Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2007 - 00h18

Tropas iraquianas ferem líder da Al Qaeda no Iraque, diz TV

Publicidade

da Folha Online

O líder da rede terrorista Al Qaeda no Iraque, Abu Ayyub al Masri, foi ferido por tropas iraquianas em um combate no norte de Bagdá, segundo redes de TV que citaram o ministro do Interior do país árabe nesta sexta-feira.

Reuters
Abu Ayyud Al Masri, líder da Al Qaeda no Iraque
Um porta-voz do Ministério do Interior foi citado em um relato no canal de TV estatal iraquiano Al Iraqiya que indicou que Al Masri escapou com ferimentos depois que soldados invadiram uma base no distrito de Balad.

O porta-voz, no entanto, não esclareceu como o homem que foi ferido foi identificado como sendo realmente Abu Ayyub al Masri, afirmou a rede de TV árabe Al Jazira (do Qatar). As estações de TV citaram o porta-voz dizendo que um assistente de Al Masri foi morto no combate.

O Exército dos Estados Unidos em Bagdá disse que não possuía nenhuma informação sobre o assunto.

O terrorista egípcio, que assumiu a liderança da Al Qaeda no Iraque após um ataque aéreo americano matar Abu Musab al Zarqawi, em junho, é hoje um dos homens mais procurados do país. Ele seria o responsável pela explosão de mais de 2.000 carros-bomba no Iraque.

Exército de Mahdi

No final da noite desta quinta-feira, em meio às novas ações americanas, o clérigo radical xiita Moqtada al Sadr ordenou que os líderes da milícia Exército de Mahdi deixem o Iraque. Ele pediu que o governo iraquiano prenda os "criminosos" que estão por trás das operações de segurança lideradas pelos EUA em Bagdá, segundo o presidente iraquiano, Jalal Talabani.

Talabani fez as afirmações depois que o Iraque fechou suas fronteiras com o Irã e a Síria e as tropas americanas e iraquianas aumentaram suas operações em Bagdá. Foram feitas patrulhas em bairros e construções de novos postos de checagem de segurança.

Até mesmo comboios oficiais foram revistados pelas tropas durante as ações de hoje, que supostamente invadiram uma base da Al Qaeda no norte da capital. Moqtada Al Sadr está atualmente refugiado no Irã.

Com Reuters

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre Abu Ayyub al Masri
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página