anti-satélite, tornando-se assim o terceiro país no mundo a levar a cabo este tipo de exercício, depois dos realizados na década de 80 pelas superpotências da Guerra Fria (EUA e União Soviética). Além disso, o país admite ter armas nucleares.

Em seguida, na lista de nações "preocupantes", vem a Coréia do Norte com 1.267 votos (11% do total). Em outubro de 2006, a Coréia do Norte foi o foco das atenções do mundo ao anunciar ter completado com sucesso seu primeiro teste com armas nucleares. O Conselho de Segurança da ONU aplicou sanções para punir o país, mas as negociações com Pyongyang ainda não alcançaram um acordo sobre a interrupção de seu programa nuclear.

Com menos votos, também foram considerados ameaças Israel (6%, ou 622 votos), Rússia (2%, ou 236 votos) e Paquistão (1%, ou 164 votos). Todos os países admitem possuir tecnologia nuclear.

Índia, França e Reino Unido tiveram menos de 1% dos votos.

Leia mais
  • Reaparição de Fidel não muda suspense 6 meses após seu afastamento
  • Nova lei mostra fim da democracia na Venezuela e revés ao Brasil

    Especial
  • Leia o resultado da enquete "Ameaça armamentista"
  • Leia o que já foi publicado sobre os Estados Unidos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página