Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2007 - 18h11

Vídeo da Al Qaeda mostra queda de helicóptero dos EUA no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Um suposto vídeo da rede terrorista Al Qaeda divulgado na internet nesta sexta-feira mostra a queda de um helicóptero dos EUA, que matou sete pessoas no Iraque nesta semana.

A gravação foi divulgada pelo grupo armado Estado Islâmico no Iraque, associação de grupos insurgentes que inclui a Al Qaeda no Iraque. Em um comunicado divulgado na quarta-feira (7), o grupo reivindicou a responsabilidade pela queda do helicóptero.

O helicóptero caiu em Al Karma, 40 quilômetros ao noroeste de Bagdá, aparentemente derrubado por fogo inimigo disparado do solo, disseram testemunhas.

Intitulado "O Inferno dos Cristãos e dos Apóstatas no Iraque", o vídeo foi divulgado em um site islâmico. A autenticidade da gravação não pode ser comprovada.

Na gravação de dois minutos, que supostamente mostra a queda do helicóptero, ocorrida na segunda-feira (5), é possível ver um objeto atingindo o helicóptero que, em seguida, pega fogo e cai no solo. Não ficou claro se o objeto seria um foguete, e se causou de fato a queda.

Carlos Barria /Reuters
Soldado observa helicópteros dos EUA em Bagdá; seis caíram em apenas 3 semanas
Soldado observa helicópteros dos EUA em Bagdá; seis caíram em apenas 3 semanas
Após as imagens, é possível ouvir um discurso antigo do líder da rede terrorista, Osama bin Laden. "Não peçam licença a ninguém para matar os americanos. Sigam com a luta".

Seis quedas de helicópteros dos EUA foram registradas no Iraque em três semanas.

A mais recente delas ocorreu na quarta-feira (7), quando um helicóptero CH-46 Sea Knight foi supostamente derrubado por insurgentes, matando cinco marines e dois médicos da Marinha.

No entanto, o comandante da corporação dos Marines, James Conway, disse não acreditar que a queda tenha sido causada por fogo insurgente. Segundo autoridades militares dos EUA, havia indicações de que a aeronave tivesse caído devido a falhas mecânicas.

Quedas

Na sexta-feira (2), outro helicóptero foi derrubado na região de Taji, ao norte de Bagdá.

Três outros helicópteros foram perdidos no Iraque desde o dia 20 de janeiro, incluindo um durante uma batalha perto de Najaf, matando os dois pilotos, e outro que caiu na Província de Diyala, matando 12 soldados que estavam a bordo. O Exército não confirmou a causa dos acidentes, mas relatos dão conta de que os helicópteros foram atacados por insurgentes.

No total, 28 pessoas morreram em quedas de helicóptero desde o final de janeiro.

O aumento do nível da violência contra as tropas dos EUA, que pode indicar o surgimento de novas táticas insurgentes, acontece no momento em que as forças de coalizão começam a receber um reforço de 21.500 soldados americanos.

Corpos

Ao menos 25 corpos foram encontrados em dois locais do norte e do sul do Iraque nesta sexta-feira.

De acordo com um porta-voz da polícia, as 14 pessoas da mesma família morreram na noite desta quinta-feira na Província sunita de Salah ad Din, ao norte de Bagdá, em um ataque de desconhecidos que invadiram sua casa no povoado de Rafiat.

Na região xiita de Mahawil, na Província de Babel, cerca de 80 quilômetros ao sul de Bagdá, outros 11 corpos foram encontrados hoje abandonados às margens do rio Maleh. As vítimas haviam sido seqüestradas por homens vestidos com uniformes do Exército iraquiano.

Nesta sexta-feira, a polícia conseguiu desativar um carro-bomba abandonado próximo a um mercado de Aziziyah, na Província de Wasit, a apenas 50 quilômetros de Mahawil. Neste mesmo local, um atentado, também com carro-bomba, matou 16 pessoas ontem.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre queda de helicópteros no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre corpos no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página